placardpt
    Benfica vence Vitória SC na Luz

    Uma vitória que adia o inevitável

    Não foi uma exibição brilhante, longe disso, um pouco à imagem do que tem sido o Benfica nesta segunda fase do Campeonato, mas foi o suficiente para as águias conquistarem os três pontos na receção ao Vitória SC (2x0) e impedirem a festa antecipada do título na cidade do Porto.

    Chiquinho contra a corrente

    Não há ilusões. O título é uma autêntica miragem para os lados da Luz, pois só um verdadeiro milagre, entenda-se três derrotas do FC Porto e três vitórias do Benfica neste sprint final, poderia evitar que a taça de campeão nacional seguisse o seu trajeto até ao Norte do país.

    Claro que ninguém atira a toalha ao chão, como tantas vezes se aplica na gíria futebolística, mas a verdade é que de forma (in)consciente os encarnados desistiram há muito de lutar pelo primeiro lugar. Os resultados não têm sido os melhores e as exibições não são mais do que o reflexo desses mesmos resultados. Seja na Madeira ou na Luz, seja em Famalicão ou... outra vez na Luz.

    Ola John tenta chegar à bola perante oposição de Julian Weigl ©Liga Portugal
    A receção a um Vitória Sport Clube sedento de pontos para alimentar o desígnio europeu era mais um duro teste à capacidade reativa do Benfica de Veríssimo. As águias até entraram bem e dominaram nos primeiros minutos, mas os vitorianos protagonizaram os melhores momentos, que evidenciaram as várias dificuldades do conjunto da Luz, nomeadamente na sua linha defensiva.

    Nuno Tavares, um dos que mais tem acusado o peso da camisola e a pressão do momento, não teve vida fácil para travar a irreverência de Marcus Edwards. O inglês foi um cabo dos trabalhos para o lateral e teve o golo nos pés, aos 19 minutos, quando fletiu para dentro e rematou de esquerdo para a barra da baliza à guarda de Odysseas.

    O guarda-redes helénico também tem culpas no cartório, mas de forma positiva. É que o camisola 99 negou o golo a Bruno Duarte (23') e Mikel Agu (27'), com duas defesas à queima-roupa, daquelas que valem pontos!

    Pouco depois da meia hora de jogo, Veríssimo viu-se forçado a tirar Julian Weigl, num dos lances que fica marcado na história do jogo. Amarelado desde o minuto 22, o médio germânico arriscou o segundo amarelo em duas ocasiões e, perdoado pelo árbitro Hugo Miguel, não teve o perdão do treinador das águias. Entrou Florentino e entrou muito bem, a tempo de assistir em canto ao golo de Chiquinho, completamente contra a corrente do jogo.

    Marcus Edwards deu muito trabalho aos defesas do Benfica ©Liga Portugal

    Seferovic dissipa dúvidas

    Primeira parte ingrata para o Vitória Sport Clube. A equipa de Ivo Vieira criou mais e melhores oportunidades, mas faltou uma pontinha de sorte e um Odysseas menos inspirado.

    Era preciso uma nova atitude para a segunda metade e as entradas de Rafa Silva e Haris Seferovic, para os lugares de Pizzi e Carlos Vinícius, respetivamente, acabaram por oferecer uma nova dinâmica ao ataque do Benfica.

    André André joga a bola perante o olhar de Gabriel ©Liga Portugal
    Os encarnados conseguiram recuperar aquele domínio inicial e, depois de algumas oportunidades de parte a parte, acabaram por dissipar todas as dúvidas a três minutos dos 90. Seferovic já tinha ameaçado com um chapéu, para uma defesa em esforço de Douglas, e acabou mesmo por ser ele a fazer o 2x0.

    Rafa Silva cruzou pelo corredor direito e o internacional helvético antecipou-se a toda a gente para desviar para o fundo da baliza vimaranense.

    Com este resultado, o Benfica encurta a distância para o líder, agora a cinco, mas com mais um jogo e apenas com seis pontos para disputar, enquanto o Vitória despede-se praticamente da Europa.

