placardpt
    FC Porto eliminado pelo Bayer Leverkusen

    Auf wiedersehen, Europa

    2020/02/27 19:51

    A expressão é muito mais «até à próxima» do que «adeus», num sentido literal, e surge porque o FC Porto voltará a estar nas lides europeias num futuro próximo, até num nível acima desta Liga Europa... mas a campanha deste ano chegou mesmo ao fim, com uma adequada derrota em casa por 1x3 a juntar ao desaire em Leverkusen.

    Os dragões vinham já da derrota por 2x1 em solo alemão, voltaram a sofrer cedo um golo de Lucas Alario e não descobriram a cura para a dor de cabeça frente aos farmacêuticos, que ampliariam por Demirbay e Havertz no segundo tempo. Houve apenas golo de honra por Marega.

    Eliminação contra o Krasnodar no caminho para a Champions, uma fase de grupos da Liga Europa de altos e baixos - com o FC Porto a arrancar na última o primeiro lugar do grupo - e uma eliminatória em que o Leverkusen deu lições de eficácia, vencendo no agregado por 5x2: assim se pode resumir o trajeto europeu do FC Porto nesta temporada, muito longe das melhores épocas azuis-e-brancas em provas continentais.

    Um duro castigo...

    O FC Porto entrou com atitude, personalizado, a ganhar a maioria das bolas e a subir no terreno com convicção. O problema era que o sistema de três centrais dos alemães, com Jonathan Tah a juntar-se ao setor, demonstrava-se eficaz e os dragões não descobriam o caminho para o golo. À esquerda, Luis Díaz encontrava um excelente Lars Bender. À direita, Corona, como lateral, iniciava bem os ataques em parceria com um Otávio de olhos postos nos espaços lá à frente, mas Marega e Zé Luís não surgiam em situações que poderiam ter sido de golo com melhor posicionamento. O cabo-verdiano, novidade no onze, estava particularmente ausente nas dinâmicas da equipa e o público do Dragão não foi meigo com ele.

    Lucas Alario abriu o marcador, como na primeira mão ©Catarina Morais / Kapta +

    Ainda assim, foi demasiado duro o castigo aplicado pelo Leverkusen nessa fase do jogo. Íamos ainda nos dez minutos, era o FC Porto que segurava as rédeas, mas num lance construído do meio-campo ofensivo para o flanco esquerdo houve um golo que demonstrou a simplicidade eficaz de que a equipa alemã era capaz. Demirbay driblou Uribe e permitiu a Havertz descobrir Alario, num espaço que não estava a ser ocupado por Corona porque o mexicano estava próximo dos centrais. A abordagem defensiva não foi eficaz e Alario teve tempo e espaço para bater Marchesín num lance que foi invalidado num primeiro momento e acabou por valer com intervenção do VAR.

    Luis Díaz saiu lesionado ainda na primeira parte ©Catarina Morais / Kapta +

    Tornava-se ainda mais importante visar a baliza adversária, mas não surgiam soluções, tanto que só aos 40 minutos surgiu uma situação clara de golo para os portistas, com Otávio a cabecear ao lado depois de um cruzamento de Corona. Até então faltavam linhas de passe, dinâmicas coletivas de ataque, havendo também momentos de alguma agressividade excessiva na recuperação de bola - três amarelos na primeira parte, em lances muito longe da baliza de Marchesín. Conceição viu-se ainda obrigado a tirar de campo Luis Díaz lá pela meia hora, com o colombiano a queixar-se de problemas físicos e a ser rendido por Nakajima, que passava a assumir o lado esquerdo do meio-campo no habitual 4x4x2 com variantes de 4x2x3x1.

    ...e dois com demasiada naturalidade

    Quiçá inspirado na eficácia do sistema germânico, Conceição também trouxe para a segunda parte um sistema de três centrais, surpreendendo com a troca de Uribe por Pepe, regressado após lesão. Foi pior a emenda que o soneto e voltaram a ver-se falhas que tínhamos visto quando o FC Porto levou esta disposição tática até Glasgow, ainda na fase de grupos.

    Corona foi dos poucos inconformados ©Catarina Morais / Kapta +

    Não foi preciso muito tempo nesse segundo tempo para a eliminatória ficar praticamente resolvida. Aos 50', jogada iniciada pelo centro por Tapsoba - um velho conhecido que deixou saudades em Portugal -, Diaby ainda a permitir a defesa a Marchesín mas depois, com a defesa portista a tentar limpar no meio da desorganização, Demirbay a desferir um remate que o guardião argentino não soube segurar. Mais sete minutos, mais um castigo, novamente com Marchesín a negar o golo a Diaby mas a não conseguir responder à recarga, que desta vez foi do já célebre Kai Havertz, autor de dois golos na eliminatória (como Lucas Alario). Já estava tudo complicado, passava a ser necessário um milagre.

