betclicpt
      FC Porto goleou Boavista no dérbi

      Um dérbi à moda do campeão

      2020/09/26 22:59
      Texto por Vasco Moreira

      O 141.º dérbi da Cidade Invicta prometia ser um ponto de viragem no passado recente, mas só foi diferente durante 45 minutos. Depois acabou como 13 dos últimos 15 (agora 14 dos últimos 16): vitória do FC Porto. A renovada pantera ainda deu um ar da sua graça, mas acabou dizimada na segunda parte (0x5), num dérbi que mais do que à moda do Porto, foi à moda do campeão, que se fez valer da experiência e voltou a demonstrar toda a sua força.

      Parecia que ia ser diferente…

      Nos onzes a grande dúvida prendia-se na possível utilização de Luis Díaz, mas Conceição deixou o colombiano no banco e apostou no mesmo plano que usou para vencer o SC Braga. Já Vasco Seabra lançou o estreante Rami para o lugar do indisponível Chidozie, no centro da defesa, e Benguché para o lugar do lesionado Yusupha, na frente de ataque.

      Equilíbrio foi a nota dominante da primeira parte ©Catarina Morais / Kapta +
      Quanto ao jogo, esse começou a bom ritmo e depressa se percebeu que este dérbi seria bem diferente em relação ao passado recente, ou pelo menos era esse o sentimento que pairava. Tanto Boavista como FC Porto pressionavam alto para tentar anular as respetivas saídas curtas a partir de trás, mas a grande diferença estava mesmo nos axadrezados. A turma de Vasco Seabra apresentou-se sem medo de ter bola e com outra presença no meio-campo contrário, com o rotativo Nuno Santos e o criativo Angel Gomes a destacarem-se dos demais.

      Apesar da boa réplica axadrezada, faltavam as oportunidades, com o lance mais perigoso - uma bola à barra no seguimento de um livre estudado - a ser anulado por posição irregular. Do outro lado, as oportunidades surgiam quase todas através de Sérgio Oliveira, que foi o melhor dos dragões na primeira metade e arriscou várias vezes na meia distância, mas sem sucesso. Quando não rematou, assistiu Uribe para a melhor oportunidade da primeira parte, num lance de contragolpe, mas o colombiano atirou ao poste na cara de Léo Jardim.

      Depois de uma primeira meia-hora dividida, jogada a bom ritmo e com bastante intensidade, o FC Porto assumiu a iniciativa de jogo e passou a ter mais posse, mas revelou dificuldades em ultrapassar a organizada defensiva axadrezada - até então só tinham incomodado em transição ou através da meia distância. As oportunidades não apareceram, o ritmo desceu e as duas equipas regressaram ao balneário com o nulo no marcador.

      … Mas não foi

      Faltava presença ofensiva e outra definição no último terço, mas tudo ficou resolvido com a palestra de Sérgio Conceição, ou pelo menos assim pareceu. Num dos primeiros lances da segunda metade e num lance algo atabalhoado da defensiva axadrezada, a bola sobre para Otávio, que até estava desaparecido do jogo, mas apareceu na hora certa, assistindo o inevitável Corona, que aproveitou da melhor forma alguma passividade de Rami e atirou para o primeiro da partida,

      Dragão dizimou a pantera na segunda metade ©Catarina Morais / Kapta +
      A resposta não tardou, com Gustavo Sauer a ameaçar de livre direto e Javi García a ficar perto do golo num cabeceamento já na pequena área, mas Marchesín travou as duas investidas com duas paradas de bom nível. A sorte não estava com o Boavista, mas estava com o FC Porto, que chegou ao segundo precisamente de bola parada, num livre de Sérgio Oliveira à entrada da grande área, que sofreu um desvio e enganou Léo Jardim.

