Rio Ave derrota Portimonense

Sopram os ventos da Europa

2020/07/09 19:08

Ataque à Europa consumado para um Rio Ave que sabe da tarefa árdua que o adversário direto Famalicão terá nesta jornada. Com direito a reviravolta e golo olímpico nos descontos, a equipa de Carlos Carvalhal bateu em casa o Portimonense por 2x1, assumindo à condição um lugar de apuramento europeu.

Numa tarde de sol mas com muito vento, que soprava na direção da baliza do Rio Ave na primeira parte e da baliza do Portimonense na segunda, os algarvios marcaram muito cedo por Vaz Tê num de muitos pontapés de canto perigosos e os vila-condenses conseguiram ainda no primeiro tempo a igualdade, num penálti de Taremi após longa espera. Já muito perto do fim, Filipe Augusto deu a vitória num pontapé de canto direto.

Primeiras ameaças nos cantos...

Carlos Carvalhal mudou quatro peças sem mexer no esquema para a partida, Paulo Sérgio mudou duas com alteração tática: Koki Anzai surgia no onze para os primeiros minutos desde fevereiro, com Hackman a ser puxado para o centro numa defesa que por vezes era a três, por vezes a cinco. Lucas Fernandes surgia na faixa esquerda do ataque e o meio-campo fazia-se com duas peças.

©Kapta+

A jogar contra o vento na primeira parte, o Rio Ave teve muitas dificuldades na construção: à questão atmosférica (que influenciava, e de que maneira) juntava-se a agressividade dos algarvios na zona do meio-campo defensivo, interrompendo muitos lances ofensivos vila-condenses, ora em falta ora de forma limpa.

O Portimonense construía melhor, e mesmo que nem sempre conseguisse tirar o melhor partido do vento (em lances mais diretos, a bola tendia a precipitar-se para a linha final ou para o guarda-redes), somou um grande número de pontapés de canto que foram quase sempre perigosos. Logo aos 5 minutos surgiu um desses cantos que valeria um golo madrugador: Tabata a cruzar, Ricardo Vaz Tê a cabecear lá para o fundo e a fazer o segundo golo em três jogos. Antes do canto, houve remate perigoso de Tabata a surgir na sequência de uma falta não assinalada sobre Filipe Augusto.

©Kapta+

Além de ser o homem de boa parte das bolas paradas, Tabata era quem mais mexia numa equipa algarvia ameaçadora, e nem a lesão precoce de Dener enfraquecia a formação de Paulo Sérgio, que anda lá por baixo na tabela mas mostrava argumentos para muito mais. Gelson Dala - titular pela terceira vez seguida - teve nos pés uma ocasião de ouro que desperdiçou, o Portimonense continuou a criar perigo nos pontapés de canto e foi já para lá da meia hora que o Rio Ave conseguiu igualar o marcador, com dois momentos-chave separados por qualquer coisa como seis minutos de pausa. 

Expliquemos: aos 29', um lance de insistência na grande área do Portimonense, com Gonda a brilhar em frente a Nuno Santos e Dala a encostar para o fundo da baliza... deu-se início à longa espera para análise do VAR, que terá certamente identificado a posição irregular de Nuno Santos no momento do remate mas descortinou também um toque com o braço de Jadson, dando origem a uma grande penalidade que Taremi converteu, num penálti clássico batido já... aos 35 minutos.

Com Kieszek a brilhar tanto ou mais do que Gonda nessa fase, o Rio Ave lá se satisfez com a igualdade ao intervalo - chegou depois de oito minutos de descontos - acreditando que a troca de campo permitiria uma outra tendência na partida, um melhor aproveitamento dos bons elementos ofensivos da equipa da casa.

...e a decisão num canto direto

Foi o que aconteceu. A equipa de Vila do Conde entrou bem melhor na segunda parte do que na primeira, com circunstâncias mais favoráveis, embora por muito tempo sem conseguir ultrapassar uma linha defensiva sólida e numerosa dos algarvios.

©Kapta+

Com vinte minutos jogados na segunda metade, Carvalhal arriscou: lançou Mané e Piazón para os lugares de Figueiras e Diego Lopes, reforçando os corredores e aumentando a profundidade, embora sacrificando - na teoria - alguma solidez defensiva. Não calhava mal, porque o Portimonense estava bem menos perigoso no ataque e o jogo acontecia quase sempre para lá do meio-campo e com dez dos onze jogadores algarvios envolvidos em tarefas defensivas.

