placardpt
    Bayern Munique conquista liga milionária

    Kings(ley) da Europa!

    O Bayern Munique é o vencedor da Liga dos Campeões! O conjunto de Hans-Dieter Flick superou o Paris SG (1x0) na final da prova milionária e fechou com chave de ouro uma época em que conquistou também a Bundesliga e a Taça da Alemanha. Ironia das ironias, Coman, formado no PSG, deu o título aos bávaros.

    Domínio bávaro

    Silêncio, que se vai... jogar a final da Liga dos Campeões. Foi assim, num silêncio demasiado incomodativo, que se disputou o último jogo oficial da temporada 2019/20, a mais longa de que há memória. No Estádio da Luz, em Lisboa, o palco escolhido para receber o encontro de todas as decisões.

    A capital portuguesa abriu as portas a uma autêntica cimeira europeia, com os oito finalistas da maior e mais importante prova ao nível de clubes a discutirem o troféu que todos queriam, mas que estava apenas ao alcance de um deles.

    Paris SG, campeão francês, e Bayern Munique, campeão alemão, mostraram ser superiores durante a fase do mata-mata e marcaram encontro, inédito, para decidir o campeão dos campeões, literalmente. Um duelo de gigantes e a promessa de um fantástico espetáculo.

    Afinal, não se esperava menos de duas das formações mais poderosas da Europa, com alguns dos melhores protagonistas do futebol mundial, e um título em disputa... o que poderia faltar mais? Os adeptos, claro está. Contingêngias de um novo futebol, sem alma, mas pelo bem da saúde pública. Nada mais a acrescentar.

    Quando Daniele Orsato, o árbitro italiano escolhido para ajuizar a final, deu o apito inicial, percebeu-se logo que as ideias, tanto de parisienses como de bávaros, não iam abdicar das suas ideias apenas e só pela importância do jogo.

    Bayern muito mais confortável com a bola e numa pressão angustiante para o adversário, de linhas bem subidas, e no outro lado um Paris SG mais virado para as transições rápidas, explorando a velocidade dos seus três homens da frente - Neymar, Mbappé e Di María -, que se viram tantas vezes em situações claustrofóbicas dada a pressão imensa dos bávaros. 

    Ainda assim, após alguns minutos de reconhecimento tático, de parte a parte, a primeira grande oportunidade surgiu pelos pés de Neymar, que viu Neuer, gigante, mostrar o porquê de ser um dos melhores do mundo na sua posição.

    A resposta foi quase imediata e através de Robert Lewandowski. O avançado polaco, melhor marcador da prova, com 15 golos, teve demasiada pontaria e acertou no ferro. Seguiram-se mais duas oportunidades para o parisienses e outra para o Bayern, todas sem o melhor fim, e o empate era o resultado ao intervalo.

    lNeymar não conseguiu ajudar o Paris SG a conquistar a sua 1.ª Liga dos Campeões ©Getty /

    De cabeça para o título

    Se em termos de posse, o domínio do Bayern era claro, em termos de oportunidades de golo o Paris SG conseguiu equilibrar, a miúde, a balança. Thiago Alcântara, uma autêntica formiguinha no meio-campo bávaro, iam pautando o jogo à sua maneira, encontrando espaços onde poucos vêem, e tapando os caminhos interiores para a baliza de Neuer. 

    Sem conseguir ferir o adversário nas poucas oportunidades dignas de registo junto à área contrária, o Paris SG sucumbiu ao domínio bávaro, permitindo o golo num lance em que ficaram evidentes as lacunas no lado direito da sua defesa.

    Kingsley Coman apareceu completamente solto, sem oposição de Kehrer, para cabecear para o 0x1 e dar uma injeção de conforto ainda maior ao Bayern Munique na procura do 6.º título da Liga dos Campeões.

    O Paris SG ainda tentou responder, mas não teve a frieza necessária para ultrapassar Neuer. Um gigante no meio de gigantes! O caneco segue para a Alemanha e confere ainda mais brilho à caminha fantástica de Hans-Dieter Flick, o interino que virou caso sério.

    U Domingo, 23 Agosto 2020 - 20:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Daniele Orsato
    0-1
    Kingsley Coman 59'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    A Chave

    Minuto 59: Belo lance ofensivo do Bayern, a terminar num belo cruzamento de Kimmich na direção de Coman e o francês a aproveitar o espaço e a cabecear para o fundo das redes!