    Sérgio Conceição exaltou-se perto do fim e viu amarelo ©Catarina Morais / Kapta +

    Não houve milagre, só houve um ou outro momento de algum ânimo para um Dragão que nesta fase já ia perdendo muitos espectadores, que se dirigiam às portas de saída ainda com meia hora de jogo pela frente. Para recompensar quem ficou nos respetivos lugares houve um cabeceamento à ponta-de-lança de Marega, na resposta a um cruzamento de Otávio, uma bela jogada individual do inconformado Corona e uma bola para o então isolado Marega, que não a conseguiu segurar. Em sentido oposto, houve um amarelo para um exaltado Sérgio Conceição (a valer suspensão europeia) e um vermelho para o suplente utilizado Soares.

    Até houve coração... faltou tudo o resto, que o Leverkusen teve na quantidade necessária para seguir para os oitavos-de-final da Liga Europa.

    U Quinta, 27 Fevereiro 2020 - 17:55
    Estádio do Dragão
    István Kovács
    1-3
    Moussa Marega 65'
    Lucas Alario 10'
    Kerem Demirbay 50'
    Kai Havertz 57'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Fase1/16 de Final
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    10´
    GOLO Bayer Leverkusen!
    Lucas Alario marca
    Lucas Alario marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    50´
    GOLO Bayer Leverkusen!
    Kerem Demirbay marca
    Kerem Demirbay marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    57´
    GOLO Bayer Leverkusen!
    Kai Havertz marca
    Kai Havertz marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    66´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    A Chave

    Minuto 10: O FC Porto até tinha entrado com atitude, em busca da reviravolta na eliminatória, mas o Leverkusen saltou para a frente por Lucas Alario num lance com falhas defensivas portistas, como nos golos que se seguiriam.

    O Árbitro

    Talvez um ou outro amarelo tenha sido excessivo, mas no geral houve boa gestão no capítulo disciplinar. Vários golos marcados no limite do fora-de-jogo e bem ajuizados.

    O Melhor
    Simplicidade alemã

    Nem foi preciso tirar grandes coelhos da cartola, porque a dinâmica coletiva dos homens mais adiantados do ataque dos alemães (mesmo sem o lesionado Volland) foi mortífera para a defesa portista. Também a solidez tática de um Leverkusen com uma defesa ora a três ora a cinco merece ser assinalada.

    O Pior
    Mudança para três centrais

    A perder ao intervalo, Sérgio Conceição decidiu juntar Pepe a Marcano e Mbemba e os dragões foram tão castigados como tinham sido frente ao Rangers fora de casa, com esta estratégia. Os segundo e terceiro golos do Leverkusen mostraram uma linha defesa sem coesão e permissiva.

    Forma
    FC Porto
    2019/2020
    43J
    31V
    4E
    8D
    86-38G
    Bayer Leverkusen
    2019/2020
    34J
    20V
    4E
    10D
    57-42G
    Sabia que...by playmaker stats
    Nas 2 últimas participações na Liga Europa, o FC Porto foi eliminado nos dezasseis avos de final, e em ambas as ocasiões diante de equipas alemãs
    FC Porto eliminado das competições europeias

    Fotografias(40)

    Europa League: FC Porto x Bayer Leverkusen
    Europa League: FC Porto x Bayer Leverkusen
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BAYER LEVERKUSEN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pepe
    2020-02-28 14h13m por moreno07
    Já deu o que tinha a dar, acho que já perdeu muitas qualidades físicas que tinha no passado, além disso tem tendência a estar lesionado. Já tem 36 anos e vem para cá ganhar uma fortuna provavelmente, tirando mais uma vez a possibilidade de um novo central, seja da formação ou algum contratado e que se pudesse afirmar aqui.
    Na última época foi dos responsáveis por tirar o título mexendo na dupla felipe-militão que estava mais que visto que era uma dupla confiável e segura. Não sou c...ler comentário completo »
    CreedEinsteinBr atton
    2020-02-28 13h55m por zirel
    Permite-me discordar. Não acho que Porto e Benfica na Bundesliga lutassem pelo top 4, ou pelo menos, que conseguissem lá estar de forma consistente. E o Benfica na ucrânia não era campeão fácil, também não acredito, lutava pelo título sim mas acredito que não fosse nenhum passeio.

    Marcano
    2020-02-28 13h30m por CreedEinsteinBratton
    É o DC menos mau do FC Porto.
    zirel
    2020-02-28 13h28m por CreedEinsteinBratton
    Bayer e Shakhtar lutavam pelo título cá sem dúvida.