©Kapta+

O Rio Ave quase conseguia também aproveitar uma bola parada para marcar, mas Gonda ia brilhando de novo perante um cabeceamento de Taremi, a quem foi então (mal) assinalado um fora-de-jogo. Em bola corrida, a equipa de Carvalhal continuava a não conseguir ultrapassar a brava resistência algarvia, já  muito mais preocupada em defender a igualdade do que em qualquer outra coisa. Seria com a bola parada, com todo o esforço que implicava mantê-la quietinha no chão, que chegaria a solução.

Filipe Augusto foi quem assumiu a conversão de um canto à direita, e o canhoto lançou uma bola em arco que o vento ajudou a empurrar para a baliza de um então ineficaz Gonda. Missão longa mas cumprida para os homens de Carvalhal, que em dois jogos em casa somaram duas vitórias, com uma derrota fora pelo meio. O Portimonense fica mais perto da descida.

U Quinta, 09 Julho 2020 - 17:00
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Rui Costa
2-1
Mehdi Taremi 35' (g.p.)
Filipe Augusto 90'
Ricardo Vaz Tê 6'
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 31
Lances Capitais
GOLO Portimonense!
Ricardo Vaz Tê marca
Ricardo Vaz Tê marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
35´
GOLO Rio Ave!
Mehdi Taremi marca de grande penalidade
Mehdi Taremi marca o seu 14º golo na prova (27 jogos)
90´
+1
GOLO Rio Ave!
Filipe Augusto marca
Filipe Augusto marca o seu 4º golo na prova (25 jogos)
A Chave

Minuto 90+1': Com o vento a soprar na direção da baliza algarvia, Filipe Augusto bateu um canto e a bola foi direitinha para o fundo da baliza. Um golo olímpico que valeu uma vitória.

O Árbitro

Falta por assinalar no lance que daria origem ao canto que valeu o golo do Portimonense. Não podendo haver intervenção do VAR, parece-nos que houve erro do árbitro. Falha clara também ao assinalar um fora-de-jogo a Taremi num lance de perigo em que Gonda defendeu.

O Melhor
Aproveitamento das bolas paradas

Num jogo em que ambas as equipas enfrentaram muitas dificuldades na construção devido a condições climatéricas, tudo acabou por se decidir em bolas paradas (dois cantos e um penálti). O Portimonense criou perigo muito frequente nos cantos, o Rio Ave resolveu a questão da mesma forma.

O Pior
Tanta ventania

Se nas bolas paradas decisivas o vento até acabou por beneficiar, a forma como condicionou a construção de jogo das duas equipas foi negativa. O resultado foi um jogo difícil de ver e analisar, já que muitos dos planos coletivos não tinham seguimento.

Forma
Rio Ave
2019/2020
39J
19V
9E
11D
59-41G
Portimonense
2019/2020
36J
7V
13E
16D
33-50G

Fotografias(15)

