placardpt
    Barcelona vence o Nápoles e está nos quartos

    A ordem natural das coisas

    De Barcelona para Lisboa. Com Messi em destaque, o Barcelona superou (3x1) o desafio italiano e vai marcar presença na fase final da Liga dos Campeões. Nélson Semedo levou a melhor sobre Mário Rui num jogo em que o conjunto catalão não foi brilhante, mas foi eficaz e contou com Messi em excelente nível para eliminar a equipa de Gattuso, que apesar de alguns bons momentos não conseguiu rivalizar com a formação de Quique Setién.

    Um empurrão antes do aparecimento de Messi

    O empate a uma bola na primeira mão dava alguma confiança ao Nápoles, apesar da desvantagem na eliminatória, mas o Camp Nou não tem sido um palco fácil para quem joga na condição de visitante na Liga dos Campeões. O Barcelona não perdia há 35 jogos e manteve a tradição, apesar da boa entrada da equipa de Nápoles. Os italianos tiveram momentos interessantes, assustaram logo no primeiro minuto de jogo com um remate de Mertens que embateu no poste de Ter Stegen, mas tiveram dificuldades para ultrapassar a defensiva catalã. 

    O bom momento do Nápoles durou apenas 10 minutos, o tempo que o Barcelona demorou a abrir o ativo. Sem ter chegado com perigo à baliza de Ospina, os catalães acabaram por fazer o 1x0 através de um pontapé de canto polémico. Rakitic cobrou o canto e Lenglet subiu mais alto do que toda a gente para bater o guardião do Nápoles, no entanto o francês empurrou claramente um adversário. O árbitro da partida e o VAR não acharam que o empurrão fosse suficiente para ser considerado falta e com isto o Barcelona cresceu e o Nápoles desapareceu por completo.

    Um golaço de Messi ©Getty Images

    No melhor período catalão, Messi foi o grande destaque. O argentino pegou na equipa e foi brilhando com bola, com o momento alto a surgir apenas 13 minutos depois do golo de Lenglet. Praticamente sozinho, o capitão do Barcelona driblou vários adversários, ganhou alguns ressaltos e em queda, quando parecia improvável, rematou em arco. Ospina ainda tocou, mas o remate do argentino foi demasiado colocado para o colombiano conseguir evitar o 2x0. Um momento de brilhantismo normal para Leo Messi, que pouco depois voltou a marcar com classe, mas aí viu o golo anulado pelo VAR por ter tocado na bola com a mão no momento da receção após um excelente passe de Frankie de Jong, também a realizar uma excelente partida.

    Durante 40 minutos só foi dando Barcelona e aos poucos o Nápoles foi cometendo erros que a este nível se pagam caros. Um deles acabou mesmo por custar o 3x0. Tantas vezes elogiado, Koulibaly distraiu-se e apanhou Messi ligado à corrente. O argentino pressionou e ganhou um penálti que parecia improvável e que Suárez converteu para quase sentenciar a eliminatória pouco antes do intervalo. No entanto, a equipa italiana também teve direito a grande penalidade. Insigne converteu-a e com isso o Nápoles igualou os golos fora do Barcelona, ficando com 45 minutos para marcar dois golos e não sofrer nenhum para conseguir bilhete para Lisboa.

    Controlo quase levou ao descontrolo

    Esse golo do capitão napolitano ajudou a equipa de Gattuso a voltar novamente mais forte do balneário, mas os problemas da primeira parte voltaram a surgir. Mesmo sem que o Barcelona conseguisse ser eficaz sem bola (Setién mostrou várias vezes o seu desagrado), a equipa de Gattuso também não teve eficácia quando conseguiu ter a posse do seu lado. O Barcelona jogou na expectativa e com isso acabou por sofrer alguns sustos - Milik teve um golo anulado e Lozano acertou no poste -, em particular depois das alterações operadas por Gattuso, que deu mais poder ofensivo a uma equipa que até então tinha tido dificuldades para entrar no último terço.

    As intenções foram boas, a exibição na segunda parte, apesar de não ter tido golos, foi melhor do que na primeira, mas o Barcelona conseguiu gerir e controlar a partida, garantindo assim a continuidade na Liga dos Campeões e, por agora, a sobrevivência de Quique Setién no comando técnico dos blaugrana. A 14 de agosto, no Estádio da Luz, há uma espécie de final antecipada entre Barcelona e Bayern de Munique. Pela amostra deste sábado, os catalães só podem estar confiantes caso Messi tenha um daqueles jogos (o argentino destacou-se na primeira parte, mas depois desapareceu). O Nápoles, que para a próxima época não vai estar na Liga dos Campeões, acaba por sair do Camp Nou de cabeça erguida, mas, tal como tem acontecido nos últimos tempos com todas as equipas na Liga dos Campeões, saiu sem vencer da fortaleza catalã.

    jogos históricos
    U Sábado, 08 Agosto 2020 - 20:00
    Camp Nou
    Cuneyt Cakir
    3-1
    Clément Lenglet 10'
    Lionel Messi 23'
    Luis Suárez 45' (g.p.)
    Lorenzo Insigne 45' (g.p.)

