Clube encarnado defende o avançado

Benfica diz que Marega foi «vítima de deplorável ato de racismo»

2020/02/19 14:20
Texto por Redação

Além de ter publicado um vídeo contra o racismo na noite após o jogo entre Vitória SC e FC Porto, o Benfica pronunciou-se esta quarta-feira a respeito do caso Moussa Marega, através da newsletter oficial.

«Mais do que nunca, confrontados com o deplorável ato de racismo de que o jogador Marega foi vítima, importa recordar as palavras do Presidente Luís Filipe Vieira quando, a 23 de outubro de 2019, lançámos uma pioneira iniciativa pela igualdade junto da UEFA», refere o clube lisboeta, que cita então o líder do clube:

«O Sport Lisboa e Benfica fez questão de se associar à campanha #EqualGame da UEFA porque a nossa história, como instituição de referência desportiva em Portugal, no resto da Europa e mundo, acolhe múltiplos exemplos e tem tudo a ver com os valores de inclusão, de diversidade e de acessibilidade que esta iniciativa promove e que estão inscritos na nossa identidade.

Uma das nossas grandes forças sempre foi sermos um espaço aberto, popular e diversificado de talento, de oportunidades e de humanismo, bastando recordar esse maior símbolo do nosso clube, Eusébio da Silva Ferreira.

Nas competições desportivas como na vida não pode haver espaço para a discriminação, seja ela de que natureza for. Em campo somos todos iguais, fora dele todos temos de ter oportunidades de dar expressão às nossas diferenças e competências em plena igualdade.

Estamos totalmente sintonizados com o espírito e os objetivos da campanha #EqualGame da UEFA porque somos parte desse combate, porque somos todos iguais!».

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
V. GUIMARÃES
EMPATE
FC PORTO

Fotografias

Liga NOS: Vitória SC x FC Porto
Liga NOS: Vitória SC x FC Porto
Comentários (21)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
TW
A_Brigada
2020-02-19 21h22m por Twice
Calhou-lhes a fava porque o Marega fartou-se deles, acontece, toda a gente percebe isso, mas que os insultos racistas existem, lá existem. Com muita polemica que tem havido com o racismo era de terem tido mais cabeça nos comportamentos, agora vão ser associados a eles, por um lado não tenho pena. . . porque de facto EXISTE INSULTO RACISTA ao Marega, quer os vitorianos digam que o clube é racista ou não
TW
ReturnoftheEagl e
2020-02-19 21h20m por Twice
Outro que não entende. . . até podem não ser racistas mas utilizaram insultos racistas, ou seja, utilizaram golpes baixos para afectar uma pessoa pela sua cor de pele, se são ou não racistas isso é com eles, mas que o Marega sentiu-se e foi atacado isso é um facto. É o mesmo que fazeres uma saudação nazi mas dizeres "eu não sou nazi". . . ok mas andas a saudar assim porque? Porque tem piada? As pessoas tem de começar a pensar que fazerem e dizerem disparates da boca para fora tem de ter consequencias.
A_Brigada
2020-02-19 21h05m por Drifter
Infelizmente a cidade de Guimarães , o seu bom nome vai andar na lama durante algum tempo o que é muito infeliz, mas consequente sendo que os adeptos do Vitória ( não os cidadãos da cidade), pensam que estiveram corretos então aquele comunicado dos White Angels mostra bem o pensamento daquela gente, quando figuras públicas do Guimarães dizem que não ouviram sons de macaco e sim as provocações do Marega quando a maior parte da bancada central e consequente outras áreas estavam unidas na atitu...ler comentário completo »
A_Brigada
2020-02-19 20h39m por CreedEinsteinBratton
Pronto. Mas foi BdC e o Sporting CP que se sujeitaram a essa vergonhosa campanha. Com os amiguinhos sempre por detrás a mandar mais lenha para a fogueira e a não estarem tão preocupados pela defesa contra o racismo como estão agora.
Fragha
2020-02-19 20h18m por CreedEinsteinBratton
Concordo plenamente.

