betclicpt
      As ideias do candidato à presidência do Benfica

      Noronha Lopes: «O mundo mudou, mas Vieira não mudou com o mundo»

      2020/08/05 11:58
      Texto por Redação

      O candidato à presidência do Benfica apresentou, em entrevista ao jornal A Bola, as suas ideias e o que pretende para o clube caso vença as eleições, começando por identificar o que está mal e o fim de um ciclo.

      «Fazendo uma análise do último mandato, e é o último mandato que estamos a analisar, temos a sensação de que o mundo mudou, mas Luís Filipe Vieira não mudou com o mundo. Este último mandato foi pródigo em situações, (...) assistimos à repetição dos mesmos erros na planificação e na gestão da época desportiva. Todos cometemos erros. O que me preocupou e me preocupa é a repetição exata dos mesmos erros, por excesso de confiança, por soberba, por cansaço, não sei. Agora, que retetimos os erros de gestão desportiva nos últimos três anos, isso foi demasiado óbvio, perdemos dois campeonatos para um clube intervencionado pela UEFA, enfraquecido, saímos do top-20 da Europa. Tudo isto reflete essa desorientação, na escolha dos treinadores, no que se diz e no que se faz. Prometeu-se um Benfica europeu e, ao mesmo tempo, saíram muitos jogadores e não se reforçou a equipa. Garantiu-se que havia treinadores para muitos anos e os treinadores acabaram por sair. Garantiu-se que havia treinadores para muitos anos e os treinadores acabaram por sair. Ainda há pouco tempo, Bruno Lage era um treinador que ficaria, renovou-se o contrato e acabou por sair passado algum tempo. Há uma desorientação que é fruto do modelo de gestão ultrapassado, que assenta num homem só. O Benfica é uma organização demasiado complexa, com muitas variáveis, que tem de ter outro tipo de gestão. Sou gestor há 20 anos, já geri pequenas e grandes organizações, sei do que falo. O Benfica não pode ser gerido por um homem só», vincou.

      Nesta entrevista, em que também recordou os tempos em que esteve com Manuel Vilarinho no clube, depois de destronarem Vale e Azevedo, João Noronha Lopes reiterou a ideia de implementar a limitação de mandatos (três) e disse esperar que o atual presidente aceite debater durante a camapanha eleitoral.

      Além disso, fez questão de ressalvar que «os benfiquistas têm de ter memória e têm de ser gratos pelo trabalho de Luís Filipe Vieira», embora considerando que foi «um período que chegou ao fim».

      E apontou o caminho: «O meu modelo desportivo assenta em três pilares: estabilidade, organização e visão de longo prazo. Há três modelos para se gerir o futebol: o presidencialista, que é o atual; do manager, à inglesa, corporizado na figura do Alex Ferguson, mas não há muitos Alex Fergusons e, portanto, esse modelo também está a ser descontinuado; e depois, aquele que preconizo, o modelo com diretor desportivo, alguém com experiência, com competência, que conheça o futebol português e o futebol internacional e, principalmente, que esteja alinhado com a ideia do Benfica. E esse diretor profissional tem, no fundo, de ser o garante da identidade do futebol do Benfica. É alguém que fica quando os treinadores mudam e garante a continuidade do futebol do Benfica».

      Portugal
      Luís Filipe Vieira
      NomeLuís Filipe Ferreira Vieira
      Nascimento1949-06-22(71 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoPresidente

      Fotografias(97)

