Famalicão vence Vitória FC no Bonfim

A vitória sorriu a quem não quis ficar apenas pelo pontinho

2020/07/13 23:36
Texto por Rodrigo Coimbra

Mais um jogo, mais uma derrota para o Vitória Futebol Clube, a sexta consecutiva! Os sadinos somaram novo desaire, desta feita na receção ao Famalicão (1x2) e ficam novamente à mercê do Portimonense, sem conseguirem sair dos 30 pontos. Diogo Gonçalves foi a figura do encontro, ao apontar os dois golos que valeram a vitória ao novo 5.º classificado da Liga.

Parado, paradinho...

Completamente pressionado pela tabela e acima de tudo pelo ciclo negativo em que se encontrava à chegada para este jogo - cinco derrotas consecutivas e 13 jogos sem vencer na Liga -, o Vitória de Setúbal tinha a difícil missão de somar pontos na receção a uma das maiores surpresas do Campeonato para ganhar fôlego na fuga à despromoção.

Jubal marcou de forma acrobática ©Kapta+
Consciente da dificuldade do desafio e da qualidade do adversário, Lito Vidigal montou uma autêntica teia na sua zona defensiva, apresentando-se quase sempre com uma linha de seis nos momentos de transição defensiva, dificultando assim a entrada dos homens do Famalicão em zonas de perigo.

Foi preciso que a referência de ataque famalicense, no caso Toni Martínez, baixasse para atrair a defesa sadina e assim criar um desequilíbrio. Gustavo Assunção serviu praticamente na linha de meio campo, o espanhol desviou de forma subtil e Diogo Gonçalves apareceu solto na cara de Makaridze para picar a bola sobre o guarda-redes georgiano.

O golo confirmava a superioridade famalicense, mas o Vitória conseguiu restabelecer igualdade por intermédio de Jubal, num lance de bola parada que terminou com um remate acrobático do central brasileiro, sem hipótese de defesa para Vaná Alves, isto numa altura em que os setubalenses já tinham perdido o único avançado de raiz por lesão.

Até ao intervalo, assistiu-se a pouco jogo jogado no Bonfim. Muitas faltas, muitas paragens, alguma dificuldade para o árbitro gerir o jogo e pouco espetáculo.

Diogo Gonçalves para o assalto ao 5.º lugar

O atraso dos jogadores do Vitória no regresso dos balneários foi apenas um prenúncio daquilo que se viria a ser a segunda parte. Muito mais preocupado em não perder do que propriamente em ir à procura da vitória, o conjunto de Lito Vidigal não arriscou praticamente nada.

Roderick controla a bola perante a oposição de Éber Bessa ©Kapta+
Sempre muito retraído e a sair apenas para o ataque quando apanhava o adversário em contra-golpe, o Vitória acabou por morrer na sua própria estratégia. Tanto insistiu em segurar o pontinho que acabou de mãos vazias. 

Numa das muitas insistências do Famalicão junto à área contrária, Anderson Oliveira encontrou Diogo Gonçalves para o bis do camisola 17. Explosão de alegria para os forasteiros e consequente balde de água gelada para os da casa.

O Vitória soma assim a sexta derrota consecutiva, ao passo que o Famalicão aproveita da melhor forma o empate do Rio Ave para subir ao quinto lugar. Duas lutas bem animadas!

jogos históricos
U Segunda, 13 Julho 2020 - 21:15
Estádio do Bonfim
Hélder Malheiro
1-2
Jubal Júnior 24'
Diogo Gonçalves 15' 89'
ESTÁDIO
Estádio do Bonfim
Lotação18 642
Medidas107x69
Inauguração1962
VIDEOS
Lances Capitais
15´
GOLO FC Famalicão!
Diogo Gonçalves marca
Diogo Gonçalves marca o seu 4º golo na prova (25 jogos)
24´
GOLO V. Setúbal!
Jubal Júnior marca
Jubal Júnior marca o seu 1º golo na prova (22 jogos)
89´
GOLO FC Famalicão!
Diogo Gonçalves marca
Diogo Gonçalves marca o seu 5º golo na prova (25 jogos)
Positivo
Nas asas de Diogo

Excelente jogo do extremo. Jogou, fez jogar a equipa e ainda contribuiu com dois golos para uma vitória importantíssima na luta por um lugar na Europa. 

Negativo
Muitas paragens

Sete minutos na primeira parte e mais sete na segunda são o reflexo das muitas paragens que o jogo sofreu, algumas delas propositadas por parte do Vitória FC.

Forma
V. Setúbal
2019/2020
38J
8V
14E
16D
34-52G
FC Famalicão
2019/2020
39J
17V
12E
10D
57-53G
O Árbitro

Hélder Malheiro contribuiu para as inúmeras paragens no jogo e teve uma reta final de primeira parte algo confusa, com quatro cartões amarelos exibidos num espaço de quatro minutos, sem conseguir serenar os ânimos. Acabou por melhorar com o tempo.

