betclicpt
      Dirigente assume tempos «duros»

      Pinto da Costa promete «Cidade do FC Porto» em funcionamento no próximo mandato

      2020/05/25 15:25
      Texto por Redação

      Pinto da Costa garantiu que, caso vença as eleições do FC Porto marcadas para 6 e 7 de junho, o seu próximo mandato colocará em funcionamento a «Cidade do FC Porto». O projeto, que já existe há vários anos, será a aposta concreta dos dragões na formação.

      O dirigente voltou a assumir que os próximos anos vão ser «duros» e que o clube terá de ser alvo de uma «mudança» na forma de atuar. Ainda assim, Pinto da Costa garantiu que está pronto para liderar essa mudança.

      Leia aqui toda a mensagem de Pinto da Costa:

      «Caro sócio do FC Porto,

      Dediquei a maior parte da minha vida a servir o FC Porto. Sou presidente da direção há 38 anos, mas antes já tinha tido a honra de ajudar o clube noutras funções: fui seccionista do hóquei em patins, do hóquei em campo e do boxe entre 1962 e 1969; diretor das modalidades amadoras de 1969 a 1972; e diretor para o futebol entre 1976 e 1980. Quando tomei posse a 23 de abril de 1982, já tinha participado nas conquistas de dois campeonatos de futebol e de muitos outros troféus. Desde essa altura, vivi com todos vós um conjunto de tantas e tão grandes alegrias que nem cabem em palavras, mas não é para o passado que quero olhar agora, em 2020, quando me candidato para mais um mandato à frente do clube. O que me moveu foi sempre o futuro. Se todos juntos ganhámos muito, foi porque soubemos sempre acompanhar as mudanças ou estar à frente delas. Por isso vencemos em tempos tão diferentes.

      O diagnóstico sobre o presente é duro. Vivemos num mundo cada vez mais globalizado e incerto, e a pandemia com que estamos a lidar atualmente é só mais uma confirmação disso mesmo. O universo do desporto não foge a essa regra, que tem tido como uma das consequências mais importantes o aumento das desigualdades entre os clubes dos campeonatos mais ricos da Europa e os restantes. Há dois dados muito significativos: a última vez que uma equipa de fora dos cincos principais campeonatos europeus venceu a Liga dos Campeões foi em 2004; e a última vez que uma equipa de fora dos dois principais campeonatos europeus venceu a Liga Europa foi em 2011. Nos dois casos, foi o FC Porto.

      Tal como aconteceu quando me candidatei pela primeira vez, tenho consciência de que este é um momento que exige mudanças e estou disponível para voltar a protagonizá-las. Queremos continuar a ser um caso de estudo no panorama do futebol mundial, e isso implica superar deficiências nos planos financeiro, organizacional e desportivo. Além disso, impõe-se renovar os órgãos dirigentes do clube. Os objetivos serão os mesmos de sempre: ganhar, ganhar, ganhar.

      No futebol, conquistar títulos em todas as épocas é a meta que se sobrepõe a todas as outras. Incrementar a competitividade da nossa equipa principal será sempre prioritário, sabendo-se que atravessamos uma fase em que o rigor das escolhas tem de ser cada vez maior e em que as camadas jovens têm de assumir um papel preponderante. Apesar de várias dificuldades, nos últimos anos tivemos capacidade para formar uma extraordinária geração de jogadores, que alcançou o topo da Europa e que já começa a dar cartas ao mais alto nível. Acredito que o sucesso do FC Porto no presente e no futuro passa por muitos desses atletas, e tenho a convicção de que poderemos fazer ainda mais e melhor quando entrar em funcionamento, durante o próximo mandato, a Cidade do FC Porto, um conjunto de instalações de ponta que será muito mais do que um centro de treinos ou de estágio.

      Nas restantes modalidades, o objetivo é igualmente manter o nível de elite do FC Porto. Tornar o que já temos cada vez melhor parece-me mais importante e mais adequado à realidade atual do que pensar no que não existe neste momento. Este princípio não invalida, de forma alguma, que possam surgir novos projetos, ao nível daqueles que ainda recentemente resultaram nas reativações do ciclismo e do voleibol, na vertente feminina. Tanto num caso como no outro, trata-se de parcerias devidamente sustentadas e ao nível dos pergaminhos do nosso clube, que se traduzem naquilo que é mais importante: títulos.

