betclicpt
      Com o fim da LigaPro

      Feirense não se conforma: «Tínhamos um grande objetivo ao nosso alcance»

      2020/05/22 09:52
      Texto por Redação

      A segunda liga terminou prematuramente e, quase um mês depois, ainda há clubes que não se conformaram com a decisão. O Feirense, por exemplo, emitiu esta sexta-feira um comunicado em que dá conta do seu descontentamento com a decisão tomada por parte da Liga Portugal. 

      Os dirigentes do emblema de Santa Maria da Feira não compreendem o término antecipado da prova, enquanto a Liga NOS vai ser disputada até ao fim. Nesse sentido, o Feirense realça que não está de acordo com a decisão que culminou com a subida de Nacional e Farense - o Feirense é terceiro classificada da LigaPro - e garante que já apresentou uma «reclamação administrativa na própria Direção da Liga, aguardando que esta se retrate e revogue a deliberação acima referida». 

      «A nossa vontade sempre foi concluir a Liga Pro, até porque tínhamos um grande objetivo ao nosso alcance e sempre acreditámos que esse cenário seria possível face à estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento», pode ler-se na nota publicada pelo clube que, à data da paragem dos campeonatos, ocupava o terceiro lugar da LigaPro, com menos seis pontos do que o Farense. 

      Eis o comunicado na íntegra:

      A Clube Desportivo Feirense – Futebol, SAD, vem informar os seus associados, adeptos e simpatizantes, que não se conforma com a deliberação da Direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga) do passado dia 5 de Maio de 2020, que deliberou a suspensão definitiva da Liga Pro na época desportiva 2019-20 e a estabilização da sua classificação final por referência à classificação que se verificava a 12 de março de 2020.

      A referida deliberação da Direção da Liga é, no entender da CD Feirense SAD, ilegal, precipitada e não fundamentada, pelos motivos que se passa a elencar:

      1. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril, estabeleceu uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID 19 e procedeu ao “desconfinamento” da Liga NOS e da Taça de Portugal – a partir do dia 30 de Maio de 2020 -, sendo omissa quanto à Liga Pro, pelo que não resulta desse diploma qualquer decisão do Governo quanto ao futuro dessa competição.

      2. Ao contrário da Liga que sustenta a decisão de cancelamento da Liga Pro numa decisão política, o Governo de Portugal não efetuou qualquer anúncio quanto ao cancelamento ou retoma das competições da Liga Pro, tal como não o fez quanto a outros setores de atividade.

      3. No que diz respeito a questões de saúde ou de infraestruturas – tendo como base os estádios aprovados nos últimos dias -, não existe nada no plano de ação entregue pela Liga ao Governo de Portugal e no parecer técnico da DGS de 10 de Maio de 2020, que, do ponto de vista dos respetivos requisitos em termos técnicos, financeiros ou de saúde/segurança ou capacidade dos departamentos médicos ou de infraestruturas (estádios) impossibilite a realização da Liga Pro e possibilite apenas a realização da Liga NOS.

      4. No que diz respeito ao argumento da falta de condições financeiras associadas à conclusão da Liga Pro, a deliberação da Direção da Liga é completamente infundada e sai mais caro à Liga e ao Estado (suportando situações de layoff) o cancelamento da Liga Pro, do que disputar, mais tarde, a competição até final.

      5. Para que a Liga pudesse cancelar a Liga Pro e “estabilizar” a classificação final, teria antes de ter alterado o respetivo Regulamento das Competições, em sede de Assembleia-Geral, o que torna a deliberação da Direção da Liga ilegal.

      6. A deliberação da Direção da Liga viola o princípio da Igualdade, porque decide que os participantes na Liga Pro não poderão concluir o calendário, ao contrário dos participantes na Liga NOS, a quem se possibilita jogar até ao final da competição, num claro favorecimento, com tudo o que isso implica em termos desportivos e económicos.

      7. A deliberação da Direção da Liga viola, igualmente, o princípio da igualdade no tratamento conferido aos participantes da Liga Pro, uma vez que promove os dois primeiros classificados à Liga NOS, desfavorecendo os demais participantes da Liga Pro.

