placardpt
      Herlander Tomé é o novo goleador do clube ribatejano

      Do trabalho num supermercado aos sete golos em três jogos na UD Santarém: «Muito sacrifício, mas faço o que gosto!»

      qQuando era criança sonhava em chegar a profissional... Acho que o comboio passou algumas vezes ao lado. Mas não olho muito para o futuro, olho para o momento e se ainda der para alcançar outros patamares melhor ainda. Ainda não desisti...
      Herlander Tomé, avançado da U. Santarém
      Chegar, ver, marcar, empatar, marcar, empatar, marcar e, finalmente, vencer! O início de Herlander Tomé na União Desportiva de Santarém é «complicado explicar». Sete golos nos primeiros três jogos são números que impressionam e que não têm grande dose de segredo. «Muito trabalho».

      «Não acho que tenha uma explicação concreta. Uma pessoa trabalha, e eu especialmente trabalho muito, tanto nos treinos como fora dos treinos, para obter resultados, e as coisas estão a correr bem. O mister puxa muito por nós e a malta tem muita vontade. Sou mais um para ajudar e acho que consegui tocar em alguns jogadores. Vim trazer alguma maturidade e experiência», conta o atacante de 28 anos, em conversa com o zerozero.

      «As coisas não estavam a correr tão bem como desejávamos. Nestes últimos três jogos defrontámos equipas ao nosso alcance, mas, por pequenos pormenores, não conseguimos vencer nos meus dois primeiros jogos aqui. Esta semana foi mais do mesmo, mas felizmente consegui ganhar um penálti perto do fim, e ganhámos! A equipa ganhar é o mais importante. Temos de unir-nos mais e ficar mais despertos! Não podemos perder pontos da forma que perdemos», sustenta Herlander.

      «Quem olha pensa que eu sou maluco...»

      Herlander Tomé
      Campeonato de Portugal Série D 19/20
      11 Jogos  577 Minutos
      4   4   0   02x

      ver mais »
      O avançado luso-angolano trocou o Sintrense, equipa que ocupa uma posição bastante confortável na Série D do Campeonato de Portugal, para abraçar a mudança para a Série C com o objetivo de salvar a UD Santarém da despromoção às distritais. Como se deu esta troca? O próprio explica.

      «Essa pergunta é complicada. Quem olha para isso pensa que sou maluco. Sair de uma equipa com o campeonato praticamente feito para uma equipa que está na linha de água. É uma maluqueira... Mas não foi difícil tomar essa decisão», confidencia Herlander Tomé.

      «Eu gosto muito do Sintrense. Ajudou-me bastante numa fase complicada, pois tive uma lesão na época passada e estive 8/9 meses parado. No Sintrense ajudaram-me bastante a recuperar, a voltar a jogar e a sentir-me novamente feliz. Sentia que estava a ajudar a equipa, mas ambicionava outras coisas», prossegue.

      Herlander Tomé
      Campeonato de Portugal Série C 19/20
      3 Jogos  245 Minutos
      7   0   0   02x

      ver mais »
      «O Santarém estava a precisar de jogadores mais batidos neste campeonato, para saírem daquela posição. Ligaram-me e apresentaram uma proposta com valores que eu precisava naquele momento. Não hesitei. Se não conhecesse ninguém, talvez não aceitasse, mas já conhecia alguns jogadores. Portanto, foi juntar o útil ao agradável», acrescenta.

      «Dei tudo pelo Sintrense enquanto lá estive e sempre disse que a minha prioridade não era sair. Não escondo que foi difícil, mas tenho de olhar também para mim e não apenas para o lado desportivo, até porque já não sou nenhum miúdo», remata.

      Herlander Tomé contabiliza sete golos em três jogos no U. Santarém ©UD Santarém

      Herlander Tomé: «Entro no Lidl às 7h e chego a casa às 23h, depois do treino»

      O triunfo no último domingo frente à UD Leiria (3x2), com Herlander em destaque, claro está, permitiu à UD Santarém subir alguns degraus na tabela e fixar-se numa posição fora da zona de despromoção.

      ©Arquivo Pessoal
      «Está tudo muito renhido. Ainda faltam muitos jogos e sabemos que qualquer desaire pode levar-nos de novo para a linha de água. O objetivo passa por conseguirmos a manutenção. Não é fácil, mas também não é nada de outro mundo. Estamos no caminho certo e acho que vamos conseguir chegar onde queremos», explica o avançado.

      «Mais pressão pelos golos? Não... [risos] Ninguém chega ao pé de mim a dizer que tenho de marcar. Contrataram-me para fazer isso, claro, mas ninguém exige isso de mim. Esse é o meu trabalho. Se conseguir marcar dois ou três nos próximos jogos, perfeito [risos]», sublinha.

      Aos 28 anos, Herlander garante que não é de olhar muito para o futuro. Já não pensa na fama, nem no reconhecimento. Percebe que o momento é o mais importante.

      Herlander Tomé
      Campeonato de Portugal
      130 Jogos  8405 Minutos
      23   19   0   02x

      ver mais »
      «Quando era criança sonhei chegar a profissional... Acho que o comboio passou algumas vezes ao lado, mas não olho muito para o futuro. Olho para o momento. Se der para alcançar outros patamares melhor ainda. Ainda não desisti. Não penso jogar primeira liga com 28 anos. Neste momento, a fama ou o reconhecimento não são o mais importante. Gostava de ir para algum lado onde pudesse ganhar o suficiente para juntar um bom dinheiro para mais tarde fazer alguma coisa da minha vida. Até porque eu neste momento não jogo só futebol», atira.

      «Trabalho no Lidl [supermercado] de manhã e treino à tarde/noite em Santarém. Ainda é quase uma hora de distância, uma viagem que tenho de fazer todos os dias. Mas vou com alguns colegas numa carrinha e vamos sempre a falar e a rir uns com os outros. (...) Tenho dias em que entro às 7 horas no trabalho, treino às 19h30 em Santarém e chego a casa às 23 horas. É preciso muito sacrifício, mas faço aquilo que gosto», concretiza.

      • Mensagem para os mais novos: «Não é um mundo fácil, mas está tudo mais simples e acessível para os miúdos. Só não é jogador quem não quer. Há muitas oportunidades, a comunicação evoluiu bastante, há muita forma de divulgação, como agora com o Canal 11. O conselho que deixo é simples: trabalhem porque as oportunidades aparecem. Quem me dera ter ter agora 19 ou 20 anos. Mas agora com 28 não é fácil.»

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      U. SANTARÉM
      EMPATE
      UD LEIRIA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos históricos
      U Domingo, 16 Fevereiro 2020 - 15:00
      Campo Chã das Padeiras
      João Bernardo
      3-2
      Léo Mofreita 2'
      Herlander Tomé 14' 89' (g.p.)
      Renato Alexandre 76'
      Luís Gouveia 83'

      OUTRAS NOTÍCIAS

      É Viral
      com video
      Plantel festeja o 20º título de campeão
      O Inter de Milão continua a partilhar imagens das celebrações do título alcançado esta semana, depois da vitória (1-2) frente ao rival AC Milan. Um deles ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 16:33
      moumu 23-04-2024, 16:19
      RI
      river_shannon_is_bac 23-04-2024, 16:18
      moumu 23-04-2024, 16:17
      moumu 23-04-2024, 16:16
      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:06
      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 14:58