placardpt
    Santa Clara vence Aves na Cidade do Futebol

    Açorianos encurtam distância para a história

    O Santa Clara voltou a sorrir para o Campeonato, ao vencer esta terça-feira o Aves (3x0), na Cidade do Futebol, num jogo de sentido único. Os açorianos resolveram o jogo no primeiro tempo e colocaram um ponto final na segunda parte, com um belo golo de Carlos Júnior. Agora, ficam a faltar dois pontos para a história ter um final feliz!

    Via verde pelos corredores

    O regresso do Santa Clara à competição deixou o conjunto de João Henriques bem tranquilo em relação às contas da manutenção e com legítimas aspirações de quebrar o recorde pessoal de pontos no principal escalão do futebol português (42 pontos). Com 38 e seis jornadas para disputar até ao final da prova, os açorianos tiveram uma quebra nas três jornadas seguintes - três derrotas por 0x1 -, e a receção ao lanterna-vermelha Aves era uma excelente oportunidade para retomar o caminho das vitórias.

    Zé Manuel abriu o marcador na Cidade do Futebol ©Liga Portugal
    Para o encontro da 32.ª e antepenúltima ronda do Campeonato, o treinador dos encarnados de Ponta Delgada, radicados na capital portuguesa, é bom sempre lembrar essa condição, promoveu seis alterações em relação ao último onze e a resposta foi bastante positiva.

    O domínio açoriano foi esclarecedor desde muito cedo e permitiu que as oportunidades fossem surgindo de forma natural junto à baliza de Aflalo. O Aves, que até tinha regressado às vitórias na jornada anterior, não teve capacidade para travar as investidas contrárias e o melhor que foi conseguindo no ataque foi quase sempre na sequência de bolas paradas. 

    Muito mérito para o Santa Clara pela forma como pressionou o conjunto de Nuno Manta Santos, a partir da primeira fase de construção, que provocou o erro sistemático ao adversário. O estado anímico avense por esta altura também não é o melhor e tudo contribui para explicar a apatia.

    Sempre muito confortável no jogo, a turma açoriana saiu para o intervalo com dois golos de vantagem, ambos na sequência de ataques rápidos pelos corredores. Primeiro no lado direito, com Salomão a servir Zé Manuel para o extremo subir ao posto de melhor marcador do clube na Liga, e depois pelo flanco esquerdo, com Zaidu, prego a fundo, a cruzar milimetricamente para o cabeceamento de Cryzan. 

    Algum travão, mas...

    A vantagem era perfeitamente confortável e dava tranquilidade para gerir o segundo tempo sem muitos cuidados, sobretudo tendo em linha de conta as limitações ofensivas que o Aves evidenciou ao longo dos primeiros 45 minutos.

    Pedro Soares disputa a bola perante o olhar de Costinha ©Liga Portugal
    O jogo perdeu qualidade de forma algo natural, com o Santa Clara a baixar o ritmo e a ficar-se pelo controlo da posse e do outro lado a equipa de Santo Tirso resignada perante o resultado.

    O único frisson junto à baliza de André Ferreira - que deu o lugar a Rodolfo Cardoso nos instantes finais para a estreia do jovem guardião na Liga - surgiu, lá está, num lance de bola parada, em que Bruno Morais obrigou o guarda-redes a defesa fantástica por instinto.

    Não marcou o Aves, voltaria a marcar o Santa Clara e que... golaço! Carlos Júnior combinou com Costinha e enviou um míssil rasteiro, ainda fora de área, que só parou no fundo da baliza à guarda de Aflalo.

    O Santa Clara sobe provisoriamente ao 9.º lugar, com 41 pontos, a um de igualar a pontuação da temporada passada, enquanto o Aves segue no último lugar.

    jogos históricos
    U Terça, 14 Julho 2020 - 17:00
    Cidade do Futebol
    Gustavo Correia
    3-0
    Zé Manuel 21'
    Crysan 28'
    Carlos Júnior 74'

    ESTÁDIO

    Cidade do Futebol
    Lotação1 000
    Medidas-
    Inauguração2016
    Lances Capitais
    21´
    GOLO Santa Clara!
    Zé Manuel marca
    Zé Manuel marca o seu 3º golo na prova (24 jogos)
    28´
    GOLO Santa Clara!
    Crysan marca
    Crysan marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
    74´
    GOLO Santa Clara!
    Carlos Júnior marca
    Carlos Júnior marca o seu 6º golo na prova (32 jogos)
    Positivo
    Velocidade nos corredores

    O perigo surgiu por todo o lado, mas o maior destaque vai mesmo para o trabalho realizado pelos homens dos corredores do Santa Clara, que deram sempre muito trabalho aos laterais do Aves. Nota especial para o incansável Zaidu, que galgou metros para servir Crysan no segundo golo. Que momento!

    Negativo
    Aves sem poder de fogo

    Depois de ter regressado ao golos na jornada anterior, interrompendo uma série de sete jogos em branco, o Aves voltou a evidenciar algumas dificuldades do ponto de vista ofensivo. O momento não é fácil, as opções também não são muitas, e o resultado está à vista.

    Forma
    Santa Clara
    2019/2020
    39J
    14V
    8E
    17D
    41-43G
    CD Aves
    2019/2020
    34J
    5V
    2E
    27D
    28-70G
    O Árbitro

    Algumas dúvidas no golo anulado a Crysan, logo aos oito minutos. De resto, tarde tranquila para o árbitro Gustavo Correia, que procurou ter o jogo sempre muito bem controlado.

    Fotografias(17)

    Liga NOS: Santa Clara x Desp Aves
    Liga NOS: Santa Clara x Desp Aves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SANTA CLARA
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ReturnoftheEagl e
    2020-07-14 21h20m por JustaCausa
    O pessoal que me disse que andavam atrás dele foi o mesmo que me disse que o JJ vinha para cá e que o lfv só estava a espera de uma oportunidade para despachar o Lage, isto antes de ele ter sido despedido, mas também me disseram que ele via com melhores olhos a ida para fora .
    _benlhevai_
    2020-07-14 20h42m por Conquistador17
    Eu hoje compreendo o Poha. . . Quanto ao Pedro Henrique se calhar é como o Davidson. . . Pó ser que esteja na porta de saída. . .
    PO
    Zaidu
    2020-07-14 20h38m por Porto-My-Home
    Já se sabe há imenso tempo que vai para o Arminia Bielefield
    _benlhevai_
    2020-07-14 20h32m por Conquistador17
    Já saiu. . . É o mesmo do Gil. . .
    Zaidu
    2020-07-14 20h31m por JustaCausa
    Como já tinha dito , é um jogador de equipa grande , e especialmente por ser um lateral de grande qualidade algo que não abunda, o Guimaraes já nao tem a minima hipotese de o ir buscar para ser honesto, já ultrapassou a qualidade deles, no minimo vai para o Braga ou para um St Ettiene desta vida, acredito que os grandes tambem ja tenham pedido informaçoes relativas a ele. Pelo que se fala o Benfica já se chegou a ele.
    _benlhevai_
    2020-07-14 20h16m por Conquistador17
    Já quando jogaram contra o Braga fiquei de olho no gajo! Ele não corre, ele anda de mota! Não sei como é que ele é a defender mas se for bom era boa aposta! Qual é a cláusula de rescisão dele?

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...