      8. A deliberação da Direção da Liga viola o princípio da proporcionalidade, uma vez que oblitera o direito da CD Feirense SAD a poder competir e vencer esta prova, para a qual fez um grande investimento.

      9. A única solução compatível com o princípio da proporcionalidade seria manter a suspensão da competição até que as condições pudessem vir a permitir a continuidade da mesma, porque, só essa medida se afiguraria a menos lesiva para os interesses dos diversos participantes na Liga Pro.

      10. A Liga, ao tratar de forma desigual duas competições com a mesma natureza – profissional – e ao não permitir que uma seja concluída, agiu em desrespeito do princípio da sinceridade das competições.

      11. O princípio fundamental da verdade desportiva e da igualdade de tratamento entre os praticantes desportivos, exige que estes participem nas competições em pé de igualdade, o que torna imperativo que todos os concorrentes devam ter as mesmas chances.

      12. A deliberação tomada cerca de dois meses antes do final da época, não respeitou as orientações da UEFA e da FIFA quanto à conclusão das competições.

      Em resumo, a Direção da Liga deveria ter aguardado e retomar a Liga Pro logo que fosse possível, seguindo o exemplo de outros países.

      A CD Feirense SAD continua a não encontrar argumentos credíveis e pertinentes que justifiquem a retoma da Liga NOS e não da Liga Pro.

      Mais, a Direção da Liga tomou as supra referidas decisões sem procurar encontrar soluções junto dos participantes na Liga Pro.

      Por todos estes motivos, a CD Feirense SAD apresentou – no passado dia 11 de Maio de 2020 – reclamação administrativa na própria Direção da Liga, aguardando que esta se retrate e revogue a deliberação acima referida.

      A nossa vontade sempre foi concluir a Liga Pro, até porque tínhamos um grande objetivo ao nosso alcance e sempre acreditámos que esse cenário seria possível face à estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento.

      A indústria do futebol vive da valorização contínua dos seus ativos e a decisão precipitada da Direção da Liga coloca todos os clubes participantes na Liga Pro numa situação de instabilidade financeira e desportiva, até porque não sabem quando será o início da época 20-21.

      A CD Feirense SAD, os seus profissionais, os seus associados e adeptos sentem-se defraudados e desrespeitados e prometem defender os seus interesses até às últimas consequências.

      Comentários (26)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Deixem jogar a Segunda Liga!
      2020-05-23 01h15m por ohjuejue
      Se deixam jogar a Primeiro, também deviam deixar jogar a Segunda!
      H2ONeverDie
      2020-05-22 22h47m por rcoelho14
      Nós chegamos a ter uma desvantagem de 17 ou 18 pontos do 2º lugar, estavamos a 6 pontos e iamos ainda jogar com Nacional e Farense e estes entre si.
      É um sentimento de injustiça que fica.
      Não que o Farense e o Nacional não mereçam subir, porque merecem, mas faltavam 10 jogos ainda. . .
      É injusto para quem desce e ainda podia safar-se.
      É injusto para 6 clubes do CNS que fizeram investimentos para subir e viram as regras alteradas a meio.

      Eu já te...ler comentário completo »
      rcoelho14
      2020-05-22 22h31m por H2ONeverDie
      Obrigado, tenho mais anos de sócio do Feirense do que a maioria que aqui comenta.
      afonsofarense20 00
      2020-05-22 22h31m por H2ONeverDie
      Mano o Sérgio Vieira foi corrido do Famalicão porque a equipa quebrou muito na 2ª volta e a subida ficou ameaçada e veio o Carlos Pinto e ganhou 7 jogos e subiu.
      Não posso prever o que ia acontecer, mas estava-se a repetir a mesma coisa o Farense estava a ter uma quebra na 2ª volta. . .
      newone21 rcoelho14
      2020-05-22 22h10m por afonsofarense2000
      Desculpa? Eu lampião? preferia estar enterrado do que ser lampião LOL

      É muito fácil falar caro rcoelho. Eu entendo o vosso sentimento de injustiça a sério, eu também me sentiria assim, mas se a história tivesse virada ao contrário também dirias o mesmo, que era pelo mérito desportivo e bla bla, só defendi os meus interesses tal como vocês iriam defender os vossos se fosse ao contrário e não digas que não porque não vai colar

      Se houver campeonato, teremos todo ...ler comentário completo »
      afonsofarense20 00
      2020-05-22 21h36m por rcoelho14
      Em defesa do H2ONeverDie, ele é das pessoas que regularmente comenta aqui a apoiar o Feirense, mesmo quando tinha a foto relacionada com o SLB.