    U Terça, 14 Julho 2020 - 21:30
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Hugo Miguel
    2-0
    Chiquinho 37'
    Haris Seferovic 87'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 32
    Lances Capitais
    37´
    GOLO Benfica!
    Chiquinho marca
    Chiquinho marca o seu 2º golo na prova (23 jogos)
    85´
    GOLO INVALIDADO V. Guimarães
    . O avançado estava adiantado em relação à posição de Ouattara
    87´
    GOLO Benfica!
    Haris Seferovi? marca
    Haris Seferovi? marca o seu 4º golo na prova (28 jogos)
    A Chave

    Minuto 37: Golo de Chiquinho contra a corrente do jogo. Bom passe de Cervi, em esforço, cruzamento tenso de Nuno Tavares, pequeno desvio de Vinícius e finalização bem conseguida do camisola 19, sem qualquer hipótese para Douglas

    O Árbitro

    Perdoou o segundo amarelo a Julian Weigl e teve mesmo de ser o treinador do Benfica a jogar na antecipação para que o médio germânico não acabasse expulso. Não se percebe o critério de Hugo Miguel.

    O Melhor
    O bom de ser eficaz...

    ... nos momentos certos. O Benfica acaba por fazer dois golos esta noite na Luz, ambos em momentos em que o Vitória SC até estava melhor no jogo. Mas com eficácia as coisas alteram-se facilmente.

    O Pior
    Lacunas defensivas

    O Vitória SC conseguiu criar muitos problemas ao Benfica, muito por culpa de algumas debilidades do ponto de vista defensivo. Houve momentos em que o desnorte foi completo.

    Forma
    Benfica
    2019/2020
    50J
    30V
    11E
    9D
    102-51G
    V. Guimarães
    2019/2020
    50J
    21V
    15E
    14D
    80-49G
    Sabia que...by playmaker stats
    Desde a 1.ª jornada que Seferovic não marcava na Luz para a Liga Portuguesa:
    vs Vitória SC [Julho 2020]
    vs Paços Ferreira [Agosto 2019]

    O avançado suíço fez o 8.º golo pelas águias nesta época, depois dos 27 na época anterior e 7 na temporada de estreia.
    É a 11.ª presença consecutiva do Benfica na Champions League (pré-eliminatórias ou fase de grupos).

    Desde 2009/10 que os encarnados terminam a Liga Portuguesa nos dois primeiros lugares
    Desde Janeiro que o Benfica não vencia dois jogos consecutivos na Luz para a Liga Portuguesa.

    Uma vitória sem golos sofridos não acontecia desde Dezembro frente ao Famalicão (4-0)
    Jogos do Benfica sem sofrer golos na Liga NOS 19/20.
    1.ª volta: 12 em 17 (71% "clean sheets")
    2.ª volta: 4 em 15 (27% "clean sheets")
    Top 5 de assistências do Benfica 2019/20:
    17 Pizzi
    10 Carlos Vinícius
    8 Grimaldo
    8 Rafa
    4 Chiquinho
    4 André Almeida

    Fotografias(20)