Chega a meter confusão "este circo" todo montado quando há 2 ou 3 anos aconteceu a pouca vergonha com o Renato durante MESES onde se pôs em causa a idade claramente devido à sua cor de pele (ele que até tem cara de menino) e não se fez nada. Isto iniciado por um PRESIDENTE de um grande clube. Num puto português de 18 anos. Quem veio defender o miúdo sem ser o SL Benfica? Em Vila do Conde passou também todo o jogo a levar com insultos e até brincou com a s...ler comentário completo »
LFV
2020-02-19 19h52m por Betoachado
O Vieira qual é a sua posição na area de corrupção? Não é pioneira, pois não mas gostava de ouvir voce e a uefa a falar no tema "Anti Corrupção".

. . . .
2020-02-19 18h07m por Markes88
O user Fragha a meu ver tem uma opinião muito justa do assunto. . .

Parece-me que em todo o mundo o maior problema é a rivalidade das camisolas. O tal racismo da cor das camisolas.

Todos sabemos que isto é sempre feito para provocar ou meter nervosos os jogadores porque ''ajuda'' a equipa por que se torce. Se é branco, preto, amarelo, o que lhes interessa? Na ideia tem-se o que será mais fácil para provocar.

Para um branco as expressões são ...ler comentário completo »
DSaraiva
2020-02-19 16h55m por mafraFCP
Acho impossível, mesmo que ambos mudem de Presidente não vai ser suficiente para que os dois estabeleçam boas relações. Temo que não estarei vivo quando Benfica e Porto forem “amigos”.
FR
Que pena
2020-02-19 16h12m por Fragha
que não tenha havido uma reação com tanta celeridade por parte das instâncias do futebol e outras, quando o Nelson Semedo foi alvo dos mesmos insultos (e foi ridicularizado pela imprensa porque mandou calar os adeptos sem piretes para as bancadas), ou quando o Renato foi alvo da campanha mais hedionda sofrida por um jogador em Portugal. Mais vale tarde do que nunca, mas é muito alarido e vitimização para o meu gosto. O que interessa é o espetáculo e as notícias a abrir telejornais. Ninguém...ler comentário completo »
Drifter
2020-02-19 16h09m por ReturnoftheEagle
Eu nunca fui vítima de racismo por isso não posso afirmar que sei o que Marega sentiu. Imagino ter sido horrível, claro, mas não é algo, felizmente, que tenha vivido. E naquele momento, dou total desconto a Marega que, a meu ver, nem agiu mal no campo. Mesmo a celebração e os gestos. Para mim, perfeitamente normal. Como disse ao Chama--Portista, porém, não acho que o maliano tenha estado bem ao fazer certos comentários já bastante tempo depois dos acontecimentos. Continuo a repud...ler comentário completo »
Chama--Portista
2020-02-19 16h05m por ReturnoftheEagle
Qualquer coisa que possa ter acontecido dentro de campo é perdoável e no caso da sua saída repentina, até louvável. Os gestos não são aquilo com que discordo. Simplesmente achei que, depois do jogo, Marega devia ter respirado fundo e condenado somente o racismo sem ter de passar para o insulto. No campo, de cabeça quente, no calor do momento, é natural. Fora dele, pede-se um pouco mais de calma, especialmente passado um dia ou dois. Atenção que continuo a estar do lado dele, mas ne...ler comentário completo »
ReturnoftheEagl e
2020-02-19 15h56m por Drifter
A maioria só pode imaginar, ser insultado o jogo inteiro é algo relativamente normal no futebol mas insultar um jogador com base na etnia identidade pessoal e uma HUMILHAÇÃO. O Marega agiu mal, mas não podemos imaginar o que o homem sentiu naquele momento deve se ter sentido abaixo de cão como se fosse menos humano, é os comentários das claques do Vitória, treinador e presidente na minha opinião ainda foi pior que nunca pensavam que o caso ia tomar as dimensões que tomou
Return
2020-02-19 15h26m por Chama--Portista
Entende-se os gestos a saída do jogo visto que foi insultado desde o aquecimento, e depois como se já não bastasse chamarem de "boi, burro" entre outras coisas começaram a imitar sons de macacos. Em relação ao post nas redes sociais ou os comentários para a rádio 50/50
E fez muito bem
2020-02-19 15h12m por ReturnoftheEagle
Face a algo tão deplorável não se deve manter o silêncio. Não acho que os adeptos tenham sejam racistas- procuravam uma forma de atingir o Marega e aproveitaram-se da cor da pele- mas não é isso que faz dos mesmos atos menos deploráveis e nojentos, pois são o que são. Apesar de continuar a defender que as atitudes de Marega depois do jogo não foram as mais indicadas, especialmente para com o árbitro Luís Godinho, estou do lado dele pois ele não deixa de ter sido vítima de ataques hediondos.
RA
fez mossa
2020-02-19 15h06m por ra1620
ainda bem
Ra1620
2020-02-19 15h02m por Chama--Portista
Patético é o teu "argumento".

