placardpt
    Presidente visa Artur Soares Dias e Vasco Santos

    Pinto da Costa: «O VAR não funciona nos jogos do FC Porto?»

    2020/03/09 19:53

    O FC Porto terminou o encontro com o Rio Ave (1x1) com muitas queixas em relação ao trabalho da equipa de arbitragem liderada por Artur Soares Dias, com Vasco Santos no vídeo-árbitro (VAR), ao ponto de Conceição ter apontado para a não marcação de uma grande penalidade do «tamanho da Torre dos Clérigos».

    Dois dias depois desse encontro no Dragão, que manteve tudo igual no topo da tabela classificativa da Liga NOS, em virtude também do empate do Benfica no Bonfim (1x1), Pinto da Costa deu conta do seu desagrado em declarações ao Porto Canal.

    ©Kapta+
    «Foi um fim de semana agitado por factos anormais. Estou aqui para me referir a esses factos, mas também para transmitir aos adeptos, aos meus consócios, uma palavra de serenidade. Sei que estão todos indignados, mas não podemos perder a razão com atitudes impensáveis. Já tive a oportunidade de fazer ver aos responsáveis o que se passou no jogo, recebi palavras que considero corretas, sensatas e verdadeiras. Portanto, vamos analisar o que se passou, mas sobretudo é necessário manter a serenidade, o que não quer dizer que não estejamos atentos, concentrados e mais unidos em defesa dos interesses do FC Porto», começou por dizer o líder portista.

    «Não ponho em causa a seriedade de toda a gente que anda no futebol, mas, quando tiver provas em contrário, serei o primeiro a denunciar. Duvidar da seriedade é uma coisa, não identificar erros grosseiros e graves é outra coisa, e entendo que tenho direito de os identificar», prosseguiu.

    «Que imagens é que viu para dizer que não é penálti?»

    Ainda em relação ao lance que envolveu Marega e Aderlan Santos na área do Rio Ave, Pinto da Costa socorreu-se da opinião homogénea de comentadores e analistas.

    «Não houve nenhum comentador que dissesse que não era penálti indiscutível. Foi tão evidente que ainda hoje não compreendo como é que o árbitro [Artur Soares Dias] não conseguiu marcar esta penalidade e como é que o senhor Vasco Santos está a ver aquilo e não faz nada. Não venho pedir árbitros estrangeiros, nem nada que se pareça, pois quando se pede árbitros estrangeiros está-se a duvidar da seriedade dos árbitros portugueses. E os estrangeiros também erram»», atirou Pinto da Costa.

    Pinto da Costa visa Artur Soares Dias ©Rogério Ferreira / Kapta+
    «O que me preocupa é que sei que o Soares Dias, depois de ter terminado o jogo, já ele estava no balneário, abriu a porta e disse ao Luís Gonçalves: 'Já vi as imagens e nao é penálti'. E agora eu pergunto: que imagens é que viu para dizer que nao é penálti? Se viu as imagens e diz que nao é penálti não tem condições para arbitrar. É grave e espero que mostre as imagens que viu», revelou.

    «Sempre tive muitas dúvidas sobre o que iria ser o funcionamento do VAR, parece que tem havido muitos penáltis noutros jogos indicados pelo VAR... Mostraram aqui tres penáltis [Académico de Viseu, Portimonense e Rio Ave] claros. O VAR não funciona nos jogos do FC Porto? Eu só falo de factos. É inacreditável, uma coincidência, árbitros que marcam menos evidentes do que estes que desconhecem e ignoram quando estão no VAR», continuou.

    «Alertei hoje o Conselho de Arbitragem, que fica incomodado e perplexo com um árbitro da categoria deste não marcar um penálti destes», completou.

    «O melhor é evitar que eles apitem os nossos jogos»

    Ainda sobre Artur Soares Dias, o presidente dos azuis e brancos sugere que o juiz da AF Porto não arbitre mais jogos do FC Porto até ao final da época.

