betclicpt
      Benfica goleia em Famalicão

      Águia vestiu o preto, fez o luto e seguiu em frente

      2020/09/18 21:00
      Texto por Luís Rocha Rodrigues

      Que diferença! Três dias depois da terrível eliminação europeia, o Benfica curou as feridas com uma goleada em Famalicão. Contra uma equipa cheia de caras novas, os encarnados mostraram um futebol mais pujante e empolgante, desta vez acompanhado com golos e, por consequência, por uma confiança crescente que fez com que tudo fluísse de outra forma. Muito longe está o fracasso europeu de ser apagado, mas melhor não podia pedir o adepto benfiquista para o começo do campeonato.

      Com destaque para Waldschmidt, que se estreou com dois golos e muito futebol, a equipa de Jorge Jesus foi dominadora de todo o jogo e mostrou clara fome de golo. Foram cinco, mas podiam ter sido mais...

      Arrasar ainda não, mas marcar, marcar, marcar

      Era pouca a distância temporal, muita a distância geográfica e enorme a distância qualitativa que o Benfica queria ter em relação a Salónica. Podia não dar para tudo, mas que desse para ganhar seria, na ótica de Jorge Jesus, o melhor remédio para curar uma ferida ainda bastante exposta. Deixar a Champions sem chegar à fase de grupos foi um desastre, um enorme revés, embora muito longe de ser motivo para braços baixos. Até porque o campeonato estava a começar. O treinador percebeu que tinha de mexer: não o fez na defesa, onde ainda procura alinhar o quarteto, mas fê-lo à frente, onde nem Weigl, nem mesmo Pizzi escaparam.

      Jorge Jesus sempre muito interventivo ©Rogério Ferreira / Kapta+
      Para o novo desenho, o golo de Rafa na Grécia valeu-lhe a titularidade e a diversidade no passe de Gabriel também o fez juntar-se a Taarabt (notória diferença para melhor). Mais curiosa era a aposta em Darwin e Waldschmidt, dois avançados que custaram mais de 40 milhões de euros, que mal se conhecem e que, de repente, eram a solução do treinador para solucionar o tal problema da finalização que impediu o sucesso europeu.

      Ora, foi mesmo assim, nessa nova parceria, que o golo apareceu. Antes, um e outro desperdiçaram bons lances, nos quais ficou visível a grande qualidade técnica de Waldschmidt, que depois a utilizou para picar com classe sobre o guarda-redes. Se os reforços se destacavam, Everton não quis ficar atrás e apanhou uma sobra para fazer o segundo, frente a um Famalicão facilmente desmontado na retaguarda (já lá vamos). Tudo com o forte patrocínio de dois laterais constantemente aptos a chegar à área, Grimaldo por dentro, Almeida por fora.

      A tudo isto ia assistindo um Famalicão que, apesar de manter as premissas da época passada, com futebol apoiado e bem desenhado na construção e com forte sentido de ataque (ou contra-ataque, pois não dava para mais do que isso), mostrou dois problemas capitais: não conseguiu, no seu 4x3x3, criar surpresa e dúvida ao adversário; e demonstrou um claro decréscimo de qualidade individual, pelo que João Pedro Sousa vai ter muito trabalho pela frente.

      Gabriel acompanhou Taarabt ©Rogério Ferreira / Kapta+
      A diferença ia sendo cavada de forma natural. Um atrás do outro, e mais outro a seguir, de livre do (quase) reabilitado Grimaldo. Os golos davam confiança ao Benfica, a confiança fazia subir o risco e, assim, as águias arriscavam-se a mais.

      Abrir a mão à retoma

      O treinador do Famalicão avaliou os laterais como os principais pecadores. Pelo menos foi assim que se interpretou a dupla substituição ao intervalo. Só que o desnível já era muito grande no marcador e, se um golo para os famalicenses era vital o mais rápido possível, o que se viu foi precisamente o oposto. Sem muito esforço (pelo menos deu essa sensação), o Benfica alargou ainda mais a vantagem.

