placardpt
      Avançado do Vizela conversou com o zerozero

      Diogo Ribeiro: «Estou muito feliz no Vizela, atravesso o melhor momento da minha carreira»

      «É futebol…» Não há muito a dizer sobre o encontro entre Vizela e Marítimo B (3x5), a contar para a 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A equipa de Álvaro Pacheco chega aos três golos de vantagem em apenas 30 minutos, mas acaba por perder os três pontos para os insulares.

      Diogo Ribeiro
      Campeonato de Portugal Série A 19/20
      19 Jogos  1134 Minutos
      13   2   0   02x

      ver mais »
      O resultado desperta curiosidade, mais ainda depois de percebermos que os três golos do Vizela foram apontados pelo avançado Diogo Ribeiro, que, depois de ser um dos melhores marcadores da primeira edição da Liga Revelação (20 golos), é agora um dos atacantes mais concretizadores do Campeonato de Portugal.

      Apontamos na agenda: ‘Ligar ao Diogo quando o Vizela regressar aos triunfos, de preferência com ele a marcar golo’. Não foi preciso esperar muito. Uma semana depois dessa reviravolta inusitada, Diogo Ribeiro volta a fazer o gosto ao pé e ajuda os vizelenses na vitória na visita ao SC Braga B (1x3), que permite o regresso à liderança ao conjunto vizelense.

      Está na hora de marcar a conversa! Chegamos ao contacto com um um Diogo «muito feliz» com aquilo que encontrou e está a viver em Vizela. Percebemos que confiança e felicidade são dois ingredientes fundamentais para o sucesso. Sem ressentimentos ou mágoa em relação ao passado, aos 29 anos, o avançado tem ainda todos os sonhos do Mundo. Um deles é ser campeão nacional em 2019/20.

      Avançado português atravessa excelente momento de forma ©FC Vizela

      Confiança é sinónimo de golos: 35 em ano e meio

      zerozero (ZZ): Regressaram no último fim de semana aos triunfos, depois de três jornadas (dois empates e uma derrota) a marcar passo, e logo frente a um adversário direto, o SC Braga B. Foi um alívio?

      Diogo Ribeiro (DR): Basicamente, tínhamos de dar uma resposta, sobretudo a nós próprios, para a equipa perceber que está no bom caminho e a fazer um bom trabalho. Este jogo serviu essencialmente para isso. Foi bom e continuamos nos lugares que dão acesso ao ‘play-off’.

      ZZ: E mais um golo… São já 15 golos do Diogo Ribeiro esta época. As coisas correm bem aí no Vizela.

      DR: Sim, é verdade! Está dentro dos meus objetivos pessoais. Quero marcar o máximo número de golos possível e ajudar a minha equipa, isso sim, o mais importante. Sei que se fizer o meu trabalho vou conseguir ajudar a equipa e é isso que me deixa mais feliz.

      ZZ: Estiveste vários anos consecutivos em equipas da Segunda Liga e no início da época deu-se esta mudança para o Campeonato de Portugal. O que sentiste e o que esperavas?

      DR: No ano passado acabei por fazer uma boa época nos sub-23 da Académica - melhor marcador da Liga Revelação - e senti que, neste momento, precisava de continuar a jogar. Se continuasse na Segunda Liga, provavelmente, não ia acontecer de forma tão natural como está a acontecer agora. Pensei: ‘Vou para o Vizela, vou ter mais oportunidade de jogar e vou dar continuidade ao meu rendimento’. Acima de tudo, foi isso. Confiei no Vizela, pois sabia que estando bem as coisas iam acontecer de forma natural. Sou um jogador com muita confiança, neste momento, e sinto-me no auge das minhas capacidades. Atravesso o melhor momento da minha carreira.

      ZZ: Sentes que também era importante mostrar às outras pessoas que o Diogo Ribeiro merecia mais oportunidades?

      DR: É verdade que não tive tantas oportunidades nos últimos anos. A culpa não é de alguém em específico, até pode ser minha… Mas neste momento estou a jogar com regularidade e são já 35 golos em época e meia. Se eu jogar com regularidade as coisas acontecem naturalmente. Sinto muito isso. Aqui no Vizela a minha equipa pratica um futebol de ataque e atrativo e isso também me ajuda muito.

      ZZ: Era precisamente nesse ponto que ia tocar agora. Que realidade encontraste em Vizela?

      DR: Encontrei um grande clube. Muito organizado, principalmente isso, com estrutura forte, adeptos fantásticos e um balneário enorme que me tem ajudado a estar muito bem a nível individual. Aqui em Portugal, em alguns clubes faltam algumas coisas aos jogadores, mas aqui em Vizela não falta nada. Os jogadores só têm de pensar em jogar e treinar e isso também explica o facto de o Vizela andar sempre nesta discussão pela subida. Temos uma base muito forte.

      ZZ: A estrutura foi o que mais te aliciou neste projeto?