    O Árbitro

    O italiano esteve bem na decisão mais complicada da partida, quando Coman ficou a pedir grande penalidade. Procurou manter o critério e, com maior ou menor dificuldade, conseguiu gerir as incidências.

    O Melhor
    Domínio bávaro

    Impressionante a forma como este Bayern Munique consegue dominar os adversários e ainda mais impressionante a maneira como apresenta a sua defesa tão subida. Só ao alcance de uma equipa confiante e com princípios bem assimilados.

    O Pior
    Bancadas despidas

    Infelizmente, não era novidade que a final da Liga dos Campeões, assim como os jogos dos quartos e meias, seria à porta fechada, mas a realidade vista do estádio é desoladora. Num jogo de muitas emoções, ver as bancadas despidas é contranatura.

    Forma
    Paris SG
    2020/2021
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Bayern München
    2020/2021
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Sabia que...by playmaker stats
    Campeões europeus pelo Bayern em 2013 e 2020: Neuer, Boateng, Alaba, Javi Martinez e Muller
    O Bayern tornou-se a 1.ª equipa a vencer todos os jogos numa edição da Taça/Liga dos Campeões: 11 jogos, 11 vitórias
    Equipas que conquistaram a Tripla:
    1967 Celtic
    1972 Ajax
    1988 PSV
    1999 Man. United
    2009 Barcelona
    2010 Inter
    2013 Bayern
    2015 Barcelona
    2020 BAYERN
    Bayern conquista a Tripla (campeonato, taça e Champions) pela 2.ª vez (2013 e 2020)
    Bayern campeão europeu pela 6.ª vez na história: 1974, 1975, 1976, 2001, 2013 e 2020
    7 anos depois, o Bayern é novamente campeão europeu!

    Fotografias(20)

    Paris SG x Bayern München - Liga dos Campeões 2019/2020 - Final 
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PARIS SG
    EMPATE
    BAYERN MÜNCHEN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Arshavin
    2020-08-24 20h52m por babel17
    Está bem, desisto. Eu sei que percebes o que quero dizer mas, lá está, não aceitas. Quando ambos acabarem as carreiras, será feita uma avaliação/escrutínio de cada um por parte do mundo do futebol e aí teremos a prova dos nove sobre quem foi melhor e em que lugar da história cada um fica, sendo que haverá sempre diferenças de opinião/debate, como acontece agora com Pelé/Maradona.
    As estatísticas
    2020-08-24 20h33m por babel17
    As estatísticas são o que imortaliza o jogador na história do futebol quando este acaba a carreira: quantos títulos ganhou, que títulos ganhou, em que contribuiu para esses títulos, quantos golos marcou, quantos recordes bateu, os prémios que ganhou, quantos e quais jogos memoráveis em que foi figura, etc, etc, etc. . . em contrapartida, as estatísticas negativas repetidas prejudicam para sempre a aura/dimensão desse jogador: os fracassos, as goleadas, as humilhações, os momentos em...ler comentário completo »
    Ó Arshavin. . .
    2020-08-24 20h13m por babel17
    Não era? Acreditas mesmo nisso? Meu amigo, se isso tivesse acontecido, já estou a ver as manchetes por esse mundo fora: "Barça derrotado apesar de um Messi de outra galáxia", "Era impossível D10S ter feito mais", "Messi sozinho contra o mundo", etc, etc, etc. . . até parece que não sabes como estas coisas funcionam. Se é o que lemos quando ele faz um hat-trick aos Leganeses, Alaveses e outros [. . . ] nhezes, não iria ser assim se marcasse 3 ao Bayern? Por amor de Deus, deixa-te de t...ler comentário completo »
    Arshavin
    2020-08-24 19h05m por babel17
    Claro que sim, amigo, claro que sim. . . viu-se isso ainda na semana passada no Estádio da Luz ou não viu?. . . É como eu digo abaixo: verdade absoluta, apesar das inúmeras (muitas) excepções que NÃO confirmam a regra. 😊
    FIFA
    2020-08-24 18h15m por babel17
    Há evidências que alguns aqui nunca irão reconhecer, pois isso implicaria pôr em causa muita coisa, fazer uma autêntica "tábua rasa" à la Descartes sobre tudo o que eles consideram verdades absolutas. . . e uma consequente crise existencial impossível de ultrapassar. 😁😁
    Comfanatismos
    2020-08-24 13h43m por babel17
    Quanto aos números adiantados pelo FIFA, se não foste ver, devias fazê-lo, pois estão aqui no site do zerozero: Lewandowski não marcou no último jogo da fase de grupos: Bayern 3 - Tottenham 1. Golos do Bayern de Coman, Müller e Coutinho.
    Quanto às assistências, também é verdade: CR é o máximo assistente na Champions, segundo o site da UEFA: Ronaldo- 40; Messi- 35; Giggs - 31, etc. . .
    É muito fácil confirmar estes dados estatísticos todos, mas compreendo que "custa" qu...ler comentário completo »
    HA
    Jogo
    2020-08-24 11h50m por Halibut
    O Bayern é mais equipa, colectivamente nem há hipótese nenhuma.

