betclicpt
      Gil Vicente bateu o Portimonense por 1x0

      Tanta tempestade tinha de dar em bonança

      2020/09/27 18:06
      Texto por João Gonçalo Silva

      Depois de duas semanas de confinamento, da impossibilidade de treinar em conjunto e do falecimento do diretor-geral, o Gil Vicente encontrou forças para entrar a vencer (1x0) na edição 2020/21 da Liga NOS. Uma reação tardia do Portimonense não foi suficiente para evitar que os três pontos ficassem em Barcelos, depois de uma exibição a bom plano da equipa do estreante Rui Almeida.

      Contra toda a adversidade

      Se a motivação de arrancar a nova temporada não fosse suficiente, a homenagem feita a Dito, diretor-geral do clube, cujo o nome os jogadores gilistas usavam nas costas podia dar outra força. A espera foi grande e os problemas relacionados com o surto de Covid no plantel dificultou (e muito) o trabalho de preparação para o regresso à competição oficial, mas o Gil apresentou-se em bom plano.

      Rui Almeida, em estreia como técnico principal no futebol português, deixou Lourency, uma das figuras da temporada passada, no banco e lançou os reforços Joel Pereira, Talocha, Lucas Mineiro, Léautey e Miullen para o primeiro onze da época. Por sua vez, Paulo Sérgio apenas alterou uma peça em comparação com a equipa apresentada no empate frente ao Paços de Ferreira. Júlio César foi o escolhido para ocupar o lugar do sacrificado Anderson Oliveira.

      ©Kapta+ / Manuel Morais
      A verdade é que as primeiras indicações foram muito positivas por parte da equipa da casa. Num esquema simples, mas eficaz, João Afonso foi a peça capital, alterando a maneira como a equipa apresentava-se em termos táticos. Em momentos defensivos, o médio brasileiro encostava-se à linha da defesa gilista, contando com a ajuda dos outros dois médios de apoio para a pressão. Com a equipa em construção, cabia-lhe a tarefa de ajudar na primeira fase, para depois descolar da linha e ajudar na reação à perda.

      Com a intenção de sair com critério, a equipa da casa trocava bem a bola entre o meio campo e a defesa, à procura de desbloquear espaços nas alas, onde acabava por lançar a velocidade de Samuel Lino e Léautey. O Portimonense, com dificuldades em furar a estratégia bem montada pelo adversário, apostava num jogo mais direto e que beneficiasse as características individuais dos homens da frente. E foi mesmo aos algarvios que caiu a grande oportunidade do primeiro tempo, depois de Fabrício recuperar a bola em posição perigosa e ter sido derrubado na área.

      Denis foi figura e defendeu a grande penalidade apontada por Lucas Possignolo. Apesar de ter estado bem mais organizado e mandão, o Gil Vicente acabou por não conseguir chegar com verdadeiro perigo à baliza e ficou agradecido ao seu guarda-redes por ter saído com o nulo para o intervalo.

      Demasiado tarde para justificar outra coisa

      O que faltou nos primeiros 45 minutos para realmente trazer brilho às boas ideias da equipa de Barcelos não tardou a chegar no reatamento da partida. A velocidade dos extremos ficaram bem presentes quando Leauty arrancou pela esquerda e serviu Lino, que aparecia da direita, para abrir o marcador.

      ©Kapta+ / Manuel Morais
      Paulo Sérgio, sempre descontente com a equipa, já tinha operado três substituições à partida para o segundo tempo e continuou a mudar após o golo sofrido. Ferido, o Portimonense começou a mostrar vontade de dar a volta aos acontecimentos. A frescura de Anderson e Aylton nas alas deu outro alento à equipa, que começou a assumir as ocorrências da partida.