      E indo de encontro ao tema, fico desiludido por nos ter sido roubada a chance de subir. Tinhamos todas as condições para tal.
      10 jogos consecutivos sem perder, recuperação fantástica depois de uma primeira volta fraquinha (muito às custas de um treinador terrível que felizmente já não nos comanda).

      E o Lourosa...ler comentário completo »
      H2ONeverDie
      2020-05-22 20h01m por afonsofarense2000
      Pois não o TAD manda no estado e tudo

      tava a rir-me do facto de teres foto de um clube e no dia a seguir de outro. no Feirense vs SLB o ano passado bem sei por quem tu torceste mas nao vou alimentar mais confusao contigo

      grande abraço e boa sorte ao feirense que tem malta boa ao contrario de algumas pessoas ;)
      afonsofarense20 00
      2020-05-22 19h55m por H2ONeverDie
      E vai-te rindo enquanto podes que isto ainda não acabou. Pode ser que ainda este ano ou para o ano voces estejam na 2ª e o Feirense na 1ª.
      vnlf
      2020-05-22 19h53m por H2ONeverDie
      Lindo comentário gostei parabens
      afonsofarense20 00
      2020-05-22 19h51m por H2ONeverDie
      Rapaz sou sócio do Feirense há 15 anos e também sou benfiquista mas não sou sócio porque é longe. . . São os meus 2 clubes.
      vnlf
      2020-05-22 19h29m por H2ONeverDie
      Lê o comentário do gajo abaixo para perceberes o que escrevi. . . É que ele não tem mesmo noção do que está a dizer.
      sb97
      2020-05-22 19h11m por H2ONeverDie
      Basicamente para ti o campeonato eram só 5 equipas. . . Esquece dás pena.
      sb97
      2020-05-22 19h10m por H2ONeverDie
      Diz-me quem enche o estádio na 1ª liga com estádios com 30 mil. . . Tu não tens mesmo noção de nada. És mesmo chavalo. Tirando os 3 grandes e o Vitória de Guimarães quem é que enche o estádio?
      Não me alongo mais e já disse vai ver a taxa de ocupação de todos os estádios este ano e o ano passado e vais-me dar razão. Mas como és burro que nem 1 porta esquece! É dificil para ti!
      SB
      A_informacao
      2020-05-22 18h56m por sb97
      O troll és tu porque a fotografia do avatar é igual a tua cara!!!
      SB
      H2ONeverDie
      2020-05-22 18h54m por sb97
      Não faço comentário idiotice, só digo VERDADE!!!!

      "mas onde andam eles mesmo? E a meter 200 300 pessoas por jogo. " FC Porto, Sporting, Benfica, V. Guimarães e SC Braga não contam são mais ou quase cheio, não 200 300 pessoas por jogo por amor deus.

      Para que serve na Primeira Liga?
      ZA
      Ano passado
      2020-05-22 17h26m por Zabetimano
      Jogo do ano passado.

      Peço desculpa.
      ZA
      Enfim
      2020-05-22 17h25m por Zabetimano
      A questão está é que o Feirense reclamou do jogo do ano contra o Benfica. E vimos a roubalheira que foi.

      Quem subiu? O Farense. O tal que desceu e não fez queixas do Benfica B.

      Portanto já se sabia que sem Covid-19 ou com Covid-19 o Feirense nunca iria subir porque isso era um problema acrescido para o Benfica.

      Em vez de se chamar G-15, o nome seria G-14.