      O regresso de Jesus ao Benfica
      Comentários (23)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SLB
      2020-08-06 10h48m por emanuel92
      As pessoas tem memória curta foi Luís Filipe Vieira mais a sua administração que salvou o Benfica da falência do desaparecimento. Cometeu erros? Cometeu alguns, mas se o SL Benfica e o clube que é hoje deve-se a Luís Filipe Vieira.
      Porque é que estes. candidatos só aparecem quando as coisas correm menos bem?
      Apresentam os projetos só quando o SL Benfica anda mal desportivamente?
      Pois quando o SL Benfica ganha ninguém aparece com projetos nem ideias novas.
      Para mi...ler comentário completo »
      FU
      o mundo mudou
      2020-08-05 23h00m por FutebolMaravilha1
      e os abutres não mudaram com ele, é mais assim. andam sempre À espreita de um mau resultado da equipa de futebol masculino para saltarem da toca e tentarem arranjar tacho. gostava de saber onde estavam estes "visionarios" quando o Benfica realmente precisou de ajuda e foi o Vieira que ergueu e continua a erguer o clube para o que é hoje.
      Curioso que os media só fazem notícias com os candidatos contra o Vieira e nada em relação às declarações de quem o apoia. Incomoda muita gente o q...ler comentário completo »
      Maverick44
      2020-08-05 17h10m por zecic
      Por acaso até estás a falar com um diretor financeiro de uma empresa. . . A SAD reembolsou 75M€ de empréstimos obrigaccionistas, antecipando até um reembolso de 2021, ao contrário da sad do FCP que adiou, por exemplo (o que também é legítimo).
      Taxa de 4% é inferior a qualquer taxa de empréstimo anterior do SLB e inferior ao que pagam SCP e FCP por exemplo.
      Assim a SAD do SLB fica assim com taxas muito mais baixas e elimina os empréstimos obragacionistas do passivo corrente. <...ler comentário completo »
      Maverick44
      2020-08-05 16h44m por zecic
      No SLB, há muito que do dinheiro dos sócios entra zero na SAD. . . as quotizações estão todas no clube ao contrário do SCP. O BdC bem tentou acabar com isso, mas o Varandas reverteu. . .
      Mavercik44
      2020-08-05 16h19m por zecic
      Claro que tu como sportinguista queres que o Vieira saia para ir banana para lá. Mas felizmente no Benfica não mandam os viscondes e os croquetes
      Mais um
      2020-08-05 16h02m por Danubioazul
      Eleições na instituição:
      Noronha Lopes: «Também no FC Porto é fundamental que haja um fim de ciclo»
      Record 5-8-2020
      Noronha Lopes diz que Pinto da Costa "representa o pior do futebol português"
      Record 5-8-2020
      Mais um que acorda e adormece a pensar no homem e no FCP.
      Nós gostamos é destes!!
      Vocês conhecem o Noronha e o Vilarinho?
      2020-08-05 15h46m por zecic
      Há aqui users que dizem que o Noronha Lopes esteve com Vilarinho a recuperar o Benfica!?!?!?!? Será que já eram nascidos quando eles passaram pelo Benfica?
      O que é que fizeram para salvar o Benfica? Despedir o Mourinho e contratar o Toni?
      É isto que o Noronha percebe de bola?

      O Benfica só entrou nos eixos quando o Vilarinho chamou o Vieira para DD e depois SAD. Com Vilarinho foi mais ainda mais fundo do que Vale Azevedo, fez a pior classificação de sempre e ficou f...ler comentário completo »
      JD
      CreedEinsteinBr atton
      2020-08-05 14h05m por JDABM
      Concluindo. Se gostava de ver uma liderança diferente no Benfica? Gostava. Gostava essencialmente de juntar o melhor dos dois mundos, gostava de ver uma liderança diferente no clube com uma mistura de novos elementos na estrutura mas com nomes atuais integrados na mesma, como o Rui Costa. A nível técnico, a continuidade do JJ por muitos anos é o meu desejo. Isto seria o ideal.

      Muito sinceramente, se tudo correr bem a nível desportivo, LFV deve ganhar estas eleições e fa...ler comentário completo »
      Nuno Lobo
      2020-08-05 13h59m por Blueman
      este senhor também foi candidato à presidência do FC Porto. O discurso dele? Sobre o Benfica, toupeiras, e-mails e por aí adiante. Outra coisa. Jamais se referiu ao Benfica pelo nome. Levou cacetada de PdC por isso mesmo e levou humilhação nas eleições!

      Se vocês acham que LFV é a pior mrda que existe, tudo bem, quem sou eu para contrariar. Mas p. f. não metam no mesmo saco quem ganha cá dentro. . . e lá fora!
      JD
      CreedEinsteinBr atton
      2020-08-05 13h58m por JDABM
      Mas aí está. Nem o Benfica nem nenhuma equipa portuguesa consegue contratar um treinador que tenha mais qualidade que o JJ, que eu considero ser dos melhores do mundo. E aí, sem JJ, acho que qualquer equipa portuguesa fica a perder.

