Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
Destaque
Kobe Bryant

Kobe, o zerozero agradece-te, eu agradeço-te e o desporto chora por ti

2020/01/27 00:17
Texto por Igor Gonçalves

Não foi fácil pegar no computador e começar a escrever um texto sobre Kobe Bryant. Há poucos momentos globais no desporto e, infelizmente, este é um deles. Perdemos aquele que foi a inspiração de muitos e, confesso, aquele que me inspirou a mim para amar a NBA. 

Se segue o zerozero e, especialmente o Afunda de 3 ou o zerozero basquetebol, já deve ter reparado numa tendência para falarmos dos Lakers e isso é porque as três pessoas que mais escrevem e contribuem são mesmo adeptos da equipa da LA e têm mesmo Kobe Bryant como jogador favorito. Por isso, e porque sei que o sentimento do Miguel Amaral e do Vasco Moreira é semelhante ao meu, vou tentar passar para si o que a tragédia que foi a morte de Kobe e da sua filha representam para nós.

Permita-me que recue até 2001 para lhe começar a falar de Kobe Bryant. Foi nessa temporada (2000/2001) que comecei a acompanhar a NBA e muito por causa de um dos maiores amigos/rivais de Kobe, Shaquille O'neal. O primeiro jogo que vi por completo foi o jogo 1 das finais dessa temporada e não me apaixonei pelo então número 8 dos Lakers. Impressionou-me o número 3 dos 76ers, Allen Iverson. Curiosamente, até achei Kobe um pouco «maniento».

Até ao final dessas finais a minha opinião mudou e muito. A confiança de Kobe, os saltos constantes e aquela arrogância quase encantadora fez começar uma «relação» espectador/atleta que durou até 2016, mas que se prolongou e se vai prolongar. 

Tenho de te tratar por tu

©Getty /
Através de ti apaixonei-me pela NBA e gravava os jogos dos Lakers para poder ver no dia a seguir, já que fizeste questão de jogar 20 anos na mesma equipa e logo uma das que joga na Costa Oeste, e que tem os seus jogos sempre a começarem por volta das 03h00/03h30. 

Logo a abrir a nossa relação vi-te ser campeão duas vezes seguidas, sendo que já o tinhas sido em 2000. Ainda assim, depois daquele fiasco que foi a Super Team com o Gary Payton, Shaq e Karl Malone, confesso que não fiquei totalmente convencido quando a tua má relação com Shaq levou aos Lakers a preferirem-te a ti, trocando o poste para Miami. Ainda por cima estavas a ser acusado de abuso sexual por parte de uma empregada de um hotel. Mas acho que esse «ponto baixo» na tua carreira fez nascer qualquer coisa. Fez nascer o espírito Black Mamba. 

Quem não se lembra de ver os jogos dos Lakers e ver-te ao lado de jogadores como Smush Parker, Chris Mihm ou Kwame Brown. Era quase como ver o Cristiano Ronaldo jogar nas distritais, mas também acho que essa fase foi essencial para perceberes que não podias ser campeão sozinho. Os 81 pontos num jogo (já revi tantas vezes esse jogo e acho que podias ter chega aos 90, pelo menos) foram muito impressionante, os 62 pontos em três períodos quando a equipa toda de Dallas tinha 61 foram também marcantes, mas faltava-te aquele bichinho, que era ter uma equipa capaz de voltar a lutar pelo título.

Por isso, quando no dia 1 de feveiro de 2008 descobri que os LA Lakers tinham «burlado» os Memphis Grizzles e tinham conseguido trocar Kwame Brown, Javaris Crittenton, Aaron McKie por Pau Gasol pensei: «Ui! aí vamos nós outra vez. Kobe vai atacar o título. Já tem três, será que chega aos seis de Jordan?». E foi o que aconteceu. Os meus anos de faculdade foram contigo nas finais (a de 2008 ainda não tinha entrado). Perdeste uma, ganhaste duas (terminaste com cinco anéis) e, pelo meio, ainda tivemos toda aquela história de Kobe vs Lebron. Defendi-te com unhas e dentes e ainda hoje acho que se quisesse começar uma equipa e pudesse escolher um jogador para ser o maior número de vezes campeão possível, tinha que te escolher a ti. Tu fazias tudo por tudo para vencer e ias onde os outros não conseguiam ir (acordar às 4 da manhã todos os dias para teres mais tempo para treinar que todos os outros? Isso foi absolutamente chocante saber).

