placardpt
    Única final da Taça entre Benfica e FC Porto neste século

    O dia em que o futuro campeão europeu não conseguiu segurar o tributo a Fehér e a Bruno Baião

    2020/07/31 10:00

    Dominador da competição no que toca a número de títulos, o Benfica tem perdido força na Taça de Portugal durante as duas últimas décadas e meia. Para além de terem levantado durante este século, particularmente, menos canecos do que os dois principais rivais, os encarnados não defrontam FC Porto ou Sporting no Jamor desde 2004. Coimbra, neste próximo sábado, marcará o regresso do duelo mais escaldante dos últimos anos à grande festa do futebol. 

    Também por isso é importante recordar aquilo que aconteceu na tarde de 16 de maio de 2004. É que a única decisão de Taça de Portugal nas últimas três décadas entre os dois clubes mais titulados do futebol português teve muito que se lhe diga. Pelas duas tragédias que marcaram o ano encarnado, pela emoção do próprio jogo, por um FC Porto que ia disputar um dos jogos mais importantes da sua história pouco depois.

    Lembrar 2004 no Estádio da Luz é lembrar um dos anos mais tristes da história do Sport Lisboa e Benfica. É verdade que foi o ano do centenário, é verdade que foi o ano do regresso aos títulos, depois de um virar do milénio muito complicado, mas também foi ano do falecimento de dois jogadores: Fehér, em janeiro, e Bruno Baião, capitão da equipa de juniores, em maio. 

    Foi com uma carga emocional muito forte que a Águia enfrentou um adversário que, na altura, parecia quase invencível à escala do futebol português. O FC Porto de Mourinho procurava a segunda dobradinha consecutiva e o segundo título europeu em dois anos. A Taça UEFA tinha marcado o 2003, a Liga dos Campeões podia marcar de uma forma brutal o 2004 azul e branco. 

    Depois de um início fulgurante, em que encostou às cordas um rival da qualidade do FC Porto, atirando uma bola ao poste e criando mais um par de grandes oportunidades, o Benfica foi-se abaixo no próprio jogo, não conseguindo lidar com a consistência de um campeão nacional que chegou ao intervalo em vantagem, depois de mais um livre de Deco que criou muitos problemas a Moreira, incapaz de travar a recarga de Derlei. 

    A alma e a revolta do Benfica voltou a falar mais alto no início da segunda parte, quando o grego Fyssas acreditou mais do que qualquer colega ou adversário que o lance de insistência e o desequilíbrio criado da esquerda para o meio podia resultar no empate. Basta rever o festejo do lateral para se perceber que aquele era um Benfica ferido. 

    Quando o prolongamento começou, o FC Porto já jogava com menos um. Na verdade, este também foi um clássico e uma final para homens de barba rija, uma vez que foram muitas as entradas (especialmente do lado azul e branco) que roçaram o violento. A Águia aproveitou e o menino-bonito Simão Sabrosa deu, finalmente, uma alegria aos benfiquistas sedentos de vitórias. E se o pé direito do extremo fazia tantos estragos, especialmente naquele movimento da esquerda para o meio, o que dizer do cabeceamento da então estrela do futebol benfiquista. Nem a má saída de Nuno lhe retira brilho. 

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Taça de Portugal: SL Benfica x  FC Porto
    Taça de Portugal: SL Benfica x  FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    martam
    2020-08-01 03h57m por Blue_Bitter
    De certeza que não foram os de Vigo que vos limparam o sebo?

    https://www. zerozero.pt/match. php?id=291496
    https://www. zerozero.pt/match. php?id=291497

    https://w ww. youtube. com/watch?v=OG08u0KAQk4

    nHAHAHA
    Acaroinformatic o
    2020-07-31 19h30m por Lazyfox
    Não podia estar mais de acordo com o teu comentário. Era bonito sermos todos rivais com fairplay.

    Mas espero que isso não aconteça, senão entramos a dormir em campo, como acontece sempre com o Sporting, e depois limpam-nos o sebo nos penalties :-)

    O que gostamos mesmo, é de comentários como o da Martama.
    Continuem assim, que nós, Portistas, continuaremos a sentir a nossa Alma bem alimentada :-)
    Final 2004
    2020-07-31 16h17m por Blue_Bitter
    Até hoje ainda coçam as cabeças a interrogarem-se sobre como conseguiram ganhar aquela final. Um FC Porto que, apesar da gestão de jogo que fez por causa da final da UEFA Champions League que seria 10 dias depois, quis ganhar! E reflexo disso foi o 11 que apresentou que foi o seu melhor 11 com a única alteração ter sido na baliza.
    MA
    Ácaro e jetstreamDragon
    2020-07-31 15h54m por Markes88
    Um percalço, enganei-me nesse aspeto. . . .

    Ácaro: Sim, hoje o Simão com a propaganda valeria isso ou muito perto, costumamos dizer que por essas épocas era Simão e mais 10, embora até tivessemos um ou outro jogador muito bom.

    Lembro-me que Tiago na 1ª época marcou mais entre 10-15 golos sendo um médio, o que não havendo BF ou Pizzi e Lampard a começar era raro o médio assim tão goleador. . . . assim à memória, só o Scholes ou mais tarde o Gerrard marcavam ...ler comentário completo »
    Saudades 😅
    2020-07-31 15h39m por HGuima
    https://www. youtube. com/watch?v=qWSAZrQQ7VI
    Markes88
    2020-07-31 14h08m por AcaroInformatico
    Tens a certeza que a defesa do FCP era Jorge Andrade e Ricardo Carvalho, e não Jorge Costa e Ricardo Carvalho?

