betclicpt
      Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
      reportagem
      Açorianos apresentam o seu projeto ambicioso

      Santa Clara quer ser «a bandeira do Futsal Açoriano»

      2020/08/15 10:36
      Texto por Redação *
      E0

      *com Rodrigo Fernandes

      O Clube Desportivo Santa Clara é, muito provavelmente, o clube açoriano mais reconhecido fora da Região Autónoma dos Açores, graças às suas cinco presenças – e a caminho da sexta - na principal divisão do futebol português. Mas o Santa Clara não é só Futebol e a secção de Futsal teve uma temporada 2019/2020 brilhante, com os títulos dos Açores masculinos, femininos e de futsal adaptado.  

      O título dos Açores da equipa masculina vai permitir à formação comandada por Hernâni dos Santos disputar o acesso à Liga Placard, em setembro, algo que não faz a equipa açoriana «comprometer o seu futuro a nível financeiro».

      Paulo Rodrigues, diretor da equipa, foi quem falou com o zerozero sobre o ataque à próxima temporada, assumindo que o objetivo é sempre fazer o melhor possível, e que chegar aos campeonatos nacionais é um objetivo claro, mesmo que não espere qualquer facilidade, nem na primeira fase da temporada, quando disputar o acesso à Liga Placard, nem depois, caso a subida não aconteça, durante a Série Açores, no último ano em que esta competição será disputada como II Divisão, passando depois para a nova III Divisão.  

      Participar nas competições nacionais irá permitir ao Clube crescer e dar outro ritmo competitivo aos jogadores, que, neste momento, competem apenas cerca de três meses, fazendo 14 jogos para garantir a vitória na Série Açores e passar à fase de subida da II Divisão, onde poderá fazer até 12 jogos, ou passar para a fase de manutenção, onde se disputa apenas mais seis jogos.

      Paulo Rodrigues é o diretor da equipa açoriana ©Arquivo Pessoal

      A pandemia provocada pela Covid-19 prejudicou o final da temporada passada, levando ao seu cancelamento, mas também o início dos trabalhos desta temporada. Com a fase de acesso à Liga Placard a estar prevista para os dias 16 a 20 de setembro, a equipa açoriana ainda não começou a trabalhar em campo, uma vez que ainda não existiu permissão por parte dos responsáveis governamentais.  

      «Vamos pensar jogo a jogo»

      Para o ataque a esta subida, o Santa Clara não entrou em loucuras financeiras, mas, mesmo assim, conta com três reforços vindos do norte do país: Rúben Santos, Miguel Saraiva e Nuno Ribeirinha. A estes três reforços juntam-se Nuno Oliveira e Diogo Afonso, do Achada FC, clube de onde chega o novo treinador encarnado, e nove renovações de contrato.  

      «Vamos pensar jogo a jogo e ver no que dá, mas acho que vão subir duas destas equipas: Ferreira do Zêzere, Caxinas, Rio Ave e Nun’Álvares. Pode haver surpresas e vamos lutar por elas. Depois, a Série Açores será a mais competitiva de sempre, com quatro equipas a poder lutar pelo título, mas onde apenas uma será campeã e conseguirá subir de divisão. Não podemos cometer loucuras financeiras e hipotecar o futuro para os próximos anos ao não conseguir subir, mas teremos uma equipa muito competitiva e o objetivo claro de renovar o título da última temporada. Além deste nosso plantel, vamos ter também sempre a equipa B, de onde os jogadores podem passar para a equipa A e ajudar-nos a atingir os nossos objetivos, tal como aconteceu na temporada passada com o André Silva, por exemplo, que jogou no jogo que nos deu o título», disse-nos Paulo Rodrigues.  

      «O mais importante é dignificar os Açores»

      Hernâni dos Santos chega esta temporada ao Santa Clara vindo da equipa de juniores do Achada FC. O novo treinador encarnado é considerado uma aposta de risco, mas o diretor encarnado lembra o trabalho já feito.

      «Esta escolha é uma aposta de risco, todos dizem, mas acho que, apesar de ser jovem, já deu provas da sua qualidade na formação e não nos podemos esquecer que já treinou o Capelense na equipa principal. É um jovem a nível de idade, mas é um veterano, no que diz respeito ao Futsal. O Hernâni está ligado ao Futsal há uns 14 ou 15 anos, desde a altura em que abriu o Lagoa e Benfica, onde entrou como jogador e onde tirou o curso de treinador. Ele teve o privilégio de trabalhar com grandes treinadores, como o Roger [Augusto], e isso traz bagagem. Nesta última temporada, conseguiu colocar muitos dos seus jogadores a jogar na equipa principal, o que é meritório para o seu trabalho», atirou o diretor açoriano.  

      Hernâni dos Santos sucedeu a Bruno Almeida ©CD Santa Clara

      O treinador dos Bravos Açorianos, alcunha que o Clube adotou, mostrou-se em sintonia com Paulo Rodrigues, no que toca aos objetivos da época.

      «Esta fase inicial de luta pela subida à Liga Placard vai ser muito difícil, mas vamos jogo a jogo e esperamos poder fazer um brilharete. O mais importante é dignificar os Açores e a nossa equipa. Sabemos que vamos encontrar algumas equipas que fizeram muitas contratações e vamos dar o nosso melhor. Se falharmos a subida, vamos querer renovar o nosso título dos Açores, mas também sabemos que vai ser muito difícil. Este vai ser um ano muito competitivo, com equipas muito fortes e com o mesmo objetivo que temos. Mas queremos subir de divisão e estar, a curto prazo, nas provas nacionais», realçou.  

