placardpt
    FC Porto faz a dobradinha!

    Dragões sobem a Monumentais!

    Há em Coimbra muitas atrações turísticas, quase todas elas académicas. Uma delas são as escadas Monumentais. Grandes, infindáveis, 125 degraus que fazem suar, de baixo para cima. E foi quase como as subir, para o FC Porto. Durante a época e durante este jogo. Muitos obstáculos, muito desgaste, alguns momentos de dúvida própria, mas a firmeza final a chegar ao topo. Numa época em crescendo, a cereja no topo do bolo viria a abrir agosto, sem público no estádio para ver nova vitória sobre um Benfica em falência futebolística.

    Num jogo com muitas peripécias, o FC Porto até parecia estar em apuros quando Luis Díaz foi expulso e quando Sérgio Conceição foi mandado para a bancada, só que, como tantas vezes esta época, as bolas paradas decidiram e a enorme vontade confirmou, perante um Benfica sem confiança e que só despertou no fim.

    Próprio de quem é campeão...

    Muito trabalho para Soares Dias ©Kapta+ / Movenoticias
    A entrada do FC Porto foi muito boa. Não era muito difícil, mesmo com o regresso de Nuno Tavares, espremer as debilidades desta águia. Naquela zona intermédia entre Gabriel e Tavares residia a maior lacuna de um Benfica que apresentou o equipamento da nova época, mas as falhas da que agora termina. Lento, previsível e sem conseguir esticar o jogo sem ser em bola longa à procura do desamparado Seferovic, a equipa de Veríssimo revelava falhas perante a pressão alta do FC Porto, que não a deixava sair, ou então no momento da perda da bola à entrada do meio-campo contrário.

    Rápidos, sólidos e muito confiantes, os dragões rapidamente galgavam metros e colocavam-se em zona de finalização. Não havia Tiquinho e, por isso, Marega sacrificou-se um pouco mais entre os centrais encarnados, abrindo flanco para Otávio e Corona fazerem, em condução, os movimentos da direita para dentro. E foram várias as vezes em que, assim, se viram capazes de criar perigo: umas vezes deu, outras não.

    Contudo, foi um FC Porto globalmente melhor na primeira meia hora. As águias, além da tal tendência para esticar o jogo com bolas diretas, tentavam a construção entre Chiquinho e Pizzi de forma apoiada, mas quase nunca a surtir efeito - a aposta de Conceição nos três médios foi fundamental para aí ter superioridade, com e sem bola.

    ...Próprio de um descontrolo inexplicável

    Num ápice, tudo parecia mudar. Luis Díaz foi imprudente e viu segundo amarelo. Logo depois, Conceição foi expulso num acumulado de protestos do banco de suplentes. E eis que o tabuleiro mudava. Sem muito fazer por isso, o Benfica tinha uma soberana oportunidade de ter supremacia na final.

    Pepe voltou a ser líder ©Kapta+ / Movenoticias
    Tinha?

    Pois tudo voltou a virar em 15 minutos. O final da primeira parte foi muito quente e era necessário, sobretudo do lado portista, reagrupar e serenar. E que melhor forma de o conseguir do que com um golo? Bola parada, pois claro, e Mbemba a dar uma preciosa vantagem.

    Com Rafa em campo, a equipa de Veríssimo tentou reagir sem sucesso. E, antes de dupla mexida do treinador (Vinícius e o regressado Taarabt), outro golo de Mbemba, em nova bola parada, num FC Porto que só não tinha mais homens... porque em vontade, em atitude, em raça e a meter o pé, a equipa de Sérgio Conceição foi sempre superior. Se o descontrolo emocional se viu nos portistas a fechar a primeira parte, o descontrolo de jogo numa situação de superioridade numérica viu-se também de forma inexplicável a abrir a segunda. Uma fatalidade...

    Que sufoco!

    Na última meia hora, naturalmente foi um Benfica instalado no meio-campo contrário, muito do tempo no último terço. Já sem tanta frescura física, e porque o jogo convidava a não ter riscos, o FC Porto deixou de atacar e manteve-se compacto, respirando quando alguém conseguia ganhar falta.