      Se é preciso dar mérito à exibição do Gil Vicente nos primeiros 45 minutos, o mesmo tem de ser feito à reação algarvia. Num misto de subida de rendimento e de uma apatia dos gilistas, que abdicaram do estilo de jogo que tão bem vinha resultando, o Portimonense esteve muitas vezes perto do equilibrar o marcador. Dener e Aylton foram dois dos que tiveram nos pés um golo que acabou por não aparecer.

      jogos em destaque
      U Domingo, 27 Setembro 2020 - 16:00
      Estádio Cidade de Barcelos
      António Nobre
      1-0
      Samuel Lino 50'
      ESTÁDIO
      Estádio Cidade de Barcelos
      Lotação12 032
      Medidas105x68
      Inauguração2004
      VIDEOS
      Lances Capitais
      36´
      O VAR aprovou o penálti e na conversão Lucas Possignolo (Portimonense) permite uma grande defesa a Denis!
      50´
      GOLO Gil Vicente!
      Lino marca
      Lino marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      Positivo
      Bela homenagem

      O Gil Vicente homenageou Dito durante a partida, usando o nome do falecido nas camisolas, assim como com a apresentação de uma homenagem que antecedeu o apito inicial. Numa exibição de superação, a equipa foi buscar forças par conquistar o primeiro triunfo da temporada. Dito ficaria orgulhoso...

      Negativo
      Entrada em falso

      A equipa de Paulo Sérgio pouco fez durante a primeira parte e os primeiros minutos da segunda. Eventualmente, a reação apareceu, numa altura em que o adversário começou a focar-se mais no aspeto defensivo. O técnico deve ter ficado a pensar no que poderia ter acontecido se a reação tivesse aparecido mais cedo.

      Forma
      Gil Vicente
      2020/2021
      1J
      1V
      0E
      0D
      1-0G
      Portimonense
      2020/2021
      2J
      0V
      1E
      1D
      1-2G
      O Árbitro

      António Nobre realizou uma partida tranquilo, dentro dos possíveis. Em termos do critério disciplinar, o juiz da partida esteve seguro. O único aspeto a apontar fica na grande penalidade marcada, onde ficam dúvidas se o toque é suficiente para justificar a falta.

      Fotografias(16)

      Liga NOS: Gil Vicente x Portimonense
      Liga NOS: Gil Vicente x Portimonense
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      GIL VICENTE
      EMPATE
      PORTIMONENSE
      Comentários (14)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Gil Vicente 1-0 Portimonense
      2020-09-28 10h23m por ReturnoftheEagle
      Três pontos importantes para os 'gilistas', que ao longo da época ainda sentirão, creio, as ausências de alguns esteios da última temporada, tais como Kraev, Sandro Lima e claro, Vítor Oliveira. Já o Portimonense, apesar de continuar a ter plantel para terminar próximo do meio da tabela, continua a não corresponder a nível de resultados. Paulo Sérgio melhorou bastante o nível de jogo da equipa na reta final da última temporada, mas este ano ainda tem muito que melhorar.
      Giuvc
      2020-09-28 10h16m por ___5CP___
      E o Neto por exemplo? E todos os do brasileirão? E gajos tipo Helton, Heurelho, etc (não digo os próprios, mas GR desse genero por todos os campeonatos por ai fora?

