Na próxima temporada, a Liga BPI vai contar com mais oito equipas do que a presente edição, decidiu esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol. Assim, às 12 equipas que esta época disputaram a competição, vão juntar-se as oito que tinham vencido as respetivas oito séries da fase regular da II Divisão.
Nesse sentido, o zerozero procurou obter reações junto dos clubes e dos treinadores das respetivas formações premiadas com a subida à Liga BPI.
Jorge Silva, presidente do Clube: «Fez-se justiça e outra coisa não seria de esperar, depois de todo o percurso que fizemos na temporada. Desde o início que traçámos a subida de divisão como objetivo e nem a interrupção dos campeonatos nos retirou essa expectativa. Fizemo-lo notar junto da Federação Portuguesa de Futebol e esta decisão hoje anunciada é um reconhecimento a todo o esforço que fizemos na promoção do futebol feminino no clube. É tempo de celebrar de forma contida pelas circunstâncias, mas também de olhar o futuro e preparar a nova temporada, que terá nova exigência mas à qual saberemos dar resposta com vitórias e alegrias a todos os famalicenses»
João Marques, treinador: «O mais importante neste projeto foi a forma como o clube olhou para o futebol feminino, com uma confiança de toda a estrutura e na figura do presidente, que sempre nos deram condições para realizar este trabalho. A decisão administrativa acabou por reconhecer, não da forma como queríamos, o trabalho que fizemos, mas dentro de campo, em todos os jogos, demonstrámos ser a melhor equipa do escalão e temos a firme convicção de que este seria o desfecho se o campeonato fosse levado até ao fim»
«É uma justa decisão, principalmente para aquelas equipas que nunca tinham perdido nas duas fases. Gostaria também de agradecer ao Amora FC e ao Torreense que connosco lutaram pelas subidas no futebol feminino»
Decisão «merecida»: «Em primeiro lugar, quero dizer que acho absolutamente merecida a subida do Torreense à principal prova do futebol feminino. Em segundo lugar, quero dar os parabéns à direção do Sport Clube União Torreense que fez um trabalho excecional nesta fase na defesa daqueles que eram os interesses do clube. Em terceiro lugar, quero ainda dar os parabéns a quem dentro da Federação Portuguesa de Futebol teve a visão estratégica para o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal. Daqui a uns anos, esta medida tomada hoje pela Federação vai ter consequências muito positivas em tudo aquilo que é esta vertente do futebol. Muitos parabéns a quem teve esta visão e a quem defendeu esta proposta».
Mérito desportivo: «Como já tinha referido aqui há umas semanas, qualquer decisão que fosse tomada, seria uma decisão que teria opiniões a favor e opiniões contra. Mas é importante dizer o seguinte: O critério que foi seguido, foi um critério de mérito desportivo e isso parece-me que é aquilo que é o mais importante. Penso que, de todas as propostas que foram referidas, esta é claramente a mais correta do ponto de vista do mérito desportivo. Ou seja, foi uma fase do campeonato que terminou. Chegou ao fim com resultados claros e sobre os quais não há qualquer tipo de contestação».
Equipa invicta: «Penso que foi uma decisão justa da parte da Federação Portuguesa de Futebol, pois o Atlético Clube de Portugal foi uma das seis equipas que não perdeu em Portugal [Na fase regular]. Quero ainda dar os parabéns a todas as outras sete equipas promovidas»
Dia histórico: «É um dia histórico para o Amora FC. Este era o principal objetivo do futebol feminino do clube, queríamos muito esta subida e trabalhámos muito para o conseguir. É óbvio que preferíamos que fosse no campo, mas a decisão da Federação Portuguesa de Futebol veio privilegiar as equipas campeãs de série e nós fomos a equipa mais forte na nossa série. Agora vamos desfrutar desta decisão e amanhã começar a trabalhar para ter uma equipa competitiva no escalão máximo. É garantido que o Amora vai chegar à primeira divisão para deixar uma marca».
Recorde-se que além destas cinco formações, foram ainda promovidas as equipas do Gil Vicente, Boavista e Clube Condeixa e sobre as quais o zerozero ainda não conseguiu obter qualquer reação.