    E chegou, pois do Benfica quase nada se viu durante boa parte desse derradeiro período, para além de posse e de inúmeros cruzamentos. Dois encontraram Vinícius, que num deles falhou de forma incrível. Os outros deram de frente com o muro montado e reforçado pelos portistas, quase sempre eficazes.

    Só não o foram num penálti escusado, que animou os últimos 10 minutos e que deu um palpitar fortíssimo ao jogo. Finalmente crente, o Benfica tornou-se perigoso e afirmativo, tanto que atirou ao poste por Jota e falhou de forma incrível o empate mesmo ao cair do pano.

    E, depois do campeonato, o FC Porto ganha a Taça, numa época espetacular!

    U Sábado, 01 Agosto 2020 - 20:45
    Estádio Cidade de Coimbra
    Artur Soares Dias
    1-2
    Carlos Vinícius 84' (g.p.)
    Chancel Mbemba 47' 58'
    Estádio Cidade de Coimbra
    Lotação29 744
    Medidas105x70
    Inauguração1949
    Lances Capitais
    47´
    GOLO FC Porto!
    Chancel Mbemba marca
    Chancel Mbemba marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
    57´
    GOLO FC Porto!
    Chancel Mbemba marca
    Chancel Mbemba marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
    84´
    GOLO Benfica
    Carlos Vinícius marca de grande penalidade!
    Carlos Vinícius marca o seu 5º golo na prova (7 jogos)
    A Chave

    O discurso ao intervalo: não sabemos qual foi, mas a forma como o FC Porto, que tinha deixado o relvado irado com a equipa de arbitragem, voltou para o segundo tempo, imbuído na missão de ganhar, foi fundamental para que a equipa fizesse das fraquezas, forças.

    O Árbitro

    Arbitragem cheia de casos, mas com nota positiva. O caso mais questionável foi o primeiro amarelo a Díaz, que foi exagerado, ficando depois a dúvida se, no segundo, seria ou não motivo para vermelho direto. Benefício da dúvida no penálti e bem a controlar os nervos, de parte a parte.

    O Melhor
    Que alma!

    Pode ser criticada por nem sempre jogar o futebol mais vistoso, mas é impossível alguém dizer que outros querem mais do que este FC Porto. Chame-se «azia», «mau perder» ou o que quer que seja, este FC Porto é de uma alma inegotável, de uma atitude impressionante e de um sentido de solidariedade fantástico. A forma como a equipa se reagrupou para ganhar um jogo que tão difícil ficou com a expulsão é digna do maior elogio. Que se faça a festa!

    O Pior
    Só 10 minutos?

    Provavelmente, nem ganhando alguém no Benfica se atreveria a dizer que a época estaria salva, mas... só isto? A uma equipa que tão bem já esteve esta época é difícil encontrar justificação para tamanho apagão. A desconcentração nos golos não justifica tudo, pois só se viu real convicção em discutir a final depois de um penálti caído do céu, que relançou o jogo. Muito pouco para tão grande (teórica) dimensão.

    Forma
    Benfica
    2019/2020
    53J
    32V
    11E
    10D
    109-54G
    FC Porto
    2019/2020
    56J
    40V
    6E
    10D
    115-46G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto conquista a 17.ª Taça de Portugal, a segunda frente ao Benfica 62 anos depois.
    FC Porto iguala o Sporting como a 2.ª equipa com mais Taças de Portugal.

    O Benfica é a equipa com mais troféus na prova (26)
    À terceira foi de vez, Sérgio Conceição conquista a Taça de Portugal. É a primeira dobradinha do FC Porto em 9 anos.

