placardpt
      Jorge Simão falou detalhadamente ao zerozero

      Porque é que o FC Porto contratou Carraça? As explicações, detalhadas por quem o adaptou à direita

      O universo portista foi surpreendido, esta quarta-feira, pela contratação do lateral direito português. Nunca fora um assunto tocado nos jornais e, no meio do rebuliço do mercado, a chegada do jogador de 27 anos provocou surpresa e curiosidade. Afinal, que reforço é este que chega para a equipa de Sérgio Conceição.

      O zerozero pesquisou, pela sua base de dados, a evolução do jogador, que se formou no clube axadrezado e que, depois de dois empréstimos, regressou para ficar em 2016. Porém, como médio. Ser lateral só passou à realidade em 2017/2018, quando Jorge Simão apareceu no Bessa e, em pouco tempo, o trocou de posição.

      Um momento recordado pelo treinador, atualmente ao serviço do Al-Fayha, e que acedeu a conversar connosco a propósito de um jogador que, notou-se no tom de voz e nas palavras, o deixou em plena satisfação pelo salto dado.

       

      Saiu como símbolo no Bessa ©Catarina Morais / Kapta +

      zerozero: Até por não se ter falado antes deste negócio, este acabou por ser um negócio surpreendente. Estamos a falar de que tipo de jogador?
      Jorge Simão: Também estou nessa linha de que foi uma surpresa. Mas, para mim, foi uma surpresa muito, muito agradável, porque eu sou o tipo de treinador que tenta estabelecer um grande laço emocional com os jogadores, até porque acho que assim os jogadores se conseguem entregar mais e transcender... e o Carraça é um exemplo disso. Quando cheguei ao Boavista, ele era um médio centro...

      ZZ: Foi consigo que ele passou a lateral...
      JS: E acho que esse é o momento que pode transformar a carreira dele. Lembro-me de ter uma conversa com ele e dizer-lhe "pá, oh Carraça, muito frontalmente, se tu continuares a médio centro, podes fazer uma carreira de primeira Liga, mas não vais sair do nível em que estás. Acredito que, pelas características que vejo, como lateral direito poderás fazer uma carreira de nível diferente". Estaria a ser incorreto se dissesse que olhei para ele e vi nele logo um lateral direito, acabou por ser fruto das consequências momentâneas, por termos o Edu Machado e o Tiago Mesquita lesionado, mas tive poucas dúvidas em falar com ele e perguntar-lhe: "Carraça, estás disposto a experimentar isto?". E ele disse: "Míster, claro que estou disposto, vamos a isso!". Tenho a ideia de que o primeiro jogo que ele faz a lateral direito foi no Estoril, em que ganhamos 0x3, ele até faz um golo de livre direto e fez uma exibição que a mim dissipou qualquer dúvida. Fiquei com a certeza de que podia ter alguém para fazer a posição com grande qualidade. Ele não é um lateral de grandes correrias para cima e para baixo, mas é um lateral certinho, que tem qualidade para um jogo posicional, tem qualidade de passe, qualidade de cruzamento...

      ZZ: E não é por acaso que ele bate as bolas paradas, certo?
      JS: Exatamente. Não é um lateral vertical, mas envolve-se muito bem nas dinâmicas ofensivas do corredor, nas triangulações e nas tabelas. Depois, corrigindo algumas arestas próprias de quem não estava habituado à posição, evoluiu muito durante este tempo e não é fácil de bater no um-para-um, é um lateral que cumpre com muito rigor todas as missões táticas que tem pela frente, que não se atemoriza seja com quem for - tanto joga com o campeão nacional, como contra o último da tabela, sempre com a mesma seriedade. Acaba por ser para mim uma surpresa muito agradável.

      ZZ: Falou que ele não é lateral vertical, mas sim mais posicional. Isto significará um estilo muito diferente do de Manafá e, portanto, duas soluções bem diferentes para Sérgio Conceição?
      JS:
      Aquilo que conheço do Manafá é o que vejo nos jogos, não conheço a fundo, mas diria que sim. São dois laterais diferentes e que podem dar à equipa coisas diferentes. O Carraça não é seguramente um lateral de andar para cima e para baixo, é mais posicional, de triangulações, de rigor defensivo e, no último terço, que pode acrescentar qualidade, já que cruza bem e define muito bem os timings para saber quando vai ou não vai.

