betclicpt
      As contas da Europa, da manutenção e não só

      Resolvida a questão do título, o que ainda falta decidir?

      2020/07/18 11:22
      Texto por Hugo Filipe Martins
      E8

      A última jornada confirmou o FC Porto como novo campeão nacional, mas não ajudou a definir outras contas que ainda estão por resolver.

      A luta pela permanência é a mais acesa do campeonato depois da espetacular recuperação do Portimonense que contrastou com as quebras de Tondela e Vitória FC, mas há mais motivos de interesse para estas duas jornadas que faltam jogar. A luta pelo pódio, o acesso à Liga Europa e a Bola de Prata. Com tudo isto por decidir, o zerozero foi fazer as contas possíveis e aproveitou para lhe lançar o desafio: Nos comentários, diga-nos quem acha que vai ser bem sucedido em cada uma destas lutas.

      O último lugar do pódio

      © Vítor Parente / Kapta+

      Olhamos primeiro para os lugares mais cimeiros da Liga e para a luta pelo pódio. Já com a presença na Liga Europa praticamente confirmada (o Sporting de Braga ainda não selou essa presença), leões e arsenalistas lutam pelo último lugar do pódio. 

      Aqui as contas são relativamente fáceis de fazer. O empate do Sporting de Braga diante do Belenenses SAD complicou a vida dos minhotos, que podiam estar com os mesmos 59 pontos que os leões no terceiro lugar, em vantagem no confronto direto pelo golo marcado na derrota por 2x1 em Alvalade.

      Por isso, para manter o terceiro lugar o Sporting precisa de vencer os dois jogos que tem pela frente, diante de Vitória FC e Benfica, ou esperar por um deslize bracarense, podendo já confirmar o terceiro lugar em caso de triunfo na próxima jornada e derrota ou empate do Sporting de Braga diante do Tondela. No entanto, a última jornada tem tudo para ser escaldante, em caso de vitórias de Sporting e Sporting de Braga na jornada 33, é que na ronda seguinte os leões vão à Luz e os minhotos recebem o campeão nacional. Aí, se tudo se mantiver igual, o Sporting de Braga tem mesmo de vencer e esperar por um deslize leonino, seja ele um empate ou uma derrota.

      Quinto lugar dá Europa

      © Rogério Ferreira / Kapta+

      Na luta pelo acesso à Liga Europa estão ainda três equipas, embora o Vitória SC esteja praticamente arredado dessa discussão. A equipa de Ivo Vieira precisava de vencer os dois jogos que faltam e contar com derrotas de Famalicão e Rio Ave nas jornadas seguintes, isto porque os vitorianos têm vantagem no confronto direto sobre o Famalicão, mas não sobre o Rio Ave.

      Embora a formação de Guimarães não esteja já descartada, Famalicão e Rio Ave são os mais claros candidatos ao quinto lugar. Em vantagem por um ponto, o Famalicão sabe que se derrotar Boavista e Marítimo tem o quinto lugar assegurado e no confronto direto com a equipa de Carlos Carvalhal até há vantagem para os famalicenses.

      Quer isto dizer que o Rio Ave precisa que o Famalicão perca pontos nas próximas jornadas, juntando ainda a necessidade de vencer Santa Clara e Boavista, podendo empatar um ou mesmo os dois jogos, desde que o Famalicão faça pior - uma derrota e um empate ou duas derrotas, respetivamente.

      A luta pela manutenção

      © Rogério Ferreira / Kapta+

      Esta é a luta mais entusiasmante do que falta jogar do campeonato. Apesar de ainda não ter assegurado a manutenção matematicamente, podemos desde já excluir o Paços de Ferreira das contas, embora a equipa de Pepa tenha influência direta na luta pela manutenção.

      Aqui há quatro equipas para um lugar que ninguém quer: Belenenses SAD, Vitória FC, Portimonense e Tondela. Com 32 pontos, o último dos quais conquistado em Braga, o Belenenses SAD pode praticamente confirmar a manutenção caso vença o Gil Vicente na próxima jornada, sendo que na última ronda desloca-se a Setúbal, onde está um dos clubes mais aflitos.

      Portimonense, Tondela e Vitória FC têm todos 30 pontos, mas não estão em pé de igualdade. Olhando para o calendário, o Portimonense tem a vida mais facilitada. Os algarvios deslocam-se a Paços de Ferreira e depois recebem o já despromovido Desportivo das Aves, que até ameaça não comparecer na partida

      Mais preocupantes são as situações de Vitória FC e Tondela. Os sadinos estão num péssimo momento e deslocam-se a Alvalade na próxima jornada, mas os beirões também não têm a vida mais facilitada. O momento do Tondela é igualmente mau e no Estádio João Cardoso, onde a equipa de Natxo não tem tido bons resultados, vai estar um SC Braga com objetivos a cumprir. Na última ronda, o Tondela tem uma deslocação ao terreno do Moreirense, que tem vindo a fazer uma excelente temporada mas já não tem grandes objetivos pela frente, enquanto o Vitória FC defronta um Belenenses SAD que por essa altura ainda pode ter a situação por definir. Quanto ao confronto direto, o Tondela também é a equipa em desvantagem, uma vez que no campeonato a três juntamente com Portimonense e Vitória FC, as outras duas equipas com 30 pontos, a formação beirã é a que soma menos pontos.