Fotografias(15)

Liga NOS: V. Setúbal x Famalicão
Liga NOS: V. Setúbal x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
V. SETÚBAL
EMPATE
FC FAMALICÃO
Comentários (26)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Azulmais
2020-07-14 18h43m por ProvedorZero
Não e verdade que a venda da sad tenha sido decidida em AG. O que foi decidido foi encetar negociações com a Codecity. São coisas diferentes. A sad foi criada pelo Belenenses mas neste momento ja nao tem qualquer vinculo com aquela e naturalmente que a B, -sad nao esta autorizada a usar a identidade do Belenenses. O que interessa e que o Belenenses já se livrou da Codecity e esta a fazer o seu caminho de dignidade rumo ao seu lugar.
AZ
Provedor 'ZERO'
2020-07-14 17h46m por AzulMais
Terá que se informar melhor: A SAD do futebol d'os Belenenses foi criada em 1999 para gerir o futebol profissional da Instituição.

Em assembleia geral, esta foi vendida a um grupo, que felizmente evitou a sua queda da II liga onde se encontrava pela 2ªepoca consecutiva, para os Distritais (na altura não apareceu nenhum 'sócio' decidido e com arte , a efectuar esse trabalho).

Os Belenenses não foram talhados para jogar nos Distritais!!!

Quem está ...ler comentário completo »
Vilanova1
2020-07-14 15h11m por Frost7210
Apesar de compreender todo o vosso projeto e que é de felicitar a vossa época até agora e louvar as vossas iniciativas, mas acho muito que vocês adeptos não estejam a pensar com racionalidade, é verdade que o procedimento é muito diferente do que foi o do Belenenses mas o resultado final pode muito bem ser o mesmo, basta haver 1/2 épocas más que os adeptos vão começar a virar-se contra a direção e os investidores, é assim em todo o lado e não há excepção. Até em clubes como M. City existe ...ler comentário completo »
Azulmais
2020-07-14 14h11m por ProvedorZero
O Belenenses não tem sad nenhuma e portanto não podem existir comparações com o Famalicao.
Pode continuar a apoiar a B-sad na I ou II ligas mas aceite sff a posição do Clube = vontade dos sócios.
VI
Nop
2020-07-14 14h10m por Vilanova1
Nao. Os sócios do Famalicão deram o devido aval em AG.
Só percebo o teu comentário como ironia e dirigido a Belém, só pode. Aqui nunca houve o minimo de problema pk foi tudo bem feito e com intervenientes sérios. Outros exemplos se seguem, boavista por ex. Então lá fora olha a quantidade de equipas nos regionais que tinham de criar lol
AZ
Famalicão SAD
2020-07-14 12h43m por AzulMais
Os sócios do Famalicão não vão formar uma equipa na Distrital, por a Sad ser detida maioritariamente por capital que não é do Clube?

Saudações
Que desce
2020-07-14 11h43m por 21_savage
Portimonense Ou belenense Sad
Treinadores
2020-07-14 11h25m por Blueman
como o Lito, Petit, Nuno Manta, estragam o futebol! Rua com eles!

Ridiculo o Makaridze deitado no chão durante N tempo numa jogada em que nem sequer é tocado pelo adversário. Cá se fazem, cá se pagam. Foi bem feito terem perdido!
V Setubal
2020-07-14 11h11m por footballmanagerftwgo
esse o setubal nao serve para nada e nem o lito podem salvar o setubal

por favor por amor de deus acaba esse clube esse clube nao faz falta nehunum
GS
Vilanova1
2020-07-14 10h18m por GSCGrandeamor
Obrigado e boa sorte também para o Famalicão

Saudações
V. Setúbal
2020-07-14 07h44m por zlatan_21
Continuo a desejar que não descam!
Quero o B-SAD a descer de divisão
VI
GSCGrandeamor
2020-07-14 04h03m por Vilanova1
Boa análise a tua, obrigado pelas palavras sensatas, ao contrário de quem quer fazer crer o contrário. Boa sorte para o teu clube.
Famalicão
2020-07-14 00h35m por ReturnoftheEagle
Vitória importante na luta pela Europa. O deslize do Rio Ave nos Barreiros foi bem aproveitado, com os famalicenses a ocuparem novamente o quinto lugar da tabela. Com o Vitória SC praticamente arredado da corrida, os homens de João Pedro Sousa têm uma grande oportunidade para conseguir terminar uma excelente temporada com chave de ouro. Hoje foi um bis de Diogo Gonçalves que deu os três pontos. Ainda bem, gosto de o ver a triunfar. Para o ano fará parte do plantel principal do Benfica e ...ler comentário completo »
Ferreira92
2020-07-14 00h27m por umnovetresum
Foi o que pensei a quente depois de um jogo ridículo de lito e companhia, a perder tempo desde o início do jogo.

