betclicpt
      Em resposta aos «cartilheiros»

      Pinto da Costa faz um balanço da época e acaba ao ataque: «Em janeiro estávamos falidos e mortos...»

      2020/08/10 16:29
      Texto por Redação

      Em jeito de balanço a uma época que terminou da melhor maneira para o FC Porto, com as conquistas do campeonato e da Taça de Portugal, Pinto da Costa lançou críticas à comunicação social pela forma como, em janeiro, deram o clube azul e branco como derrotado à partida, com a saída de Sérgio Conceição a ser um dos temas de destaque.

      O presidente do emblema azul e branco destacou a importância de uma «saborosa dobradinha», mas destacou o início de 2020 para o FC Porto.

      «Se bem nos recordamos, em janeiro último estávamos falidos e mortos nas opiniões de diversos papagaios e cartilheiros instalados em quase todos os meios de comunicação clássicos. Opiniões essas quase sempre articuladas com notícias falsas semeadas nas redes sociais. Foi, de resto, este poderoso aparelho de propaganda, acolhido pela maioria dos meios de comunicação social, esses sim falidos e desesperados por não importa quais audiências, que em janeiro deram o nosso treinador de malas aviadas», recordou, à revista Dragões Diário.

      Sobre esta época, Pinto da Costa fez uso ao lema «contra tudo e contra todos», muitas vezes utilizado no reino portista.

      «Não é fácil encontrar na história do FC Porto uma época como esta última, em que tivemos mesmo de ganhar contra tudo e contra todos. Pela simples razão de que nunca como agora tantos boatos foram promovidos à categoria de notícia e de notícia falsa a comentário sem vergonhosa», afirmou.

      «Costumamos dizer em referência ao jogo em si mesmo que há três equipas em campo, as que se defrontam e a de arbitragem. Esta época houve uma quarta equipa que participou: a dos cartilheiros» Essa equipa, desprovida da menor pinga de ética, tentou, semana a semana, criar a ideia de que o FC Porto estava arredado dos títulos em disputa. Como se enganaram!», acrescentou.

      Numa nota final, o presidente do FC Porto destacou a importância dos adeptos portistas e revelou que foi pedido um inquérito ao Ministro da Administração Interna devido à carga policial de qual alguns adeptos do FC Porto foram alvo em Coimbra, no dia da final da Taça de Portugal.

      «Esta dobradinha deu-nos um prazer imaculado. Apenas manchado por uma intervenção policial inaceitável e da qual pedimos um rigoroso inquérito ao ministro da Administração Interna. Do qual esperamos as competentes explicações. De preferência antes da próxima final da Taça. Para que não se repita».

      Portugal
      Pinto da Costa
      NomeJorge Nuno de Lima Pinto da Costa
      Nascimento1937-12-28(82 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoPresidente

      Fotografias(84)

