placardpt
    Famalicão vence Belenenses SAD no Jamor

    10 minutos de reviravolta

    Está conquistada a primeira vitória do Famalicão neste campeonato. Depois da goleada caseira imposta pelo Benfica, a equipa de João Pedro Sousa foi ao Jamor buscar uma reviravolta em apenas 10 minutos e derrotou a formação de Petit, que depois da vantagem dada pelo golo de Cassierra teve poucas ideias ofensivas e não conseguiu pelo menos resgatar o empate após boa entrada famalicense no segundo tempo.

    Objetividade com direito a prémio

    Nove meses depois, o futebol voltou ao Jamor. A pandemia forçou o Belenenses SAD a mudar novamente de casa e o regresso fez-se apenas no fim de setembro, depois de uma Taça de Portugal que também se mudou momentaneamente para Coimbra. Aos poucos, o mundo vai voltando à normalidade. Com condicionalismos, claro. Ainda não há público nas bancadas, mas o relvado do Jamor voltou a sentir a bola rolar num encontro entre duas equipas que também estão a tentar adaptar-se ao novo normal a que se assiste a cada início de temporada. Equipas diferentes, estilos diferentes e resultados bem diferentes na última jornada para Belenenses SAD e Famalicão, que fecharam a ronda com um duelo mais interessante na teoria do que na prática.

    Depois da goleada sofrida diante do Benfica, o Famalicão tinha um jogo em que podia finalmente jogar como queria. A equipa de João Pedro Sousa apareceu num 4x1x2x3 que procurava acima de tudo o equilíbrio com e sem bola, algo que aconteceu nos primeiros 45 minutos, mas com prejuizos claros. O Belenenses SAD estava confiante após a vitória em Guimarães e no regresso ao Jamor fez uso da experiência para aproveitar alguns erros que pudessem surgir da equipa famalicense.

    ©Kapta+

    Na equipa de João Pedro Sousa, a bola ia percorrendo Zlobin, os centrais e Gustavo Assunção, que recuava para iniciar as jogadas de ataque do Famalicão, mas daí para a frente houve muito pouco. Guga e Bruno Jordão foram engolidos pelo meio-campo do Belenenses SAD e a pressão de Bruno Ramires obrigou Assunção a jogar mais para trás do que para a frente. Com isto, o Famalicão não conseguia ativar os homens da frente e só através de arrancadas de Valenzuela surgia algum perigo para a defensiva do Belenenses SAD. A equipa de Petit não tinha tantas vezes a bola, não era perigosa, mas estava totalmente confortável e ia de forma muito mais objetiva para a baliza de Zlobin. Foi assim, num lance rápido e aparentemente simples (às vezes o simples é mais difícil) que surgiu a única oportunidade dos primeiros 45 minutos. Miguel Cardoso fez o que Cassierra não tinha feito antes e com um cruzamento de primeira entregou o golo ao avançado colombiano, que de cabeça antecipou-se aos adversários e colocou o Belenenses SAD em vantagem antes do intervalo.

    Um ataque, um cabeceamento, um golo. Era tudo o que o Belenenses SAD precisava para chegar ao intervalo em vantagem. Do lado famalicense era o definitivo despertar para perceber que havia necessidade de mudanças, não necessariamente de peças, mas na forma de jogar. Pedia-se mais agressividade, mais velocidade e um envolvimento maior dos homens da frente à equipa de João Pedro Sousa.

    Mudanças decisivas

    Não estivemos no balneário da equipa famalicense, mas da bancada de imprensa deu para ver que em parte aquilo que escrevemos no parágrafo anterior terá sido pedido por João Pedro Sousa. Muito mais intensa, a equipa do Famalicão apareceu com outra mentalidade e menor rigidez posicional, permitindo assim o aparecimento dos médios, mesmo assim mais Guga que Jordão e a entrada em jogo de Lameiras, menos preso ao flanco direito e mais deambulante. O Belenenses SAD ficava com mais dificuldades na marcação e o meio-campo da equipa de Petit deixou de se superiorizar. O golo foi uma questão de tempo.

    ©Kapta+

    Embora não tenha surgido diretamente a partir destas novas dinâmicas, a consequência do novo Famalicão que apareceu na segunda parte foi quase imediata e com contributo do Belenenses SAD a reviravolta não tardou. O primeiro golo surge na sequência de um pontapé de canto finalizado por Riccielli, o segundo acontece porque Valenzuela aproveitou um erro de Cafu Phete para fazer o 1x2 na cara de André Moreira. O que mudou para que em apenas 10 minutos o Famalicão chegasse a vantagem? Para além dos retoques táticos, a atitude. O lance do segundo golo é um exemplo disso.