    Agora o Rangers lutava no máximo pelo top4. E o Istambul nem isso.

    Agora o exercício contrário. O FC Porto lutava pelo top4 na Bundesliga, SL Benfica facilmente campeão na Ucrânia, SC Braga lutava pelo título na Escócia e o Sporting CP lutava pelo título na Turquia.
    Semfanatismos
    2020-02-28 12h05m por Porto1985
    Dizes-me aonde vês que o Marcano é mau jogador, eu acho que cumpre e tomaram muitos ter a garra dele, entrega não lhe falta
    Análise
    2020-02-28 09h58m por zirel
    Acho que foi bem visível a superioridade do Leverkusen. Tapsoba dissera que eram favoritos e agora confirmou-se. Alguns fogachos aqui e ali do Porto mas no geral o jogo esteve sempre controlado pelo Leverkusen.

    Houve períodos em que foi constrangedor, o Leverkusen a trocar a bola e os do Porto sem lhe conseguir chegar, frustrados até ao ponto de fazerem faltas para amarelo.

    Mas amigos, estavam à espera de quê? Não acho que esteja tudo mal no Porto. A realida...ler comentário completo »
    OP
    da_ni82
    2020-02-27 23h22m por Optical
    Quando se deixa de fazer parte da solução passa-se a ser parte do problema, fala-se de ditadura no Benfica mas não somos diferentes anda tudo agarrado ao poleiro só vão sair de la deitados.
    Um ainda vai gastando uns milhões em jogadores para apaziguar as brasas o outro infelizmente não pode porque ta rodeado de ratos e vai cair com eles.
    MA
    _benlhevai_
    2020-02-27 23h01m por Marshmallow
    O Soares e o Marega também não são meninos de ouro em Guimarães?? Ups! O Marega não, que distração a minha!
    SomosPorto1989
    2020-02-27 22h43m por CreedEinsteinBratton
    Rapaz, não é questão de vitória moral. Eu não escondo que o SL Benfica tem obrigatoriamente de fazer melhor lá fora. E mais, também tem de melhorar cá dentro já que também é raro ganharmos taças por exemplo. LFV é que só quer garantir a fase de grupos da Champions (€€€) e o resto não interessa. Os benfiquistas não são como LFV. Não querem o mesmo para o clube. Os que defendem e querem o mesmo de LFV são os conhecidos. . . vieiristas.
    OP
    . . . .
    2020-02-27 22h41m por Optical
    Infelizmente vamos levar com a múmia e os seus associados por mais 4 anos, espero que isso não signifique a continuação do Conceição. . .
    Este Porto nem gabinete de scouting tem, tem um gabinete de amigos e compadres com uma carteira de jogadores ridículos que ate dao boas comissões.
    Meu querido Antero volta tas perdoado!!!
    Somosporto1989
    2020-02-27 22h40m por VerdeRubro
    É normal que com a internet e a velocidade com que as coisas acontecem hoje em dia, é muito mais difícil esconder as situações, mas não é disso que falo, numa situação daquelas era necessário blindar o grupo e fecharem-se em copas.

    Retirar os jogadores da convocatória foi uma acção normal, vir para a conferencia de imprensa dar lições de moral e portismo e apontar o dedo foi mau, muito mau para o momento que a equipa atravessava.

    PO
    SC grande portista mas. . .
    2020-02-27 22h27m por PORTOTUGA2
    treinador com pouca cintura táctica, estereotipado e muito teimoso!!
    Nestes jogos, europeus, de grande intensidade, o Marega tem de jogar a ponta de lança em sistema 343. . o Danilo a 6 é imprescindível com SO a 8 e Naka no meio a 10. . . nas alas Diaz de um lado Corona do outro. .
    Na defesa, actualmente o grande calcanhar de aquiles, trabalhar o sistema 3centrais. . . Mbemba, mais Pepe, Leite. . . O Telles tem de jogar na esq mais à frente, mas como médio até para aproveitar mais e melhor o seu pontapé. . .
    Marcano out
    SO
    * VerdeRubro
    2020-02-27 21h58m por SomosPorto1989
    "Jogadores a infringir os regulamentos sempre houve, e o Porto sempre resolveu esses casos internamente, sem grandes alaridos protegendo sempre a equipa.
    "