      Rafa fez o quarto antes de dar vez a Pizzi, Waldschmidt fez o quinto para depois também ser um dos que puderam descansar. Jorge Jesus foi mudando peças, tal como o adversário, o Benfica continuou intenso e pressionante, com mais oportunidades criadas, mas com a atenuante a sair do outro lado - Guga, como na época passada, voltou a marcar à antiga equipa, embora com um simbolismo bem diferente.

      Lameiras foi o melhor do lado da casa ©Rogério Ferreira / Kapta+
      Do início ao fim, Jorge Jesus foi constante: mais pressão, mais ataque, mais golos. Pediu-o e foi audível, num estádio que continua triste à espera que as suas gentes regressem. Não é para já.

      Para já, há um Benfica a restabelecer-se. E novamente a prometer. Veremos a consistência.

      U Sexta, 18 Setembro 2020 - 19:00
      Estádio Municipal de Famalicão
      Luís Godinho
      1-5
      Guga Rodrigues 67'
      Luca Waldschmidt 19' 66'
      Everton 21'
      Álex Grimaldo 42'
      Rafa Silva 52'
      Estádio Municipal de Famalicão
      Estádio Municipal de Famalicão
      Portugal
      Vila Nova de Famalicão
      Lotação5 186
      Medidas105x68
      Inauguração1952
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 1
      VIDEOS
      Lances Capitais
      19´
      GOLO Benfica!
      Luca Waldschmidt marca
      Luca Waldschmidt marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      21´
      GOLO Benfica!
      Everton marca
      42´
      GOLO Benfica!
      Álex Grimaldo marca
      Álex Grimaldo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      52´
      GOLO Benfica!
      Rafa Silva marca
      Rafa Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      66´
      GOLO Benfica!
      Luca Waldschmidt marca
      Luca Waldschmidt marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
      67´
      GOLO FC Famalicão!
      Guga Rodrigues marca
      Guga Rodrigues marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      A Chave

      Mudar sem perder qualidade: Claramente Jorge Jesus foi certeiro nas trocas que fez no onze e logo aí começou a ganhar o jogo. Waldschmidt é craque e ficou mais difícil perceber porque nem sequer entrou contra o PAOK, pois é certo que tem de jogar.

      O Árbitro

      Arbitragem regular. Ficaram dúvidas num lance na área do Famalicão, mas pareceu ter sido boa decisão não assinalar penálti.

      O Melhor
      Nova rotação

      Foram outras caras as que apareceram para atacar a baliza do Famalicão e houve diferença. Desde logo, o facto de Gabriel aparecer no meio-campo (convém lembrar que era a dupla que fazia com Taarabt a que surgiu na melhor fase da época passada, sem Weigl). E é isso mesmo que destacamos: com o brasileiro a acompanhar o marroquino, o Benfica ganha mais soluções no passe, sobretudo no longo, que permite muito mais rapidamente circular a bola e encontrar espaços.

      O Pior
      Barafunda defensiva

      Foi, de facto, uma noite para esquecer na defesa famalicense. Riccieli, o mais batido de um setor renovado, não conseguiu ser a garantia de segurança, até porque os homens do meio-campo também pareceram sempre curtos para fechar os espaços à dinâmica do Benfica. Conclusão? Ficaram os laterais e o guarda-redes como face mais visível de um desastre coletivo, que precisa rapidamente ser corrigido.

      Forma
      FC Famalicão
      2020/2021
      1J
      0V
      0E
      1D
      1-5G
      Benfica
      2020/2021
      2J
      1V
      0E
      1D
      6-3G
      Sabia que...by playmaker stats
      Benfica volta a vencer em Famalicão, depois de ter empatado duas vezes na época passada
      FC Famalicão x Benfica, 1x5: 3.ª vez que acontece este resultado (1946/47; 1993/94; 2020/21)
      Pela 2.ª época consecutiva, o Benfica entra na Liga a golear:
      2019/20 Paços Ferreira, 5x0
      2020/21 Famalicão, 1x5
      O Benfica entra a vencer na Liga pela 7.ª época consecutiva:
      2014/15 Paços Ferreira
      2015/16 Estoril
      2016/17 Tondela
      2017/18 SC Braga
      2018/19 Vitória SC
      2019/20 Paços Ferreira
      2020/21 Famalicão

