placardpt
      Mercado
      Jogador vai permanecer 16 semanas no clube

      Comprar para emprestar vai deixar de ser possível: FIFA implementa nova medida

      2020/03/30 12:22
      Redação

      A partir da próxima janela de transferência vai deixar de ser possível comprar um jogador e emprestá-lo/vendê-lo no espaço de 16 semanas (quatro meses). 

      A medida foi imposta pela FIFA que, assim, pretende acabar com este tipo de transferências. O prazo de 16 semanas permite, desde logo, que um jogador não seja transferido duas vezes na mesma janela de transferências. Caso isso aconteça, o jogador será alvo de castigo por parte do órgão máximo do futebol. 

      Em Portugal, recorde-se, Yoni González foi o caso mais recente. O jogador, que foi comprado pelo Benfica ao Fluminense em janeiro, esteve na Luz durante um mês, até ser emprestado com opção de compra obrigatória ao Corinthians

      Comentários (31)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      MA
      vnlf
      2020-03-31 20h10m por Markes88
      É curioso que parece que as medidas dos últimos anos (a dos emprestados não poderem jogar contra clube origem e esta agora) parecem medidas mais de ajuste ao futebol português do que outros. Anda atenta a FIFA ao nosso campeonatozinho hehehe

      Pessoalmente, não ando tão atento assim nesta matéria de emprestados em outros campeonatos. Há-de haver também bastantes casos, mas enfim. . . .

      Quanto a esse exemplo, foi mais um. Otávio só ficou no plantel portista porq...ler comentário completo »
      MA
      Emprestimos
      2020-03-31 19h28m por Markes88
      Como já foi exemplo de muitos por aqui, é daquelas medidas que primeiro bate-se palmas mas depois vê-se que é facilmente ultrapassável porque de facto há clubes que têm equipas B. (os que a esta regra mais pesaria principalmente).

      Existindo equipas B, até poderá é prejudicar formação dos clubes.

      Parece que justo seria termos dirigentes com melhor qualidade e menos chicos-espertos. . . . . .

      Por outro lado, não me parece que, atendendo aos val...ler comentário completo »
      BlankSpace
      2020-03-31 09h51m por MisticaEncarnada
      A medida não é a melhor. Tal como já escrevi aqui, o que é que impede o Benfica (por exemplo) de contratar 10 jogadores, meter 5 na equipa B e emprestá-los em Janeiro, jogando pouco ou nada até lá? O jogador não sai prejudicado na mesma?
      A questão é essa, é que a medida em teoria serve mas na prática não vale quase nada, se calhar ainda é pior porque aquele jogador que não se adapta é obrigado a ficar meio ano sem competir. . .
      Seria mais útil impor um limite de jogadores n...ler comentário completo »
      BlankSpace
      2020-03-31 09h40m por MisticaEncarnada
      Eu sei deles todos. . . ou quase. Muitos deles fizeram pré-temporada mas foi um erro saírem, tal como Carole, melhor ainda que o Grimaldo mas como não vinha do Barça nem do Real. . . não ficou
      BlankSpace
      2020-03-31 01h02m por MisticaEncarnada
      Desculpa mas tens aí lacunas. . . eu lembro-me de alguns mas vou confirmar no próprio zero zero (dos que me lembro só!), os outros nem vou ver, até podem ser verdade.
      Cortez: no Benfica fez 7 jogos, em 2013 (foi o substituto do Emerson)
      Michel: fez duas pré-temporadas no Benfica (capricho do Jesus)
      Shaffer: um grande erro ter saído, jogou ainda 6 jogos, ficou por 6 meses
      Patrick : outro erro (mas sem jogos oficiais salvo erro) - este não conta
      podia es...ler comentário completo »
      Brettes1965
      2020-03-31 00h42m por MisticaEncarnada
      Todos os clubes deveriam ser alvos de auditorias forenses ou pelo menos aqueles que movimentam mais dinheiro. Duvido muito que não saia muito milhão das contas do Benfica para um tacho bem grande e que o clube podia estar melhor não fosse a direcção que está no clube. Podia falar dos outros mas aquele que quero saber mais é o meu e é aquele que está a ser prejudicado pelos actos da direcção, por isso. . .
      TS
      CreedEinsteinBr atton
      2020-03-30 22h39m por TSG_Hoffenheim_1899
      ora muito honestamente gostei dessa ideia de esta regra apenas se aplicar apenas a quem não é sub-21. De facto quando se contrata alguém com 22 ou mais anos a margem de progressão do jogador não é nem de perto nem de longe de alguém com 17 ou 18 anos por exemplo, portanto acho excelente a ideia que deste.
      Vai haver é sempre o problema de as transferências para a Comi$$ão ser feita na mesma, neste caso com jogadores jovens mas que se percebe não terem potencial para a equipa que o está...ler comentário completo »
      Deviam fazer mais
      2020-03-30 20h28m por CostaTripeiro
      A FIFA devia era proibir qualquer clube de ter contrato com mais do que 22/23 jogadores entre os 23 e os 30 anos.
      Aleluia!
      2020-03-30 20h25m por CostaTripeiro
      Deviam era acabar com os empréstimos de vez, junto com as vendas com opção de re-compra. Só palhaçadas!
      . . .
      2020-03-30 17h58m por CreedEinsteinBratton
      Apesar de haver formas simples de contornar a questão dos jogadores sob contrato mas pronto, irá sempre haver "loopholes" em qualquer medida deste tipo.