    Liga NOS: Benfica x Vitoria SC
    Liga NOS: Benfica x Vitoria SC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bem
    2020-07-15 10h32m por ACastro6
    A quantidade de faltas para amrelos que o Weigl (que até o treinador o teve que subsdtituit) e o Florentino fizeram para levar amarelos é incrível. . . Contra o meu clube também falo, Otavio é da mesma estirpe. Fez-me lembrar quando na 1 volta o Lage tirou o Florentino já que este em 4 ou 5 não levou o segundo amarelo. . .
    Quanto ao jogo na 1ª parte foi equilibrado, houve oportunidades de golo para os dois lados, se calhar até mais mais para o Vitória. Na 2ª o Benfica foi controlan...ler comentário completo »
    Suliman
    2020-07-15 09h49m por AlexSoares
    Para quem tem acompanhado os jogos. Este jogador tem jogado bem ou mostra algum potencial? Tenho bastante curiosidade.
    JOGO
    2020-07-15 09h02m por orgulhovermelho
    Fizemos a nossa obrigação e vencemos com justiça. Não foi um jogo brilhante, mas neste momento da época será " difícil " fazermos grandes jogos. Destaque para o Ruben Dias que foi para mim o melhor jogador em campo, destaco ainda o Florentino já não jogava a muito tempo e entrou muito bem no jogo. Do lado do Vitória de Guimarães destaco o Edwards, fez um bom jogo e fez uma grande temporada. Agora resta-nos vencer os últimos 3 jogos , 2 para o campeonato frente ao Aves e Sporting e a final da taça frente ao Porto.
    Edwards
    2020-07-15 07h21m por Minnowkr
    Com o dinheiro que se vai gastar em Bruno Henrique (10 milhões ou até com menos) que se vá buscar o Edwards. . Jogador com enorme margem de progressão, qualidade técnica, rápido, tem golo e já está ambientado ao futebol português. É o típico extremo Inglês tipo Sterling, é um grande craque.