      Fotografias(27)

      Liga NOS: Famalicão x Benfica
      Liga NOS: Famalicão x Benfica
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC FAMALICÃO
      EMPATE
      BENFICA
      Comentários (132)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      VI
      TryltOut
      2020-09-20 03h04m por Vilanova1
      Eu nao tenho de chorar ou deixar de chorar. Por essa ordem de ideia, entao o ano passado acreditei no pai natal. . . é que nao conhecia a equipa que aí vinha.
      VI
      Blueman
      2020-09-20 03h01m por Vilanova1
      Nem comento o teu comentário. Tu de Famalicao é Zero! Que moral destes gajos. E eu quero lá saber do que achas do toni, eu só disse que fique entao. Mais nada.
      3D
      MisticaEncarnad a
      2020-09-19 21h19m por 3deUMAvez
      Infelizmente é uma realidade.
      Nem sempre, mas nas últimas décadas na maior parte dos jogos importantes ou decisivos, em termos de vontade e dedicação ao jogo estão bastantes furos acima do Benfica. Uma mentalidade europeia, e por vezes não só, que se foi perdendo da parte encarnada
      MisticaEncarnad a
      2020-09-19 17h29m por Markes88
      O Benfica encarou mal isso apenas desde que a formação começou a comandar totalmente o destino da equipa.

      Os próprios treinadores que o Benfica teve. . . . o Rui VItória teve apenas no Guimarães antes, e Lage nunca tinha sequer estado a treinar na 1liga! Faltava claramente ali experiência, e mesmo assim se Lage foi uma surpresa tremenda na 1ªépoca dele, na 2ª percebeu-se que não tinha mãozinhas para aquilo, e ajudou entrar sem pressão na 1ªépoca, porque estávamos a 7 do Fcp....ler comentário completo »
      3deUMAvez
      2020-09-19 17h10m por MisticaEncarnada
      Estás a esquecer-te de um pormenor, no Porto há cultura de vitória, há uma cultura do FC Porto eurupeu. No Benfica não. No Benfica encara-se da mesma forma uma final da Taça da Liga do que um jogo na Champions seja em que fase for.
      3D
      Blueman
      2020-09-19 16h44m por 3deUMAvez
      Benfica ainda tem muitas debilidades. Veremos daqui para frente. Não é por este jogo, certamente

      No ano passado, na luz:
      Ganharam, e bem o jogo. Benfica esteve mal. Porto foi muito superior em tudo no desafio.
      A partir desse momento o Benfica nunca mais se encontrou com o bom futebol. Foi uma vergonha apesar de um campeonato atípico e um adversário directo do mais fraco que me lembro. Os outros encontros igual desfecho. Merecido, dentro do contexto, os v...ler comentário completo »
      Zlobin
      2020-09-19 16h07m por MisticaEncarnada
      Se por um lado não queria que ficasse no plantel porque precisa de jogar para crescer, por outro ele não podia ter feito muito mais. Os golos do Benfica foram praticamente todos marcados perto da baliza e não é fácil "tapar" mais de 7 metros de comprimento.
      Os únicos lances em que reconheço que o Zlobin poderia ter feito mais foram nos lances do primeiro e último golos. No primeiro se tivesse saído mais cedo e antecipado a reacção do Waldschmidt podia ter feito a "mancha" e no quinto...ler comentário completo »
      3D
      Benfica e a vitória
      2020-09-19 13h40m por 3deUMAvez
      Nem 8 nem 80.

      Bom jogo do Benfica, mas nada de transcendente.

      Os golos, e avolumar de resultado, ajudam sempre a serenar e a motivar. Aconteceu bem. Mas ainda há várias lacunas.
      Não eram os piores, nem agora são os melhores. ( numa equipa desta tipologia) Ou vice-versa noutros momentos.

      O Famalicão, não tem ainda rotinas, saíram muitos elementos influentes. Não esteve bem, apesar de ter apontamentos com qualidade.