      Podiam era proibir situações como Granada/Udinese/Watford e outras situações semelhantes. Ter pessoas donas de mais que um clube é que não faz sentido ser permitido.
      TSG_Hoffenheim_ 1899
      2020-03-30 17h53m por CreedEinsteinBratton
      Ok, mas Portugal e Holanda (as equipas "Jong") são um caso mas e nos outros países? Não pode ser assim na minha opinião.

      Imagine-se que é um jovem que o clube que o contrata acha que ele ainda é muito jovem para sair do seu país mas conseguiu e teve o mérito de o descobrir e então quer fechar já a contratação e não correr o risco de perder o jogador no futuro. Haverá sempre exemplos que mostram que isto não é solução. No limite definam um limite para esta regra tipo isto valer...ler comentário completo »
      TS
      CreedEinsteinBr atton
      2020-03-30 17h01m por TSG_Hoffenheim_1899
      estou a perceber o teu exemplo, mas nesse caso, cá em Portugal por exemplo, metes o jovem com potencial a jogar na Liga Revelação ou na equipa B ganhando já experiência na equipa A nas taças, por exemplo, assim como ir entrando em jogos na 2ªparte que já estejam resolvidos.
      Se ele tem potencial ele pode ser desenvolvido na própria equipa, nem que seja até Janeiro e depois emprestar essa promessa, não me parece que seja por aí.
      Saudações Desportivas
      Má medida!
      2020-03-30 16h30m por Krad_Fire
      As equipas que têm equipa B ou equipa sub-23 (se o jogador tiver menos de 23 anos) vão continuar a fazê-lo. Deixam-o a rodar 6 meses lá e depois emprestam-o mal abrir o primeiro período de transferências. As restantes vão ser prejudicadas porque vão ter de deixá-los somente a treinar. A FIFA devia se preocupar, isso sim, com os "emprestados para comprar" como já tivemos vários exemplos a nível internacional que só servem para branquear o Fair-play financeiro.
      BR
      Opinião
      2020-03-30 16h14m por Brettes1965
      Concordo com a medida. Acabam-se os contratos manhosos e empréstimos com o objetivo de falsearem resultados. Em relação às opiniões abaixo feitas, acho piada os lampiões a falarem de condições financeiras deles e dos outros. É pena que as autoridades fiscais e outros não intervenham neste esquema de corrupção em que o clube das Toupeiras está envolvido. Depois se veria se estavam bem ou pior que os outros.
      MisticaEncarnad a
      2020-03-30 15h54m por CreedEinsteinBratton
      "Era mais exequível impor um limite de empréstimos por exemplo e também uma medida do género: 80 ou 90% das equipas B's têm de ser compostas de facto por jogadores de formação porque caso contrário iam contornar essas medidas e qualquer jogador que não desse resultado na principal ia para a B e qualquer dia clubes como o Benfica iam contratar metade dos jogadores para meter na B e vender 4 meses depois. . .
      Eles podem fazer as medidas que quiserem deste género mas se não restringirem o...ler comentário completo »
      Jogadores
      2020-03-30 15h44m por CreedEinsteinBratton
      E não façam dos jogadores uns coitadinhos e vítimas pois também é negócios destes que muitas vezes lhes dão independência financeira a eles e às suas famílias.

      Um João Amaral desta vida, entrando nisto, vai passar a ganhar 4 ou 5 vezes mais. E depois, por ter SL Benfica no currículo e não só, mesmo ficando sem ligação ao clube, estará sempre em posição de exigir mais aos clubes interessados. Ganha estatuto.

