placardpt
    Sporting eliminado na Turquia

    Casa dos Horrores

    Tudo acontece a este Sporting. O adversário não mostrou grandes argumentos, mas com uma exibição muito abaixo das expectativas, os verdes e brancos foram goleados pelo Istanbul Basaksehir (4x1) e foram eliminados no prolongamento dos 1/16 avos da Liga Europa.

    Sem surpresa, os turcos apostaram na verticalidade e nos passes longos. Um ponto forte da equipa de Okan Buruk e que causou muitas dificuldades aos leões, demasiados macios na abordagem ao jogo.

    Um problema de atitude

    É tarefa complicada encontrar justificações para a primeira parte leonina. Provavelmente na partida mais importante da equipa até ao final da época, o Sporting apareceu desligado na partida, frente a um adversário perfeitamente ao seu nível. Sem forçar muito o ritmo, o Basaksehir começou a chegar perto da baliza verde e branca logo nos primeiros minutos.

    Bolasie não justificou a titularidade ©Getty /

    Quando a equipa de Silas tinha capacidade para ultrapassar a primeira fase de pressão do adversário, não ia faltando espaço para o contragolpe. Porém, os leões foram acumulando passes falhados e apenas Acuña conseguiu levar perigo à baliza adversária.

    A pressão turca começou a aumentar, muito devido à inércia leonina. Num lance em que a defesa do Sporting deixou uma imagem muito apática, Demba Ba esteve perto do golo. Um sinal para o que ia acontecer minutos mais tarde...

    Após defesa incompleta de Luís Maximiano na sequência de um canto, o experiente Martin Skrtel cabeceou para o primeiro tento do jogo. A resposta visitante esteve perto de acontecer pouco tempo depois, mas o desinspirado Bolasie enviou um remate, em boa posição, quase para fora do estádio.

    Em cima da compensação surgiu um golpe ainda mais duro às aspirações do Sporting. Na marcação de um livre lateral, Danijel Aleksic bateu direto para o 2x0, com Maximiano a não ficar, novamente, muito bem na fotografia. Reviravolta na eliminatória na entrada para o descanso.

    Emoção para compensar a baixa qualidade

    Era esperada uma mudança de atitude dos leões após o intervalo, no entanto, o duelo continuou na mesma toada. O Sporting continuou macio, os turcos mais intensos e apenas Maximiano evitou um fatal terceiro golo, com um par de defesas fantásticas no duelo frente a Demba Ba.

    Silas optou por lançar Gonzalo Plata no lugar de Bolasie, e o jovem extremo teve o condão de acordar um pouco a sua equipa. No primeiro lance de real perigo dos visitantes no segundo tempo, Acuña cruzou de forma perfeita para o cruzamento certeiro de Luciano Vietto. Um tento caído do céu e que voltou a colocar a equipa lusa no comando das operações.

    O Basaksehir acusou bastante o tento sofrido e o Sporting começou a ter mais espaço no ataque. As oportunidades surgiram, mas, por culpa própria, o trio Doumbia - Battaglia - Sporar não teve engenho para matar a eliminatória.

    Os facilitismos pagam-se caro e, num lance de inspiração, o talentoso Edin Visca rematou colocado para o golo, levando a partida para o prolongamento. Um castigo justo para o desperdício visitante.

    No prolongamento, a partida arrastou-se sem grande qualidade. Com a decisão por grandes penalidades já no horizente, uma má abordagem de Vietto permitiu a Júnior Caiçara arrancar um penálti, que Edin Visca converteu para selar a eliminação leonina. Uma noite negra na história do clube!