      Comentários (25)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SomosPorto1989
      2020-08-11 16h31m por One82
      Quando vemos adeptos do Benfica a dizer "ganhamos contra tudo e contra todos" eu penso. . . mas não são a maioria? Não são o mais maior grande? Onde e quem são esses tudo e todos? Não sabem o que é realmente ser mais pequeno, ter um monte de obstáculos e de forças contra e mesmo assim ganhar e ser melhor. . . mesmo muitos Portistas não sabem o que isto é.
      SomosPorto e TMCosta
      2020-08-11 16h25m por Lazyfox
      É precisamente isso. Ter a resiliência de perceber o que é ser adepto do Porto, e não se deixarem enganar tão facilmente pelas falácias da imprensa. Infelizmente, as novas gerações não percebem isto.
      SO
      Lazyfox
      2020-08-11 12h07m por SomosPorto1989
      Isso de a CS dar sempre mais ênfase ao Benfica que todos os outros clubes juntos já nem é nada que me chateie, desde que enquanto um clube jogava lá fora o acesso a uma final europeia e bateu uma equipa boa como era a Lazio naquela altura e nem transmissão televisiva em canal aberto teve direito ou quando o Porto ganhou a Taça Intercontinental e apareceu num quadradinho pequeno enquanto que em primeiro destaque era uma goleada que o Benfica sofreu frente ao Belenenses já não me espanta nada. ler comentário completo »
      Angelothetruth
      2020-08-11 03h57m por Lazyfox
      O FCP de PDC sempre puxou as origens regionalistas do clube. Mais do que erros de gestão, é nesse aspecto, de pertença, que está a força do clube, algo que os rivais Lisboetas não têm nem compreendem. Enquanto houver presidentes a honrar esse espírito, o futuro estará sempre assegurado. Quanto ao SLB, esse sempre foi o nosso rival principal. Para quem não se lembra, quer no final dos anos 70, ou nos anos 80, ao contrário de tempos mais recentes, o SLB sempre teve equipas iguais, o...ler comentário completo »
      Sinceramente
      2020-08-11 03h24m por Lazyfox
      mete dó ver portistas tão tenrinhos e imberbes. Em duas semanas que o FC Porto ganha o título e faz dobradinha, vão ver as manchetes dos jornais e o que vêem? JJ, mais contratações do SLB, mais mundos e fundos, mais a equipa maravilha da Europa. Isto é Portugal! Um país com os media completamente controlados por um clube, sem qualquer pudor de dar palco aos vencidos, em detrimento dos vencedores. PDC faz mais que bem em marcar a posição do FC Porto. Quem não percebe isto, tem muito a questionar se torce pelo clube certo. . .
      Comentários abaixo
      2020-08-10 21h01m por MisticaEncarnada
      Também é verdade que a mentalidade "pequena" se demonstra quando se "enterram" os adversários. Já andava muita gente e dizer que o Porto ia ficar a 10 ou 15 pontos no final do campeonato. Acho que é preciso mais moderação e mesmo nas alturas em que a nossa equipa esteja por cima saber ter algum espírito crítico e reconhecer que apesar de estar a ganhar não ser algo brilhante nem parecido e que de um momento para o outro as coisas podem inverter-se.
      Acho que em Portugal não se sabe per...ler comentário completo »
      EgoFragil
      2020-08-10 20h53m por One82
      Não perdeu mas empatou bastantes vezes. Em 2011-2012 tem 6 empates e 1 derrota e em 2012-2013 6 empates.
      Voltas com uma derrota ou um empate nem o Super Porto do Mourinho. . . só o SUPER PORTO do Villas Boas conseguiu algo parecido. . . queres comparar equipas? Queres comparar individualidades? Não perceber a "anormalidade" das super voltas DESTE Benfica é não perceber nada de futebol.
      One82
      2020-08-10 19h34m por EgoFragil
      Na primeira época o mérito foi inteiramente do Porto e negar isso é fanatismo (fundamentalismo lampiânico)

      Agora esta época o Benfica foi extremamente incompetente, tal como o Porto o foi na época anterior a esta que findou. Da mesma forma que não se pode dar mérito ao Benfica na vitória deles e denegrir a nossa esta época, também não se pode dizer que o mérito este ano foi nosso e que no ano passado houve incompetência. Simplesmente uma questão de coerência.

      J...ler comentário completo »
      S. O. S.
      2020-08-10 19h21m por One82
      Bla Bla Bla 2 campeonatos oferecidos, Bla Bla Bla se não fosse a 2ª volta do Benfica. . . .

      Já puseram a mão na consciência que ANORMAL, TOTALMENTE surreal é a 2ª volta da época passada e a 1ª volta desta época?!?!?! NÂO CLARO que não. . . Empatar 1 jogo numa volta e Perder 1 jogo na outra volta é que é totalmente normal.

      Para vocês só tenho uma coisa a dizer. . .