    Soares Dias no epicentro da contestação ©Kapta+
    «Se ele é o melhor [árbitro português], mais preocupante é. Se algumas pessoas consideram que este é o melhor, perante um lance destes, ele está a dois/três metros e não marca um penálti deste tamanho. O Sérgio [Conceição] disse que era do tamanho da Torre dos Clérigos, mas eu acho que a Torre é demasiado pequena para o tamanho deste penálti. É incompreensível», insistiu Pinto da Costa.

    «Qualquer árbitro da segunda divisão apitava qualquer um destes penáltis. Que quer que lhe diga? Tivemos azar. Perante isto, não tenho duvidas de que o Conselho de Arbitragem está atento. O melhor para evitar azares, de uns e de outros, é evitar que eles apitem os nossos jogos», argumentou.

    Pinto da Costa garantiu ainda que vai pedir uma «auditoria» ao funcionamento da tecnologia da linha de fora de jogo. Em causa o fora de jogo assinalado aos dragões, por uma distância de... três centímetros.
     

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LM
    É com cada chico esperto. . .
    2020-03-10 19h25m por lmanuel
    Então há aqui quem ache que não é penalty porque o jogador já tinha rematado?!
    É de rir para não chorar. . .
    O que é triste é que este pessoal usa a internet para "escrever" estas pérolas, sem antes usar a mesma internet para se informar. As leis do jogo estão disponíveis em muitos sites, por exemplo no site da LPFP. Deixem de ser preguiçosos e vão lá ler!!!!
    Não há qualquer diferença se uma falta é cometida antes ou depois de um remate, desde que o jogo esteja a decor...ler comentário completo »
    SO
    El-Mago-10 e demais benfiquistas
    2020-03-10 11h54m por SomosPorto1989
    Mas o que o PdC disse assim de mal para estarem a fazer esses comentários? Ele até foi bastante benevolente na minha opinião, não pôs sequer em causa a "seriedade" do árbitro nem sequer disse algo do género "o ASD não pode mais apitar mais o Porto" nem veio pedir árbitros estrangeiros apenas falou do que se passou no último jogo.

    Mas há alguma dúvida que o Porto foi prejudicado em lances chave? Normalmente nem gosto de meter culpas apenas na arbitragem e nem sempre perdemos por ...ler comentário completo »
    PO
    AcaroInformatic o
    2020-03-10 11h14m por Porto89
    Isso é apenas comparar o incomparável, no lance do Soares o toque jamais é suficiente para ser falta trata-se de uma disputa de bola normal mas já se sabe que um jogador do Porto não pode tocar nem respirar que é logo falta, vermelho ou penalti que ficou por marcar.

    Já é vosso apanágio, comparam lances que não têm nada a ver e depois levam com resposta e fazem o papel de virgem ofendida. Mas já que gostam muito de comparar o que tem a dizer em relação ao lance sobre o Cervi q...ler comentário completo »
    É sabido. . .
    2020-03-10 10h58m por Nygma
    E o Pinto da Costa bem sabe que o VAR não funciona nos jogos do FC Porto. É claro que o funcionamento de uma ferramenta útil para o futebol (inútil para o futebol português) está e estará sempre dependente do resultado final dos jogos. Exemplos são muitos; erros grosseiros ou não em jogos dos 3 grandes em que 1 deles acaba por ser beneficiado o VAR é esquecido e /ou ignorado pelos corruptos dirigentes, mas, quando o erro é contra 1 dos grandes é barulho a semana toda.