Mas com o passar dos anos o teu corpo foi desistindo de ti. A rotura no tendão de aquiles (ainda foste lançar os lances livres!!), os ombros, o joelho começaram a preparar-me para o teu final de carreira. Antes disso ainda passaste o teu ídolo Michael Jordan e ainda me deste aquela noite em abril de 2016. Numa fase em que eu próprio me preparava para uma mudança na minha vida tu mostraste terminar uma fase tem de ser em beleza e, no teu último jogo, fizeste 60 pontos! 60 pontos! Acho que já vi mais vezes esse jogo que o golo do Éder no final do Euro. 

Este foi um dos últimos lançamentos de Kobe no jogo de despedida ©Getty /

Terminaste a carreira antes de eu ter o privilégio de escrever sobre a NBA e se calhar ainda bem. Se já agora acho que sou parcial, imagina se ainda tivesse de escrever sobre os jogos dos Lakers de Kobe Bryant... Ainda assim, completei as fichas de todos os teus jogos, fiz a notícia do teu Óscar (o Kobe Bryant ganhou um Óscar!!) e vivi imenso a tua cerimónia de retirada das camisolas 8 e 24 por parte dos Lakers.

Para me despedir, digo apenas que no sábado, antes de partir para Braga para a final da Taça da Liga decidi que ia fazer a notícia da provável ultrapassagem do Lebron à tua marca de pontos. Lá para o meio consegui escrever que eras o meu jogador favorito e ainda bem que o fiz, mal eu sabia que menos de 24 horas depois ia estar a ser alertado para a tua morte. Felizmente não tive de escrever essa (ficou para o Miguel).

Fica um obrigado, meu, do zerozero e do desporto. «Mamba out»



Estados Unidos
Kobe Bryant
NomeKobe Bean Bryant
Nascimento1978-08-23
Nacionalidade
Estados Unidos
Estados Unidos
PosiçãoBase

Fotografias(15)

Comentários (10)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RIP Black Mamba
2020-01-27 19h56m por reporter-estrabico
Uma lenda, vai deixar um vazio enorme nos amantes do basketball. Cheguei a vê-lo ao vivo em Toronto contra os Raptors, mais tarde em Portugal nunca me arrependi de pôr o alarme a tocar de madrugada para o ver jogar e ir todo sonolento para as aulas de manhã, valia a pena!
Como pessoa teve uma vida mais controversa, aconselho o visionamento do documentário da ESPN. Com uma vida interessante e cheia de peripécias e controvérsias, não me admira que entretanto façam um filme sobre Kobe...ler comentário completo »
RIP
2020-01-27 18h00m por CJ3
2020 começa bastante mal. Primeiro falece a lenda do Dakar, o nosso Paulo Gonçalves, e agora a lenda do Basquetebol, Kobe Bryant.
Que descanse em Paz.
RIP LEGEND
2020-01-27 14h00m por Porto1985
MUITO TRISTE
Grande choque!
2020-01-27 11h04m por desdePequeno
Nunca se está verdadeiramente à espera da morte, sobretudo quando ela acontece de uma forma tão abrupta e dramática.
Kobe Bryant conseguiu ganhar o meu respeito e admiração, mas devo dizer que demorou e surgiu já para o final da sua carreira. Confesso que ver chegar à Liga aquele puto de 17 anos cheio de maneirismos de vedeta, ultra competitivo e a parecer que tinha o Mundo todo contra ele, provocou-me uma má impressão inicial. Quem não se lembra daquele AllStar Game de 98, o últ...ler comentário completo »
LI
Basketball
2020-01-27 09h44m por litoslima
O Kobe foi uma das razões pelas quais eu comecei a jogar e me apaixonei pelo basquetebol. Não só dos melhores jogadores, mas claramente das melhores pessoas no jogo. Se tivesse de escolher algum jogador de sempre que fizesse de tudo para a minha equipa ganhar, era Kobe. Não é coincidência algo como a "Mamba Mentality" ser algo que qualquer jogador de basquete tenta ter. Ele foi um modelo a seguir para qualquer jogador.