      «Temos muitos jogadores com potencial na formação»

      O trabalho nos escalões de formação também é um motivo de orgulho para o Clube, tendo recebido três estrelas como entidade formadora, algo que é único na ilha de São Miguel e que, nos Açores, apenas encontra igual no CD Posto Santo, existindo apenas 11 equipas com formação avaliada com quatro estrelas ou mais. Ter este nível de formação é fundamental para poder disputar a Liga Placard, ainda que tal medida tenha sido suspensa.  

      São cerca de 120 os jovens a jogar na formação do Santa Clara, sendo seis raparigas, numa aposta que o Clube quer manter. A existência da equipa B também é uma forma de continuar a formação dos seus jovens e ajudar a aumentar o ritmo competitivo para integrar a equipa A, algo que tem sido recorrente ao longo das duas últimas temporadas, em que a equipa B também conseguiu vencer a Taça de Honra e, na temporada passada, estava em terceiro no campeonato de ilha quando a temporada foi encerrada. No entanto, nem tudo são facilidades.  

      O presidente Rui Cordeiro também falou com o zerozero ©Santa Clara

      «Temos a nossa formação espalhada pela ilha, os benjamins e os infantis treinam em Água de Pau, os juniores em Santo António e isto cria muitas dificuldades logísticas e financeiras. Ponta Delgada tem uma grande lacuna de pavilhões e isto da pandemia também veio dificultar o nosso trabalho, porque antes uma carrinha levava oito crianças e agora, com as novas regras, pode levar três ou quatro. É um aumento de custos enorme. O Pavilhão novo na Escola da Mãe de Deus atrasou também devido a toda esta situação da pandemia e estamos a pensar em como é que isto tudo vai ser nos próximos tempos. A nível técnico também conseguimos arranjar treinadores com provas dadas para todos os escalões, tal como o Hélder Carvalho nos juniores ou o Pedro Ramos na equipa B. Temos muitos jogadores com potencial e que em dois ou três anos podem estar na equipa principal».

      «O Futsal é muito acarinhado no Santa Clara»

      Rui Melo Cordeiro, Presidente do CD Santa Clara, também falou com o zerozero. O líder dos encarnados mostrou a satisfação nos resultados da temporada 2019/2020, mas quer uma temporada de 2020/2021 ainda melhor, não escondendo o desejo de ver a modalidade no principal campeonato nacional, quer seja em masculinos, quer seja em femininos, não esquecendo a formação.  

      «Somos um Clube eclético e o Futsal é uma modalidade muito acarinhada dentro do Santa Clara, que está em franco crescimento e que não é o parente pobre do Futebol. Queremos chegar a médio prazo à primeira liga, seja em masculinos ou em femininos, e por que não nos dois? Sabemos da dificuldade, mas vamos trabalhar para alcançar este objetivo. A formação também é algo que não podemos esquecer e queremos ter as nossas escolinhas e ajudar a formar o jogador açoriano, que tem muita qualidade e que tem de ser desenvolvida», comentou o Presidente.  

      Subir de divisão em femininos é um objetivo

      Se em masculinos o objetivo de subida à Liga Placard é um sonho, em femininos o objetivo é estar na II Divisão já esta temporada, garantindo esta subida, em setembro, na Taça Nacional, depois de três temporadas a vencer nos Açores. Um objetivo que será perseguido sem qualquer contratação, mas que Paulo Rodrigues acredita ser mais acessível, devido ao formato em que vai decorrer a prova “e porque todas as jogadoras estão muito motivadas para conseguir este feito”.  

      «Queremos ser a bandeira do Futsal Açoriano. Estar presente nos campeonatos nacionais e ser uma referência na modalidade nos Açores, mas também a nível nacional. Vamos dando passos seguros, sem comprometer o futuro do Clube, mas com o objetivo de repetir os feitos do Operário, em masculinos, e do Posto Santo, em femininos, e estar no principal escalão nacional», finaliza o diretor do Futsal encarnado.  

      Equipa feminina vai discutir acesso à nova II Divisão ©CD Santa Clara



      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      OUTRAS NOTÍCIAS
      FCF 1-5 SLB em direto!
      GOLO FC Famalicão! Guga Rodrigues marca Acompanhe aqui o FC Famalicão x Benfica em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      matrioska_russa 18-09-2020, 20:33
      RA
      ra1620 18-09-2020, 20:31
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 20:28
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 20:26
      AJ
      AJcompsHD2 18-09-2020, 20:22
      AJ
      AJcompsHD2 18-09-2020, 20:20
      BestInTheWRLD 18-09-2020, 20:18
      RA
      Rafael93fcp 18-09-2020, 20:15
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 20:15
      TryItOut 18-09-2020, 20:12
      --5CP-- 18-09-2020, 20:11
      MisticaEncarnada 18-09-2020, 20:11
      --5CP-- 18-09-2020, 20:09
      IB
      ibs 18-09-2020, 20:08
      TryItOut 18-09-2020, 20:08
      --5CP-- 18-09-2020, 20:05