    Eles s...ler comentário completo »
    Será. . .
    2020-03-10 10h44m por tiger1974
    que a entrevista poderá ter alguma coisa a ver, com a crise de coronavirus que está a atrasar o calendário, e provavelmente os investimentos (compra e venda de jogadores) para além de 30 de junho? Para além das receitas por jogos à porta fechada, mais a crise económica que o dia de ontem veio tornar quase inevitável? Será que o comentário do António Oliveira não foi um preparar de caminho (é o maior accionista individual).
    Penalti. . .
    2020-03-10 10h38m por AcaroInformatico
    Era penálti sobre o Marega e o árbitro não viu, da mesma que não viu o empurrão do Soares ao central do SLB e viu a bola na mão (o jogador do SLB estava de costas) na área do SLB. São sempre penáltis incontestáveis quando são a favor do FCP. . .

    Já a favor do SLB. . . é gamanço, sim porque não pode haver um penálti a favor do SLB, quanto mais 2. . .
    Liberdade de expressão????
    2020-03-10 09h47m por tiger1974
    Mas se há liberdade de expressão é uma liberdade universal, não exclusiva do nosso país. Assim sendo, porque é que nas competições europeias, calam-se todos caladinhos perante arbitragens bem vergonhosas????
    Se calhar, há liberdade de expressão e depois há as regras para participar em competições privadas que tem regras, mesmo que essas impeçam a liberdade de expressão.
    Os clubes também estão proibidos de recorrer aos tribunais comuns para assuntos de futebol. Ninguém reclama por violação dos direitos constitucionais?
    Pinto da Costa
    2020-03-10 08h24m por NandoTobias
    Quando disseram que ia haver uma conferencia de imprensa dada por ele sobre tópicos importantes pensei que seria para falar seriamente do clube em si e não dos outros, é por isto que cada vez estamos a cair mais, a culpa é sempre dos outros, se tivessem jogado como costumavam fazer tinha sido jogo facil, como n jogam vem smp com as desculpas. . .
    SO
    BlankSpace
    2020-03-09 22h40m por Soldado_9
    Vai lá ver outra vez o penalti sobre o Marega mas sem palas e diz a bom dizer se a falta é dentro da área. Joguem mas é à bola e tenham vergonha na cara. Era livre limpinho.
    MA
    Costume. . . .
    2020-03-09 22h28m por Markes88
    A melhor resposta para este tipo de situações é precisamente o ''joguem à bola''. . . .

    Os Grandes agarram-se demasiado aos lances de erros dos árbitros para disfarçar o paupérrimo futebol atual praticado. Em 99% dos casos isso se aplica, não ganham toca a mandar vir com o árbitro. . .

    Fossem as equipas pequenas sempre a barafustar com o árbitro, o futebol português já tinha ido de vela na classificação sequer como ''desporto''. . . . . não seria desporto, era...ler comentário completo »
    nextstep
    2020-03-09 22h23m por The_Knick
    Eh pah. . . 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. Inspira, expira, inspira, expira. Já não precisam de me agarrar. Já estou melhor.
    Agora mais calmo, não vou falar dos penaltis de Benfica (para ti são todos bem assinalados), peço-te o obséquio de me explicares a diferença entre:
    Num lance em que depois de Alex Telles cruzar, Diogo Figueiras faz falta, o árbitro marca e mostra amarelo. Marega logo depois de chutar leva uma tesoura e nada. Qual a diferença? Consegues ...ler comentário completo »
    Claro
    2020-03-09 21h12m por luisFilipe791
    Quando o Porto e prejudicado, ou e o maior roubo da jornada, ou maior roubo do seculo, ou do campeonato
    Os Grandes
    2020-03-09 21h10m por luisFilipe791
    Sao sempre beneficiados, só que choram muito quando não ganham, muitas vezes ate acho ridículo ver gente do meu clube a queixarem se, quando nem se quer a bola jogam, alem disso dizem que não querem que o Porto seja campeão, mesmo que seja, não e garantido que participe nas competições europeias, por causa do Fair Play Financeiro, que o Porto precisa de 100, ou 120 milhões em vendas de jogadores
    Por favor
    2020-03-09 21h07m por luisFilipe791
    Ver gente aqui a falar em corromper, em árbitros e outro coisa qualquer, ate deve ser para rir, esta pessoa que vocês estão a ver na imagem, liga para os árbitros, para beneficiarem o Porto, diziam a eles aonde era a sua casa, árbitros, neste caso Jacinto Paixão, a dizer que o Porto lhe mandou beneficiar, e a prejudicar o Benfica contra o Estrela da Amadora, penso eu, vídeo de 2004, nesses tempos e que era bom, ganhava se roubado, mas ninguém chorava, agora que perdem choram, ai...ler comentário completo »
    Funcionamento
    2020-03-09 21h05m por pedroregorego
    Funciona sim , se não o porto não tinha os pontos que tem agora.
    TH
    Roby_Comunista
    2020-03-09 20h53m por TheColorBlue
    Lá fora existem CalcioCaos. Até na Itália, que não é praticamente exemplo para ninguém.
    Lá fora existe justiça. Claques no Reino Unido são punidas severamente. Dá-se o exemplo, dentro e fora dos estádios e no dia a dia da sociedade. Cá há impunidade.