    Era a frase que queria transcrever. . .
    SO
    CreedEinsteinBr atton
    2020-02-27 21h58m por SomosPorto1989
    É engraçado como endeusam as equipas contra as quais foram eliminados nos grupos só por aqui se vê a mentalidade. Verdade que são boas equipas principalmente o Ajax o ano passado e o Leipzig que este ano está taco a taco na luta pela Bundesliga com o Bayern e este foi ganhar ao Tottenham mas também há-que ver que estavam com o ataque todo remendado e no caso do Lyon ganharam agora a Juventus e de repente passam a ser um colosso até porque nem é assim muito surpresa na minha sicnera opinião porq...ler comentário completo »
    SO
    VerdeRubro
    2020-02-27 21h48m por SomosPorto1989
    "Lê melhor o comentário, não quis defender o SC aliás até o critiquei no último parágrafo apenas quis realçar que não é o único culpado por ex. não foi culpa dele os jogadores terem ido para aquela festa quebrando assim os regulamentos e desde então nunca mais foram os mesmos (casos de Marchesin e Uribe), claro que também um treinador tem que incutir mais atitude nos seus jogadores mas não é só culpa dele também há muita falta de ambição por parte de alguns jogadores que parece que estão a jo...ler comentário completo »
    Ora bem pessoal
    2020-02-27 21h39m por MisticaEncarnada
    Agora que todos estão fora que a Liga Europa a sério comece e alguém pregue o último prego no caixão do futebol Português
    TA
    da_ni82
    2020-02-27 21h32m por talequal
    o seu discurso foi enorme e concordo com muita coisa que vc disse, agora falar que manafa e paulinho são mais valias vou usar uma expressão sua é pouco inteligente, sou do algarve e acompanho muitos jogos do portimonense, e realmente para o portimonense são bons agora para o porto, nunca na vida, e quando ao s. o oliveira volto a repetir um jogador que faz 1 jogo bom em 5 nunca na vida pode ser mais util que o danilo, nem que seja para libertar jogadores como nakajima ou otavio, coisa que a jogar com s. o podem fazer
    somosporto1989
    2020-02-27 20h56m por VerdeRubro
    Sabes porque é que os sul-americanos nunca mais foram os mesmos depois da famosa festa? Porque a cabeça deles foi oferecida aos adeptos!

    Jogadores a infringir os regulamentos sempre houve, e o Porto sempre resolveu esses casos internamente, sem grandes alaridos protegendo sempre a equipa.

    O que aconteceu no referido caso, tudo atirado para a praça publica e os jogadores enxovalhados e responsabilizados por todo o mal da época, foi um balão de oxigénio para o SC...ler comentário completo »
    AN
    FCP Hoje
    2020-02-27 20h56m por angelothetruth
    Nao vi o jogo pensei que seria as 20:00, e parece que não perdi la grande coisa, na primeira parte do jogo na Alemanha fiquei com a clara sensação de que SC havia instruído a equipa a não jogar o jogo, ou seja não gastar esforços porque o objectivo era o campeonato, não vi este jogo mas pergunto a quem viu se a equipa passou essa sensação?

    Quanto a mais uma derrota na Europa, eu já tinha dito que dificilmente o FCP se não melhorasse a qualidade de jogo passaria o Leverkusen e...ler comentário completo »
    BestInTheWRLD
    2020-02-27 20h54m por pedropereira934
    Mesmo da francesa estamos muito longe. A liga portuguesa tem de ser comparada à holandesa, belga ou escocesa, nas as big 5.
    Não precebo
    2020-02-27 20h53m por carloscorreia368
    O SC fez duas épocas na liga dos campeões espetaculares esta época meu deus é para esquecer jogamos mal em todas a competições.
    Nada a dizer
    2020-02-27 20h51m por pedropereira934
    Vitória justíssima e natural da melhor equipa. Que nostalgia olhar para o Porto de a uns anos e ver onde chegamos, incapazes de competir em casa contra o Leverkusen, que diga se tem uma excelente equipa e é um forte candidato à vitória final. Resta nos encarar cada jogo do campeonato como uma final para recuperar o título.
    da_ni82
    2020-02-27 20h47m por CreedEinsteinBratton
    Referir as equipas adversárias de um e outro é que já não lhe dá tanto jeito. . .

    Bayern e semi finalista (Ajax). Esta época vê-se também o que Lyon e Leipzig andam a fazer agora nos 8os.
    _benlhevai_
    2020-02-27 20h32m por CreedEinsteinBratton
    Aconteceu alguma coisa com Tapsoba hoje?
    SO
    . . .
    2020-02-27 20h28m por SomosPorto1989
    E enquanto escrevia o Sporting foi eliminado com um penalti estúpido do Vietto tudo isto com uma vantagem de dois golos na primeira mão.


    Está bonito. . . só falta o Benfica e mesmo esses não está fácil começaram bem mas logo de seguida o R. Dias tem mais uma paragem cerebral e o Shakhtar empata.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...