      Em relação à minha outra parte do comentário. Antes de, como sócio, "entregar" o clube a um candidato, tenho de ter a certeza de que não só esse candidato é o melhor líder entre todos os candidatos às eleições, como está também rodeado dos m...ler comentário completo »
      Blueman
      2020-08-05 13h40m por CreedEinsteinBratton
      "O clube falido intervencionado e fraco. . . "

      Curioso ter sido você, portista, a trazer essa adjetivação. . .

      JNL só disse factos que neste caso era o facto de termos perdido campeonatos para um clube intervencionado pela UEFA. Isto é um facto. Ele não refere que o FC Porto está falido ou que é fraco por exemplo. Mas sim, podia ter dito FC Porto e não deixar subentendido como se houvesse algum problema em referir o nome do clube.

      Depois, PdC...ler comentário completo »
      JNL
      2020-08-05 13h38m por 19Rick_and_Morty04
      O melhor candidato até agora. Vieira fez muito mas todo o pescador um dia tem que voltar a terra, independentemente daquilo que pescou.

      Vieira entrou num ciclo de desespero, e se continuar o Benfica está destinado a continuar um clube sem ambição. O Jorge Jesus depois de ter saído para o rival tem mais ambição que o LFV, que está lá aos anos.
      Noronha lopes
      2020-08-05 13h33m por Mais_informacao
      Há aqui gente que nem se dá ao trabalho de ler a notícia e mesmo assim vêm mandar postas de pescada
      JDABM
      2020-08-05 13h30m por CreedEinsteinBratton
      Em relação a JJ, acho que não haverá problema. As eleições são em outubro por isso em termos de desenho do plantel não influencia na 1ªépoca. Depois, como JJ é "seu dono", das duas uma: ou quer participar no projeto de JNL e estamos bem, ou não quer e sai no final da época. Acredito que JNL não precise depois de reduzir o leque de opções a treinadores que falem português ou espanhol. . .
      João Noronha Lopes
      2020-08-05 13h25m por CreedEinsteinBratton
      Tenho de ver obviamente os programas todos para formar uma opinião mais sustentada mas, só pelo tipo de discurso, currículo e do pouco mais que vi, JNL parece-me ser claramente "outra água" comparando com RGS e LFV.
      JD
      JNL
      2020-08-05 13h22m por JDABM
      Gosto do discurso, parece me lúcido e que sem insultar ou denegrir ninguém, passa a mensagem.

      No entanto acho que há um ou dois problemas nesta candidatura que gostaria de ver esclarecidos. Caso ganhe as eleições, quem seria o diretor desportivo e se seriam convidadas a integrar a estrutura pessoas que, neste momento, estão com LFV, como Rui Costa ou até Domingos Soares Oliveira.

      Outro problema seria JJ. Como é que JJ reagiria ao ver LFV ser afastado do c...ler comentário completo »
      BO
      Presidentes
      2020-08-05 13h17m por BORREGO35
      Não sou grande fã de Vieira, mas é preciso reconhecer que em 17 anos de presidência venceu 7 campeonatos nacionais, 3 taças de Portugal, 7 taças da liga e 5 supertaças, no total temos 22 títulos, podia ser melhor?, podia mas em termos de gestão e recuperação económica tem feito um bom trabalho. Mais recentemente teve alguns casos com a justiça que sendo verdade ou não tem prejudicado o bom nome da instituição mas no geral continua a ser o melhorzinho dos candidatos. Este senhor Noronha a única ...ler comentário completo »
      Noronha Lopes
      2020-08-05 13h12m por MisticaEncarnada
      Até pode não ser a pessoa de que o Benfica precisa mas daí até não ter razão há uma linha muito grande que separa as duas coisas.
      Pode ser difícil reconhecer isso para quem apoie Luís Filipe Vieira mas vivemos em democracia e liberdade de expressão. Não há nada que impeça uma pessoa de se candidatar a menos que estivéssemos a viver numa ditadura.
      zecic
      2020-08-05 13h09m por CreedEinsteinBratton
      "os benfiquistas têm de ter memória e têm de ser gratos pelo trabalho de Luís Filipe Vieira" -JNL

      Ele não apaga o que de positivo LFV fez. Agora, sendo candidato contra ele e tendo tantas coisas para criticar, é normal que parte do discurso assente em criticar LFV.