    ESTÁDIO

    Camp Nou
    Camp Nou
    Espanha
    Barcelona
    Lotação99 354
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Lances Capitais
    10´
    GOLO Barcelona!
    Clément Lenglet marca
    Clément Lenglet marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    23´
    GOLO Barcelona!
    Lionel Messi marca
    Lionel Messi marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
    30´
    GOLO INVALIDADO Barcelona
    Após consultar o VAR, Cuneyt Cakir anula o golo de Messi por mão na bola
    45´
    +1
    GOLO Barcelona
    Luis Suárez marca de grande penalidade!
    Luis Suárez marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
    45´
    +5
    GOLO Napoli
    Lorenzo Insigne marca de grande penalidade!
    Lorenzo Insigne marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    81´
    GOLO INVALIDADO Napoli
    Milik responde da melhor forma a um belo cruzamento de Mário Rui, com um cabeceamento certeiro, mas o lance é anulado por posição irregular do avançado polaco
    Positivo
    Talento de Messi

    O argentino foi o fator diferenciador neste Barcelona, uma vez mais. Marcou um golaço, sofreu o penálti que resultou no golo de Suárez e ainda fez mais um belo golo que acabou anulado por mão na bola. Com bola, o camisola 10 trouxe encanto à partida.

    Negativo
    Dificuldades no último terço

    A equipa de Gattuso entrou bem em cada uma das partes, mas teve sempre o mesmo problema: chegar à frente. A formação italiana não conseguiu ligar jogo no último terço e exceção feita a um remate de Mertens ao poste não assustou Ter Stegen, conseguindo chegar ao golo apenas de grande penalidade.

    Forma
    Barcelona
    2019/2020
    50J
    32V
    10E
    8D
    108-49G
    Napoli
    2019/2020
    51J
    24V
    14E
    13D
    79-59G
    O Árbitro

    Tal como aconteceu no Juventus x Lyon, também aqui a equipa de arbitragem cometeu falhas. Se Messi parece mesmo ter tocado na bola com a mão, daí o golo bem anulado, é estranho que o de Lenglet não tenha sido invalidado. O francês fez falta clara antes de cabecear para o fundo das redes de Ospina, mas o árbitro e o VAR assim não entenderam.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BARCELONA
    EMPATE
    NAPOLI

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DS
    SEMFANATISMOS
    2020-08-09 20h51m por DSaraiva90
    Desculpa la entendido, depois ensina-me se puderes. Se nao consegues entender que aquilo foi um empurrão deliberado que fe-lo chocar contra o koulibaly que ia disputar o lance. . tu ensinas-me as regras e eu levo-te a uma consulta grátis de oftalmologia. Abraço
    DS
    Jogo
    2020-08-09 11h30m por DSaraiva90
    entao hoje ninguém fala daquele 1° golo que não foi invalidado para ajudar a equipa a serenar??
    Falam tanto do árbitro turco nos jogos do Real Madrid, ontem aquele empurrao do Lenglet não ser falta é uma VARGONHA! Proxima ronda este Barça que dá sono cheira-me que vai ser amassado pelo Bayern.
    Barça
    2020-08-09 09h47m por Zasvarela
    Se o Barça apresentar esse meio campo no próximo jogo, com sergi roberto e Rakitic vai levar um grande chocolate.
    RMVSC
    2020-08-08 22h53m por pedropereira934
    Claro que tudo começou com Rossel, Bartomeu/Rossel é a mesma coisa já que Bartomeu era vice presidente do Barca no tempo de Rossel, acabando depois por assumir o seu lugar. Ambos conseguiram destruir a melhor equipa de todos os tempos, o próximo que vier vai precisar no mínimo de 2 ou 3 anos para limpar o lixo deste nojento. Infelizmente os anos passam, e os anos de Messi já se vão.
    Ganhar a Champions? Lol
    2020-08-08 22h49m por pedropereira934
    O Bayern não é o Nápoles, ou muito me engano, ou este Barca vai ser atropelado na próxima sexta feira. Antes de mais olhar para o banco do Barca e é ridículo que apenas existam dois jogadores de primeira equipa e um deles seja guarda redes, obrigado Bartomeu, seu idiota. Da equipa que jogou hoje metade não podem ser titulares numa equipa com as aspirações do Barca, Rakitic está acabado, Alba anda lá perto, Sergi Roberto é um suplente útil como lateral, nada mais, Griezmann é uma piada...ler comentário completo »
    Barcelona
    2020-08-08 22h30m por petitor
    Tem de contratar rapido

    Rabiot
    O meio do Ajax que não me lembro agora do nome
    E um PL móvel que não seja o Lautaro
    Barcelona
    2020-08-08 22h24m por Um_portista_qualquer
    Não jogasse lá o Messi e duvido muito que desbloqueassem este jogo com esta facilidade. Vão apanhar poucas do Bayern, vão :)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Equipa de Neemias com eliminatória empatada
    A última madrugada contou com mais dois jogos dos play-offs da NBA. Os Boston Celtics de Neemias Queta (não utilizado) receberam os Miami Heat e acabaram derrotados por 101-111.