      ...ler comentário completo »
      Pedrom10
      2020-09-19 13h20m por jda
      A Ásia está onde sempre esteve. . . já o teu Português, nāo tem bom rumo.

      Festejem vitórias de goleadas contra fracos que nós preferimos festejar títulos.
      JAOF
      2020-09-19 13h13m por OLobomau
      Uma coisa é ser titular no Benfica outra é no Famalicão. Época passada, nas poucas oportunidades que teve, falhou claramente e mostrou que não é jogador para o Benfica.
      Agora o jogo ontem não falhou nada, aliás destaco a qualidade a jogar com os pés.
      E queres enganar quem? Se ele realmente tivesse feito asneira já havia as teorias do costume. O homem fez uma exibição normal sem nada a apontar e mesmo assim vários comentários a dizer quão fraco é e não sei quê quando o conhec...ler comentário completo »
      FU
      Benfica 20/21
      2020-09-19 13h02m por Futebool
      Na minha opiniao falta apenas um central para substituir a dupla titular(jardel lesionado e ferro parece me curto). De resto ha equipa B(goncalo ramos etc. )
      Tentar vender: Seferovic, Samaris(gosto dele mas tem de sair um MD), TTavares, D. Tavares e ou o cervi ou o chiquinho.
      Necessário dinheiro, depois do fracasso da C. League
      Novos equipamentos. . .
      2020-09-19 12h14m por AcaroInformatico
      Não adianta contraporem. . . são gostos, e gostos não se discutem, e neste caso, também não se lamentam.
      Vilanova1
      2020-09-19 12h12m por TryItOut
      Continua a acreditar no pai natal, depois diz que choras
      Novos equipamentos. . .
      2020-09-19 12h11m por AcaroInformatico
      Sobre o jogo já escrevi noutro post. . .
      Sobre o equipamento. . . , ver o SLB a jogar de preto só é admissível se pensarmos que estamos a homenagear a Académica, sei lá os 50 anos daquela grande final icónica em plena revolta estudantil. . .

      Eu não acho piada a este equipamento. . . mas sempre é melhor do que o alternativo, principal digo. . .
      VI
      Blueman e tryltOut
      2020-09-19 12h05m por Vilanova1
      Esperem sentados. Nada de preocupações com o fama, mas obrigado. Se deixarem o martinez cá agradecemos e mt. Ao fim da 1jornada. . . enfim. Vão engolir td.
      JAOF
      2020-09-19 11h54m por Migas29
      Em princípio o lugar do Ivo Pinto vai ser colmatado pelo Dani Morer, que hoje não jogou. . .
      PR
      Craques da treta
      2020-09-19 11h54m por Pregador
      Foi só encostar Pizzi, Weigl e Seferovic e de repente o Benfica passou a jogar mais do triplo. Normal. Pizzi marca golos mas é jogador sem intensidade, que facilita defensivamente, trabalha pouco e esconde-se do jogo quando a equipa precisa.
      Weigl é bom no passe mas não arrisca nada, não segura bola, fraco na recuperação. Acrescenta muito pouco.
      Seferovic trabalha muito e falha muito também. Além de correr acrescenta pouco ou nada.
      Até pareceu fácil os 0-3 ao intervalo.
      equipamento
      2020-09-19 11h45m por BestInTheWRLD
      ja agr, este nosso equipamento secundario é algo lindo. Faz-me lembrar o do dortmund a epoca passada, embora esse ate o simbolo do clube tivesse a preto
      Fama
      2020-09-19 11h03m por TryItOut
      Estes do jogo começar já dizia que o Benfica ia dar 5. Estão com uma equipa muito pior que estavam antes. Este Zlobin, Bruno Jordão, Jorge Pereira e Valenzuela são fracos fracos. Toni Martinez tb é basico, enfim. Prefiro ficar com Taremi, Marega, Evanilson e Aboubakar que trazer mais um manco.
      Zlobin
      2020-09-19 10h44m por slbmeireles
      Zlobin nao ter qualidade para o Benfica concordo. Agora ele ter culpa nos golos nao.
      E nao tirarem o mérito da equipa do Benfica. Andam a ver cmtv a mais, que falam de tudo menos de futebol.
      O unico sitio que ainda vejo discutir futebol a serio é na tvi24 e mesmo assim podiam melhorar.
      OLobomau
      2020-09-19 10h19m por JAOF
      Zlobin é fraco.
      É perguntar aos benfiquistas que sempre o criticaram, logo ele falhar não é falta de profissionalismo, é mesmo falta de qualidade. . .
      . . . o 4º golo é exemplo disso, ele sai da pequena área deixando a baliza vazia, quando o lance era longe dele, para longe dele e sempre com 2 colegas defesas em cima do jogador com a bola!?!
      Discurso preparado
      2020-09-19 09h36m por OLobomau
      Então o Zlobin é muito fraco? Íncrivel como esperavam alguma falha deste jovem guarda redes para vir aqui "enterrar" o seu profissionalismo.
      Não falhou nos golos mas o discurso de ódio não pode mudar por isso agora é "ah e tal é muito fraco". Enfim nada de novo desta gente, não percebem nada de futebol.
      Quanto ao jogo nem tenho muito a dizer. Continuo a não gostar do meio campo.
      É só o primeiro jogo mas acho que já se vê a diferença em ter um segundo avançado e um po...ler comentário completo »
      FCF vs SLB
      2020-09-19 09h12m por zlatan_21
      A ideia de jogo do Famalicão é idêntica à da época anterior o que é naturalmente de se saudar mas a ver vamos se os jogadores novos a poderão implementar com qualidade como os seus antecessores.