      DR: Muito! É um projeto muito bom. Condições boas, adeptos fantásticos e pessoas incríveis. Sinto que aqui valorizam muito os jogadores e sabem o que querem. Os objetivos estão bem delineados e isso para mim é o mais importante. Estou mesmo muito feliz no Vizela.

      ZZ: Essa felicidade toda acaba por ser transportada para o campo…

      DR: Estou feliz, é mesmo isso! Encontrei um clube que me está a ajudar e o meu rendimento acaba por ser consequência disso.

      ZZ: Alguma meta de golos definida?

      DR: Não, não penso muito nisso. Penso no próximo jogo com o Pedras Salgadas e em ajudar a equipa com golos. Só isso.

      Diogo Ribeiro é um dos melhores marcadores do Campeonato de Portugal ©FC Vizela

      «Sonho em ser campeão nacional com o Vizela»

      ZZ: Desde que desceu de divisão o Vizela tem ido sempre ao ‘play-off’, mas sem sucesso. Que retrato é que fazes deste campeonato?

      DR: Muito competitivo, jogos equilibrados… Dá para ver que temos jogadores de grande qualidade neste campeonato, equipas muito boas, treinadores de muita qualidade… E acredito que a competição tem potencial para crescer ainda muito mais.

      ZZ: É um campeonato onde a subida é extremamente difícil. Concordas?

      DR: Podemos fazer 70 e tal pontos e chegar ao fim e não conseguirmos subir de divisão. Penso que isso diz muito. Temos de olhar para as dificuldades, como as que tivemos recentemente, e perceber como as podemos ultrapassar. Isso também nos vai ajudar nessa fase do campeonato a estarmos mais despertos.

      ZZ: O que define o vosso grupo de trabalho?

      DR: Não conhecia a maior parte dos jogadores quando aqui cheguei, mas senti-me logo acolhido. Somos uma família dentro do balneário. Essa união permite que sejam dadas respostas como a que foi dada no último fim de semana.

      ZZ: Nota-se que estás muito feliz com o presente. És pessoa de olhar para o passado para tentar perceber o que poderias ter feito de diferente?

      DR: Falo muitas vezes com os meus amigos sobre isso. A pensar com a cabeça que temos agora se calhar fazíamos alguma coisa diferente, mas neste momento é aproveitar o momento. Sinto que ainda estou muito a tempo de chegar a patamares mais altos, mas agora a cabeça está totalmente no Vizela.

      «Mágoa? Zero ressentimentos...»

      ZZ: Académica e Sporting são dois clubes que marcam muito a tua carreira. O que podes dizer sobre eles?

      DR: O Sporting é um clube muito importante na minha carreira. Passei lá grande parte da minha formação e foi o clube que me ajudou a ser quem sou hoje. Vivi na Academia, passei a minha juventude de leão ao peito e sinto um orgulho enorme por isso.

      ZZ: …

      DR: A Académica é o clube da minha cidade. Um respeito enorme, grande orgulho ter passado por lá e vivido bons e maus momentos. Guardo sempre com carinho porque gosto muito do clube.

      ZZ: Alguma mágoa?

      DR: Não, nada… Zero ressentimentos. A Académica é um clube histórico, o clube da minha cidade e tenho muito respeito pelas pessoas de lá e vou querer sempre o melhor para eles.

      ZZ: Acabaste de fazer 29 anos. Que sonhos é que ainda tens?

      DR: Eu tenho todos os sonhos do mundo. Acredito piamente que vou voltar a estar lá em cima, se Deus quiser com o Vizela. Gosto muito de estar no Vizela e se conseguir ajudar o clube a chegar lá perfeito.

      ZZ: Para terminar, Diogo, o que gostarias de nos contar no final da época?

      DR: É fácil… Gostaria de te dizer que fui campeão nacional pelo Vizela. Esse é o meu sonho neste momento.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SC BRAGA
      EMPATE
      FC VIZELA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos históricos
      U Domingo, 26 Janeiro 2020 - 15:00
      Complexo Desportivo Clube de Futebol de Fão
      Marco Cruz
      1-3
      Gonçalo Gregório 35'
      Tavinho 7' 36'
      Diogo Ribeiro 73' (g.p.)

      OUTRAS NOTÍCIAS

      É Viral
      com video
      Plantel festeja o 20º título de campeão
      O Inter de Milão continua a partilhar imagens das celebrações do título alcançado esta semana, depois da vitória (1-2) frente ao rival AC Milan. Um deles ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      xithombo 23-04-2024, 17:07
      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 16:33
      moumu 23-04-2024, 16:19
      RI
      river_shannon_is_bac 23-04-2024, 16:18
      moumu 23-04-2024, 16:17
      moumu 23-04-2024, 16:16
      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:06
      johnspencer 23-04-2024, 15:35
      Tobin 23-04-2024, 15:28
      ZY
      zyxw4321 23-04-2024, 15:25
      carlos_batuta 23-04-2024, 15:14
      felipecamargodelima 23-04-2024, 15:13