    Agora o Tuchel podia ter colocado Icardi logo de inicio, não percebo o porquê de colocar Paredes e Herrera em detrimento de um goleador, um jogador com capacidade para desbloquear o jogo e notou-se bem a falta de mais um elemento assim, mete o Chopo já depois em vez do Icardi?!

    O Bayern se não perder mais ninguém além de Thiago e Coutinho que regressará ao Barcelona, continua com uma equipa muito...ler comentário completo »
    N_
    Fragha
    2020-08-24 10h55m por N_Shadow19
    A sério que acabaste de confundir o Bayern com o Bayer Leverkusen?

    "Bayern" não tem nada a ver com a Bayer, "Bayern" é a palavra alemã para "Baviera", a região onde está localizada a cidade de Munique. O padrão azul e branco aos losangos do seu emblema é a bandeira da Baviera.

    Não tem nada a ver com a Bayer, isso é o Bayer Leverkusen. Minha nossa senhora, lê-se cada coisa.
    Coman
    2020-08-24 10h53m por marcelinoSF
    Não segurar um produto da formação ou até desprezar dá nisto.
    O PSG preferiu investir milhões e milhões em jogadores já confirmados, agora paciência.

    Gostaria de ver a cara de JJ se o SLB calhasse com o City, e ver Bernardo Silva e Cancelo marcar golos. . .
    e o LFV falar do Seixal blablala, formação, espinha dorsal, blablabla
    KingDevil
    2020-08-24 10h35m por tiger1974
    Ainda pensei que fosse alguma questão "legal", não poder jogar pelo PSG, mas ai não poderia estar no banco.
    Então, o PSG não conta com ele.
    Mais um para voltar para o Inter para complicar aquilo tudo.
    Ele não quer Inter, o Inter não o quer (pelo menos o Conte não quer, mas como estará de saída).
    Icardi. . .
    2020-08-24 10h22m por tiger1974
    Alguém sabe porque o Icardi não jogou?
    À atenção de Tuchel :
    2020-08-24 10h06m por Lidacomisto
    Jogo foi todo no meio campo do PSG. Bayern dominou.
    Tuchel jogou com 4 centrais de origem o jogo todo. Muito mal nas substituições. . . . . Perder por 1 ou por 5 é perder. . . . . . para mais na final da liga dos campeões

    Golo aos 59'

    65' Tirava o lateral direito Keher ( central de origem) e punha ali o Draxler para fazer aquela faixa toda.

    75' Devia ter tirado o Kimpembe e por um avançado ( Icardi / Choupo Mouting). O Marquinhos que jo...ler comentário completo »
    Bayern
    2020-08-24 05h43m por CrookSoul
    Fácil.
    l10_FCP
    2020-08-24 03h10m por GERRARDandRONALDINHO
    Se não referi o lance do Koman a acabar a 1ª parte, é porque não considero que tenha sido mal julgado.
    O ponto baixo disciplinar do jogo para mim foi o penalty não assinalado do Kimmich sobre o Mbappé, daí tê-lo mencionado.
    Tirando isso, não me lembro sequer de mais erros de arbitragem cometidos - talvez apenas de um canto que ficou por marcar na segunda parte a favor do PSG após um remate de ressaca de Herrera, se não me engano. . .
    Fragha
    2020-08-24 01h41m por RD_t0p07
    Da equipa do Bayern que jogou na final , apenas Tolisso custou mais de 30 milhões . O resto foi tudo abaixo dos 30 , ou a custo 0 , ou então da formação.
    Como é que podes comparar o Bayern a um City ou PSG?
    slbmeireles
    2020-08-24 01h33m por VerdeRubro
    Dizes que é ridículo comparar alguém dos últimos 20 anos ao Messi e ao Cristiano, pois eu não comparo, afirmo que o Ronaldo, o Fenómeno, e o Zidane foram superiores a eles.