      Vasco Seabra precisava de mudar o rumo dos acontecimentos e apostou no recém-contratado Ellis, mas o sentido do jogo estava definido e não mudou. Sérgio Oliveira estava a ser um dos melhores, senão mesmo o melhor em campo, e aprimorou ainda mais a sua exibição com um grande passe que isolou Marega e o maliano não teve problemas em bater Léo Jardim pela terceira vez. Poucos minutos depois, chegou o 0x4, desta feita num lance estudado de bola parada, mas novamente através de Marega, agora assistido por Corona.

      Foi o ponto final nas aspirações dos axadrezados, que se revelaram incapazes de mudar o rumo do jogo e ainda viram Luis Díaz coroar o regresso à competição com o 0x5 final, já depois de Léo Jardim negar o hat-trick a Marega com uma bela intervenção.

      U Sábado, 26 Setembro 2020 - 21:00
      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Luís Godinho
      0-5
      Jesús Corona 47'
      Sérgio Oliveira 59'
      Moussa Marega 67' 71'
      Luis Díaz 90'
      Estádio do Bessa Séc. XXI
      Lotação28 263
      Medidas105x68
      Inauguração1910
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 2
      VIDEOS
      Lances Capitais
      47´
      GOLO FC Porto!
      Jesús Corona marca
      Jesús Corona marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      59´
      GOLO FC Porto!
      Sérgio Oliveira marca
      Sérgio Oliveira marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      67´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      71´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      90´
      +2
      GOLO FC Porto!
      Luis Díaz marca
      Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      A Chave

      Golo de Corona, aos 47 minutos: Depois de uma primeira parte em que o FC Porto revelou claras dificuldades em organização ofensiva, o golo de Corona veio desbloquear o resultado e deu o mote para uma grande segunda parte, que acabou em goleada.

      O Árbitro

      Boa arbitragem de Luís Godinho, num dérbi praticamente sem lances duvidosos e no qual o árbitro não teve influência no resultado final.

      O Melhor
      Segunda parte portista

      O que Conceição disse aos jogadores dificilmente vamos saber algum dia, mas a verdade é que resultou na perfeição. O FC Porto vinha de uma primeira metade aquém do esperado, na qual revelou claras dificuldades em organização ofensiva, mas tudo mudou na segunda parte. Corona deu o mote logo aos 47’ e a partir daí foi um autêntico festival. Um dragão com duas caras, uma delas muito melhor do que a outra.

      O Pior
      Defesa axadrezada

      Depois dos três golos sofridos na jornada inaugural, o próprio Vasco Seabra admitiu na conferência de antevisão que o Boavista precisava de melhorar defensivamente, mas, apesar de uma boa primeira parte, os fantasmas voltaram nos segundos 45’. Começou com Rami a ceder demasiado espaço, mas não foi caso isolado e a verdade é que erros como os que permitiram os dois golos a Marega não podem acontecer a este nível.

      Forma
      Boavista
      2020/2021
      2J
      0V
      1E
      1D
      3-8G
      FC Porto
      2020/2021
      2J
      2V
      0E
      0D
      8-1G
      Sabia que...by playmaker stats
      Luis Díaz fez o 15.º golo ao serviço do FC Porto. Não marcava fora de casa desde a visita a Leverkusen.

      Foi o 7.º golo na Liga NOS 20/21:
      Moreirense x2, Vitória FC x2, Boavista, Belenenses SAD e Famalicão
      O FC Porto não vencia por 5 golos de diferença fora de casa desde a vitória frente ao Coimbrões para a Taça de Portugal (0-5).

      Desde 2017, em Setúbal, que os dragões não goleavam por 0-5 na Liga Portuguesa
      Há 29 anos que o FC Porto não tinha um saldo de golos de +7 nas 2 primeiras jornadas da Liga:
      2020/21: 8 golos e 1 sofrido
      1991/92: 7 golos e 0 sofridos

      Há 2 épocas, os dragões também tinham marcado 8 golos nas 2 primeiras jornadas
      O FC Porto está na melhor série de vitórias frente ao Boavista (13) e a última derrota aconteceu há 4900 dias (Abril 2007).