Mas prefiro mil vezes um Setúbal na primeira do que um bsad ou um tondela. O Setúbal ainda tem uma massa adepta relativamente forte, e uma tradição invejável.
f1950
2020-07-14 00h14m por newone21
Por acaso ate tem culpa ja que são eles que os metem lá os dirigentes.
Setubal
2020-07-14 00h13m por newone21
Nada contra os adeptos porque uma equipa que desde que me lembro teve sempre problemas financeiros e continuam apoiar o clube mas tem de saber que se descerem vão ter que criar um clube na distrital para começar de novo.
Ferreira92
2020-07-14 00h11m por f1950
Somos 2.
Os adeptos do Vitória não têm absolutamente culpa nenhuma das direcções rídiculas que o clube tem tido, aliás ainda sentem muito o clube mas não o demonstraram da melhor maneira após o jogo com o Paços.
Vitoria fc
2020-07-14 00h10m por Patriota99
Está a dever anos à segunda liga clube fantasma infelizmente
GS
Fazer referência ainda. . .
2020-07-14 00h08m por GSCGrandeamor
Ainda não vai há muitos anos que vi este Famalicão no S. Miguel frente ao meu Gondomar, é incrível como este clube cresceu tanto, apesar do JM pôr lá jogadores não é só por causa dele também há muito mérito da direção e do treinador.

Parabéns a todos os Famalicenses!!!!
GS
Grande Famalicão
2020-07-14 00h04m por GSCGrandeamor
Uma vitória justíssima da ÚNICA equipa a querer ganhar.
O Famalicão merece mesmo ir à Liga Europa que equipa!!!!
Já o Vitória tenho muito pena mas acho que vai acabar por descer este ano, aliás o jogo de hoje foi terrível.
Vamos ver mas estou convencido que o Portimonense se salva a descida andará entre Tondela e Vitória e penso que o Vitória vai mesmo descer, nem com Lito lá vão, pelo que parece.

Saudações
FE
umnovetresum
2020-07-14 00h02m por Ferreira92
Desejo de todos? Não é o meu desejo p/exemplo.
Prefiro antes que desça o B SAD.
Fama
2020-07-14 00h00m por Jamar
Uma única equipa a querer jogar, fez tudo e mereceu ser feliz. Quem tenta jogar apenas quando está em desvantagem só merece perder.
EN
Vitória
2020-07-13 23h49m por EnormeSCB
Com vida muito dificil, se Portimonense e Tondela vencerem os seus jogos (o que pode perfeitamente acontecer) fica dificil para o Lito evitar a descida.
vitórinha
2020-07-13 23h48m por umnovetresum
Importante vitória contra um pequeno vitória, e um lito a ser o que sempre foi.

Vamos ser se é este ano que perdemos uma das mais ridículas equipas do nosso campeonato, é o desejo de todos. É também á conta de equipas que se recusam a jogar o jogo pelo qual são pagos balúrdios, que o futebol vai perdendo interesse e protagonismo.
Análise
2020-07-13 23h46m por ComentaImplacavel
Vitória justa da melhor equipa e que equipa o FC Famalicão de Vila Nova! Vitória FC em maus lençois em risco muito sério de descida de divisão, é triste, porque o vitória não é grande é enorme! Grande exibição de Diogo Gonçalves que tem estado apagado nos ultimos jogos, é um grande avançado a par de Fábio martins e Toni Martinez os 2 melhores marcadores com 10 e 9 golos na liga!
Destaque negativo para a arbitragem, um lance na segunda parte que passou despercebido gravissimo que um j...ler comentário completo »
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Italiano
Destaque
Um cenário pode deixar equipa de Inzaghi em maus lençóis
Foi um dos principais destaques positivos desta Serie A que acabou no último fim-de-semana. A erupção da Lazio de Inzaghi. Habituada a lutar apenas pelos lugares europeus nos ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
sweetdreams 04-08-2020, 03:03
MasterBaits 04-08-2020, 02:32
RMVSC 04-08-2020, 02:09
lvr1vsc 04-08-2020, 01:58
RMVSC 04-08-2020, 01:53
lvr1vsc 04-08-2020, 01:49
RMVSC 04-08-2020, 01:47
lvr1vsc 04-08-2020, 01:44
RMVSC 04-08-2020, 01:41
RMVSC 04-08-2020, 01:40
lvr1vsc 04-08-2020, 01:39
Orgulhovitoriano 04-08-2020, 01:25
Mais_informacao 04-08-2020, 01:22
RMVSC 04-08-2020, 01:00
MantoApedrejado_ 04-08-2020, 00:56
MantoApedrejado_ 04-08-2020, 00:53