    U Quinta, 27 Fevereiro 2020 - 17:55
    Basaksehir Fatih Terim Stadium
    Mateu Lahoz
    4-1
    a.p.
    Martin Skrtel 31'
    Danijel Aleksic 45'
    Edin Visca 90' 119' (g.p.)
    Luciano Vietto 68'
    Basaksehir Fatih Terim Stadium
    Basaksehir Fatih Terim Stadium
    Turquia
    Başakşehir - Istambul
    Lotação17 300
    Medidas-
    Inauguração2014
    Fase1/16 de Final
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    31´
    GOLO Basaksehir!
    Martin Skrtel marca
    Martin Skrtel marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    45´
    GOLO Basaksehir!
    Danijel Aleksic marca
    Danijel Aleksic marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    68´
    GOLO Sporting!
    Luciano Vietto marca
    Luciano Vietto marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Basaksehir!
    Edin Visca marca
    Edin Visca marca o seu 4º golo na prova (8 jogos)
    119´
    GOLO Basaksehir
    Edin Visca marca de grande penalidade!
    Edin Visca marca o seu 5º golo na prova (8 jogos)
    A Chave

    O Sporting parecia ter o apuramento garantido, contudo, num lance de inspiração, Edin Visca marcou um excelente golo e levou a decisão para o tempo extra. 

    O Árbitro

    Com um critério mais apertado podia ter expulso Acuña, Vietto e Aleksic na primeira parte. Optou por não estragar o jogo, sendo importante lembrar que o relvado não estava fácil para os atletas. 

    O Melhor
    Vontade turca

    A qualidade de jogo não foi elevada, mas o Basaksehir não desistiu de lutar pela eliminatória. Visca levou a partida para o prolongamento e, após este momento, a força mental dos turcos superou-se aos leões.

    O Pior
    Abordagem leonina ao jogo

    A vantagem era interessante, mas nada justifica a abordagem apática do Sporting num duelo desta importância. Foi muito por estas facilidades adversárias que os turcos conseguiram reentrar na eliminatória e eliminar a equipa de Silas.

    Forma
    Basaksehir
    2019/2020
    37J
    19V
    10E
    8D
    59-40G
    Sporting
    2019/2020
    36J
    19V
    3E
    14D
    57-48G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting eliminado na UEFA depois de vencer a 1.ª mão por 2 golos de diferença:
    1983/84 Celtic
    1984/85 D. Minsk
    1993/94 Salzburg
    1995/96 Rapid Wien
    2019/20 Basaksehir
    Basaksehir nos oitavos de final da Liga Europa pela 1.ª vez na história
    Sporting eliminado nos dezasseis avos da Liga Europa pela 2.ª época consecutiva

