betclicpt
      entrevista
      Pedro Mendes conta o que aconteceu em Alvalade

      «Na altura não soube medir as palavras, devia ter culpado as pessoas que geriam o Sporting e nunca a instituição»

      2020/08/01 18:16
      Texto por Hugo Filipe Martins
      E8

      Pedro Mendes
      Sporting
      2012/2013
      3 Jogos  225 Minutos
      0   0   0   02x

      ver mais »

      A saída de Pedro Mendes do Sporting teve alguma polémica à mistura. Depois de uma época emprestado à equipa B do Real Madrid, o ainda jovem central regressou à casa mãe confiante de que iria fazer pelo menos a pré-época com a equipa leonina, mas a criação da equipa B e a má gestão desportiva do Sporting alteraram os planos do central.

      Na altura, Pedro Mendes saiu magoado e acabou por dizer coisas que, agora, mais maduro, decidiu corrigir. Em entrevista ao zerozero, o internacional português, agora no Montpellier, contou toda a história sobre a sua saída de Alvalade e atirou responsabilidades para a estrutura então gerida por Godinho Lopes, elogiando, no entanto, o Sporting e os colegas com quem trabalhou.

      «Na altura devia ter responsabilizado as pessoas e não o Sporting»

      zerozero (ZZ): Já falámos da tua carreira em França, mas ainda nem me contaste como é que apareceu o futebol na tua vida. Lembras-te? Foste logo central?

      Pedro Mendes (PM): Na altura o meu pai jogava nos veteranos do Real SC e havia um colega dele que me via ali a jogar enquanto o meu pai estava no aquecimento. Então disse-lhe para me levar às captações. O meu pai e o meu irmão eram avançados e o sonho dos miúdos é marcar golos, então disse ao treinador que era avançado. Só que chegou uma certa altura do jogo em que a bola nunca mais chegava lá à frente, então fui lá atrás, roubei a bola a um jogador com um carrinho. O treinador gostou e disse: "Epa, quem é que te disse que és avançado? Vai lá para defesa central se faz favor". E a partir daí ficou [risos].

      ZZ: Não ficaste chateado?

      PM: Não. Quando és miúdo queres é jogar. Se me dissessem que era para ir para guarda-redes eu ia, queria era jogar. 

      ZZ: E como foi ir para o Sporting tão novo? Um choque?

      PM: Foi difícil. É uma mudança muito grande, conhecia aquela fornada toda, tínhamos jogado uns contra os outros na fase final do campeonato de infantis e era visto um pouco como um adversário, mas a partir do momento em que começas a mostrar o teu trabalho passas de adversário a um amigo que defendes como família. Foi só impor-me em campo que as coisas mudaram.

      ZZ: Era uma boa geração...

      PM: Sim, era uma boa geração, mas não posso mencionar muitos. Tens o Diogo Viana, o Wilson Eduardo, o Rui Fonte e o André Martins. O resto está um pouco desaparecido. O Mário Rui é um ano mais novo.

      ZZ: Na minha pesquisa não vi muitas entrevistas tuas...

      PM: Não, não dei entrevistas, fiz um blackout, decidi parar. Não gosto de jornalismo sensacionalista que pega no que interessa para vender sangue. As minhas palavras foram contornadas para fazer manchetes.

      ZZ: Então sem querer tocar muito nesse assunto, mas não fugindo muito a ele...

      PM: A história é simples. Faço uma temporada emprestado no Castilla - Real Madrid - chego ao Sporting com a expectativa de pelo menos fazer a pré-época e foi nesse ano que criaram a equipa B do Sporting. Uma das decisões que tomaram foi que eu regressasse e fosse imediatamente para a equipa B. Não baixei os braços, continuei a trabalhar, mas com alguma revolta. Quando falei era imaturo e disse que o Sporting não se portou bem comigo, mas não posso dizer que foi o Sporting. O Sporting é uma instituição muito grande, quem se portou mal foram as pessoas que trabalhavam no Sporting. Na altura não soube medir as palavras.

      Jesualdo Ferreira chegou a apostar em Pedro Mendes ©Catarina Morais

      ZZ: Percebo o que queres dizer.

      PM: Na altura devia ter culpado as pessoas que geriam o Sporting e nunca a instituição. Saio magoado com a gestão, foi na gestão do Godinho Lopes, na transição Godinho-Bruno de Carvalho e aquilo foi uma rebaldaria. Entrou o diretor desportivo, saiu o diretor desportivo. Entra o Sá Pinto, fala comigo e diz: "Pedro, vamos renovar contrato, és a imagem da casa". Entretanto o Sá Pinto é despedido. O Oceano passa da equipa B para a principal e diz-me a mesma coisa: "Pedro, as pessoas querem renovar contigo", mas contrato nem vê-lo. O Oceano passa para adjunto do Vercauteren, estou um mês com ele e é a mesma história. É para renovar e contrato nem vê-lo. O Vercauteren é despedido, entra o Jesualdo Ferreira, continuo na equipa principal, passa dezembro e foi a primeira pessoa que perguntou: "Pedro, queres renovar ou ir embora?". Eu disse: "Mister, gostava de ficar, mas desde outubro que andam a prometer a renovação e não vi nada". Ele comprometeu-se em falar com as pessoas certas, só que no final de janeiro, quando apresentam a proposta, eu disse que tinha uma proposta do Parma, que chegou em janeiro e gostava que equiparassem a proposta. Disseram que não conseguiam e optei por um contrato mais duradouro e com outra estabilidade.