    Não é legítimo a pessoa achar que se há impunidade para isto, tem que haver impunidade para aquilo. É altamente falacioso, mas infelizmente, nem toda a gente é tão racional assim.

    Ora, isso depois, ...ler comentário completo »
    Ora
    2020-03-09 20h35m por Roby_Comunista
    Choras tu, ora choro eu.
    O futebol português está mesmo na armagura.

    Lá fora não existe este circo todo. Presidentes dia sim dia não a mandar bitaites às arbitragens.

    Isto só enterra mais o nosso futebol. Depois lá fora é o que é. Nulidade.

    É preciso uma limpeza geral no nosso futebol ou daqui a nada estamos ao nível de um campeonato periférico tipo Hungria, Roménia e afins.
    FA
    . . .
    2020-03-09 20h19m por fabinho18
    Como benfiquista espero tambem que nao arbitrem mais jogos do porto, esta epoca ja deram muitos pontos ao porto
    . . .
    2020-03-09 20h13m por Covid-19
    O VAR só funciona e mal nos jogos do clube de Carnide. A favor destes é muitíssimo fácil marcar penaltys, nem que a bola seja tocada apenas com o dedo da mão. Já a favor dos outros pode até haver sarrafadas e ofensas a integridade física que nem sequer VAR existe. Ou seja o VAR está sempre sistematicamente e constantemente aVARiado. . . exceto quando é para marcar penaltys por dedo da mão na bola a favor do clube de Carnide. Aí já não está aVARiado, antes pelo contrário.
    .
    2020-03-09 20h03m por CabraCega
    Faz em bem em intervir publicamente, mas isto não vai resolver nada. . .
    Os árbitros esquecem se que os adeptos têm telemóveis, e num jogo que seja mais importante, uma decisão desta pode não ser perdoada. . .
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga Europa
    Declarações de Gian Piero Gasperini
    Depois do histórico triunfo em Anfield na primeira mão (0-3), a Atalanta conseguiu agarrar-se à vantagem na segunda mão e fez a proeza de eliminar o Liverpool, que era um ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    zlatan_21 19-04-2024, 06:14
    moumu 19-04-2024, 06:13
    moumu 19-04-2024, 06:10
    moumu 19-04-2024, 06:08
    moumu 19-04-2024, 06:06
    AL
    Alvibranco 19-04-2024, 04:59
    AL
    Alvibranco 19-04-2024, 04:56
    P0
    P0P1 19-04-2024, 02:59
    moumu 19-04-2024, 02:16
    moumu 19-04-2024, 02:14
    moumu 19-04-2024, 02:11
    ZY
    zyxw4321 19-04-2024, 02:10
    moumu 19-04-2024, 02:10
    moumu 19-04-2024, 02:06
    DS
    DSaraiva90 19-04-2024, 01:38
    Maxaqueen 19-04-2024, 01:19