    Depois de três finais perdidas pelos dragões, Conceição vence o Benfica na final da Taça de Portugal
    Sérgio Conceição é o 4.º dragão a vencer a Taça de Portugal como jogador e treinador pelos azuis e brancos:
    Pedroto
    António Morais
    Oliveira
    Sérgio Conceição
    8.ª dobradinha do FC Porto:
    2020 Sérgio Conceição
    2011 André Villas-Boas
    2009 Jesualdo Ferreira
    2006 Co Adriaanse
    2003 José Mourinho
    1998 António Oliveira
    1988 Tomislav Ivic
    1956 Yustrich
    Sérgio Conceição é o 14.º da história a vencer a Taça Portugal como jogador e treinador:
    Fernando Caiado
    Juca
    Pedroto
    José Augusto
    Mario Lino
    António Morais
    Alves
    Artur Jorge
    Toni
    Oliveira
    Sousa
    Paulo Bento
    Pedro Emanuel
    Benfica venceu apenas a Supertaça em 2019/20, é a segunda vez em três épocas que os encarnados venceram apenas este troféu de início de época.

    A Supertaça entre águias e dragões não vai ser realizado no início da época 2020/21 (cancelada)
    Iordanov tinha sido o último jogador a marcar 2+ golos de cabeça numa final da Taça de Portugal:
    2020 Mbemba vs Benfica
    1995 Iordanov vs Marítimo
    Foi a primeira vez que o FC Porto venceu uma final em desvantagem numérica:
    2020 v Benfica, estava 0-0 [V 2-1] na Taça Portugal com Sérgio Conceição
    1998 v SC Braga, estava em vantagem por 2-1 [V 3-1] na Taça Portugal com Sérgio Conceição

    Fotografias(24)

    Taça de Portugal: SL Benfica x  FC Porto
    Taça de Portugal: SL Benfica x  FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    . . .
    2020-08-02 13h33m por Markes88
    E claro, nao esquecer Rafa e o Taarabt. Taarabt jogou, Benfica perdeu. Durante a lesão, Benfica ganhou 4 e empatou 1. . . . .

    Espero, até, que Taarabt seja mesmo o 1º a ir embora. . . . . .
    MA
    Benfica
    2020-08-02 13h26m por Markes88
    Em boa verdade, o resumo do nosso jogo da parte da comunicação social até podia ser o lance da 1parte do Seferovic a começar a correr, a bola bater lhe no calcanhar, subir um bocado e o lance perder-se. . . . . . é um bom espelho ao momento e qualidade geral da equipa.

    Só se espera que JJ confirme o que já todos prevemos. . . . . formação ou é fora-de-série ou vai embora (dos que lá estão, acho que vai tudo embora menos o Ruben e Florentino); Almeida ou é suplente ou vai embo...ler comentário completo »
    SO
    Darth-Sidious
    2020-08-02 12h49m por SomosPorto1989
    E quem é que disse que o Porto jogou bem toda a época? Se estiver atento muitos portistas criticaram bastante o estilo de jogo do SC este ano durante toda a época e eu mesmo critiquei agora nesta reta final é inegável que o Porto jogou muito bem e ganhámos campeonato e taça, poderíamos ter jogado melhor é verdade mas isto são factos e é o vencedor que fica na história desta época assim como no ano do Trappatoni quem não tenha acompanhado esse campeonato pensa que o Benfica foi bastante melhor q...ler comentário completo »
    Darth-sidious
    2020-08-02 12h38m por FCP_18
    Podemos jogar muito mal, mas no fim ganhamos campeonato e taça, que grande problema que venham criticar o estilo de jogo, tira me o sono estas críticas !!!
    Mau. . .
    2020-08-02 11h18m por Darth-Sidious
    Não digam mal do super FC Porto porque os meninos ficam zangados. Toda a gente sabe que o FC Porto jogou um futebol espectacular durante o ano todo e quem disser o contrário está a mentir.
    SO
    Aliás
    2020-08-02 10h54m por SomosPorto1989
    a julgar pelo número de comentários quem esteja distraído até pensa que o Porto jogou a final contra o Vitória ou contra o Braga.
    Deste jogo
    2020-08-02 10h41m por TheFCPorto
    Quero destacar Manafá, excelente jogo a nível defensivo.
    SO
    bdsguedes
    2020-08-02 10h38m por SomosPorto1989
    Está notícia nem é a pior mas na do Otávio para aí 100 comentários são de adeptos do Vitória e do Braga todos a criticar o discurso do Otávio, até parece que se juntaram todos contra o Porto e resolveram ficar todos amiguinhos agora. Antes apenas comentavam nas notícias dos respetivos clubes e picavam-se uns aos outros e agora resolveram invadir as dos grandes e meterem-se em bicos de pés.