      ZZ: Basicamente ficarias ligado ao Sporting, mas com as mesmas condições, era?

      PM: Eu continuaria com um contrato de equipa B, nem tinha garantias, podia jogar na equipa B e não era isso que queria. A equipa B é um momento de passagem e eu quase a fazer 23 anos não queria aquilo para a minha carreira. É bom para os jovens que saem dos juniores, é muito bom, mas para jogadores de 22 anos já não há benefícios. Eu passei ótimos momentos na equipa B - Esgaio, Eric Dier, João Mário, Podence -, fiz grandes amizades, tínhamos uma excelente equipa e ambiente de trabalho. As pessoas com quem trabalhei eram espetaculares, as pessoas que geriam o Sporting na altura é que não sabiam gerir, o Sporting não tinha um rumo definido.

      ZZ: Sentias que ias estagnar...

      PM:  O erro que eu fiz foi ter falado no Sporting. Quando alguém é responsável tens de dizer o nome e pôr essa responsabilidade em cima. Na altura era imaturo, mas o Sporting é a instituição, são os adeptos, os sócios. A instituição fica, as pessoas é que vão e vêm. Na altura devia ter responsabilizado as pessoas e não o Sporting.

      Leia também:

      Foi colega de Feddal e aprova chegada a Alvalade: «Tem tudo para dar certo no esquema tático do Sporting»

      O que esperar de Adán e porque falhou Jesé: «Deve ter acontecido alguma coisa fora do futebol que não o deixa tranquilo»

      Portugal
      Pedro Mendes
      NomePedro Filipe Teodósio Mendes
      Nascimento1990-10-01(29 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      Dupla Nacionalidade
      Suíça
      Suíça
      PosiçãoDefesa (Defesa Central)

      Fotografias(38)

      Comentários (8)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      LE
      Pedroboss3
      2020-08-01 21h09m por leoes18
      O Schelotto pior??? Aiai. . .
      mulscp
      2020-08-01 20h07m por Pedroboss3
      Pior que ele só o Schelloto ou o Bruno silva
      NA
      Pedro Mendes
      2020-08-01 19h09m por NandoTobias
      Este era o central que deviam ir buscar, neste momento o sporting não tem nng que lhe chegue aos calcanhares, tem uns com potencial para oo ultrapassar mas por enq ainda n estão ao nivel do internacional português que sem duvida merece novas oportunidades
      mulscp
      2020-08-01 18h55m por kropotkin
      Não te esqueças que o Porto tem o Manafá e o Benfica tem o Tomás Tavares e o André Almeida. O Ristovski é mau, concordo, mas está no mesmo patamar destes.

      Há pouco comentei aqui numa notícia qualquer esta questão do lateral direito. Acho que os três piores das equipas classificadas na primeira metade da tabela, serão exactamente os laterais dos "grandes".
      Patriota99
      2020-08-01 18h39m por mulscp
      isso é verdade também, para mim, pior do que esses 2 no plantel do Sporting só o Ristovski, de longe dos laterais direitos mais limitados que vi jogar no Sporting nos primeiros7 classificados da liga, não era titular de certeza, apenas compensa com a raça. . .
      Mulscp
      2020-08-01 18h31m por Patriota99
      Tambem nao é muito dificil ser se superior ao Ilori ou ao Neto xD
      Patriota99
      2020-08-01 18h29m por mulscp
      pode não ser um fora de série mas é bem superior ao Neto e ao Ilori. . .
      Pedro Mendes
      2020-08-01 18h24m por Patriota99
      Nunca teve qualidade para o Sporting
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      Brasileiro foi uma das figuras da partida contra a Atalanta
      Figura da partida, pela quantidade de problemas que causou à defensiva da Atalanta, Neymar foi uma das vozes escolhidas pelo PSG para falar no final do jogo. O brasileiro elogiou o ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      AzoreanRoot 13-08-2020, 03:38
      PalancaFCP 13-08-2020, 03:36
      habazehabahey 13-08-2020, 03:30
      RMVSC 13-08-2020, 03:27
      Druzhby-Narodov 13-08-2020, 03:26
      FIFAforever_returns2 13-08-2020, 03:13
      lvr1vsc 13-08-2020, 03:06
      JustaCausa 13-08-2020, 03:03
      RMVSC 13-08-2020, 03:00
      FIFAforever_returns2 13-08-2020, 02:59
      Druzhby-Narodov 13-08-2020, 02:57
      MisticaEncarnada 13-08-2020, 02:47
      Orgulhovitoriano 13-08-2020, 02:37
      ReturnoftheEagle 13-08-2020, 02:20
      lvr1vsc 13-08-2020, 02:12
      Orgulhovitoriano 13-08-2020, 02:10