      Os dragões não sofrem golos dos axadrezados há 8 jogos (Set. 2016)
      FC Porto está há 9 jogos consecutivos sem sofrer golos no Bessa, o melhor registo da história do dérbi.

      Zé Manuel foi o último jogador do Boavista a marcar em casa aos azuis e brancos (Abril 2007)
      Há 12 anos que FC Porto não marcava 5 golos na 2.ª parte fora de casa:
      2020 Boavista (V 0-5)
      2008 Vitória SC (V 0-5)
      As 10 últimas vezes que FC Porto marcou 5 golos na 2.ª parte (Liga):
      2020 Boavista [F]
      2020 Moreirense [C]
      2017 Nacional [C]
      2014 R. Ave [C]
      2008 Vitória SC [F]
      1999 Académica [C]
      1988 R. Ave [C]
      1987 Belenenses [C]
      1984 Estoril [C]
      1981 Académica [C]
      Assistências para golos do FC Porto 2020/21:
      1 Otávio
      1 Manafá
      1 Sérgio Oliveira
      1 Alex Telles
      1 Jesús Corona
      Em 2020/21 marcaram e assistiram no mesmo jogo do FC Porto:
      Jesús Corona
      Alex Telles
      Sérgio Oliveira
      Sérgio Oliveira marcou e assistiu na mesma partida pela segunda vez com a camisola do FC Porto:
      2020 Boavista [F], Liga
      2018 Chaves [F], Liga

      Fotografias(33)

      Liga NOS: Boavista x FC Porto
      Liga NOS: Boavista x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BOAVISTA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (155)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      PortoDragao
      2020-09-28 05h40m por contratudoetodos
      Ai se tens uma opinião diferente uiuiui . . . . eles criticam-te logo. . . é porque não és portista. . . podes mudar mais lá para baixo. . . é porque ganhamos a dobradinha. . . etcetcetc.
      Kempes
      2020-09-27 20h08m por contratudoetodos
      Até me fizeste rir. . . " Não sabes distinguir o certo do errado" não podias ter dito uma frase melhor. . . pois não sabes que é errado achar-mos que nos tamos certo e os outros errado. . . . mas já vi teu problema é que não se pode ter uma opinião diferente da tua. Ainda nem sei pq te tou a dar palha. . . um bem haja pois não te vou dirigir mais a palavra. . . . não gosto falar com " chicos-espertos" que têm sempre razão e os outros tão errados . . falo pra quem me respeita e chega
      SO
      MisticaEncarnad a
      2020-09-27 17h40m por SomosPorto1989
      Percebo que desse lado não dê muita graça, também se fosse com ele no Porto também não teria vontade de rir.