      ZZ: Tendo em conta que foi um dos capitães do Boavista, imaginamos que possa ser alguém que, do ponto de vista de balneário, também preencha uma série de bons requisitos. É assim?
      JS:
      Acredito que sim. Para ele, a mudança não será grande do ponto de vista social, já que vai viver na mesma cidade, no mesmo ambiente, com o mesmo suporte familiar. Por outro lado, o Carraça era um símbolo do Boavista, pois cumpriu a formação, chegou ao futebol sénior e, por via disso, era um dos capitães, mas foi crescendo e desenvolvendo essa responsabilidade de ser um dos capitães e um dos líderes de balneário. Entrando num clube como o FC Porto, onde é fundamental haver homens fortes, com uma mentalidade muito competitiva dentro do balneário, acredito que se vai adaptar rapidamente, pois isso já tem estado com ele.

      ZZ: Estamos a falar de alguém como? Mais divertido? Mais recatado?
      JS:
      Ele tem os seus momentos... [risos] Não é naturalmente um brincalhão, mas também tem os seus momentos. Não o ponho em nenhum desses extremos.

      ZZ: Imagino que esta transferência também o deixe realizado...
      JS:
      Enche-me de orgulho ver este momento. Admito que ajudei a dar alguma contribuição à sua evolução e estas também são medalhas que carregamos enquanto treinadores, sentir que, aqui ou ali, de uma forma ou de outra, aqueles com quem trabalhamos tiveram oportunidade para melhorar as suas condições de trabalho e de vida.

      Portugal
      Carraça
      NomeRui Filipe Caetano Moura
      Nascimento/Idade1993-03-01(31 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

      Fotografias(60)

      Liga Portugal Betclic: Vizela x Chaves
      Liga Portugal Betclic: Vizela x Chaves

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Calma senhores
      2020-08-14 04h15m por champions2004
      O jogador vem a custo zero. Não será uma comissão para o Alexandre ou para o Zé que vai pôr o Porto na ruína. Foram os imbula, Oliver Torres, Adrian Lopez, Bueno, Sarabia, e saídas a custo zero. E mais saídas a custo zero virão.
      Eu vou esperar para ver se o Carraça vai jogar, pois, pode muito bem ser emprestado e aí sim, direi que não havia necessidade.
      Quem sabe, se o jogador até pode surpreender. . .
      O Conceição pegou no Marega, Marcano e mais meia dúzia de...ler comentário completo »
      BI
      meio campo
      2020-08-13 22h29m por BigPapa
      não precisa de mexer mesmo com a saída do Danilão.

      Uribe, Sergio Oliveira, Otavio, Loum, Baró e Fabio vieira (e nakajima)
      RA
      Pode fazer o 1º jogo internacional
      2020-08-13 22h11m por ra1620
      da sua vida.
      HA
      habazehabahey
      2020-08-13 19h16m por Halibut
      Com febre porquê?

      Não estou a dizer asneira nenhuma, vais precisar de um lateral esquerdo titular e terá que ter um suplente, coisa que esta época não tinhas. . . era o Manafa a desenrascar. . !!

      Na direita não temos nenhum lateral direito assim tão bom, Manafa para suplente chega.

      Na zona central da defesa, Marcano chega para 3º central e Queirós para 4º.

      Meio campo, o Sérgio Oliveira pode ser o sucessor de Danilo no meio campo...ler comentário completo »
      Mercado
      2020-08-13 19h12m por AegonT
      Não está mais que visto que o porto contratou Carraça só para calar os gajos do mais tranferencias e do mercado aberto já que nunca falaram dele sequer como hipotese?

      Fora de brincadeiras e falando muito a sério desde o inicio que acho há duas posiçoes onde o porto teria de se reforçar com jogadores que fossem realmente mais valias e certezas, eram lateral direito e ponta de lança, nao era de carraça que estava a espera mas darei o beneficio da duvida, agora temos é de ver uma ...ler comentário completo »
      PI
      habazehabahey
      2020-08-13 19h06m por Pirisca
      Claro que sim. Olha que o treinador também deve ganhar algum. E também os diretores da SAD

      Esses não ganham nada foi mesmo só um familiar do Pinto da Costa, o seu filho Alexandre
      Haba
      2020-08-13 19h00m por PSVIEW
      O Benfica e grande em Portugal, porque além fronteiras não passa de um clube de 2 ou 3 linha
      PI
      habazehabahey
      2020-08-13 18h59m por Pirisca
      E o facto de o Cavani nunca mais assinar deve ser porque ninguém o quer é isso? Lol
      SK
      Newone
      2020-08-13 18h58m por skane
      Não sou de comentar muito, ainda menos faço comentários sobre users. Mas este newone deve ter uma vida muito triste. Passa a época toda sempre com a mesma ladainha. . ser exigente e querer o melhor para o clube é bem diferente de ser um newone desta vida. És daqueles que ia para o estádio assobiar o Hulk?
      HA
      plantel próxima época
      2020-08-13 18h53m por Halibut
      Para mim pessoalmente acho que há jogadores que tendo em conta o seu valor e o tempo que tem de Porto é provável que saiam entre outros factores. . .