      Este ano podem deliciar-se com a dose de tripas à moda do Porto, para o ano logo se vê.
      Meus caros
      2020-08-10 18h54m por carloscorreia368
      Alguma coisa nesta entrevista q ele tenha dito que seja mentira?
      Não inventou nada nem vem para aqui falar de "sonho um dia ser. . . "
      Nem disse que o Porto tem uma saúde financeira invejável.
      Ele só disse o que muitos disseram em janeiro e que agora as coisas não são bem assim enganaram-se.
      As verdades custam ouvir mas as mentiras custam muito mais. . .
      Presidente PINTO DA COSTA
      2020-08-10 18h52m por tratorXXL
      É TUDO verdade senhor Presidente! Até muitos portistas davam o clube como falido e derrotado, diga-se de passagem. Até os próprios jogadores terminaram o jogo contra o Braga no Dragão a chorar no relvado. E as Gordas de Calendário riam-se. E passavam o dia todo na basófia, a meter nojo aos colegas portistas. Mas como diz o ditado, ri melhor quem ri por úlrimo. Portistas a festejar, e o Rennie das farmácias de Calendário a esgotar! PORTO CAMPEÃO! DOBRADINHA ALLEZ. . .
      AN
      Pinto da Costa
      2020-08-10 18h34m por angelothetruth
      Sempre gostei de PDC mas estes últimos anos teem sido muito penosos e desgastantes, demasiados erros de gestão que já vinham dos anos de sucesso mas quando se ganha ninguém se lembra dos erros, um discurso contrário a realidade e que só convence os portistas puros, só estou curioso para ver oque será de PdC e do FCP caso não se vença o campeonato contra um Benfica que se prepara para ser mais forte do que nos últimos anos, acho que é preciso ter um discurso acima de tudo realista, de auto r...ler comentário completo »
      LM
      Factual
      2020-08-10 18h27m por lmanuel
      O que o homem diz é verdade. O Porto foi enterrado em Janeiro. . . o funeral foi feito e saiu em nótícias de jornal e comentários de TV.
      Agora que o Porto deu a volta por cima e limpou campeonato e taça, esperavam o quê do Pinto da Costa?
      Se calhar esperavam que falasse do jesus e do cavani, que é a única coisa que parece interessar a toda a comunicação social. Ou que dissesse que o Porto está falido para sossegar as consciências perturbados do pessoal do benfas.
      Apar...ler comentário completo »
      BlankSpace-II
      2020-08-10 18h25m por MisticaEncarnada
      Por esta mentalidade existir é que é complicado evoluir alguma coisa. . .
      Quanto ao Krasnodar, foi um barrete de todo o tamanho. Deviam ter ido à Champions pelo menos. Nisso estamos de acordo
      Pinto da Costa
      2020-08-10 18h05m por H2ONeverDie
      O teu treinador é que meteu o lugar há disposição dizendo que não havia "união".
      Não fosse o PC ter-lhe segurado e a péssima 2ª volta do Benfica que até há saída do Lage mais parecia uma equipa que luta pela manutenção não cantava assim de galo.
      Em 3 anos o Conceição ganhou 2 campeonatos oferecidos pelo Benfica e perdeu 1 campeonato oferecido por ele o ano passado. Esta é a verdade meus amigos.
      sr. Pinto
      2020-08-10 18h00m por rmhmp
      Mortos não mas falidos estão todos!
      JD
      PDC
      2020-08-10 17h38m por JDABM
      A verdade é que quando a bola entra esta tudo bem, mas quando não entra as coisas complicam. É tão simples quanto isso. O Porto a 7 pontos do primeiro, não entrou na Champions, o treinador colocou o lugar à disposição, eliminado numa fase precoce da LE, intervencionado pela UEFA, futebol paupérrimo até perto do final do campeonato, SC criticado pelos adeptos (ainda o criticam. . . ) mas. . . a bola nos jogos do Benfica deixou de entrar da baliza adversária, perdeu se 20 e tal pontos n...ler comentário completo »
      Olhos preconceituosos
      2020-08-10 17h35m por JAOF
      Uns falam de bocas aos adversários. . . outros de discurso de ódio. . .
      . . . tive de voltar a ler a ver se era falha minha. . .
      . . . mas das duas uma, ou o preconceito é tanto que nem português conseguem ler, ou então são adeptos do Cartilheiros FC, pois foram os únicos visados. . . eles e no fim, a carga policial sobre adeptos do FCP que estavam a ver o jogo num clube privado e cujo dono disse publicamente não entender o porquê da acção da policia, as tantas são do Grupo Organizado de Adeptos (GOA) do Cacetete.
      Ala-Fixo
      2020-08-10 17h24m por Ultras-__FCP
      Mas tu por acaso leste o que o PdC disse? Onde é que se encontra a propagação de ódio nos comentários dele? Valha-me Deus.
      Discursos de Ódio
      2020-08-10 17h15m por Ala-Fixo
      Infelizmente parece que em portugal ficamos mais contentes pelos os outros perder do que por nós ganhar.
      Não sendo adepto de nenhum dos clubes em questão, até acho que aquilo que o PDC quer fazer passar por propaganda dos vermelhos para prejudicar o fcp na realidade era mesmo verdade. Na minha opiniao o SC esteve bem perto do despedimento.