      O problema já nem é tanto ele amedrontar-se porque nesse aspeto acho que já evoluiu desde a derrota aos 92 em que sempre que defrontava o Porto inventava ou jogava na defesa e mesmo no Sporting lembro-me de ter feito grandes exibições contra o Real Madrid, Barcelona e Juventus o problema é mesmo o seu ego e é isso que acho que o prejudica um pouco, penso que foi a segui...ler comentário completo »
      KE
      contratudoetodo s
      2020-09-27 15h44m por Kempes
      Não sabes distinguir o certo do errado e os outros é que são ignorantes? És pior do que São Tomé.
      Chama--Portista
      2020-09-27 15h31m por MisticaEncarnada
      Na Champions ir aos oitavos podiam trazer 60M€ para os cofres do Benfica. Na LE ir às meias finais (se formos) nem 10 deve dar. É que 60M€ dá jeito em contratações digo eu. . .
      Chama--Portista
      2020-09-27 15h30m por MisticaEncarnada
      O Barcelona se tivesse estado na LE nos últimos 10 anos tinha ganho 8 ou 9 edições também.
      Qualquer clube se safa melhor na LE que na Champions, vejam lá o Sevilla
      Kempes
      2020-09-27 15h19m por contratudoetodos
      Aprende a respeitar a opinião dos outros não sejas chato. Deves ter a mania. . . são factos pra ti como são para mim. . . tu vês de uma maneira e eu de outra?? Qual é o teu problema? Achas-te dono da razão só pode. Que estupidez ainda não perceber que cada um tem os seus gostos. . . santa ignorância pra aturar putos
      SomosPorto1989
      2020-09-27 15h10m por MisticaEncarnada
      Só para terminar, tens bons exemplos como o do Klopp que ganha uma Champions e uma Premier 30 anos depois do Liverpool ter sido campeão pela última vez, roubou 2 campeonatos ao Bayern, foi a 3 finais de Champions e não o vês com aquela arrogância toda.
      Nós aqui é que temos a mania que se ganharmos um campeonato e chegarmos às meias finais da Liga Europa já somos os maiores.
      SomosPorto1989
      2020-09-27 15h03m por MisticaEncarnada
      ". . . JJ não é apenas arrogante, ele acha que tá mesmo acima dos clubes mas o ego do gajo é tão grande que as pessoas até já acham piada tipo o Ibrahimovic. "
      É isso, eu acho piada, não acho é piada desportivamente quando levamos "abébias" na Champions. Até ele vir achava muita piada no Al Hilal e o Flamengo. Aliás, até gostei que tivesse ganho títulos no Flamengo, serviu para virem também que no Brasil podem achar-se muito bons mas o futebol deles está ultrapassado e o JJ este an...ler comentário completo »
      RA
      Goleada natural
      2020-09-27 15h01m por ramiroo
      Enquanto houve pernas para disfarçar a falta de um colectivo, equilibramos (meia horita, vá, mais do que eu esperava até).

      Ma' gestão inicial do nosso projecto: deviam ter ficado alguns dos jogadores mais experientes do ano passado, pelo menos até dezembro quando a equipa já tiver estabilidade. E isso custou 2 pontos contra o Nacional.

      Agora, manter a cabeça fria para sexta-feira em Moreira; jogo difícil contra uma equipa bem organizada, mas é para tentar ganhar e manter a ideia de jogo
      Quadradinhos
      2020-09-27 14h53m por MisticaEncarnada
      Com o Sérgio Conceição ao menos já passaram a fase de grupos 2 vezes. Nós com o Jesus em 7 anos (5 na Champions + este porque no primeiro não fomos) só passámos uma vez. Na Champions nós é que temos de baixar a crista porque eles nos últimos 15 anos passaram umas 8 ou 9 vezes, nós passámos 4
      SO
      Quadradinhos
      2020-09-27 13h51m por SomosPorto1989
      Pelo menos tamos lá, já o Boavista não se pode dizer o mesmo ou será que o teu outro clube ficou-se pelos iogurtes gregos (não leves a mal é só a brincar)?
      KE
      FCP-Logic
      2020-09-27 13h50m por Kempes
      É a evolução. Não tarda as águias vão ter dentes.
      Quadradinhos
      2020-09-27 13h47m por da_ni82
      Pa OK. . .
      Quadradinhos
      2020-09-27 13h37m por FCP-Logic
      Ui, uma pantera com penas? Esta é nova 🤣🤣