    O Porto é mesmo enorme e as vitórias deste clube mexe mesmo com muita gente 💙
    SO
    gprof
    2020-08-02 10h32m por SomosPorto1989
    Eu referi isso mesmo no comentário mais em baixo ". . . é este ano consegue a dobradinha e em 5 clássicos ganha os 5, tudo isto com uma equipa "falida" e sem dinheiro contra outra de milhões e 10 anos à frente de qualquer outra equipa portuguesa. "


    Incrível feito ainda para mais tendo em conta que o plantel está longe do que foi em outros anos.
    Péssima imagem do futebol português
    2020-08-02 09h15m por Darth-Sidious
    Este jogo foi fraco do primeiro ao último minuto. O FC Porto foi superior todo o jogo mesmo a jogar com menos 1 jogador, mas mesmo com 11 jogadores a qualidade do jogo foi medíocre. Se a qualidade de jogo do FC Porto é pouca o que dizer do Benfica? Dá pena. . . Uma equipa que diz ser grande faz o primeiro remate aos 60 minutos de jogo. Não é capaz de ser superior a um adversário a jogar com menos 1. São estas as 2 melhores equipas portuguesas? Se são o futebol português está f. . . Espero...ler comentário completo »
    habazehabahey
    2020-08-02 09h11m por Chiclafcp_
    O Assunção é craque! Seria bem vindo, se não, O Rasic também é um grande jogador e o Valência que está interessado no D. Leite. .

    Loum é um bom jogador, nunca teve minutos a sério, talvez um dia surpreenda assim como o Mbemba. .

    Saídas
    2020-08-02 03h55m por Chiclafcp_
    Danilo (20/25milhões)
    Telles (20/25mihões)
    Corona (25/30milhões)
    Marcano (0)
    Otávio (20milhões)
    Marega(15/20mil hões)
    Soares (10/12milhões)
    Leite (Troca com Rasic)
    Nakajima (10/13milhões)
    Aboubakar (5-7milhões)
    2020/21
    2020-08-02 03h46m por Chiclafcp_
    Gostava de ver no
    FCPorto

    Evander (10milhões)
    Morelos (10/13milhões)
    Edwards (12milhões + Osório)
    Rasic (Troca com Diogo Leite)
    Pedro Gonçalves (6/8milhões)
    Zaidu (3/4milhões)
    Dalot (Emprestimo)
    Nuno Tavares
    2020-08-02 03h06m por Minnowkr
    Só uma nota sobre este jogador. É tão mas tão banal, que dói de ver, como é possível este jogador estar integrado num plantel de um clube como o do Benfica??
    Ele as únicas coisa que sabe fazer a atacar são, cruzar, cruzar mal, fingir que vai cruzar e afinal faz um passe para trás.
    Não há uma única vez que ele tente ir driblar o adversário, não há uma única vez que ele tente jogar por dentro, não há uma única vez que desiquilibre a defesa adversária quer seja com uma finta...ler comentário completo »
    ZA
    Metem nojo
    2020-08-02 01h33m por Zabetimano
    Sim.

    Enquanto o Benfica não for para a segunda liga isto não tem melhoras!!
    Enquanto houver esta subserviência benfico-norte coreana isto não tem melhoras!!!

    Sim!!! Coreia do norte!!!

    Um nojo de arbitragem!!!

    Porque é que o Setúbal e o Aves estão como estão? Devido a estecregime benfico-norte coreano!!!