      "Quanto às ideias deste Noronha. . . fraquinhas, fraquinhas, fraquinhas, percebe zero de bola. "

      Olhe que o atual até já disse publicamente que percebe nada de futebol e anda lá a 17 anos. . .
      Aprendam a ler
      2020-08-05 13h02m por SLBanalista99
      Onde é que ele foi tóxico? Limitou-se a constatar o óbvio. Este Senhor teve com Manuel Vilarinho na recuperação do Benfica, tem provas mais que dadas a nível de gestão (nº2 mundial da McDonalds), se ele não tem capacidade para dirigir o Benfica, quem terá? A não ser que gostem de decisões com luzes e às 3 pancadas ou apoiem outro clube. . .
      RA
      zecic
      2020-08-05 12h58m por razga
      O homem está a fazer campanha, acho que não será a enaltecer o que LFV fez que fará com que ele ganhe as eleições. De todas os candidatos que apareceram até agora parece-me o melhor. LFV fez muito pelo Benfica é verdade, mas ninguém é eterno, tudo tem um fim, quando as pessoas não percebem que o seu tempo chegou ao fim começam a fazer asneira, a contratação de JJ só mostra o quão agarrado ao poder está LFV, pois é o único treinador que aceitaria vir para o SLB que à partida dá garantias. Acho que está na hora de mudar.
      Mudam os porcos
      2020-08-05 12h51m por Blueman
      ficam as gamelas!

      este sujeito para ter a certeza que vai dar luta ao Vieira, já veio com a cantilena do costume: Pinto da Costa é o mau e o vilão. O clube falido intervencionado e fraco que ganhou campeonatos e a Taça de Portugal, omitindo o nome do FC Porto. . .

      Enfim gente sem carácter, triste e fraca e que vai perpetuando a falta de cultura e civismo no desporto em Portugal!!!

      Com Vieira, com este sujeito, com o ódio em pessoa do RGS a estrumeira será sempre a mesma. O defecante é que muda!
      É para isto que se candidatou. . .
      2020-08-05 12h39m por zecic
      A estratégia deste homem que veio "para elevar o futebol" é insultar constantemente o Vieira. Para isso já temos a toxicidade dos dirigentes atuais.
      Há muito por onde se pode contestar o Vieira, mas primeiro é preciso reconhecer o trabalho que ele fez que foi tornar o Benfica num grande e devolver títulos ao clube.
      Quanto às ideias deste Noronha. . . fraquinhas, fraquinhas, fraquinhas, percebe zero de bola. . . ia ser comido de cebolada por um qualquer diretor-desportivo e pelos empresários todos. . .
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Francês
      Campeão venceu sem dificuldade
      É a segunda vitória do PSG na Ligue 1 esta temporada, mas é a primeira em que realmente convence, ao derrotar o Nice por 0x3. Os parisiences estiveram sem vários jogadores ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Ultras-__FCP 20-09-2020, 14:14
      Arshavin_Gunner 20-09-2020, 14:12
      Ultras-__FCP 20-09-2020, 14:12
      VA
      VanNistelrooy 20-09-2020, 14:10
      --5CP-- 20-09-2020, 14:10
      Arshavin_Gunner 20-09-2020, 14:10
      Ultras-__FCP 20-09-2020, 14:10
      --5CP-- 20-09-2020, 14:08
      BestInTheWRLD 20-09-2020, 14:07
      azul_e_branco96cnls 20-09-2020, 14:07
      Ultras-__FCP 20-09-2020, 14:06
      Ultras-__FCP 20-09-2020, 14:04
      ComentaImplacavel 20-09-2020, 14:03
      --5CP-- 20-09-2020, 14:03
      matrioska_russa 20-09-2020, 14:02
      PalancaFCP 20-09-2020, 14:02