      Já absolutamente ninguém estava a falar da goleada de ontem, mas obrigado por lembrares
      KE
      Quadradinhos
      2020-09-27 13h36m por Kempes
      Eu quero é ver o que faz este ano o Benfica na Champions, pelo menos que não fiquem a zero novamente. É o troféu que falta ao JJ, segundo ele. Deve significar que a Liga Europa já está ganha. . . Tiveram sorte perder com o PAOK, porque se apanham o Krasnodar levam 5 na bagagem.
      Arrogância/Comp lexo inferioridade
      2020-09-27 13h21m por Quadradinhos
      Todos de peito feito porque golearam o BOAVISTA. . . Quero ver na Champions a vossa garganta e a vossa crista!
      A arrogância não é mais do que um complexo de inferioridadé face ao Benfica. Nunca serão tão grandes. Aceitem que dói menos!
      SO
      Blueman/da_ni82
      2020-09-27 13h12m por SomosPorto1989
      O SC quando ganha demonstra por vezes alguns dotes de arrogante, é um pouco como eu que quando o Porto também como já disse fico sempre com um ego maior o que é normal mas claro que não se compara com a do JJ por ex. e também prefiro pessoas com esta personalidade forte do que "padres" ou moscas mortas tipo NES, RV ou até mesmo Lage que deixa os jogadores fazerem o que querem dele.
      Ultras FCP
      2020-09-27 12h53m por FCP-Logic
      Concordo, é o que mais se pode criticar no Sérgio. . . pelo menos ontem não demorou muito para mexer na equipa, isso é que deixa um gajo podre
      KE
      contratudoetodo s
      2020-09-27 12h52m por Kempes
      Os factos levam a isso, mas tu nem com factos. . .
      Chama--Portista
      2020-09-27 12h48m por Ultras-__FCP
      Eu gosto do Conceição, mas ele consegue ser tão frustrante as vezes. Toda a gente do mundo e arredores sabia que aquele 11 não ia correr bem, até ele o sabia, mas estava disposto a arriscar por algum tipo de lealdade aos 11 que ganharam ao Braga. Estas coisas dão-me uma azia enorme, porque já o ano passado andamos meio ano com o Marcano quando todos, todos mesmo, sabíamos que o Mbemba era o triplo do espanhol. Este tipo de decisão é o meu único ponto de contenção com o mister e depois c...ler comentário completo »
      Chama--Portista
      2020-09-27 12h45m por FCP-Logic
      Os Sportinguistas que venham tirar as dúvidas xD

      Ah já sei, para os humildes os "dragartos" têm um complô com o Porto para falar mal do todo poderoso Benfica e dos benfiquistas
      Blueman
      2020-09-27 12h34m por FCP-Logic
      Há um que não engana? Bem. . . É melhor eu ficar Calado. . .
      Blueman
      2020-09-27 12h31m por da_ni82
      Eu também nasci no Porto, em Massarelos, mesmo virado para o Rio Douro. Cresci numa familia benfiquista mas nascer e crescer nesta cidade não podia ser de outro clube senão o Porto. E as gentes do Norte podem ter mil e um defeitos, mas arrogância não é um deles. Eu não acho o Conceição arrogante, JJ é, Mourinho é, Ronaldo é, o Conceição não acho, terá outros defeitos mas não o vejo como arrogante. Ele não é é mosca morta, 'boneco' se quisermos, e por dar respostas tortas às vezes ...ler comentário completo »
      Gprof_isBack
      2020-09-27 12h25m por ReturnoftheEagle
      Também já cometi esse 'erro'. . . uma vez o Bruno de Carvalho chamou ao Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja" e aí demorei bastante mais que o normal a ver o 'i' entre 'an'. . . enfim, pode haver pouca cultura desportiva no futebol português mas pérolas não faltam.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      em direto
      PFE 3-2 FCP em direto!
      GOLO FC Porto! Otávio marca Acompanhe aqui o Paços de Ferreira x FC Porto em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      EgoFragil 30-10-2020, 22:30
      ReturnoftheEagle 30-10-2020, 22:30
      ReturnoftheEagle 30-10-2020, 22:29
      PE
      PeterSundays 30-10-2020, 22:27
      slbmeireles 30-10-2020, 22:27
      ReturnoftheEagle 30-10-2020, 22:26
      SI
      simaoandrade1997 30-10-2020, 22:25
      ReturnoftheEagle 30-10-2020, 22:22
      EgoFragil 30-10-2020, 22:21
      mikinhasrota 30-10-2020, 22:21
      EgoFragil 30-10-2020, 22:20
      carloscorreia368 30-10-2020, 22:19
      ReturnoftheEagle 30-10-2020, 22:19
      SI
      simaoandrade1997 30-10-2020, 22:19
      CH
      Cheguei_Agora 30-10-2020, 22:19