placardpt
    Cinco pontos por definir no campeonato

    Ainda se lembra das 24 jornadas até agora? O que está por decidir...

    2020/05/31 21:01
    E7

    A espera foi longa - quase três meses -, mas a bola vai finalmente voltar a rolar no campeonato português e há ainda muito por decidir. Para que não lhe escape nada neste regresso, o zerozero reuniu os principais pontos que faltam definir num só artigo.

    Ao todo são 10 jornadas que faltam jogar e 30 pontos ainda em disputa. Tantos que fazem com que nada do que talvez já parece certo o seja, na verdade. Desde o título de campeão, à luta pelas competições europeias, passando pela sempre acesa e renhida fuga à despromoção. Não faltam razões para ficar agarrado ao televisor!

    O pontapé de saída está agendado para o dia 3 de junho, às 19h, em Portimão. Já falta pouco, por isso o melhor é ler para ficar a saber tudo aquilo a que deve estar atento nesta reta final.

    Escorregadela fatal?

    © Catarina Morais / Kapta +

    Começando pelo que mais interessa a praticamente todos os fãs, a luta pelo título em Portugal está ao rubro e dificilmente podíamos ter um combate mais equilibrado do que aquele que se antevê entre FC Porto e Benfica.

    Os encarnados começaram como favoritos, até porque defendiam o título da época anterior, e até já pareceram ter uma mão no troféu final, mas tudo mudou nas últimas jornadas. Duas derrotas - uma delas frente aos dragões - e dois empates nos últimos cinco jogos fizeram com que uma vantagem aparentemente confortável de sete pontos se esvanecesse e permitiram ao FC Porto assumir a liderança da Liga NOS.

    Por outro lado, o FC Porto, com uma das melhores séries da temporada - seis triunfos consecutivos -, conseguiu atingir o que chegou a parecer fora do alcance. A série vitoriosa foi travada pelo Rio Ave mesmo antes da suspensão, mas depois do que os dragões passaram para chegar ao topo, vão certamente fazer tudo o que estiver ao seu alcance para não o largar. Os seis pontos conquistados diante do rival são uma boa indicação e garantia de vantagem no confronto direto.

    Olhando para o que falta jogar, de acordo com a ferramenta do zerozero, é o FC Porto quem tem o calendário teoricamente mais fácil, se bem que a diferença percentual é muito curta. A equipa de Sérgio Conceição recomeça com uma complicada visita a Famalicão e termina com uma igualmente difícil viagem a Braga, sendo que, pelo meio, recebe o Sporting e o Boavista. Já o Benfica termina com uma receção ao velho rival lisboeta, também vai ter de ir a Famalicão, bem como a Vila do Conde e ainda recebe o Vitória SC.

    Resumindo, um ponto a separar dois eternos rivais, 30 pontos ainda em disputa e um calendário, na teoria, igualmente complicado. Não somos peritos em futurologia, mas esta parece uma daquelas lutas que vai durar até ao último segundo e só aí vamos ficar a saber se a escorregadela foi ou não fatal.

    Terá Rúben Amorim a receita para o pódio?

    © Carlos Alberto Costa

    Quando Rúben Amorim assumiu o cargo de treinador do SC Braga, à 14ª jornada, os arsenalistas ocupavam a 10ª posição da tabela e o Sporting a terceira, com oito pontos a separar as duas equipas. Rúben deixou o cargo à 23ª jornada e deixou também os bracarenses no pódio, com mais quatro pontos do que os leões. 

    Curiosamente, saiu de Braga para se juntar ao Sporting, pelo que tem agora a tarefa de reverter aquilo que ele próprio causou. Resta saber se Rúben Amorim tem mesmo a receita para o pódio e se será capaz de repetir o feito com a sua nova equipa.

    Tal como no caso de FC Porto e Benfica, também aqui os calendários são de dificuldade semelhante e nem o confronto direto vale às duas equipas, porque o somatório dos dois encontros dá empate. A principal curiosidade, que pode revelar-se decisiva, será perceber como é que Amorim e Custódio se vão adaptar aos novos cargos, até porque ambos têm ainda muito por provar.

    De resto, a luta pelo terceiro lugar da Liga NOS também está ao rubro, sendo que Rio Ave, FC Famalicão e até, talvez, Vitória SC podem ter uma palavra a dizer.