    Vi o jogo pelo streaming espanhol sul-americano e até eles estavam doidos com o miúdo.
    Parem com estes títulos
    2020-07-15 01h07m por Rui_Malheiro1998
    Gostava que o Benfica não tivesse ganho hoje porque o campeonato ficava já resolvido e não tinhamos de levar nem mais um dia com o ''Porto já é campeão. Já toda a gente sabe. É inevitável e blah blah blah''. Espero mesmo que amanhã o Porto confirme o título para se acabar essa novela.
    E se o Porto não confirmar o título contra o Sporting - o que é perfeitamente possível porque o Sporting tem o Braga à perna e precisa de ganhar - os nervos podem começar a amontoar e o Benfica ainda ganha alento
    2 marretadas
    2020-07-15 00h46m por ATUAMAEEHUMHOMEM
    a jogadores do benfica que nao deram amarelo, nem falta, mas ai nao ha espuma. pelo menos ja tem a dualidade que tanto apreciam nos tres estarolas amorosamente apelidados. ja nao vos falta tudo XOXO
    Bills
    2020-07-15 00h42m por Conquistador17
    Claro que não merecia ser expulso. . . Agarrão a um jogador que ia ficar sozinho dentro de área (Ola John) e uma entrada de carrinho fora de tempo num contra ataque (Poha). . . Nenhum deles é motivo para 2º amarelo! Aliás eu acho que devia levar cartão branco pelo fair play!
    _benlhevai_
    2020-07-15 00h38m por Conquistador17
    Isso é que me preocupa. Não podemos viver eternamente do Pimenta! Não há ninguém competente para assumir as rédeas?
    Também não são questões para agora. No próximo ano já veremos se vamos voltar a ter eleições a sério ou se vai ser eleições duma lista só. . .
    vnlf _benlhevai_
    2020-07-15 00h27m por Conquistador17
    Ele devia ter sido demitido logo após o jogo contra o Braga. Ponto final. Nem que o motivo fossem as declarações dele.
    o futebol está como está
    2020-07-15 00h24m por ATUAMAEEHUMHOMEM
    por haverem coisas, que nao sao bem pessoas, que acham que a violencia no entretenimento tem lugar, e que mortes de seja quem for neste negocio sao coisas meritórias de conversa. ide-vos instruir ***
    . . .
    2020-07-15 00h21m por CreedEinsteinBratton
    Eu não estou a perceber como um jogo de futebol pode levar sequer a pensar em acabar com a vida de alguém. Tenham noção malta.
    _benlhevai_
    2020-07-15 00h17m por Conquistador17
    Isso já diz o meu avô aos anos! Hahahaha desde que me lembro que ele diz isso, engraçado! XD
    Mas ia dar mais problemas que soluções. . . Se bem que alguns mereciam que lhes apertassem os calos!
    belhavi e vnlf
    2020-07-15 00h17m por ATUAMAEEHUMHOMEM
    calibre cheiroso que têm XD, ofendem os outros e dizem que foram ofendidos. tipico
    _benlhevai_
    2020-07-15 00h08m por Conquistador17
    Eu concordo contigo! Alguém tem que vir falar de alguma coisa! Os casos de Portimão e de hoje são de bradar aos céus! Completamente ridículos!
    bati
    2020-07-15 00h04m por ATUAMAEEHUMHOMEM
    na veia azul? nem era para sim que estava a falar, mas asnos zurram so porque sim, principalmente quando falam pelos outros
    Bom jogo
    2020-07-15 00h04m por pedropereira934
    Do Vitória, contra um Benfica eficaz, mas que claramente já atirou a toalha ao chão, talvez o empate fosse o resultado mais justo. Época claramente aquém do Vitória que tinha a obrigação de terminar nos 6 primeiros, Ivo Vieira acaba por desiludir na sua primeira grande oportunidade como treinador(apesar de eu gostar bastante dele). Edwards o melhor em campo para mim, enorme facilidade em desiquilibrar, Nuno Tavares viu se à rasca com ele, o que é normal. Jogador para outros voos, este inglês.
    vnlf
    2020-07-15 00h03m por Conquistador17
    O problema nem do 2º golo nem foi do meio campo. O Pedro Henrique é que teve uma tirada ah lá Bondarenko e foi fazer um corte fantasma à entrada da área. . . Claro que depois o esferovite só teve que ir para o espaço desocupado por ele para encostar. . .
    ljusta
    2020-07-15 00h00m por Um_portista_qualquer
    Godinh, és tu? xD
    Quanto ao jogo, o Benfica ganhou porque fez algo que o Vitória não conseguiu: aproveitou as oportunidades que lhes foram oferecidas
    dragonetes
    2020-07-14 23h59m por ATUAMAEEHUMHOMEM
    tem o jogo do sporting pa comentar amanha, nao se gastem ja todos
    ljusta
    2020-07-14 23h58m por DabidBTV
    O taarabt ja foi expulso? e o weigl e o florentino? Joguem à bola masé!
    ja quando
    2020-07-14 23h57m por ATUAMAEEHUMHOMEM
    contra o porto foi um tal de tapsoba pa rua aos 30s ou la o que foi, nao havia tanta espuma. o xico e o cervi tb levaram umas cacetadas que so ele nao viu, nao houve espuma. o champagne ficou fechado nao ha espuma. . . será por isso que alguns vitorianos da tanga tao aziados? queriam ir para os aliados era? rezem para que quando os conegos abrirem a nalga que ja poderem ir fazer a festa XD
    _benlhevai_
    2020-07-14 23h57m por Conquistador17
    Opa a sério. . . Mais uma vez a equipa a morrer e ele só faz substituições aos 75 minutos. . . Que vá bugiar! Sempre a mesma coisa. A equipa a precisar de mexer mas o sr. Treinador parece que gosta do que vê e depois é "ah o Benfica teve mais controlo do jogo" e o que se faz para combater isso? Absolutamente nada! Espetáculo! Lindo!
    BlankSpace
    2020-07-14 23h53m por CreedEinsteinBratton
    Era amarelo. E depois?
    Ivo
    2020-07-14 23h52m por Conquistador17
    VAI TE ENCHER DE MOSCAS! Que treinador mais burro!
    Uma coisa é certa, é certinho como um relógio: 2 substituições aos 75 e mais duas aos 85. . . Espetáculo de treinador. . .
    vnlf
    2020-07-14 23h50m por SCBFAN
    Sabes q o Fama e o Rio Ave estão bastante ligados ao JM, pelo q podem perder alguns jogadores mas reforços tmb não faltarão. Tenho pena q tmb não vai ser desta q vamos ter uma final europeia minhota, talvez para o ano se não floparem outra vez ;)
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...