    FR
    GatoPreto
    2020-08-24 01h30m por Fragha
    Tens razão. A Bayer patrocina o Leverkusen e não o Munique.
    My bad.
    TI
    engraçado
    2020-08-24 00h56m por tink
    jogaram 2 jogadores formados no PSG, um marcou o golo da vitória. . . do Bayern! É o Karma de não aproveitar os bons produtos da formação
    Ronaldo e Messi
    2020-08-24 00h53m por slbmeireles
    Comparar qualquer jogador nos ultimos 20 anos a estes 2 é so ridiculo.
    Os unicos jogadores na historia que estão neste patamar sao maradona e pele. E mesmo assim sinceramente acho que ficaram atras destes, nenhum dos 2 conseguiu tantos titulos individuais e colectivos como estes 2. Pele por exemplo nem a fazer carreira no Brasil consegue ter tantos campeonatos como estes 2 tiveram nas principais ligas do mundo. So se destaca pelos campeonatos do mundo que ganhou, mas desculpa que vo...ler comentário completo »
    Carloscorreia36 8
    2020-08-24 00h49m por crashbandicoot
    Lewandovski tem 61 golos pela Polónia, Messi tenho quase a certeza que tem mais de 70 pela Argentina. . . CR7 é alta máquina mas não é melhor que o melhor avançado do mundo e um dos melhores de sempre JUNTOS. . .
    FIFAforever_ret urns2
    2020-08-24 00h28m por carloscorreia368
    E de pessoas bem informadas como tu que estes gajos precisam já me dei ao trabalho de fazer uma lista como a tua e ainda fui pesquisar mas não adianta as palas são muito grandes, e perceber que o Ronaldo é recordista dos recordistas não é muito difícil são factos são números exatos ponto final.
    Vejam o que real Madrid ganhou desde que ele saiu de lá.
    O Cristiano Ronaldo bateu todos os recordes bateu tudo e todos bateu recordes centenários. . . Vejam bem aos anos que o Messi ...ler comentário completo »
    FR
    Merecida
    2020-08-23 23h51m por Fragha
    Venceu a melhor equipa.
    Thiago Alcantara o melhor em campo. Que jogo!

    Só um àparte: quem fala que o PSG e o City têm dinheiro a rodos lá das arábias, não se esqueça que o Bayern tem um orçamento ilimitado graças ao patrocínio da maior farmacêutica do mundo. Venha o diabo e escolha. . .
    Bayern
    2020-08-23 23h43m por The_Kop_End
    Parabéns ao Bayern que foram os justos vencedores da prova, mas ficou um pênalti por assinalar a favor do PSG.

    Neymar melhor do mundo?! Nem por sombras. . .
    MA
    Bayern
    2020-08-23 23h31m por Markes88
    Com um Neuer em grande, mas ganhou mesmo a melhor equipa.

    O PSG é uma boa equipa, mas falta demasiado sentido coletivo. . . .

    Coitado do Di Maria. . . . fez dois passes fantásticos para péssimo aproveitamento do resto. . .

    Marquinhos e Tiago Silva também tiveram muito bem.

    Bayern tem algumas debilidades na defesa, o Neuer salvou alguns golos cantados, no entanto é uma equipa muito estável e criativa no geral. . . . essa identi...ler comentário completo »
    No1
    2020-08-23 23h22m por slbmeireles
    Tás enganado o Porto ganhou todas as finais em que participou quer da champions que foram 2, quer da liga europa que tambem foram duas.

    Já o Benfica venceu as 2 primeiras champions e depois disso teve 5 finais de champions perdidas, e 3 finais de liga europa perdidas. E se contarmos com os putos tambem ja tiveram 2 perdidas, vai ser agora a terceira a ver se é desta. Dai a maldiçao de Béla Guttmann, que disse que sem ele nem daqui a 100 anos o Benfica ia conquistar algum trofeu europeu.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.