betclicpt
      Candidato à presidência do FC Porto

      Equilíbrio das contas, aposta na formação e novas modalidades: os «três pilares» da candidatura de José Fernando Rio

      2020/05/15 11:29
      Texto por Redação

      Ainda que não esteja satisfeito com a realização das eleições nas datas previstas (6 e 7 de junho), devido a questões de segurança sanitária, José Fernando Rio está concentrado em preparar e divulgar um projeto que lhe permita vencer o sufrágio que se avizinha.

      O candidato da lista C explicou ao jornal O Jogo os «três pilares» em que a sua candidatura assenta e algumas das medidas que pretende implementar no clube.

      «O primeiro [pilar] tem que ver com o equilíbrio das contas, porque sem as contas equilibradas não há performance desportiva ou dinheiro para o clube embarcar noutros projetos», começou por explicar.

      Para tal, Rio pretende «colocar um travão a fundo nos custos», fazendo «uma reformulação do plantel principal, aproveitando os jogadores da formação, e ainda da folha salarial e dos prémios da administração [da SAD]. Os vencimentos [dos administradores] têm de ser reduzidos, pelo menos, para metade. Depois, a questão dos prémios tem de estar associada à vertente desportiva. Em ano de boas contas poderão existir prémios, mas só se o clube for campeão ou vencer uma competição europeia».

      O segundo pilar é a tal aposta na formação, sendo que José Fernando Rio defende a criação de uma academia o quanto antes.

      «O FC Porto tem de apostar fortemente nesta área e dar-lhe condições para ela se desenvolver como principal fornecedora da equipa principal de futebol», explica, defendendo que a futura academia deve «reunir todas as valências necessárias» para os jovens atletas «viverem, estudarem e treinarem sem andar com a casa às costas».

      Por fim, «o terceiro [pilar] está ligado às modalidades, porque o FC Porto tem menos modalidades e infraestruturas do que tinha no início do mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa, em 1982, e a nossa vontade e determinação é aumentá-las».

      «É fundamental o FC Porto ter futebol feminino e não é por pressão de ninguém. É algo natural. Assim como é o regresso do voleibol masculino, porque o clube tem tradição na modalidade e já teve grandes conquistas», lembrou Rio, que quer também criar secção de futsal - «hoje em dia toda a gente tem» - e de «desportos que não têm tanto destaque na imprensa e que também são fundamentais, como o atletismo».

      Pode conferir aqui o programa detalhado da candidatura de José Fernando Rio.

      Comentários (31)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Não entendo. . .
      2020-05-17 18h25m por Eternoazul
      O clube está mal. . . . aparece oposição e alguns portistas que fazem??? Criticar. . . . e que tal dar benefício da dúvida? Vamos ouvir/ver as suas ideias, projeto, programa etc etc etc depois virem em quem quiserem. Agora criticar por criticar da razão a expressão que o porto parece uma ditadura e que o PDC sai quando quizer. O clube vai-se afundando mas pra alguns portistas tá tudo bem.
      JO
      Rugby
      2020-05-17 11h39m por Josec78
      Nunca ninguém se lembra do rugby ? Acho que o Porto tinha tudo para ter uma equipa de rugby.
      Futebol feminino, futsal. . . futebol, futebol, futebol. . . não se vê mais nada à frente neste país. Não que não possam ter isso também mas, às vezes, já chateia ouvir ou ler sobre futebol.
      Será por causa dos adeptos ? É que os adeptos de futebol, por vezes, ficam de costas voltadas para o jogo a cantarem e a apoiarem o clube (geralmente a apoiar) porque também nem sempre se pa...ler comentário completo »
      RI
      petitor
      2020-05-16 19h52m por Ricardo_Gomes
      isto é como nas eleicoes lesgislativas, niguem le os programas nem querem saber o que o homem pensa, vota tudo há palas de burro.
      Chama--Portista
      2020-05-16 14h34m por moreno07
      "O rapaz não só esteve lesionado como claramente baixou o nível" Claro que baixou, este lesionado e não teve nenhuma chance praticamente nenhuma chance a titular tirando o gil vicente. .
      Deves ser daqueles que está sempre a bater nos erros dos da formação e depois para ti está tudo bem com os 20 falhanços do marega e do tronquilho soares. . Um 11 com manafá, marega, marcano e não entra ninguem da formação para min é inadmissível, não são os jogadores com 30 anos que vão dar milhões...ler comentário completo »
      Revolução Porto
      2020-05-16 13h45m por newone21
      O Baía não vai ser mais nada que um boneco sem funções para que o PDC mostre aos tapadinhos que vai fazer uma revolução na administração.

      Para verem que é um boneco basta ler a parte que diz Xandinho e Cerqueira tiveram nas negociações.