Liga NOS: Rio Ave x Portimonense
Liga NOS: Rio Ave x Portimonense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
PORTIMONENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Vitoria
2020-07-09 22h15m por ricardocunha251
Pela mistica e condições desportivas obviamente que o vitoria na europa da 10 a 0 e só enaltece a nossa liga.
vnlf
2020-07-09 21h39m por Conquistador17
Hahahaha estiveste bem agora com esse último parágrafo!!! xDD
Mas de facto, para empatarem os 3 é muito difícil porque a diferença entre o Rio Ave e o Vitória é de 4 pontos. . .
ricardocunha251
2020-07-09 21h29m por Conquistador17
Aí é que está a questão!!! O único user que se pôs a falar em "merecimentos" foi o JustaCausa!!! Os restantes inclusivamente eu é que merece quem faz mais pontos e não faz sentido dizer que A ou B merece mais que C só porque acham que o C joga pior na opinião dele!!! Nós simplesmente ironizamos com a situação dos 7-0. . .
vnlf
2020-07-09 21h27m por Conquistador17
Não sei porquê mas tinha na cabeça que perdemos contra o Fama. . . Se calhar foi porque soube a derrota xD
Se empatarem os 3 acho que é diferença de golos!!!
Vitoria
2020-07-09 21h11m por ricardocunha251
Não é por dar 7 ao famalicao que merece ir á europa, nem é por empatar com o colosso B sad que merece descer de divisão! Qual a logica de merecer um feito por causa de um jogo bom ou mau?
_benlhevai_
2020-07-09 20h32m por Conquistador17
Não. . . Em caso de empate o critério é "número de pontos obtidos nos jogos entre os clubes empatados" que é a alínea a) do ponto 1 do regulamento. Ou seja, neste mini campeonato a 3 o Rio Ave faz 7 pontos, o Fama faz 4 pontos e o Vitória 3.
Quanto à calculadora concordo! Calculadora é para o 4º ou para o 3º.
Com a vitória hoje do Rio Ave, acho que só mesmo fazendo 12 pontos, porque o Rio Ave não vai perder 4 pontos em 3 jogos contra equipas que já não lutam para absolutamente nada!
JustaCausa
2020-07-09 20h22m por Conquistador17
Mas e bem porquê? Ah com cada uma. . . Então vais-me dizer que se o Vitória acabar com 1 ponto à frente do Rio Ave e do Fama não merece ir à Europa?
_benlhevai_
2020-07-09 20h21m por Conquistador17
O Vitória tem sempre que fazer +2 pontos que o Rio Ave e que o Fama. Se empatarem os 3 o Vitória acaba em 7º porque foi o que fez menos pontos nos jogos entre os 3.
Vimaranenses
2020-07-09 20h21m por JustaCausa
Menos azia , neste momento estão fora da Europa e bem . Ponto final.
Rio Ave
2020-07-09 20h14m por Roby_O_Imperador
Vitória importante na luta pela Europa.

Espero que o Famalicão pontue hoje.

Vitória tambem deve vencer amanhã.
JustaCausa
2020-07-09 20h14m por Conquistador17
Ah espera. . . Tem uma equipa fraquita e estamos a jogar pior. . . Bem, se estar a 4 pontos do 5º lugar com menos um jogo é jogar mal ou ser equipa fraquita. . . Aliás por essa ordem de ideias o Vitória é 7 vezes superior ao Fama. . . Já que lhe espetou 7-0. . . Se calhar uma equipa que perde 7-0 também não merece or à Europa. . . Deixem se de coisas! Merece quem acabar à frente e acabou!
Conquistador17
2020-07-09 20h10m por JustaCausa
O Rio Ave tal como o Fama tem jogado melhor que o Guimarães daí merecerem muito mais a Europa que o Guimaraes, que quer queiram quer não tem uma equipa fraquita.
_benlhevai_
2020-07-09 20h08m por Conquistador17
So sei que agora o Vitória precisa praticamente de fazer 12 em 12. . . E é complicado!
É preciso ter azar. . .
2020-07-09 20h01m por Conquistador17
Que grande frango do Gonda. . . Bem, agora é fazer 12 em 12. . . O Rio Ave há de fazer um epatezito por aí :D
Já agora, acho piada ao pessoal que que diz que o Fama e o Rio Ave merecem ir à Europa ou que se não for o Rio Ave que gostavam que fosse o Fama. . . E o Vitória? Não conta? Não merece? Se ficar à frente, que eu saiba merece! Merece quem acabar em 5º! Deixem se de clubites agudas que faz-vos mal!
Mais 3 pontos
2020-07-09 19h49m por ricardocunha251
Para a equipa que a par do famlicao merece um lugar europeu. Infelizmente só uma delas pode ir.
_benlhevai_
2020-07-09 19h31m por Roby_O_Imperador
O Rio Ave marca sim em posição irregular.
No entanto o lance começa com uma mão clara do jogador do Portimonense.
O árbitro bem anulou o lance posterior para marcar grande penalidade.
Portimonense
2020-07-09 19h21m por JustaCausa
Nao tem colectivo, sao um conjunto de individualidades e isso repara-se bem pois se uma dessas individualidades que faz a ligaçao entre terrenos se desliga o Portimonense simplesmente nao joga, e hoje viu-se isso com o L Fernandes, o Rio Ave jogou bem mas o Taremi claramente nao é jogador para grande.
Portimonense
2020-07-09 19h13m por afonsofarense2000
Ainda se safa, quem desce é o Vitoria Setubal ou Empresa SAD, pena o vento ter sido um facto importante neste jogo xd

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
com video
Excerto do episódio desta semana
No episódio #33 do Destino Saudade, Rui Miguel Tovar e Pedro Jorge Cunha recordam os melhores jogadores brasileiros que passaram no campeonato português.