placardpt
    Tondela derrotado em casa pelo Rio Ave

    Dala resolve!

    De luxo. Carlos Carvalhal tinha um trunfo na manga para o encontro da 22.ª jornada em Tondela. O treinador do Rio Ave apostou em Dala no decorrer do segundo tempo e colheu frutos. Vitória por 1x2 contra uns tondelenses que prolongam o jejum de vitórias em casa, acentuando ainda o estatuto de pior equipa na condição de visitado - apenas uma vitória em 11 jogos.

    Equilíbrio e um poste

    Organização. Esta palavra ajuda a explicar o nulo entre Tondela e Rio Ave ao intervalo. Pese o ligeiro ascendente ofensivo da turma vila-condense, muito por culpa de um futebol bem construído e de pressão alta, ninguém foi capaz de desatar o nó do jogo na primeira metade.

    João Pedro apontou o golo do Tondela ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Mehdi Taremi, uma das principais referências ofensivas do conjunto de Vila do Conde, teve vários oportunidades para abrir o ativo, mas o melhor que conseguiu foi acertar no poste! Pontaria a mais, talvez.

    Do lado contrário, o Tondela apresentou sempre muitas dificuldades para chegar à área contrária e quando o conseguiu revelou ainda mais dificuldades ao nível da finalização. E assim fica difícil marcar golos, mas fácil explicar a pouca cadência de golos da equipa de Natxo em Tondela - seis em 11 jornadas.

    Além do equilíbrio, da primeira metade fica ainda o registo para as saídas madrugadoras de Filipe Ferreira e Lucas Piazon, ambos por limitações físicas.

    Cartada de luxo

    Vinte minutos decorridos da segunda parte e Carlos Carvalhal percebeu que havia possibilidade de chegar ao triunfo e arriscou. Tirou o lateral direito Nélson Monte e lançou Gelson Dala para a frente de ataque, passando Carlos Mané a fazer todo o corredor direito.

    Nuno Santos protagonizou excelente exibição em Tondela ©Rogério Ferreira / Kapta+
    O avançado angolano respondeu de forma afirmativa à chamada do seu treinador e precisou apenas de sete minutos em campo para fazer o gosto ao pé. Aos 83 minutos, João Pedro restabeleceu a igualdade, numa grande penalidade que deixou algumas dúvidas, mas o dia era de Dala.

    Em cima do apito final, Cláudio Ramos foi impotente para negar o bis ao camisola 57: Nuno Santos cruzou na esquerda, Carlos Mané amorteceu na área e Gelson Dala só teve de encostar para o fundo da baliza. Simples.

    Com este resultado, o Rio Ave chega aos 36 pontos, os mesmos do que o Sporting, e o Tondela corre o sério risco de cair alguns degraus na tabela classificativa da Liga NOS.

    jogos históricos
    U Sábado, 22 Fevereiro 2020 - 18:00
    Estádio João Cardoso
    Manuel Mota
    1-2
    João Pedro 83' (g.p.)
    Gelson Dala 74' 90'

    ESTÁDIO

    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    Lances Capitais
    74´
    GOLO Rio Ave!
    Gelson Dala marca
    Gelson Dala marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    83´
    GOLO CD Tondela
    João Pedro marca de grande penalidade!
    João Pedro marca o seu 2º golo na prova (21 jogos)
    90´
    GOLO Rio Ave!
    Gelson Dala marca
    Gelson Dala marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
    Positivo
    Gelson Dala

    Entrou apenas aos 67 minutos, mas bem a tempo de resolver o encontro em Tondela. Oportunista, Gelson Dala marcou os dois golos que permitiram ao Rio Ave sair desta jornada com os três pontos na bagagem.

    Negativo
    Problema em casa

    Dos 24 pontos conquistados nas 22 jornadas realizadas até ao momento, apenas sete foram na condição de visitado. O Tondela não tem sido feliz em casa e isso começa a ser bastante evidente.

    Forma
    CD Tondela
    2019/2020
    24J
    6V
    6E
    12D
    19-31G
    Rio Ave
    2019/2020
    30J
    15V
    7E
    8D
    46-29G
    O Árbitro

    Conseguiu dominar a partida sem o recurso aos cartões (zero cartões exibidos em Tondela), numa arbitragem bastante sólida. Ainda assim, no lance da grande penalidade assinalada a favor do Tondela, ficam algumas dúvidas em relação à conduta de Al Musrati.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Tondela x Rio Ave
    Liga NOS: Tondela x Rio Ave
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Correcção
    2020-02-23 17h42m por GERRARDandRONALDINHO
    O Rio Ave joga em 4-2-3-1 e não em 4-4-2. Diego Lopes ao centro -nunca à direita-, em frente a Tarantini e Al Musrati, Piazón à direita e Nuno Santos à esquerda (podendo haver trocas posicionais), com Taremi bem destacado no centro do ataque.
    DALA
    2020-02-22 21h03m por DabidBTV
    Não sei até que ponto foi um erro não o termos integrado no plantel esta segunda metade da época

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...