Esta notícia não me caiu nada bem ontem. Tive de parar...ler comentário completo »
R. I. P
2020-01-27 02h21m por FIFAforever_returns2
Que descanse em paz!
Lenda
Kobe
2020-01-27 01h46m por JHendrix
O meu primeiro ídolo deste desporto, como muitos miúdos da minha geração, era o Jordan, o que fez de mim também, até hoje, um fã dos Chicago.

Depois do Jordan ter terminado a carreira, o modelo mais próximo que vi dele, era sem dúvida o Kobe. Eu não era fã dele, e sempre detestei os Lakers, mas aquela fera competitiva, o seu lado mais malandro, o compromisso com a equipa, o trabalho, o jogo, e a ambição de ganhar, em tudo era similar ao Jordan. Por isso, sempre ...ler comentário completo »
Bryant LAKERS Lebron.
2020-01-27 00h40m por gremionarede
Perda irreparável ao esporte. Teu exemplo hoje seguido por Lebron James. Adeus
PO
Incrível
2020-01-27 00h38m por Porto-My-Home
Não sou adepto dos Lakers (a minha franquia são os 76ers do Allen Iverson que o Igor tanto gosta) mas é impossível ficar indiferente a este testemunho
Não vi muitos jogos do Kobe porque comecei a acompanhar a NBA no tempo do Big 3 de Miami (LeBron, Wade e Bosh) mas sei reconhecer a lenda que este homem
Para mim terceiro maior jogador da história a seguir a LBJ e MJ
Partiu definitivamente muito cedo
Espero que os Lakers cheguem à final este ano e só não lhes desejo...ler comentário completo »
Kobe Bryant
2020-01-27 00h33m por thekarga5
Assim como o escritor deste texto posso dizer que graças ao Kobe eu apaixonei-me pelo basketball e pela NBA, graças a ele passei madrugadas e madrugadas a fio a ver jogos da NBA, a ver videos de highlights no youtube, a cada dia que passava eu me apaixonava mais por este desporto, tudo graças a ti Kobe.

Sem dúvida que gritar "KOBE" antes dum free throw ou de um simples lançamento de papel para o caixote do lixo não será o mesmo. A ti agradeço com lágrimas nos olhos, por in...ler comentário completo »
Tópicos Relacionados
SIMULADOR ZEROZERO
CASHBACK
Se falhar a sua aposta múltipla entre sexta e domingo o Casino Portugal devolve-lhe até 100€ para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Italiano
Milan não aproveitou superioridade numérica
O Milan falhou o regresso ao sexto lugar da Serie A, este sábado, ao empatar na deslocação a Florença, onde não conseguiu evitar a igualdade (1x1) na reta final do ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
RA
ra1620 22-02-2020, 22:05
_B
_benlhevai_ 22-02-2020, 21:59
_B
_benlhevai_ 22-02-2020, 21:54
Chama--Portista 22-02-2020, 21:49
vnlf 22-02-2020, 21:42
DS
DS_SCP 22-02-2020, 21:36
A_Brigada 22-02-2020, 21:35
vnlf 22-02-2020, 21:33
TS
TSG_Hoffenheim_1899 22-02-2020, 21:27
TS
TSG_Hoffenheim_1899 22-02-2020, 21:24
TS
TSG_Hoffenheim_1899 22-02-2020, 21:20
RI
river_shannon_is_bac 22-02-2020, 21:09
DabidBTV 22-02-2020, 21:03
j-f-uite 22-02-2020, 20:56
_B
_benlhevai_ 22-02-2020, 20:53
SE
SEMFANATISMOS 22-02-2020, 20:53