    Para o futebol português melhorar, só há uma solução.
    O Benfica tem de ir para a segunda liga. Não há...ler comentário completo »
    3 vezes. . .
    2020-08-02 01h12m por carloscorreia368
    No mesmo ano é sempre a levar no pelo sempre a única exceção foi no ano passado e não se cansam quanto mais levam mais querem.
    Ora venha de lá então a grande contratação do SLB amanhã.
    Asd
    2020-08-02 01h08m por carloscorreia368
    Agressão de Jardel a Marega, nada.
    Duas entradas perigosas de Gabriel, nada.
    Bom corte de Luiz dias amarelo!
    És muito peneirento, arrogante. . .
    Tb podes vir para a festa sempre vens para cima e vens juntas te aqui ao pessoal deixa lá para ano roubas mais um bocadinho e depois vês no que dá.
    Mas este anos é NOSSAAAAAAA. . . . .
    SO
    PORTOOOOO!!
    2020-08-02 00h50m por SomosPorto1989
    É NOSSA C******!!!

    Mesmo com um campo completamente inclinado, o Diaz é expulso mas por outro lado o Gabriel faz várias faltas para amarelo e nem amarelo leva, a facilidade com que o ASD marcava faltas contra o Porto ao mínimo contacto (e ainda vem o zz dar nota positiva mas quanto a isso já não incomoda pois já se sabe o que a casa gasta) e mesmo assim conseguimos ganhar o que só torna esta vitória ainda mais saborosa. É foi isto que me fez orgulhar e admirar este enorme club...ler comentário completo »
    Cães do Vieira
    2020-08-02 00h28m por Pregador
    Pelos vistos a cartilha está ainda em elaboração. Talvez amanhã eu e outros sócios do Benfica vamos descobrir que fomos campeões da credibilidade e que foi por "azar" que perdemos mais um título. Tenham vergonha! Com Luís Filipe Vieira o Porto no leme o Porto atinge a 6a dobradinha em 8 da sua história. Esta direcção já perdeu o rumo há vários anos. Sócios do Benfica: não tenham medo dos cães do Vieira. Aguardo para saber qual a próxima mentira a ser comunicada para a cartilha. Saudações benfiquistas.
    MA
    ReturnoftheEagl e
    2020-08-02 00h21m por Markes88
    '' tínhamos obrigação de fazer muito mais. ''

    Antes pensava assim. Agora já nem sei.

    É extremamente complicado vencer o campeonato quando a nossa defesa é uma verdadeira miséria. Mesmo tendo feito uma 1volta excelente, bastou o Lage, na sua enorme inteligência, focar numa conferência de imprensa que o lado esquerdo da defesa metia água, para todos os adversários aproveitarem. Logo a seguir ao jogo contra o Fcp na 2volta.

    Se pensarmos por aí,...ler comentário completo »
    Jogo
    2020-08-02 00h06m por kropotkin
    Um mais do que justo vencedor, parabéns ao FCP. Agora. . . prognósticos para as capas dos jornais desportivos para amanhã:

    O Jogo: "FCP arrasa Benfica em Coimbra"
    Record: "Cavani com a caneta na mão, pronto para assinar"
    A Bola: "Jorge Jesus esteve ontem na Luz"
    O mais importante
    2020-08-01 23h53m por Dragaoazul1
    vinde pra festa. . . . .
    AcaroInformatic o
    2020-08-01 23h48m por daniel_fcporto
    Faço minhas as palavras dos meus companheiros portistas, parabéns pela lucidez na análise.
    HA
    Jogo
    2020-08-01 23h31m por Halibut
    O árbitro a meu ver não esteve muito bem, o 1 amarelo dado ao Diaz é sem cabimento, e desculpou amarelos ao Benfica, o 2 amarelo ao Diaz era vermelho directo e não deu. . .

    De resto o Porto soube aproveitar e mostrou que é muito forte nas bolas paradas.

    Quando vi o Leite entrar senti que ia fazer asneiras, e fez mesmo, se o Valência o quer eu acho que é vender já, pessoalmente não vejo nada de especial nele.
    Binde pra festa. . .
    2020-08-01 23h27m por GalinhasePneus
    . . . mas usai máscaras, lavai as mãos, e pratiqueis distanciamento.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...