      Telles - 20 a 30 milhões
      Corona - 30 milhões
      Tomás - 15 milhões
      Leite - 15 milhões
      Danilo - 20 a 30 milhões
      Otávio - 15 a 20 milhões (Pelo que tem sido falado tem interessados e gostava de experimentar outros sitios)
      Marega - 15 a 20 milhões (Embora já nem sei se quer sair, há uns tempos es...ler comentário completo »
      PI
      habazehabahey
      2020-08-13 18h53m por Pirisca
      Como é que um gr de topo que o real de Madrid não quis veio parar ao FC Porto? Não havia mais nenhum outro grande clube interessado?
      PI
      Carraça
      2020-08-13 18h50m por Pirisca
      Foi contratado para dar uma comissão ao seu empresário que é o filho do Pinto da Costa, não foi por mais motivo nenhum.
      Apoiem
      2020-08-13 18h43m por joelpereira346
      Recebam bem quem chega a nossa casa para ajudar, não é um fora de serie, é verdade, mas um plantel não se faz só de jogadores como o Alex Telles, estes de coração e raça tambem são necessarios, e sou de um tempo em que tinhamos os planteis com mais carraças que outra coisa e mesmo assim ninguem nos parava, mas nesses tempos existia uma coisa chamada união e confiança no trabalho do clube, hoje temos pessoal que se queixa o ano inteiro e depois são os primeiros a ir festejar. Critiquem qu...ler comentário completo »
      Carraça
      2020-08-13 18h32m por mulscp
      Vejo o pessoal todo indignado por causa do Carraça assinar pelo Porto, tivessem vocês apanhado com um Ristovski a temporada quase toda a titular e vocês viam o que era falta de qualidade. . .
      HA
      Carraça
      2020-08-13 18h26m por Halibut
      Eu acho que este jogador vai ser outro Zé Manuel, nós precisamos é de um lateral direito muito bom para ser titular indiscutível, para suplentes mesmo que Manafá e Tomás saiam ainda tínhamos João Pedro e Janko emprestados que chegariam para suplentes, não são inferiores a este Carraça. . .

      O Porto que abra bem a pestana a vender e contratar jogadores porque senão o Benfica esta época ganha tudo, estão a contratar bem até agora e ainda não pararam. . . Vertonghen quase fechad...ler comentário completo »
      Newone21
      2020-08-13 18h25m por dani_portista
      Tinhas Ricardo Pereira jogador que Jogava quase como extremo inves de defesa e o maxi que dava mais seguranca como tens agora O manafa e o carraca
      Newone21
      2020-08-13 18h22m por dani_portista
      Por acaso maxi era um fora de série ele era melhor a defender do que atacar como carraca aprende a ver futebol so sabes é criticar mas depois es daqueles que vais para os aliados festejar
      Carraca
      2020-08-13 18h08m por dani_portista
      So uma pessoa que nao percebe nada de bola é que nao ve que carraca é uma fotocopia do maxi Pereira no qual Sergio conceicao gostava muito nao é um fora de série mas cumpre mais vale assim do que gastar 4 pelo Joao pedro 5 pelo Saravia mas os la de fora é que sao bons
      pa oh carraça
      2020-08-13 17h25m por AbbyisbetterthanElli
      muito frontalmente, es muita fraco!
      NU
      Carraça também chora
      2020-08-13 17h15m por NunoLopesI
      Pobre Carraça, o que ele vai chorar quando levar com o Cebolinha pela frente !
      RV
      Carraca
      2020-08-13 16h23m por RVL22
      A tempos apontei vários jogadores que seriam bons reforços para os 3 grandes.
      Apontei carraça ao Sporting. Fui gozado.
      Hoje é do FC Porto e será um suplente fiável. Melhor que ristovski e companhia.
      Saudacoes benfiquistas
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      É Viral
      com video
      Plantel festeja o 20º título de campeão
      O Inter de Milão continua a partilhar imagens das celebrações do título alcançado esta semana, depois da vitória (1-2) frente ao rival AC Milan. Um deles ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 16:33
      moumu 23-04-2024, 16:19
      RI
      river_shannon_is_bac 23-04-2024, 16:18
      moumu 23-04-2024, 16:17
      moumu 23-04-2024, 16:16
      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:06
      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:58