      Quanto ao Benfica, tiro uma ilações em relação ao jogo de terça. O JJ teve receio de ser eliminado da LC e apostou num 11 com a maioria de jogadores que já se conhecem bem, mas acabou por se dar mal. Ontem, apostou em outros jogadores menos rotinados e sentou um jogador que normalmente tem lugar cativo e deu-se lindamente.
      Pedrom 10
      2020-09-19 07h24m por jolokiabhut
      Pedrom 10, pensava que tinhas sido banido porque é o mínimo para quem aqui vem desejar que um jogador se lesione. Esse tipo de pessoas não é digno de convívio nem de respeito.
      Darwin
      2020-09-19 06h55m por maiaslb
      Esforçado, corre muito. . . Deve ser irmao do Seferovic. Nao conseguiu dominar uma bola de jeito. Eu acho que tem promenores de ponta de lança mas para já e espero que seja só nervosismo, nao vale o dnheiro. Em relação ao jogo, continua me preocupar os processos defensivos, Gabriel e taraabt contra uma equipa uns patamares acima são moles. Andre Almeida hoje esteve sublime, mas. . . Hoje foi um bom jogo, mas nada que me enche o olho. Lembro me de ver o primeiro jogo do Benfica com...ler comentário completo »
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      com video
      Rúben Amorim analisou o triunfo em Alvalade
      No final da partida, após um jogo difícil e desinspirado, Rúben Amorim admitiu que o Sporting venceu «como uma equipa grande», mas que o jogo não refletiu esse ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      MI
      Mika2000 29-10-2020, 01:57
      Bracara_Avgvsta 29-10-2020, 01:54
      Dragunners 29-10-2020, 01:43
      JS
      jsilva77 29-10-2020, 01:32
      UN
      Unk 29-10-2020, 01:25
      GI
      giuvc 29-10-2020, 01:17
      Drifter 29-10-2020, 01:10
      GI
      giuvc 29-10-2020, 01:07
      KE
      Kempes 29-10-2020, 01:07
      CR28 29-10-2020, 01:03
      matrioska_russa 29-10-2020, 01:00
      ReturnoftheEagle 29-10-2020, 00:59
      FIFAforever_returns2 29-10-2020, 00:56
      ReturnoftheEagle 29-10-2020, 00:55
      FIFAforever_returns2 29-10-2020, 00:55
      FO
      Formiga1979 29-10-2020, 00:50