    A reviravolta tão cedo prometia uma segunda parte mais interessante e com mais qualidade do que a primeira, mas o Famalicão, talvez pressionado pela derrota pesada da primeira jornada, mudou novamente a postura e decidiu proteger-se, deixando o Belenenses SAD numa posição de equipa dominante. As alterações de Petit contribuiam para que a equipa da casa assumisse essa atitude, mas tal como tinha acontecido com o Famalicão na primeira parte faltaram as ideias à equipa do Belenenses SAD, que exceção feita a alguns cruzamentos que assustaram Zlobin (muito errático a sair dos postes) pouco conseguiu fazer para ameaçar pelo menos a igualdade. Um regresso infeliz dos azuis ao Jamor, que contrastou com um Famalicão que em 10 minutos deu a volta aos problemas e ganhou confiança para o muito que ainda resta desta temporada.

    jogos históricos
    U Segunda, 28 Setembro 2020 - 19:45
    Estádio Nacional do Jamor
    Hélder Malheiro
    1-2
    Mateo Cassierra 42'
    Riccieli 52'
    Fer Valenzuela 55'

    ESTÁDIO

    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Lances Capitais
    42´
    GOLO Belenenses SAD!
    Mateo Cassierra marca
    Mateo Cassierra marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    52´
    GOLO FC Famalicão!
    Riccieli marca
    Riccieli marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    55´
    GOLO FC Famalicão!
    Fernando Valenzuela marca
    Fernando Valenzuela marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    72´
    GOLO INVALIDADO Belenenses SAD
    Cassierra estava em posição irregular no momento do passe
    Positivo
    10 minutos de mudança

    Mudaram as ligações, mudou a postura, mudou o Famalicão e mudou o resultado. Um novo Famalicão foi decisivo para uma reviravolta em apenas 10 minutos que resulta em 10 pontos para a equipa de João Pedro Sousa.

    Negativo
    Poucas ideias ofensivas

    Algo que faltou às duas equipas. O Belenenses SAD teve dois lances de perigo e criou um golo, o Famalicão, muito agarrado a Valenzuela, avançou de forma mais individual do que coletiva.

    Forma
    Belenenses SAD
    2020/2021
    2J
    1V
    0E
    1D
    2-2G
    FC Famalicão
    2020/2021
    2J
    1V
    0E
    1D
    3-6G
    O Árbitro

    Segunda parte mais difícil de gerir do que a primeira, mas no global acabou por ser uma exibição positiva por parte da equipa de arbitragem.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Belenenses SAD x Famalicão
    Liga NOS: Belenenses SAD x Famalicão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    B SAD
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BSAD
    2020-09-29 09h58m por ___5CP___
    Quero é este clubezeco no fundo!!!
    B Sad
    2020-09-29 07h20m por ricardocunha251
    Alguem reparou que o Varela tinha o nome mal escrito no equipamento?
    Zerozero
    2020-09-29 06h45m por ProvedorZero
    "Ainda na ha publico nas bancadas"!? Mas alguma vez houve publico no Jamor para ver esta empresa?! E já agora, parem de chamar Belenenses a B-sad. Que eu saiba ainda estamos num Estado de Direito e as decisões dos tribunais são para respeitar.
    VI
    *
    2020-09-29 01h01m por Vilanova1
    Esperem pelo famalicao. Falta meia equipa titular ainda, gr, dd, de?, central, av, . e alguns que estavam no banco. Nao vai ser para o meio da tabela, vsi ser para os 4 primeiros. Escrevam.
    B-SAD vs FCF
    2020-09-29 00h05m por zlatan_21
    Jogo aqui e ali atrativo mas as equipas ainda longe do seu melhor.
    Do lado "azul", esperava-se mais pois já é a segunda época do Petit e os jogadores são quase os mesmos.
    Eo lado famalicense, viu-se hoje um pouco mais de dinâmica mas ainda bem longe do que fizeram na temporada anterior, o que é normal com a quantidade de jogadores novos que compõem o plantel.
    Espero que o Famalicão faça uma época tranquila e que o B-SAD desça de vez.
    #LigaNOS #BFSFCF
    2020-09-28 23h55m por PeevesThePoltergeist
    Cambalhota em 3 minutos vale 3 pontos!!

    #NasciVilaNova #amordeperdicao
    GS
    Zerozero
    2020-09-28 23h55m por GSCGrandeamor
    Na parte do "Positivo" diz "(. . . ) reviravolta em apenas 10 minutos que resulta em 10 pontos para a equipa de João Paulo Sousa"
    Não será 3 pontos em vez dos 10?

    Saudações
    TA
    VAMOS FAMA
    2020-09-28 22h23m por tarik
    Uma vitória muito saborosa, depois de na semana passada andarem a fazer o funeral ao Famalicão depois de perder contra uma das equipas mais fortes e luxuosas do campeonato. Engraçado que não disseram o mesmo do Boavista depois de apanhar 5 de um Porto sem estrelas.

    Quando O Famalicão, a defesa CONTINUA a meter medo à imagem do ano passado. Um lodo. Incrível como o Riccieli a temporada passada era manteiga e este ano é manteiga derretida.
    Atenção a este menino Valen...ler comentário completo »
    Empate
    2020-09-28 22h19m por Verdadeiro_Rei_Roby
    Seria o resultado aceitável de acordo com o que ocorreu durante o encontro.
    Duas falhas defensivas graves ditaram a derrota para a equipa de Petit.

    De salientar o anti jogo do Famalicão desde o minuto 70(!).
    Só o Zlobin esteve no chão 4/5 vezes.
    Uma equipa claramente com uma postura diferente da do ano passado e que muito provavelmente andará confortável no meio da tabela.
    CE
    BSAD na 2º
    2020-09-28 22h04m por cesariovermelho
    Sempre bom ver esta empresa perder!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga Europa
    Declarações de Gian Piero Gasperini
    Depois do histórico triunfo em Anfield na primeira mão (0-3), a Atalanta conseguiu agarrar-se à vantagem na segunda mão e fez a proeza de eliminar o Liverpool, que era um ...