      Sei bem como o sucesso desportivo depende de vários fatores, alguns até que nós não podemos - nem queremos - controlar. Um dos que podemos e queremos controlar cada vez melhor é a saúde financeira do FC Porto. As conjunturas interna e externa são difíceis, e até por isso o próximo mandato terá de ser um tempo de maior equilíbrio entre o dinheiro que geramos e o que gastamos. Mas não consentiremos, como alguns gostariam que acontecesse, que as nossas equipas percam a competitividade que está na génese de um FC Porto vencedor. As reformas que são necessárias e que concretizaremos terão sempre estes princípios em consideração.

      Não abdicaremos, por fim, de ser aquilo que somos há décadas: um clube incómodo. Somos incómodos porque nos levantamos contra as injustiças de um país estupidamente centralizado. Somos incómodos porque lutamos e vamos continuar a lutar pela verdade desportiva. Somos incómodos porque ganhamos muitas vezes contra tudo e contra todos. Somos incómodos porque os que querem fazer crer que somos provincianos sabem bem que o nosso nível é internacional. O incómodo que causarmos continuará a ser uma medida do nosso sucesso.

      Nos próximos quatro anos, os desafios que o clube terá de enfrentar não serão poucos nem simples. Mas não serão os primeiros nem serão os últimos da sua história infinita. Juntos, como verdadeiros Dragões, contornaremos as dificuldades. E juntos celebraremos as conquistas que são o elemento mais importante da nossa identidade»

      Portugal
      Pinto da Costa
      NomeJorge Nuno de Lima Pinto da Costa
      Nascimento1937-12-28(82 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      FunçãoPresidente

      Fotografias(84)

      Eleições FC Porto
      Liga NOS: Famalicão x FC Porto
      Comentários (39)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      . . .
      2020-05-26 09h54m por tiger1974
      *último ano do plano de. . .
      DJROCKER
      2020-05-26 09h53m por tiger1974
      O Porto não precisa de vender 100 milhões para pagar o empréstimo obrigaccionista, porque para este já estava previsto uma nova emissão de igual valor ou superior para a pagar (like for like).
      As vendas são para por as contas da época positivas, dado que no final do 1º semestre iam em 52 milhões a negativo.
      Este era o último do plano de recuperação do fair-play financeiro acordado com a UEFA, e que previa que iam ter lucros, para além do cumprimento de outros requisitos.
      ler comentário completo »
      Financiamento da Academia. . .
      2020-05-26 09h45m por tiger1974
      O Anibal Pinto já anunciou como irá ser financiada. . . 1000€ a cada portista, e que pagarão com todo o prazer!!!
      Como Bruno de Carvalho fez com o pavilhão no Sporting.
      Eterno azul newone
      2020-05-26 07h31m por carloscorreia368
      Isso de ser bom ou mau treinador já é outra conversa. Eu próprio já critiquei as escolhas do Sérgio mas o lopetegui teve um plantel com orçamento muito superior ao do Sérgio e perdemos o campeonato por ele ser passarinho e com o Nuno a mesma coisa.
      Eternoazul
      2020-05-26 02h06m por Chama--Portista
      É a tua opinião e respeito, mas prefiro mil vezes o tal futebol de distrital desde que traga resultados do que andar com rodriguinhos, toques de letra e posses de bola até os 90% para depois os resultados serem miseráveis e o presidente vir a público dizer que batemos no fundo.
      Carloscorreia
      2020-05-25 23h57m por Eternoazul
      Desculpa lá tens a tua opinião mas essa do " fez entrar muito dinheiro no clube" não concordo. . . . porque também perdemos muito por causa dele!! Sim por causa SC não fomos campeões a época passada e não venham com tretas da arbitragem e fomos eliminados por o colosso Krasnodar. . . uau. . . pra não falar da prestação europeia está época. Volto a repetir é a tua opinião mas eu só quero ver longe esse treinador de distrital. O pior futebol que vi o nosso clube jogar desde que me lembre. . . p...ler comentário completo »
      Off Topic
      2020-05-25 23h26m por newone21
      O Anibal Pinto disse que o Fernando Gomes (gestor financeiro) esta a fazer um bom trabalho ESTA TUDO DITO.
      carloscorreia36 8
      2020-05-25 23h25m por newone21
      Não o melhor é deixar os mesmos dirigentes a ganhar 600 mil fora premios isso sim é GESTÃO.
      E os adeptos?
      2020-05-25 23h07m por carloscorreia368
      Nós tb só somos bons para encher o estádio no jogo com o Benfica porque de resto é casas miseráveis.
      E se não querem lá o Pinto da Costa e votar noutro a mais 2 hipóteses. Apesar de na minha opinião está não ser a melhor altura colocar lá alguém que mal conhece os cantos a casa.
      O Porto precisa de restruturação novas pessoas e quando digo novas é novas em todas os aspetos e que respeitem o clube e que não vão para lá tirar partido dele.
      Não me interessa os ordenados dos...ler comentário completo »
      Nygma
      2020-05-25 22h31m por ReturnoftheEagle
      Realmente é risível, mas não é nada de surpreendente. É esse tipo de discurso, infelizmente, que lhe garante a vasta maioria dos votos, uma vitória tranquila sem qualquer ameaça por parte da oposição. Depois temos este clima de cortar à faca em redor do futebol português. . .
      . . .
      2020-05-25 21h43m por newone21
      Aprende a ler antes de dizer se é mentira