      Se o PDC quisesse melhorar a administração punha Baía , AVB e aproveitava o ex diretor do marselha mas isso não pode acontecer senão a sad perde o seu jantar.
      A VOZ DO DONO
      2020-05-16 12h30m por Blueman
      eis a presença de Baía, com todo o meu respeito pela falta de respeito na sua credibilidade como vice-presidente. . .
      Vítor Baia
      2020-05-16 08h36m por petitor
      Parece que vem para vice presidente, vai ser mais um fantoche no sistema em que só negociamos com os empresários que dão luvas ao filho do Pinto da Costa e ao caldeira, ou vamos ter uma mudança no futebol?
      Fica a dúvida, eu gosto do Baía e um dos meus ídolos de infância, espero que traga algo de novo e bom ao clube.
      Chama portista
      2020-05-16 08h34m por petitor
      Subscrevo inteiramente o teu comentario
      moreno07
      2020-05-16 06h19m por Chama--Portista
      O Baró nao conta? Então porque? O rapaz não só esteve lesionado como claramente baixou o nível, ou vais me dizer que desde que regressou andou a jogar muito bem?
      Vitinha mal renovou subiu a A e inclusive ultrapassou o Romário nas escolhas visto que era colocado em campo antes dele, mas isso não é apostar na formação. Apostar na formação é pegar num miúdo qualquer e forçar durante um tempo a ver no que dá, que se lixem os resultados, depois se não render paciência, o que importa é q...ler comentário completo »
      RI
      . . .
      2020-05-16 03h40m por ricardinhu
      José Fernando Rio é alguém que conhece muito bem o Clube e sabe que o Clube parou no tempo e que tem um longo caminho a percorrer.
      É muito difícil trazer investidores estrangeiros ao futebol português embora o Porto seja uma grande marca em termos europeus.

      É fundamental fazer o equilíbrio das contas em tudo o que ele fala mas penso que há muito mais a fazer.

      Não sei até que ponto José Fernando Rio tenha a capacidade para liderar e dinamizar o Clube. Para...ler comentário completo »
      Pinto da Costa
      2020-05-15 21h33m por moreno07
      Os seus tempos de ouro já acabaram (e não foi só este ano foram nos últimos). .
      Como que o porto quer ganhar alguma coisa com contas tão miseráveis. . são já 7 anos praticamente sem ganhar nada, os adeptos estão pouco exigentes já ficam felizes por chegar a uma final qualquer ou por ficar em segundo até ao fim. .
      Não vai ser fácil o porto se livrar deste lixo todo que está à frente. . são os administradores que ganham cada vez mais e destroem mais as contas, são os super dra...ler comentário completo »
      Portistas
      2020-05-15 20h45m por petitor
      Anos a criticar os mamoes da sad, e depois quando aparece alguém criticam sem analisar a fundo enfim.
      O JFR diz que o homem forte para as finanças é um gestor idóneo de uma grande empresa, e que falou com muitos ex capitães já tem o homem para director desportivo mas não vai apresentar para já porque todos têm medo de Pinto da Costa. Basicamente o Porto está entregue a um sistema que ate os ex jogadores é referências têm medo de se afirmar contra??
      José Fernando Rio
      2020-05-15 20h41m por petitor
      Vi a entrevista dele a página super Portistas, sinceramente é pena não ser um nome forte, muito coerente, boa estratégia, comprar cirurgicamente, apostar na formação e em valores jovens antes de explodir, voltar ao comprar barato e vender caro, e uma entrevista interessante. Deviam ver.
      acandrecoelho
      2020-05-15 19h43m por CreedEinsteinBratton
      ". . . se fosse assim tanto sporting e benifca que tem academia estavam todos os anos a lutar pela liga europa. "

      E é o FC Porto que o anda a fazer? Ainda este ano tremeram para passar a fase de grupos da LE e tinham arrumado contra um clube com uma dúzia de anos.

      O dinheiro acabou. Tão cedo não há plantéis "à AVB".

      Não quer dar parte fraca e admitir que o caminho é o que os rivais estão a fazer/tentar fazer tudo bem. Olhe para o exemplo do Ajax e...ler comentário completo »
      Não percebo
      2020-05-15 19h36m por Blueman
      se JFR fala aquilo que os adeptos querem ouvir, então que raio deve o homem dizer? E depois já leram o manifesto dele? Não digo que seja a minha escolha - ainda não vi/li os programas do Nuno Lobo e PdC recusa-se a isso como é costume.

      Pelo que vejo, para muitos afinal PdC tem razão: não passa cavaco às tropas e para ele os sócios mais não são que meros clientes (e mesmo assim!).
      JFR
      2020-05-15 19h13m por acandrecoelho
      este gajo diz o que os adeptos querem ouvir e fala nos erros do pdc , a academia inexistente e a diminuicao de modalidades. Candidatura fraquinha . Formaçao como pricipal fonte ao plantel principal? deve estar maluco então se fosse assim tanto sporting e benifca que tem academia estavam todos os anos a lutar pela liga europa.
      santossantos
      2020-05-15 18h47m por CreedEinsteinBratton
      O Sporting CP estava a lutar pelo título em basquetebol. Que dá a possibilidade de jogar competições internacionais. Não é bem só para dizer que tem.