      Quem vai ser o melhor marcador?

      © Carlos Alberto Costa

      O desafio individual que ainda falta decidir. Com 14 golos, Mehdi Taremi está praticamente fora destas contas, que se resumem a dois avançados e um médio/extremo, os três com 17 golos ainda com duas jornadas por realizar.

      O Benfica joga já sem objetivos coletivos depois de ter perdido o título para o FC Porto e por isso Carlos Vinícius e Pizzi devem ter protagonismo nos próximos dois encontros dos encarnados, sendo um deles com um despromovido e muito limitado Desportivo das Aves.

      Já em Braga, Paulinho tem sido bem servido pelos colegas e está numa excelente forma, mas com os minhotos à procura do terceiro lugar a tentação de servir o avançado pode ser menor. Por uma questão de minutos de jogo, Carlos Vinícius está em vantagem, mas nestas duas jornadas tudo pode mudar. E atenção, se Pizzi ou Paulinho conseguirem terminar com mais golos a Primeira Liga vai ter um Bota de Prata português pela primeira vez desde Domingos Paciência, em 1995/96.

      Portugal
      Paulinho
      NomeJoão Paulo Dias Fernandes
      Nascimento1992-11-09(27 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

      Fotografias(100)

      Amigável: SC Braga x Valladolid
      Amigável: SC Braga x Valladolid
      Comentários (6)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      RV
      Opinião
      2020-07-18 16h10m por RVL22
      Melhor marcador : pizzi
      Europa: Famalicão
      Descida : Tondela
      3 lugar: Sporting
      Fama
      2020-07-18 13h44m por Drifter
      Merecem a Europa, pelo projeto e pela ambição da direção e dos adeptos do clube. Parabéns ao. Miguel Ribeiro, todos os jogadores que vieram apesar de a maior parte serem da mão do Mendes, ele é que teve a última palavra de quem vinha
      Rio Ave na Europa
      2020-07-18 13h40m por olheiro33
      'E verdade que Famalicao tem sido a revelacao do campeonato, mas penso que o futebol praticado pela equipa de Carlos Carvalhal (talvez o mais atraente e consistente esta epoca em Portugal) merece um lugar na Europa.

      Na luta pela despromocao parece-me que Portimonense esta safo ('e bom para o futebol portugues comecar a ter mais equipas do centro e sul do pais e nao apenas norte e zona de Lisboa). Por outro lado penso que talvez seja a equipa da Beira Interior que esteja em mai...ler comentário completo »
      Falta decidir
      2020-07-18 13h29m por ReturnoftheEagle
      Terceiro lugar- deve ir para o Sporting. O Braga deu um enorme tiro no pé ao não vencer a B-SAD e agora tem, até final, um calendário mais difícil que o do Sporting. Afinal, Tondela fora sempre é mais complicado que Vitória FC em casa e o FC Porto é, sem sombra de dúvida, um adversário bastante mais complicado que o Benfica, mesmo já campeão. Ainda assim, os arsenalistas estiveram muito bem nos dois primeiros jogos com Artur Jorge: se voltarem a estar assim, talvez vençam os próximos ...ler comentário completo »
      Portimonense SC
      2020-07-18 13h17m por RN123
      Espero que o "meu" Portimonense consiga vencer os dois jogos restantes para alcançar a permanência na Liga NOS.
      O jogo com o Paços de Ferreira, que irá ser fora de casa, será complicado. . .
      Há que ter muita prudência!
      Quanto à última partida, espero que o Aves decida jogar. . .
      Seria ridículo o clube avense não participar e não serem contabilizados nenhuns pontos. .
      NU
      Parece fácil
      2020-07-18 11h34m por NunoLopesI
      Por mais contas que se faça creio que a classificação no Top-5 vai acabar como está hoje.
      Já no fundo da Tabela, por mais que eu queira que o Setúbal não caia parece-me que não se vai safar, o Tondela está a jogar mais futebol. E como todos dizem "O Tondela nunca desce!"
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Outras histórias
      Esloveno vai conquistar a prova
      Um dos finais mais épicos na história da Volta a França. O esloveno Primoz Roglic partiu com uma vantagem de 57 segundos para a crono-escalada deste sábado no Tour, mas ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      unsub 19-09-2020, 19:43
      otamendidossantos 19-09-2020, 19:41
      JFreitas90 19-09-2020, 19:41
      Blueman 19-09-2020, 19:40
      RA
      ramiroo 19-09-2020, 19:38
      Ultras-__FCP 19-09-2020, 19:37
      tiger1974 19-09-2020, 19:37
      BracaraAvgvsta 19-09-2020, 19:36
      RA
      ramiroo 19-09-2020, 19:36
      tiger1974 19-09-2020, 19:33
      OLobomau 19-09-2020, 19:33
      Arshavin_Gunner 19-09-2020, 19:28
      PO
      Porto-My-Home 19-09-2020, 19:27
      RA
      ra1620 19-09-2020, 19:26
      150_Nicks 19-09-2020, 19:24
      The_Kop_End 19-09-2020, 19:24