    Fotografias(9)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BASAKSEHIR
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    😮
    2020-02-28 09h27m por Nygma
    Este foi o resultado que mais me surpreendeu. Não pela exibição porque já se sabe que o Sporting é capaz do melhor e do pior, mas, pelo resultado, não esperava o 4-1 porque muito sinceramente na minha opinião o Basaksehir não tem uma equipa muito superior e, penso eu, que isso ficou provado nos 2 jogos. A diferença está mesmo na abordagem ao jogo e na influência que os treinadores têm, infelizmente para o Sporting, Silas mostrou uma vez mais, que não está preparado para um clube como o Sporting.
    A culpa
    2020-02-28 04h14m por f9rooney
    Sempre foi do bruno de Carvalho .
    Tiraram de lá o homem que sentia aquilo mais que ninguém, falava demais e exagerava, mas o sporting andava a lutar por títulos, teve perto de ser campeão nacional e noutras modalidades tiveram imenso sucesso!!
    Sempre a fazerem lucro e tinha uma estrutura minimamente funcional.
    Com o alarido que fizeram para afastar o BdC hoje voltaram ao passado, uma equipa de meio de tabela com um treinador de distrital.
    PE
    jogam tao mal
    2020-02-28 01h55m por petulantes
    enfim: lista de pseudocraques que nunca foram nem serão jamais: ilori, coates, ristovski, battaglia, bolasie enfim gente que joga e jogou futebol sabe que estes valem muito pouco. . . mas mesmo assim ha responsabilidades enormes do treinador quando começa no fim a tentar segurar o 2-1 e entram henrique e que doumbia que também entram na lista supracitada (muito fraquinhos). . . todos estes jogadores sao de outro campeonato (inferior) mas por força de empresarios/agencias de representaçao d...ler comentário completo »
    Varandas & sua trupe
    2020-02-27 23h52m por manueldesousa
    I-N-C-O-P-E-T-E-N-T-E-S, RUA JÁ!
    Sporting
    2020-02-27 23h33m por estaramosold
    Hoje bateu no fundo, o Sporting acabou a época em Fevereiro e foi o confirmar da vergonha das equipas portuguesas na Europa, vergonhosa prestação das equipas portuguesas e, em relação ao meu clube, o Benfica, este ano exijo que sejam apuradas responsabilidades, nomeadamente ao nivel dos jogadores no plantel e equipa técnica, incompetência até um certo ponto.
    RP
    manuelmartins15 7
    2020-02-27 22h07m por RP12
    Obrigado! Tudo dito.
    am
    2020-02-27 22h05m por manuelmartins157
    ATÉ QUANDO É QUE ALCOCHETE É DESCULPA PARA TUDO? Depois da melhor época, das últimas dezassete do historial do Sporting, no dizer do Sr. Varandas, a comprovar a excelência do seu mandato, segue-se nova época, desastrosa e incompetente, e miraculosamente, ergue-se Alcochete, para justificar TAMANHA INCOMPETÊNCIA.
    Contratar e despedir treinadores(já vai em 4). Gastar milhões em passes de jogadores vulgares. Gastar milhões em empréstimos desastrosos de jogadores tipo Fernando, l...ler comentário completo »
    RP
    slbmeireles
    2020-02-27 21h53m por RP12
    Só te vou perguntar uma coisa: tens conhecimento do que se passou no centro de treinos do Vitória SC muito antes de Alcochete? Lembras-te de algum alarido na comunicação social? Jogadores, equipa técnica e restante staff foram agredidos. Alguém rescindiu? Alguém veio chorar que ficou traumatizado?
    Aquilo que se passou com as rescisões foi um ato puramente político e digo-te porquê. Cada jogador rescindiu dia sim dia não. Queriam mesmo rescindir faziam-no em bloco. Porque não rescind...ler comentário completo »
    TG
    SportingCP.
    2020-02-27 21h26m por TGQ08
    Como dizemos aqui no Norte: o Sporting não #&%$ nem deixa &#%&$.

    Tip: Leonardo Jardim está à espera; será que Frederico Varandas já percebeu?

    Sporting Sempre!

    Faltou entrega
    2020-02-27 21h05m por safujack
    No primeiro jogo correu bem pois os turcos não estavam a espera daquela entrega toda da equipa do Sporting.
    No segundo jogo houve varios jogadores que se apagaram por completo, jovane, bolasie, wendel, e mesmo ate o vietto na primeira parte. Na segunda parte quando estava 2-1 e entrou o dombia, estava a espera que fosse para estancar o jogo mas o gajo pensou que era avancado. Silas não pode ser culpado de tudo mas proxima epoca espero que tragam o Jorge Sampaoli.
    RP12
    2020-02-27 21h04m por slbmeireles
    Sim grande parte da culpa são das pessoas que fizeram o ataque a alcochete.
    Só um cego não ve, tudo o que isso proporcionou. Êm primeiro lugar ficaste sem equipa, devido ás rescisões, e so não foi pior porque maior parte dos jogadores e clubes procuraram negociar com o sporting, corrias o risco de acontecer como aconteceu com o Rafael leao e o Ruben Ribeiro em que não vias nem um centimo.
    Depois tudo o resto é resultado do que aconteceu. Primeiro uma direcção que entra num ...ler comentário completo »
    surpresa
    2020-02-27 21h01m por VerdeRubro
    Alguém que siga a época do Sporting surpreendeu-se com o resultado de hoje?