    Lembro-me muito bem deste jogo. . . não tinha grande esperança, embora tendo o grande Simão, que hoje valeria 120M, tudo era possivel. À imagem deste ano. . . até já comprei o Rennie® para me precaver. . .

    Sobre a final da UCL desse ano, para mim foi um orgulho enquanto português, torci pelo FCP e festejei efusivamente. . . No entanto, este ano...ler comentário completo »
    JE
    Markes88
    2020-07-31 14h05m por JetstreamDragon
    O Jorge Andrade já não estava no Porto nesta época.
    Tanto é que jogou contra o Porto nas meias-finais da Champions, pelo Deportivo.
    MA
    . . .
    2020-07-31 13h37m por Markes88
    Lembro-me deste jogo.

    O Fcp do Mourinho tinha uma equipa tremenda sobretudo no meio campo e defesa, no ataque não criavam muito mas costumavam ser eficazes, com Derlei, Mcarthy. . . . Um grande controlo de jogo. Maniche, Costinha e Deco acabou por ser o meio campo da selecção. E na defesa. . . . defesa idem aspas. . . . . Jorge Andrade e Ricardo Carvalho. . . Paulo Ferreira e N. Valente. . . . praticamente só jogadores de U. Leiria e Setúbal que foram comprados. . . . ler comentário completo »
    SO
    Virgens ofendidas
    2020-07-31 12h56m por SomosPorto1989
    https://www. publico. pt/2017/04/16/desporto/noticia /claque-do-benfica-entoa-canti co-polemico-sobre-adepto-que-m orreu-com-verylight-1768961
    n
    https://www. record. pt/multimedia/videos/detalhe/c antico-sobre-ficini-entoado-po r-adeptos-do-benfica

    ht tps://www. youtube. com/watch?v=QcwkYWBoOBA

    n
    Todos os clubes já tiveram cânticos vergonhosos do género até fora dos 3 grandes mas os adeptos do Benfica são de longe os que têm menos moral para falar dos outros quando em casa têm igual ou até mesmo pior.
    Benfiquistas
    2020-07-31 12h23m por brunosilva386
    Sois umas virgens ofendidas, coitadas. Incendeiam autocarros, matam adeptos, e depois os outros é que são violentos e fazem isto e aquilo. O vosso general Kim Vieira-Un cega-vos de tal maneira com a sua narrativa, que vos torna a todos simplesmente ridiculos. E falando do jogo, oxalá que o porto ganhe, e que vos humilhe. Isso do esperemos que seja um grande jogo é uma tanga. É aquilo que desejo.
    FC
    PauloCarvalho8
    2020-07-31 11h56m por fcp88
    Depois o mais engraçado, é que o benfica também reproduz esses cânticos nos jogos das modalidades, de cabeça lembro-me de um jogo de futsal contra o Sporting, pelo menos dá para rir com os argumentos utilizados. . .
    PA
    FCP88
    2020-07-31 11h50m por PauloCarvalho8
    Não vale a pena , só pelos comentários já dá para perceber que para ele é mais grave um cântico do que as mortes mesmo
    FC
    BestintheWRLD
    2020-07-31 11h46m por fcp88
    O problema é esse, ninguém daqui disse que era santo. Mas mais vale um canto satírico, do que um canto a reproduzir a morte de um ser-humano, que é algo que nunca se pode levar a brincar, mas já percebi que não estás preparado para esta conversa, haverás de crescer e perceber
    FC
    BestintheWRLD
    2020-07-31 11h35m por fcp88
    Essa saiu-te completamente ao lado, que eu saiba quem matou adeptos e tem cânticos orgulhosos sobre isso é o teu clube
    CO
    Exemplo
    2020-07-31 11h31m por costinhazz
    O site ZZ é um exemplo de falar de futebol. Enquanto outros falam de intrigas e baixam o nível , o ZZ só aborda o jogo no tapete verde.
    Tirapicos
    2020-07-31 11h21m por CreedEinsteinBratton
    É completamente normal preferir que o rival perca mesmo se tratando de competições internacionais. Uma coisa é ser adepto do SL Benfica, outra é do futebol português. Eu na época passada preferia que o FC Porto perdesse com o Krasnodar. E fiquei contente por ter acontecido. Na próxima época vão haver muitos portistas a querer a derrota do SL Benfica nas pré-eliminatórias da Champions. E isso é compreensível também.
    TI
    E a tarja dos NN a favor do Monaco?
    2020-07-31 11h12m por Tirapicos
    Pena que nesta reportagem não se tenha falado da tarja vergonhosa da claque (não existente oficialmente) do Benfica a desejar a vitória do Mónaco e a derrota do FC Porto na final da Champions. Só tornaram a vitória do Porto maior e a sua pequenez mais evidente.
    jogos históricos
    U Sábado, 01 Agosto 2020 - 20:45
    Estádio Cidade de Coimbra
    Artur Soares Dias
    1-2
    Carlos Vinícius 84' (g.p.)
    Chancel Mbemba 47' 58'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53