    Fama europeia, um regresso ou (re)conquista?

    © Vítor Parente / Kapta+

    O Rio Ave, de Carlos Carvalhal, o Famalicão, de João Pedro Sousa, e o Vitória SC, de Ivo Vieira. Talvez as três grandes sensações da presente edição da Liga NOS e, garantidamente, três das propostas de jogo mais ousadas e atrativas do nosso campeonato.

    Os resultados até aqui corroboram todos os elogios, mas está a chegar a prova dos nove: a qualificação europeia. Uma vez que a final da Taça vai ser disputada entre Benfica e FC Porto, o quinto lugar vai passar a dar acesso à Europa, mas é apenas uma vaga para três equipas. Por outro lado, há ainda a possibilidade de qualquer uma das três perturbar os 3º e 4º lugares de Sporting e SC Braga, o que mudaria este cenário.

    Para já, o Rio Ave parte em vantagem, ainda que muito curta - os vilacondenses têm mais um ponto do que Vitória SC e Famalicão -, sendo que, curiosamente, não se vão defrontar até ao final do campeonato.

    Teremos milagre na Vila das Aves?

    © Vítor Parente / Kapta+

    A luta pela manutenção é muitas vezes tão ou mais emocionante do que a luta pelo título. Desta vez, temos um aparente condenado, que vai precisar de um milagre quase ao nível do que a aconteceu com o Tondela num passado recente para ficar no escalão principal.

    O Desportivo das Aves ocupa a última posição da tabela, com menos três pontos do que o penúltimo Portimonense e a nove da salvação. A isto junta-se uma série de cinco jogos sem vencer (quatro derrotas e um empate) e um dos calendários mais complicados até ao final da prova. A equipa de Nuno Manta vai ter de receber FC Porto e Benfica e ainda viajar até Braga e Barcelos, uma das fortalezas deste campeonato. Curiosamente, os avenses terminam com uma visita a Portimão.

    Se a situação do Aves é delicada, a do Portimonense não é muito melhor. Aliás, é tão melhor quanto os três pontos de vantagem que tem sobre último lugar da tabela. Paulo Sérgio tornou-se, há quatro jornadas, o terceiro timoneiro dos algarvios esta temporada - leva dois empates e duas derrotas - e tem pela frente o desafio de garantir a salvação ao pior ataque e à equipa com menos vitórias na nossa Liga.

    Aos dois últimos junta-se o Paços de Ferreira, que se encontra apenas seis pontos acima da linha de água e o Marítimo (oito pontos acima da linha de água). A luta promete ser a quatro, ou talvez até só a três, mas importa referir que basta um par de deslizes para a situação aparentemente mais confortável de Tondela, Belenenses e Vitória FC mudar rapidamente.

    A pose do melhor marcador

    © Carlos Alberto Costa

    A pose de Vinícius foi o festejo mais visto na Liga NOS até ao momento. O avançado brasileiro do Benfica lidera a lista de melhores marcadores do nosso campeonato com 15 golos e é o grande favorito à conquista da distinção, até porque é a referência ofensiva do melhor ataque da Liga.

    Imediatamente a seguir, com menos um golo, surge Pizzi. O companheiro de equipa de Vinícius está a realizar uma época sensacional no que a golos e assistências diz respeito e tem aqui a possibilidade para fazer algo que não deve ter acontecido muito vezes: ser o melhor marcador e o jogador com mais assistências do campeonato. É que o médio encarnado, além de estar na luta nesta categoria, é também o jogador com mais passes para golo da Liga NOS.

    Um pouco mais atrás, todos com 10 golos, Paulinho, Fábio Abreu e Sandro Lima completam o pódio e também podem intrometer-se nesta luta.

    Brasil
    Carlos Vinícius
    NomeCarlos Vinícius Alves Morais
    Nascimento/Idade1995-03-25(29 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Fotografias(51)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Cuidadinho!
    2020-06-01 10h52m por Roby_O_Imperador
    Não se pode festejar os golos com os colegas de equipa! É contra as regras de distanciamento social.

    Já agora, também não se esqueçam do espaçamento minimo de 2 metros, especialmente nos lances de bola parada. É muito importante manter a distancia de segurança.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21