placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    O Jovens Talentos andou pela cidade de Braga

    A oportunidade que Leandro Costa não perdeu: «Talvez o comboio só vá passar uma vez»

    2020/03/31 12:29
    E0

    *com Daniel Sousa

    Recorde aqui todas as edições do Jovens Talentos

    O Jovens Talentos viaja este mês até ao Norte, mais concretamente à quadra do Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho. Ali mora a equipa do SC Braga/AAUM e, por consequência, um jovem guarda-redes que está a dar os primeiros passos na elite do futsal português: Leandro Costa.

    Numa altura em que o mundo atravessa a pandemia da COVID-19, o jovem de 20 anos abriu o baú e partilhou com o zerozero as histórias de uma carreira que cedo atingiu o topo, com a chegada ao primeiro escalão.

    De Coimbra para o estrelato

    A história de Leandro Costa começa em Coimbra, de onde é natural. De resto, foi sempre naquela cidade que atuou – ao serviço da ADC Vila Verde e, mais tarde, do CS São João - até decidir mudar-se para a cidade minhota esta temporada. Tudo começou... por influência de um familiar.

    ©Arquivo Pessoal

    «Sempre joguei futsal. Tinha um clube aqui perto de casa e um familiar meu decidiu experimentar. Como me era muito próximo, então fomos os dois e fizemos uns treinos. Gostámos daquilo, o clube também gostou de nós e ficámos. Se não me falha a memória, estávamos naquela fase de transição entre os traquinas e os benjamins. Depois começámos nos benjamins e foi assim até agora, até chegar a senior», recordou.

    O sonho de uma profissão ligada à bola está presente na mente de muitos jovens, que habitualmente preferem o futebol. Leandro ainda chegou a experimentar, mas rapidamente percebeu que o seu amor residia na quadra e não no relvado. «Todos pensamos que queremos ser jogadores de futebol. Houve aquela fase de querer experimentar, ali entre os 15 e os 16 anos, mas fui a um treino e não gostei. Não senti a mesma dinâmica e o mesmo gosto em comparação com o futsal», explicou.

    «Olha, se tu és guarda-redes, eu também vou»

    A história que liga Leandro Costa às balizas é caricata, ao ponto de quase se poder dizer que o atual guardião do SC Braga/AAUM só o é... por culpa do treinador. «Quando cheguei ao meu clube, um dos treinadores perguntou se queria ir para a baliza ou para a frente. Eu perguntei-lhe qual era a posição dele e ele disse que era guarda-redes. Então, naquela de iniciativa, disse-lhe “olha, se tu és guarda-redes, eu também vou”. Faz falta [um guarda-redes], vamos embora. E a partir daí ficou.»

    ©Arquivo Pessoal

    Existe um certo mito urbano em relação aos guarda-redes. É frequente ouvir-se dizer que um bom guarda-redes tem que ter uma certa dose de “maluqueira”. Leandro concordou e reforçou que é uma posição onde é preciso ter coragem. «É uma posição um pouco do oito ao 80. [O guarda-redes] Tanto pode ser aquele que dá uma vitória, que segura um jogo, como aquele que pode complicar as coisas num momento menos feliz. É uma posição que exige uma tomada de decisão muito corajosa e impulsiva, porque somos apenas nós. Atrás de nós não há mais ninguém, não há um colega que possa corrigir o nosso erro. Todos podemos errar, mas o guarda-redes é aquele que está mais propenso ao erro ou a quem vão cobrar mais. Não é uma posição fácil, mas quem a ocupa fá-lo porque gosta», disse.

    A razão para “abandonar o ninho”: «Talvez o comboio só vá passar uma vez»

    A vida do guarda-redes de 20 anos, internacional pelas camadas jovens de Portugal, construiu-se toda em Coimbra até ao início da temporada, quando assinou pelo SC Braga/AAUM. O que leva um jovem de 20 anos a “voar para fora do ninho” é a vontade de querer ser melhor e de não deixar fechar uma porta que talvez nunca mais se voltasse a abrir.

    «O SC Braga/AAUM é um clube de primeira liga, é um clube com história no futsal português e quando surgiu a oportunidade eu pensei, falei com muitos colegas experientes, com muitos companheiros e pensei sempre que talvez o comboio só vá passar uma vez. Esta oportunidade que o SC Braga/AAUM me deu é uma demonstração que as coisas que fiz na formação, as coisas que fiz ao longo dos anos foram algo de bom. Sempre trabalhei para chegar ao mais alto patamar do futsal português. Ir para Braga deu-me a oportunidade de trabalhar mais e melhor, de conviver com pessoas com grande experiência, de poder entrar num ritmo e num patamar em que talvez muitos gostassem de estar. Foi com muita satisfação e alegria que recebi e aceitei o convite», afirmou o jovem.

    ©SC Braga/AAUM
    Nos últimos jogos antes da paragem forçada das competições, Leandro Costa veio a ganhar a titularidade ao veterano Vítor Hugo, um companheiro de equipa a quem deixou rasgados elogios: «Nós trabalhamos, tanto eu como o Vítor, para jogar e para ajudar a equipa a ganhar. Depois a escolha parte sempre dos treinadores, como é óbvio. Claro que o Vítor Hugo é o guarda-redes que é, com a experiência que tem, excelente companheiro, excelente amigo. O apoio e a forma de receber do Vítor foi uma das coisas que senti quando cheguei a Braga. Mas trabalhamos os dois para o mesmo e tive agora uns últimos jogos a conseguir jogar e ainda bem, porque é sempre bom».