      O emprestimo vai ser proposto dia 5 de junho dia antes das eleiçoes para que so seja dia 9 de junho de 2021
      DJROCKER
      2020-05-25 21h39m por newone21
      Que empréstimo só pó ano

      https://www. fcporto. pt/pt/noticias/20200427-pt-fc- porto-sad-propoe-adiamento-de- reembolso-de-obrigacoes

      nO valor nunca foi confirmado?

      https://www . ojogo. pt/futebol/1a-liga/porto/notic ias/as-contas-do-fc-porto-o-pr ejuizo-as-mais-valias-e-a-prom essa-de-venda-11874280. html

      Se veio no ojogo queres mais informaçoes
      newone21
      2020-05-25 21h34m por DJROCKER
      Outra vez arroz colega?!
      Primeiro o emprestimo é so para o ano. . . .
      Segundo os 100 milhoes já nao sao percisos pelo menos por o emprestimo ter sido adiado. . .
      Alem de que esse valor nem nunca foi confirmado mas deves trabalhar no clube certo?
      newone21
      2020-05-25 21h29m por DJROCKER
      Que final de epoca mau. . . passar de 1 lugar ao 3 em 10 jornadas. . . . . Que horror. . . .
      carloscorreia36 8
      2020-05-25 21h16m por newone21
      Mas ja viste como estamos financeiramente? Estamos piores que um chapeu de um pobre

      Temos 100M para fazer

      35M de empréstimo obrigacionista

      Os melhores do clube telles, corona, danilo vao ser vendidos (fora o resto mas não é o marega que faz falta).

      E o nosso presidente diz que vai fazer uma academia pelo menos a 8 anos.
      newone21
      2020-05-25 21h11m por carloscorreia368
      Fechamos portas!?!!!! 😧
      Tu deves andar a sonhar com os ladrões de certeza!
      GSCGrandeamor
      2020-05-25 19h15m por newone21
      Não precisas de ir tão longe basta esta época não irmos a champions e fechamos as portas.
      GS
      PDC
      2020-05-25 19h13m por GSCGrandeamor
      Diz que a candidatura nada tem haver com o passado mas sim com o futuro. Depois no texto que escreve só fala do passado. . . Onde está a lógica? Anda a tapar os olhos aos sócios. . . .
      O FCP tem um passivo enorme, só nos últimos seis meses aumentou quase 50M e ainda pensa construir uma Cidade de Futebol. . . aliás o FCP já devia ter este Centro de Treinos à muitos anos. Agora que atravessa um dos momentos mais complicados é que se lembra disso? Não faz sentido.
      Eu já tenho d...ler comentário completo »
      🤣
      2020-05-25 18h49m por Nygma
      "Não abdicaremos, por fim, de ser aquilo que somos há décadas: um clube incómodo. Somos incómodos porque nos levantamos contra as injustiças de um país estupidamente centralizado. Somos incómodos porque lutamos e vamos continuar a lutar pela verdade desportiva. Somos incómodos porque ganhamos muitas vezes contra tudo e contra todos. "