      Lol este fuzato fez 1 jogo pela Roma xD

      WA
      Vitória de superação
      2020-09-28 08h52m por wantorp
      Parabéns ao Gil Vicente pela excelente vitória. Jogo de superação de equipa e bela homenagem ao Dito
      dragaopausado
      2020-09-27 22h34m por afcunha
      Completo!!!!
      Estamos sem ponta de lança na equipa principal, vendemos o nosso melhor jogador (Tabada) a 75% abaixo do desejado e ainda não encontramos um extremo para o substituir, nem outro para substituir o Nakajima (que saio no inicio de 2019), nem para substituir o Paulinho (que saiu no final de 2019), a única coisa que escapa no Portimonense é a defesa.
      GI
      Dragaopausado
      2020-09-27 21h30m por giuvc
      O problema deve ser mesmo a estrutura, o Portimonense deve ser um clube problemático, por isso até o capitão Ruben Fernandes que era dos mais bem pagos preferiu assinar pelo Gil que tinha vindo da 3°divisão e até isso causou polêmica no clube. Já o ano passado tinham grande equipa e dentro de campo tinham descido de divisão.
      GI
      5cp
      2020-09-27 21h26m por giuvc
      Não será só empresários. Os 3 redes convocados foram além do Fuzato, o Ederson e o Alison.
      Além disso o Fuzato é da Roma, certamente terá qualidade, mas com o Denis já previa que seria difícil ele jogar.
      portimonense
      2020-09-27 21h17m por dragaopausado
      nao entendo como é que nao metem esta equipa a jogar muito mais. . . têm um plantel tao completo.
      Giufc
      2020-09-27 19h37m por ___5CP___
      Denis é dos melhores GR da Liga. Quem disse isso não percebennada de futebol. Além de que fuzato não é internacional, só foi chamado numa jogada de empresarios qualquer - há diversos GR melhores no brasileirão e no estrangeiro
      GI
      Gil Vicente
      2020-09-27 19h22m por giuvc
      Por todas as dificuldades passadas foi uma grande vitória.

      O grande Fuzado internacional brasileiro vai roçar banco como eu tinha previsto contra as previsões da maioria aqui dos users.
      FutebolMaravilh a
      2020-09-27 18h35m por afcunha
      Não, este ano são os 3 primeiros para a Liga dos Campeões e o 4º e 5º lugar para a Conference League, a Liga Europa é só para o campeão da Taça de Portugal, agora se o vencedor da taça de Portugal for um dos 3 primeiros lugares será como disseste
      Lino
      2020-09-27 18h33m por ___5CP___
      Jogador para outros voos. Parabéns ao Gil Vicente. Espero que puxem da carta da luta contra a adversidade e usem isso a seu favor

      Quero ver uma continuação nesta aposta em talento sul americano que tanta falta faz a Portugal. Finalmente estamos a subir o nivel do campeonato e a isso muito se deve a entrada de muito jogador talentoso do estrangeiro
      FU
      Zerozero correcção
      2020-09-27 18h27m por FutebolMaravilha1
      na tabela da liga aparecem 3 lugares para a Champions e 2 para a Conference League quando deviam aparecer 3 para a Champions, 1 para a Liga Europa e duas para a Conference League, como foi explicado na altura.
      LINO DEUS
      2020-09-27 18h22m por SamuelLino
      Quem decidiu, quem foi? O GRANDE LINO
      Gil Vicente vs Portimonense
      2020-09-27 18h19m por afcunha
      Parabéns ao Gil Vicente, foi claramente superior, mas acho que o resultado deveria ser 3-0 a favor do Gil Vicente, o Portimonense a jogar assim não chega lá e o nosso mister ainda foi dificultar ainda mais as coisas.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Benfica
      Desfecho das eleições finalmente conhecido
      Os sócios encarnados foram a votos e, com uma afluência recorde, decidiram os destinos do clube e escolheram Luís Filipe Vieira para mais um mandato como presidente.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      KE
      Kempes 29-10-2020, 02:37
      FR
      Fragha 29-10-2020, 02:36
      Chupak 29-10-2020, 02:31
      matrioska_russa 29-10-2020, 02:31
      FutebolLife 29-10-2020, 02:28
      KE
      Kempes 29-10-2020, 02:21
      Mais_informacao 29-10-2020, 02:21
      MI
      Mika2000 29-10-2020, 01:57
      Bracara_Avgvsta 29-10-2020, 01:54
      Dragunners 29-10-2020, 01:43
      JS
      jsilva77 29-10-2020, 01:32
      UN
      Unk 29-10-2020, 01:25
      GI
      giuvc 29-10-2020, 01:17
      Drifter 29-10-2020, 01:10
      GI
      giuvc 29-10-2020, 01:07
      KE
      Kempes 29-10-2020, 01:07