"Estamos habituados a superiorizar-nos ao Benfica, foi o que aconteceu. Não temos que pedir desculpa por ganhar ao Benfica. O Benfica tem tido um mérito incrível no trajeto no campeonato nacional e na Taça de Portugal. Contra nós, temos sido mais fortes"

Sim, o SC refere-se muitas vezes ao Benfica como rival/adversário, mas ao contrario do que dizes não teve problemas nenhuns em Citar o nome do clube quer na antevisão quer depois do jogo.
RA
Se fosse com jogador do Benfica
2020-02-19 14h55m por ra1620
não me parece que o porto fizesse diferente.
Aliás o treinador tem um filho no SLB e nas CI nem consegue falar no nome do clube, é só o rival. Patetico.
DS
Chama--Portista
2020-02-19 14h36m por DSaraiva90
Não foi tarde, reagiram logo no dia. . mas sim consigo perceber o que dizes. Como benfiquista não sei porque não fizeram referencia ao Marega logo nesse mesmo post. Este ambiente em PT é tão estúpido que nao lembra a ninguém. Só posso esperar e desejar que quando PdC e LFV sairem que outros como Rui Costa ou Vitor Baia possam dar um novo ambiente e mais saudavel entre os grandes. A Premier League começou a evoluir quando os clubes todos (rivais ou não) se uniram na promoção do espetáculo e...ler comentário completo »
Grande SLB
2020-02-19 14h29m por Chama--Portista
Sabia que uma grande instituição como o Sport Lisboa e Benfica não ficaria indiferente a este episódio bárbaro mesmo tendo de passado com um atleta rival. Mais vale tarde do que nunca
Lei
2020-02-19 14h27m por irlandes
Demoraram 3 dias a falar no jogador. . . Estiveram a ver para onde paravam as modas. . .
E que tal respeitar a lei e legalizar as sua próprias claques para que quando coisas destas acontecem, saber-se mais facilmente quem são as pessoas responsáveis?
Ou cumprir os 4 jogos de suspensão do seu estádio por vários motivos relacionados com as claques que andam, de recurso em recurso, a tentar evitar?
Isso é que contribuía para melhorar a situação actual, não é ser o único clube que não cumpre a lei existente e sair sempre impune. . . .
SL Benfica
2020-02-19 14h25m por ruipatricio
Eu como Benfiquista revejo-me neste comunicado.
Que ao menos o ser humano esteja acima da rivalidade.
Nestes momentos tudo fica de lado.
jogos em destaque
U Domingo, 16 Fevereiro 2020 - 17:30
Estádio D. Afonso Henriques
Luís Godinho
1-2
Douglas 10' (p.b.)
Bruno Duarte 49'
Moussa Marega 60'
VIDEOS
OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Alemão
Neven Subotic deixa algumas críticas
Nos últimos dias vários clubes têm anunciado acordos com os jogadores para cortes salariais de forma a diminuir os efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus, ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
BlankSpace 31-03-2020, 01:38
MisticaEncarnada 31-03-2020, 01:02
MisticaEncarnada 31-03-2020, 00:42
BlankSpace 31-03-2020, 00:28
MisticaEncarnada 31-03-2020, 00:20
CreedEinsteinBratton 31-03-2020, 00:17
CreedEinsteinBratton 31-03-2020, 00:15
CreedEinsteinBratton 31-03-2020, 00:11
ReturnoftheEagle 31-03-2020, 00:08
O_
O_QualquerCoisa 31-03-2020, 00:02
ReturnoftheEagle 31-03-2020, 00:00
ReturnoftheEagle 30-03-2020, 23:52
Maxaqueen 30-03-2020, 23:52
ReturnoftheEagle 30-03-2020, 23:46
vnlf 30-03-2020, 23:37
vnlf 30-03-2020, 23:36