    Sinceramente, surpresa para mim foi o resultado da primeira mão.

    Jogo
    2020-02-27 20h53m por andrerib
    Another Day at the office neh Sporting xD
    Como sportinguista sinto uma vergonha enorme dentro mim
    Disse aqui de manhã. . .
    2020-02-27 20h51m por Eternoazul
    Que na minha opinião a eliminatória do Sporting estava longe de estar resolvida e não é que acertei. . infelizmente. não fiquei admirado pela conjuntura que envolve o clube. Dentro das 4 linhas muito irregular. Enfim tudo a correr mal visto meu clube um clube a deriva tb foi eliminado. Melhores dias virão para ambos. Saudações
    .
    2020-02-27 20h43m por Daniele
    Envergonhavam qualquer escalão da Academia com os últimos 10 min dos 90.
    So vou por ai.

    Metam o lugar à disposição.
    Sporting CP
    2020-02-27 20h39m por CreedEinsteinBratton
    Muito mau mas, a jogar fora, este Sporting CP é só horrível por isso não surpreende.

    Muitos jogadores, para além da falta de qualidade técnica e táctica, também são frágeis mentalmente.

    P. S. : Gosto bastante do Plata. Tem um talento incrível.
    Nao faz mal
    2020-02-27 20h39m por gattuso_v2
    O importante é que ninguém se aleijou.
    Tal como tinha previsto. . .
    2020-02-27 20h39m por GERRARDandRONALDINHO
    Silas: «Somos favoritos, temos sido muito fortes em casa»

    «Favorito?! Boa piada. . . » (2020-02-20 00h12m por GERRARDandRONALDINHO)

    r
    «O «brinde» saiu ao Sporting?!

    Clichy, Júnior Caiçara, Elia, Demba Ba, Robinho, Topal, Visca, Enzo Crivelli, Skrtel, Arda Turan. . . Tudo bons jogadores. Já para não falar no notável feito de terem conseguido o apuramento num grupo com Roma e Borussia M´gladbach. Se isto é um «brinde». . .
    ler comentário completo »
    RP
    Enfim
    2020-02-27 20h38m por RP12
    14 derrotas esta época e estamos a 2 de superar a pior de sempre da história do clube. De quem é a culpa? Das claques e do Bruno de Carvalho, como é óbvio. Mais um recorde batido: primeira derrota de sempre na Turquia e primeira vez que esta equipa de Istambul passa aos oitavos de uma competição europeia.
    A ver se aparece para aqui aquele user que deve ser o Fred Escumalhas ele próprio ou o melhor amigo dele, que a semana passada defendeu aquilo que foi feito na porta 5 em Alvalade. ...ler comentário completo »
    Que venha o EURO!
    2020-02-27 20h37m por tato_gomes
    Mais uma prova de que o futebol português está de rastos, realidade que venho constatando há algum tempo. Resta agora ao Benfica tentar salvar a pátria já após prematura eliminação da Champions*
    A_Brigada
    2020-02-27 20h37m por luisFilipe791
    Verdade, ja fui ver, dia 3
    . . .
    2020-02-27 20h34m por rayman
    Como diz na capa d'Abola: "Só para grandes"
    GU
    degradante
    2020-02-27 20h33m por gugu
    Perdem aficionados, perdem futuro, perdem povo, perdem, perdem. . . . parece o Belenenses dos anos 70. Este clube não é mais do que o clube secundário de Lisboa. . . até quando o 4º maior de portugal.
    Silas
    2020-02-27 20h33m por Roby_Comunista
    Substituição antes de um canto?!
    É pá vai estudar e leva o Amorim contigo.
    . . . mais do mesmo
    2020-02-27 20h32m por _Marcos_18
    Bom trabalho equipa! Não se preocupem sportinguistas que para o ano é que vai ser. . .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...