    A humildade é o primeiro passo para se ser bem sucedido num Mundo onde ídolos não faltam

    Na hora de olhar para o que tem sido a sua carreira, Leandro Costa admitiu que está satisfeito com o patamar atingido. Mas, aos 20 anos, o guarda-redes minhoto ainda tem muito para alcançar. Os objetivos incluem a seleção A, mas para Leandro nada se faz sem humildade.

    «Estou muito satisfeito [com o patamar atingido]. É algo que nunca tinha pensado em alcançar. Trabalhava muito, lutava muito, fazia esforços diários para poder treinar e conciliar os estudos. Chegar até aqui foi uma recompensa enorme por todos os anos de trabalho e dedicação. Acho que um dos passos muito importantes e que temos de ter sempre em mente é a humildade. Se continuarmos a trabalhar, a preocuparmo-nos em dar mais, a receber todas as dicas dos mais velhos e as usarmos nos treinos e até na nossa vida pessoal, podemos ser melhores e, passo a passo, podemos definir alguns objetivos», rematou.

    Leandro já treinou com a Seleção AA ©FPF/Diogo Pinto
    Uma das figuras da seleção nacional de sub-21, o guardião é mais um que aspira a poder integrar as convocatórias da seleção principal no futuro: «Acho que todos os que foram às seleções jovens têm essa ambição de poder representar a seleção que é campeã da Europa. Eu partilho dessa ideia, dessa ambição, desse desejo. Não é fácil porque estão lá guarda-redes de grande qualidade e grande nome mas acredito que com o trabalho, com o tempo, com as oportunidades, passo a passo é possível».

    Então e ídolos? Leandro foi incapaz de mencionar nomes, porque disse ter aprendido com todos aqueles com quem se cruzou. «Não posso dizer que é sequer só um. São muitos, tento olhar para vários guarda-redes e às vezes até comparar. Claro que cada um tem o seu estilo e a sua maneira de ser. Já partilhei a baliza com muitos guarda-redes e todos eles me ensinaram algo e me ajudaram a ser o que sou hoje. É muito difícil escolher um ídolo destacado. Todos os meus companheiros, sejam mais novos ou mais velhos, me ajudaram a ser melhor», atirou.

    Os estudos, os maus momentos e o pilar que é a família

    A vida do conimbricense não se resume à quadra. Fora dela, Leandro Costa é mais um dos muitos alunos da Universidade de Coimbra. A licenciar-se em Ciências do Desporto, o guarda-redes admitiu que é um desafio conciliar tudo, mas a ajuda do clube tem sido fundamental.

    «É preciso muito esforço e dedicação. São muitas horas de viagem, já que costumo ir uma a duas vezes por semana às aulas. Não é fácil, mas o clube tem ajudado e apoiado bastante, o que é fundamental. É algo de que dificilmente vou prescindir porque, afinal de contas, o futsal é um gosto e é uma coisa que todos adoramos mas que tem um fim. E depois desse fim, há que pensar naquilo que podemos fazer e eu gostava de poder fazer aquilo que gosto e para que estudei», explicou.

    Nem tudo é um mar de rosas na vida de um atleta e os maus momentos também já bateram à porta do guarda-redes. É nessas alturas que entra em ação o papel da família e, neste caso em concreto, de um grupo de jovens que Leandro treinava, cuja «sinceridade caraterística foi uma base de apoio e de força».

    Leandro esteve nos Mundiais Universitários de 2018 ©Arquivo Pessoal
    «Já tive alguns momentos difíceis. Uns pelas coisas não correrem bem, por não estar a treinar bem, por não estar a sair aquilo que eu queria e outros por alguns motivos mais fora do futsal. Mas, sim, já tive vários. Lembro-me de uma época em juniores, se não me engano, em que eu tinha um guarda-redes mais velho e pouco jogava, mas mesmo assim as coisas não saíam bem, não estavam a sair como queria, não conseguia fazer aquilo que eu sabia mas mesmo assim nunca parei de trabalhar, nem de faltar a treinos. Foi uma fase e agradeço a todos os que me apoiaram e me deram a força para continuar e para trabalhar porque, anos mais tarde, como estamos a ver, esse trabalho está a ser recompensado».

    A família é o maior suporte para esses momentos, mas também os amigos de longa data continuam a acompanhar o desenrolar da carreira de Leandro de perto. «[A família] São as primeiras pessoas que dão uma palavra de apoio, que falam, que estão presentes. Nesses momentos têm um papel importantíssimo, além de nós próprios, que temos de confiar em nós e acreditar no que fazemos. Felizmente muitos amigos também me apoiam e acompanham, mesmo eu agora estando longe. São amigos que jogaram comigo 7, 8, 9 anos. Muitos deles são também uma parte fundamental», concluiu.

    Sempre com os pés assentes na terra e a trabalhar diariamente em prol da vontade de querer subir todos os degraus da escadaria, Leandro Costa é um nome que promete ser falado ao longo dos próximos anos quando o tema envolver as balizas das quadras por esse país fora.

    Leandro partilha balneário com Vìtor Hugo ©SC Braga



    Portugal
    Leandro Costa
    NomeLeandro Filipe Santos Costa
    Nascimento/Idade1999-06-15(24 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoGuarda-Redes

    Fotografias(58)

    Taça da Liga Futsal 2023/24 | Belenenses x Torreense (Quartos de final)
    Taça da Liga Futsal 2023/24 | Belenenses x Torreense (Quartos de final)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53