      Qualquer das formas é triste continuar a ver estes dicursos de ódio de ambas as partes, o futebol portugues e os seus clubes precisam de uma grande reforma.
      Drifter
      2020-08-10 17h09m por BlankSpace-II
      exacto. . . daí eu nao perceber esta do "em janeiro ja estavamos mortos". . . . .

      ja estavamos a jogar mal bem antes de janeiro a meu ver. . . .
      se bem que foi mesmo em janeiro. . . . a partir da derrota em casa pro campeonato frente ao Braga que eu fiquei mais revoltado ao ponto de dizer que despedissem o SC. . . . pq foi aí que eu percebi que a coisa nao ia melhorar. . . . e sinceramente nao melhorou muito até sermos quase praticamente campeões. . . mas pronto la fomos ...ler comentário completo »
      RI
      este tipo de discurso nao beneficia
      2020-08-10 17h03m por Ricardo_Gomes
      clube nenhum nem o futebol.
      BlankSpace-II
      2020-08-10 17h03m por Drifter
      Não foi só contra o Krasnodar , foi o pior ínicio de época que eu vi o FCP fazer fomos á Rússia e não jogamos uma **, ganhamos 1-0 com um piropo do SO. A seguir jogamos contra o Gil Vicente perdemos 2-1 , e mais uma vez não jogamos nada. . . Contra o Krasnodar a perder 3-0 ao intervalo, muito por culpa da defesa Saraiva, Marcano, Telles enterrarem forte e feio nesse jogo. E na segunda parte tentou-se de tudo e mesmo assim infelizmente perdemos, depois foram 2 bons jogos contra o Setúbal...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2020-08-10 16h59m por BlankSpace-II
      concordo. . .

      e até discordo com aquilo que diz o presidente. . . . nao estavamos enterrados em janeiro. . . . ja nos tinham enterrado bem antes disso (inclusive os proprios adeptos. . . . e justificadamente. . . cairam logo em cima da equipa). . . em agosto mal arruma-mos com o krasnodar foi sempre mandar terra pro caixão. . . basta ver o que se dizia antes do clássico na luz que o porto ganhou 2-0. . . . era cada goleada que iamos levar. . .

      mas ja o ano passado...ler comentário completo »
      Discurso normal
      2020-08-10 16h53m por MisticaEncarnada
      Quando alguém em Portugal ganha algo, principalmente dirigentes dos 3 grandes há uma maior preocupação em mandar bicadas aos adversários do que enaltecer os jogadores e treinador da equipa vencedora. Nos últimos 7 anos por 5 vezes assiti ao LFV fazer o mesmo discurso e agora Pinto da Costa a dizer o mesmo.
      Basicamente mudam os protagonistas mas o discurso é o mesmo.
      Tópicos Relacionados
      Equipa
      Dirigente
      OUTRAS NOTÍCIAS
      FCF 1-5 SLB em direto!
      GOLO FC Famalicão! Guga Rodrigues marca Acompanhe aqui o FC Famalicão x Benfica em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      matrioska_russa 18-09-2020, 20:33
      RA
      ra1620 18-09-2020, 20:31
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 20:28
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 20:26
      AJ
      AJcompsHD2 18-09-2020, 20:22
      AJ
      AJcompsHD2 18-09-2020, 20:20
      BestInTheWRLD 18-09-2020, 20:18
      RA
      Rafael93fcp 18-09-2020, 20:15
      ReturnoftheEagle 18-09-2020, 20:15
      TryItOut 18-09-2020, 20:12
      --5CP-- 18-09-2020, 20:11
      MisticaEncarnada 18-09-2020, 20:11
      --5CP-- 18-09-2020, 20:09
      IB
      ibs 18-09-2020, 20:08
      TryItOut 18-09-2020, 20:08
      --5CP-- 18-09-2020, 20:05