placardpt
    Como joga o adversário do FC Porto

    Bosz-ball, remédio santo para estes farmacêuticos

    2020/02/20 12:30
    E2

    É difícil de encontrar um padrão neste Bayer Leverkusen de Peter Bosz. O 4x2x3x1 tem sido o sistema mais vezes utilizado (chegou a ser o 4x3x3), mas o 3x4x3 pareceu firme nas últimas semanas. Para além disso, o holandês altera frequentemente as peças, tornando quase impossível a tarefa de identificar um onze base.

    O historial dos farmacêuticos contra equipas portuguesas é relativamente longo e este duelo aparece como uma estreia absoluta (o único jogo disputado foi não oficial). No entanto, este Bayer é distinto do que defrontou o Sporting de Jorge Jesus em 2016, já que na altura era guiado por Roger Schmidt.

    Bayer venceu recentemente o Borussia Dortmund num jogo louco ©Bayer 04 Leverkusen
    Peter Bosz assumiu o leme na temporada passada, entrando a meio para substituir Heiko Herrlich, e conseguiu levar a jovem formação alemã ao quarto lugar na Bundesliga, apresentando nuances táticas diferentes e um futebol bem mais atraente.

    O holandês volta, por isso, a aparecer como líder de um projeto fresco e recheado de bons valores, fazendo lembrar o Ajax de 2016/17 que atingiu a final da Liga Europa e que deu visibilidade a muitas pérolas da formação. Depois de uma má experiência em Dortmund, Bosz regressou ao futebol alemão e fê-lo causando um impacto extremamente positivo.

    O Bayer Leverkusen apresenta uma proposta de jogo interessante, ainda que necessite de alguns ajustes. A inconstância (ou inconsistência?) exibicional tem sido a grande pedra no sapato deste conjunto irreverente e adepto do espetáculo.

    No que a pontos fortes diz respeito, o controlo da posse aparece em destaque. Bosz é um confesso admirador do futebol total e as suas ideias vão sendo mais bem absorvidas pelo plantel com o passar do tempo. O Bayer gosta de pressionar alto e de forma intensa, de ser mandão, de controlar os tempos e de dominar o adversário. Muitas vezes cumpre o plano com sucesso, mas falha muitas vezes pela tal inconstância, por vezes incompreensível, durante os próprios 90 minutos.

    Peter Bosz treinou o Dortmund em 2017/18 ©Getty / Martin Rose
    Os centrais são habitualmente utilizados na primeira fase de construção e Tapsoba, ex-Vitória SC, foi um enorme upgrade nesse sentido, dando maior segurança e serenidade na retaguarda da equipa. Mas do meio-campo para a frente é que o show fica mais entusiasmante.

    Havertz é um dos maiores talentos do certame alemão e desempenha um papel fulcral na manobra ofensiva pela forma como se movimenta e explora o espaço vazio. Praticamente um sobredotado na forma como vê e executa, o já internacional pela Mannschaft proporciona grandes momentos aos homens do ataque.

    Mas... não se engane. Este Leverkusen é também muito forte nas transições, sobretudo na ofensiva, e na forma como explora a profundidade. Leon Bailey, Bellarabi, Moussa Diaby, Kevin Volland, todos eles elementos diferenciados e fortíssimos no último terço.

    U Quinta, 20 Fevereiro 2020 - 20:00
    BayArena
    Slavko Vinčić
    2-1
    Lucas Alario 29'
    Kai Havertz 57' (g.p.)
    Luis Díaz 73'
    BayArena
    BayArena
    Alemanha
    Leverkusen
    Lotação30 210
    Medidas105x68
    Inauguração1958
    Fase1/16 de Final
    Mão1ª Mão
    Ponto Forte
    Pressão e potência

    As imagens de marca deste Bayer Leverkusen são a pressão alta e intensa, a posse de bola e a potência no ataque. Estes três aspetos combinados causam muita mossa...

    Ponto Fraco
    Ir do 80 ao 8 com facilidade

    Continua o mesmo problema: arranjar um equilíbrio entre as grandes e as pobres exibições. Por vezes, os farmacêuticos caem abruptamente durante o próprio jogo quando menos se espera.

    História
    O bicho que não é papão
    O Bayer Leverkusen é um caso raro no panorama do futebol alemão. Conta-se certamente entre uma das equipas mais temidas da Alemanha, crónica candidata aos lugares cimeiros e a boas prestações na Europa, onde é reconhecido como um dos emblemas mais fortes do velho continente, mas que contudo, e para surpresa de muitos leitores, só conquistou dois troféus ao longo da sua longa história centenária. É essa estranha e desajustada correlação entre a grandeza do clube e o seu palmarés, que torna o Bayer Leverkusen um verdadeiro case study...



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    O maior talento alemão da atualidade?

    Roberto Hilbert disse-o sem rodeios ao zerozero (veja aqui) e é, de facto, uma opinião difícil de contrariar. Havertz só tem 20 anos, mas é internacional e figura de um grande clube como o Bayer Leverkusen. Um diamante dos mais valiosos do futebol mundial.

    O Técnico
    O rosto da irreverência

    Apareceu com pompa e circunstância em Amesterdão, falhou redondamente em Dortmund, mas aparece de novo em grande plano em Leverkusen. Peter Bosz encaixa que nem uma luva no projeto e o Bosz-ball promete continuar a contar histórias bonitas tanto a nível nacional como a nível internacional.

    Fotografias(11)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BAYER LEVERKUSEN
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Leverkusen x FC Porto
    2020-02-20 13h04m por tiagomoura652
    Uma equipa cheia de jogadores que conhecem bem a casa e os seus companheiros de balneário. Tirando Hradecky, Diaby e Demirbay, os restantes jogadores estão nesta há três ou mais épocas. Para não falar dos irmãos Bender na defesa. Talvez seja nisso em que sejam muito superiores ao FC Porto e, claro está, na qualidade individual de alguns jogadores. No entanto, os dragões em jogos importantes costumam fazer grandes exibições.

    OUTRAS NOTÍCIAS