      Texto retirado do zerozero.pt
      https://www. zerozero.pt/news. php?id=285596
      Ruben_Ferreira
      2020-05-25 18h42m por HGuima
      não se trata de acreditar ou deixar de acreditar.
      uma coisa é referir 2-3 mandatos outra é falar em 2015 ou 2016.
      lembro-me da primeira vez que falou num "sonho de centro de formação" corria o ano de 2016. as negociações começaram com a câmara da Maia mas entretanto houve uma aproximação e conversas com Rui Moreira já em 2019

      a mim tambem nao me aquece nem arrefece. so espero é que uma futura cedencia de terrenos ou contrapartidas para qualquer clube nao seja feita à custa do herario publico. como é mais que previsivel
      YA
      Problemas
      2020-05-25 18h24m por Yazapeyroteu
      O ano passado escrevi aqui que o Porto devia apostar nos jovens talentos que tinha ao invés de ir ao mercado buscar pernas de pau. A direcção contratou muitos jogadores e gastou muitos milhões de euros, a meu ver desnecessariamente. Os reforços que contratou, apenas Diaz e Marchesin se têm valorizado. Os restantes e não obstante serem bons jogadores dificilmente serão transferidos pelo valor que custaram, o que devia e deve fazer tremer os responsáveis financeiros.

      O Porto...ler comentário completo »
      Hguima
      2020-05-25 18h21m por Ruben_Ferreira
      Desde 2015 (pelo menos) que ele diz que vai construir uma academia. . . já se passaram 5 anos e a promessa e sempre a mesma. . mas se não acredita em mim, para mim é igual não acrescenta nada nem a minha vida nem a sua.

      Só comentei porque lembro me bem de ele já no último mandato ter falado que ia construir um centro de formação, por isso sim PC já vem com esta “promessa” a muito tempo e o que está a ser construído é um grande passivo nada mais que isso
      Ruben_Ferreira
      2020-05-25 17h25m por HGuima
      Desde quando é que o PdC prometeu uma academia nos ultimos 2-3 mandatos como referes?? isso significaria recuar a 2008 ou algo do genero.
      desafio-te a mostrar o que referes

      quanto às promessas de PdC. . . nunca teve necessidade de as fazer porque nunca concorreu com ninguem nos ultimos tempos. As ultimas eleições já serviram de alerta face ao pior resultado eleitoral (mais de 500 votos nulos)

      Voltando à questao da academia, essa nunca foi a visão do PdC. ...ler comentário completo »
      PDC
      2020-05-25 16h58m por newone21
      Seria de rir ver um presidente com 100 anos a frente do clube basicamente nem figura era.
      SA
      Ruben_Ferreira
      2020-05-25 16h58m por santossantos
      Os clubes portugueses não têm acesso à banca, o Porto até teve que adiar o pagamento do empréstimo obrigacionista. No futuro é possível, mas o próximo mandato termina em 2024, é totalmente impossível financiar uma obra tão cara com 450 milhões de passivo.
      12
      Tópicos Relacionados
      Equipa
      Dirigente
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Sporting
      Leões atiram duras críticas
      O clube leonino emitiu um comunicado no seu site a propósito da atuação da equipa de arbitragem no jogo frente ao Moreirense, no qual os leões consideram terem sido ...
      06-07-2020 23:42E5
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      _benlhevai_ 07-07-2020, 02:01
      vnlf 07-07-2020, 01:54
      MasterBates 07-07-2020, 01:53
      vnlf 07-07-2020, 01:51
      BracaraAvgvsta 07-07-2020, 01:51
      KU
      kurionsesh 07-07-2020, 01:50
      _benlhevai_ 07-07-2020, 01:45
      _benlhevai_ 07-07-2020, 01:43
      _benlhevai_ 07-07-2020, 01:37
      BracaraAvgvsta 07-07-2020, 01:34
      kropotkin 07-07-2020, 01:30
      BracaraAvgvsta 07-07-2020, 01:30
      vnlf 07-07-2020, 01:28
      Conquistador17 07-07-2020, 01:25
      kropotkin 07-07-2020, 01:23
      vnlf 07-07-2020, 01:23