      Enquanto o Benfica não for para a segunda liga isto não tem melhoras.
      Sb97
      2020-05-22 16h28m por H2ONeverDie
      Tanta idiotice num só comentário. Por essa ordem de ideias o leiria e o beira mar mereciam estar na primeira liga dado a terem estádios com essa capacidade mas onde andam eles mesmo? E a meter 200 300 pessoas por jogo.
      Tens o exemplo do Braga que tem un estádio com 30 mil e salvo raras exceções mete 15 mil no estádio.
      Para ti Tondela, Moreirense, Paços, etc etc não tem lugar na 1liga. Vai ver a taxa de ocupação da liga nos o ano passado e vais ter uma surpresa. É preferivel andar como a b sad. . . santa ignorância.
      SB
      newone21
      2020-05-22 15h38m por sb97
      MLS É O EXEMPLO por exemplo Los Angeles FC fundou em 2017 entrou no campeonato como eu disse é preciso bom estádio e etc. . . e quase campeão no ano passado em 2019 ficou em primeiro lugar na classificação e no play-off perdeu, Feirense "é um clube que tem uma boa formação de jovens" tem o plantel jogadores mais estrangeiros e mais velho não tem nada à ver formação de jovens se o estádio é pequeno não dá para aumentar constrói o novo estádio noutro sitio ou lugar
      sb97
      2020-05-22 15h29m por Blueman
      isso é pura e simplesmente fascismo. . .
      SB
      Feirense na Liga NOS???
      2020-05-22 15h17m por sb97
      Nem pensar ir para Liga NOS, quer subir para a primeira liga quando sobe e depois fica ultimo lugar na primeira liga e depois vai para a segunda liga não seja como o Nacional da Madeira desceu, subiu, desceu e volta a subir isto é brincar o futebol português não faz sentido. Se quer subir tem ficar no top 10 para não descer e ponto final.

      Não quero o Feirense na primeira liga porque por causa do estádio tem 5 400 lugares, para primeira liga é preciso muito dinheiro, bons jo...ler comentário completo »
      lapso meu , peço desculpa. . .
      2020-05-22 15h13m por joaosilva239
      Eu queria escrever Cova da Piedade mas por lapso escrevi Casa Pia , porque estive a ler um artigo deste clube e naturalmente foi isso que me levou a escrever o seu nome.
      Joaosilva239
      2020-05-22 15h05m por Gprof_isBack
      Ser campeao nao podia. O maximo que podia alcançar era o 4lugar e mesmo assim isso era algo impossivel.
      TODO O MEU APOIO PARA OS CLUBES PREJ. . .
      2020-05-22 14h59m por joaosilva239
      É COMO EU DISSE, todo o meu apoio para o Feirense como para o os restantes clubes prejudicados com esta decisão muito pouco lucida. ou talvez para beneficiar alguns clubes. Se formos a ver matemáticamente como se diz na giria do futebol com dez jornadas para acabar o campeonato até o ultimo classificado ( Casa Pia) podia ser CAMPEÃO. por isso ainda não consegui engolir este «falso mon...ler comentário completo »
      Feirense
      2020-05-22 14h34m por manueldesousa
      Reclamem junto do Governo, que foi quem tomou a decisão.
      Esta conversa já cheira mal!
      12
      Tópicos Relacionados
      Equipa
      Competição
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Europa
      Antevisão
      Sporting x Aberdeen
      A estreia na época 2020/21 foi adiada devido à covid-19 e o Sporting foi obrigado a mudar-se de armas e bagagens para o Algarve, onde formou uma bolha para poder entrar em ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      pepedropro 24-09-2020, 07:26
      mikinhasrota 24-09-2020, 07:01
      kropotkin 24-09-2020, 06:45
      GI
      giuvc 24-09-2020, 02:43
      azul_e_branco96cnls 24-09-2020, 02:41
      GI
      giuvc 24-09-2020, 02:33
      GI
      giuvc 24-09-2020, 02:27
      GI
      giuvc 24-09-2020, 02:22
      GI
      giuvc 24-09-2020, 02:07
      j-f-uite 24-09-2020, 01:51
      j-f-uite 24-09-2020, 01:46
      acandrecoelho 24-09-2020, 01:45
      j-f-uite 24-09-2020, 01:41
      j-f-uite 24-09-2020, 01:40
      DS
      DSaraiva90 24-09-2020, 01:36
      Ultras-__FCP 24-09-2020, 01:01