      ". . . a dimensão dos clubes vê-se pelo futebol, porque é o maior desporto mundial. A seguir vem o basket, e por aí fora. Eu acho que as modalidades merecem ser muito melhor tratadas, mas não vamos confundir as coisas. "

      Isso é na opinião de adeptos de futebol e não de adeptos do desporto.

      Já de...ler comentário completo »
      SA
      newone21
      2020-05-15 18h25m por santossantos
      Lá está, foi isso que disse: com menos equipas o basket devia ser mais forte, e os candidatos deviam primeiro que tudo defender as equipas que já existem.

      Blueman, a lógica é simples: com menos equipas o clube tem uma margem de manobra muito maior para escolher onde investir. Benfica e Sporting estão neste momento de mãos atadas, porque cada € tem de ser dividido por 20 equipas!

      Além disso, ter equipas só por ter não significa absolutamente nada, o Belenens...ler comentário completo »
      Correção
      2020-05-15 15h20m por FCP-Logic
      à atual administração*
      Fernando Rio
      2020-05-15 15h14m por FCP-Logic
      O projeto que apresenta é o que se pede nesta altura do clube, reduzir os custos, equilibrar as contas, apostar na formação, e depois começar a investir não só no futebol como nas várias modalidades (sobretudo futsal, que já tá mais que na hora, nem sei como há quem seja capaz de vir criticar esta proposta lol)

      Agora é começar a apresentar os seus cabeças de lista e esperar pelos debates para apresentar as suas ideias mais a fundo. . . Para já a sua proposta de reduzir o sa...ler comentário completo »
      angelothetruth
      2020-05-15 14h52m por newone21
      O próximo presidente já esta disponível e já sabemos quem vai ser o director desportivo
      AN
      Jose Rio
      2020-05-15 14h48m por angelothetruth
      Se o seu program resume-se apenas a isto, eu pessoalmente nao votaria nele, talvez o fizesse apenas nao ver PDC ganhar (porque com PDC a probabilidade das coisas continuarem iguais tambem é grande).

      Disse aquilo que a generalidade acredita ser a solucao para o FCP, reduzir custos e apostar na formacao, discurso para agradar os adeptos mas que nao disse verdadeiramente nada.

      1. Contas equilibradas. Como conseguiria contas equilibradas?
      * Reduziria os ...ler comentário completo »
      santossantos
      2020-05-15 14h38m por CreedEinsteinBratton
      A dimensão de um clube também se vê nas modalidades e não só no futebol. O Sporting CP é discutivelmente a maior potência desportiva do país e quem só ligar a futebol até é capaz de dizer que está abaixo do SC Braga como clube por exemplo.

      Pelo menos voleibol e futsal faz todo o sentido o FC Porto ter equipa. E equipas femininas em todas as modalidades possíveis. É o mínimo que SL Benfica, Sporting CP e FC Porto devem fazer para dar força ao desporto em Portugal.
      santossantos
      2020-05-15 14h30m por Blueman
      É pá o teu portismo deixa-me apreensivo! menos modalidades torna-nos mais fortes? Em quê? Nos salários da SAD?

      E depois foi como o JFR disse: o FC Porto é neste momento um clube masculino! As mulheres do Porto, segundo a actual administração se querem desporto tem que ir para outros clubes ou dedicarem-se ao croché!

      Tenho 59 anos de vida já fui praticante de basquete no FC P no tempo do Dover, e muitas vezes antes de um jogo de juniores aos domingos de manhã íamos...ler comentário completo »
      santossantos
      2020-05-15 14h24m por newone21
      Se temos menos modalidades porque somos uma desgraça em basket?
      12
      Tópicos Relacionados
      Equipa
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Oficial
      Mimito Biai é o segundo reforço do dia em Coimbra. O médio de 22 anos assinou pela Académica depois de deixar o Vitória SC em definitivo. O guineense esteve esta ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      MI
      Minnowkr 09-08-2020, 03:00
      lvr1vsc 09-08-2020, 02:59
      RMVSC 09-08-2020, 02:55
      lvr1vsc 09-08-2020, 02:54
      lvr1vsc 09-08-2020, 02:51
      RMVSC 09-08-2020, 02:51
      lvr1vsc 09-08-2020, 02:49
      RMVSC 09-08-2020, 02:42
      lvr1vsc 09-08-2020, 02:41
      RMVSC 09-08-2020, 02:38
      RMVSC 09-08-2020, 02:35
      RMVSC 09-08-2020, 02:33
      RMVSC 09-08-2020, 02:32
      lvr1vsc 09-08-2020, 02:32
      MI
      Minnowkr 09-08-2020, 02:30
      VS
      VSC_geromel 09-08-2020, 02:27