      O que estraga tudo aqui e por isso é que isto dá ...ler comentário completo »
      Tau
      2020-03-30 15h42m por JustaCausa
      Luis Filipe Vieira em suicide watch.
      Como é que ele vai conseguir fazer as negociatas entre os pequenos subservientes?
      Assim vão perder os vários 3 pontos dados de antigamente.
      CreedEinsteinBr atton
      2020-03-30 15h42m por MisticaEncarnada
      Estou de acordo com isso. Esta medida é um pau de dois bicos. Era mais exequível impor um limite de empréstimos por exemplo e também uma medida do género: 80 ou 90% das equipas B's têm de ser compostas de facto por jogadores de formação porque caso contrário iam contornar essas medidas e qualquer jogador que não desse resultado na principal ia para a B e qualquer dia clubes como o Benfica iam contratar metade dos jogadores para meter na B e vender 4 meses depois. . .
      Eles podem fazer ...ler comentário completo »
      TSG_Hoffenheim_ 1899
      2020-03-30 15h36m por CreedEinsteinBratton
      Achar que só se contrata para "titular" é que não faz sentido algum. Então se, por exemplo, eu tiver o mérito de descobrir um miúdo de 18 anos com potencial numa equipa bem inferior à minha eu não o posso ir buscar e colocá-lo num clube de patamar intermédio para evoluir e depois ter a oportunidade na minha equipa?

      É que esta medida não afetaria só os "carrosséis". Afetaria também quem legitimamente define planos de crescimento para jovens que foram descobertos devido a investimento no scouting.

      BlankSpace
      2020-03-30 15h32m por MisticaEncarnada
      Para mim a questão não é a qualidade do futebol Português mas sim as carreiras que por vezes são destruídas porque o jogador é usado como marioneta. . .
      SCP_SUPPORTER
      2020-03-30 15h30m por CreedEinsteinBratton
      ". . . (ainda pior quando o próprio presidente o assume) . . . "

      Pior? Então era melhor andar com desculpas? Se é estratégia e não há problemas em assumi-lo, não vejo problema algum nisso. Os jogadores não são obrigados a andarem nisto. Se andam é porque lhes é favorável.
      Empréstimos
      2020-03-30 15h26m por CreedEinsteinBratton
      Por um lado era da maneira que o SL Benfica se deixava disto (que não acho que esteja errado mas acho que é feito em demasia). Por outro, não acho que faça sentido esta medida.

      Mesmo com o argumento de que desvirtua as coisas, que eu não concordo muito, este tipo de negócios ajudava muitos jogadores (e também clubes).

      Faria muito mais sentido limitar os jogadores sob contrato do que aplicar uma medida destas.
      AT
      Emprestimos
      2020-03-30 14h59m por ateles
      para bem do futebol , acho que nem devia haver emprestados, pelo menos entre equipas do mesmo campeonato ou competição . Havendo o que há hoje é uma sobreposição do negócio em relação aos reais valores do desporto. Se um jogador não se enquadra pelos mais diversos motivos, têm as equipas B e subs e mais não sei quantas para desenvolverem o homem/atleta ou para os experts nas contratações e os gestores tb melhorarem. No fundo , o que se assiste hoje em dia é uma negociata selvagem que colo...ler comentário completo »
      YA
      Negócio
      2020-03-30 14h50m por Yazapeyroteu
      Acho mal que esta medida avance. A maioria dos clubes contrata jogadores crendo que os mesmos sejam úteis. Claro que há excepções, como todos nós conhecemos, de clubes que contratam qualquer jogador que mexe para pagar favores ou para evitar que clubes rivais os contratem, isto sem pretender retirar retorno desportivo dos atletas. Não vou falar em nomes, mas todos sabemos quem são ou quem foram. Claro que na "molhada" há sempre um ou outro que evoluí e é aproveitado ou negociado "cobrind...ler comentário completo »
      ja vai tarde !
      2020-03-30 14h10m por sandrombc24
      o benfica ja comprou 4001 jogadores e nem na relva se estrearam !!!
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Nikola Kalinic foi decisivo esta noite, ao marcar um golo no empate frente ao Bologna no empate da sua equipa. Após o jogo, o avançado croata foi questionado sobre o seu ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Afilhado 18-05-2021, 03:07
      baetatomskaSCP 18-05-2021, 02:26
      championshipmanager 18-05-2021, 02:22
      VI
      Vilanova1 18-05-2021, 02:16
      BE
      Benfica18 18-05-2021, 02:13
      IM
      ImBlankSpace 18-05-2021, 02:08
      BE
      Benfica18 18-05-2021, 02:08
      BestllnTheWRLD 18-05-2021, 01:57
      VI
      Vilanova1 18-05-2021, 01:55
      BestllnTheWRLD 18-05-2021, 01:44
      IM
      ImBlankSpace 18-05-2021, 01:28
      Sporting-Potente 18-05-2021, 01:27
      RO
      Rodri_FCP 18-05-2021, 00:49
      futebol11fc 18-05-2021, 00:34
      futebol11fc 18-05-2021, 00:32
      f9rooney 18-05-2021, 00:29