F Um Campeão de Inverno coroado no fim :: zerozero.pt
      placardpt
      Braga vence Taça da Liga

      Um Campeão de Inverno coroado no fim

      Já temos Campeão de Inverno! É o Sporting de Braga, o mesmo Sporting de Braga que há menos de um mês estava a trocar de treinador, apostando num técnico sem «nível» e estreante. Um golo no último lance do jogo fez explodir a Pedreira na despedida da Final 4 da cidade minhota.

      Se por um lado esse golo solitário de Ricardo Horta valeu a segunda Taça da Liga ao Braga, esse mesmo golo aguzidou uma relação bem negativa do FC Porto na competição. Nova final perdida e desta vez nem foi nos penáltis, foi no último lance de um jogo que podia ter caído para qualquer lado.

      Certo é que numa final intensa, bem jogada na primeira parte e de um espetáculo bem bonito nas bancadas nasceu um vencedor e começa a crescer um mito...de seu nome Rúben Amorim. Cinco jogos, cinco vitórias (três delas contra grandes) e uma Taça. Haveria início melhor?

      Duas partes dentro de uma só parte

      ©Vítor Parente / Kapta+
      Motivado pelo ambiente e pelo espírito que estava no estádio, o Braga entrou fortíssimo na partida. Os problemas que criava ao FC Porto eram os mesmos que se tem visto a equipa de Rúben Amorim criar. Com os extremos (Galeno e Horta) a estarem mais metidos por dentro, criava-se a incerteza nos laterais portistas e abria-se depois espaço para os laterais (Cerqueira e Esgaio) ou, quando os laterais portistas abriam mais, aparecia o espaço para os extremos.

      Estas nuances táticas deram duas claras oportunidades nos primeiros 15 minutos ao Braga. Primeiro com um remate à barra de Ricardo Horta, com Marcano a bloquear um remate em grande posição, depois foi Alex Telles a negar o golo com novo bloco a remate de Horta.

      Por seu lado, o FC Porto demorou a colocar o seu plano em campo. Demorou 15/20 minutos e depois passou a controlar. Passando do 4x4x2 para o 4x3x3 (Otávio jogou ao lado de Sérgio Oliveira e Marega pela direita), Sérgio Conceição tentava ter mais corpos a pressionar bem alto a saída curta dos minhotos. Quando começou a funcionar, a equipa de Rúben Amorim deixou de ter espaço para lançar a velocidade de Galeno e Horta. 

      Foi depois de conseguir estabilizar o seu plano que os azuis brancos começaram a ter as suas oportunidades, com a mais clara e quase chocante a pertencer a Soares. Primeiro Corona perdeu o golo na cara de Matheus e depois Soares, com tudo para o golo, acertou em cheio na barra.

      Assim terminava sem golos uma primeira parte de fases e, principalmente, «rasgadinha» e com duas fases de domínio.

      Uma explosão

       

      ©Vítor Parente / Kapta+
      Certamente que na segunda parte o subconsciente dos jogadores ficou bem mais alertado para o facto de este jogo ser decisivo e de ser uma final. Se na primeira parte tivemos uma espécie de concerto dos maiores êxitos da Taça da Liga, a segunda parte foi um concerto bem pior. 

      Não mudou muito a postura das duas equipas em relação ao final da primeira parte, o que mudou foi a inspiração e, principalmente, o acerto nos passes. Os segundos 45 minutos foram um verdadeiro recital de passes com força à mais, para fora ou à queima. Foi ainda um festival de apito e ia valendo pela festa que vinha das bancadas, onde aí sim, tivemos um verdadeiro espetáculo.

      Os grandes momentos do segundo tempo e a únicas grandes oportunidades vieram já nos descontos. Primeiro Raúl Silva, um dos melhores, atirou mais uma bola aos ferros da baliza de Diogo Costa, com um cabeceamento a responder a um livre lateral e depois veio o momento de loucura. 

      Um primeiro remate de Paulinho é cortado pela defesa portista, mas um capricho de ressaltos deixou Ricardo Horta na cara de Diogo Costa. Um ligeiro toque a desviar do guardião tornou o Braga Campeão de Inverno, quando todos já preparavam os penáltis. 

      O Braga voltou a ser feliz na fase final da partida, como já o tinha sido na meia-final. Uma competição ganha em casa e o prolongar de uma estreia quase escrita nas estrelas para Amorim. Um foram felizes, os outros já não devem poder ver esta competição pela frente.

      Parabéns ao Campeão de Inverno, para o ano há mais.

      U Sábado, 25 Janeiro 2020 - 19:45
      Estádio Municipal de Braga
      Luís Godinho
      1-0
      Ricardo Horta 90'
      Estádio Municipal de Braga
      Lotação30 286
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseFinal
      A Chave

      Confesso que tinha outra coisa em mente para escrever aqui. Já pensava em colocar aqui o penálti que  iria valer a vitória a Braga ou a FC Porto. O meu plano saiu furado quando Ricardo Horta desviou a bola de Diogo Costa e fez o único golo do jogo.

      O Árbitro

      Não teve erros graves, mas o seu festival de apito, muitas vezes desnecessário, não ajudou ao espetáculo, especialmente no segundo tempo. Alguns erros em determinadas faltas também.

      O Melhor
      Um ambiente digno de uma final

      A Taça da Liga é uma espécie de parente pobre nas competições nacionais, mas ninguém o diria se visse o ambiente que veio das bancas do Municipal de Braga. Picardias saudáveis, apoio, alguns petardos e tochas (sem que nenhuma fosse para o relvado) animaram uma final que nem sempre foi animada em campo.

      O Pior
      A segunda parte

      Depois dos primeiros 45 minutos estávamos todos à espera de um segundo tempo bem quente e emocionante. O certo é que essa emoção só veio nos descontos, porque antes foi um festival de erros, maus passes, má arbitragem e zero oportunidades.

      Forma
      SC Braga
      2019/2020
      35J
      23V
      5E
      7D
      69-40G
      FC Porto
      2019/2020
      34J
      25V
      3E
      6D
      68-28G
      Sabia que...by playmaker stats
      Ricardo Horta é o melhor marcador da Taça da Liga com quatro golos, os mesmos que Soares, mas jogou menos minutos:
      4 Ricardo Horta, SC Braga [429 min.]
      4 Soares , FC Porto [444 min.]
      75% dos troféus do SC Braga foram conquistados frente ao FC Porto (3) e consecutivos:
      1966 vs Vitória FC [Taça]
      2012 vs FC Porto [Taça Liga]
      2016 vs FC Porto [Taça Portugal]
      2020 vs FC Porto [Taça Liga]

      Após 7 finais vs FC Porto: 3V-4D
      Rúben Amorim 100% vitorioso no SC Braga:
      1 título
      5 vitórias
      14 golos marcados
      4 golos sofridos
      1 jogo sem sofrer golos [vs FC Porto, Taça da Liga]
      3 vitórias consecutivas frente a dois dos três grandes
      Foi a terceira final consecutiva perdida pelo FC Porto:
      2020 SC Braga [1-0], no último minuto
      2019 Sporting, nas grandes penalidades
      2019 Sporting , nas grandes penalidades
      Se excluirmos as quatro Supertaças (Vitória SC x2, Académica e CD Aves)

      A última vez que os dragões tiveram um trajeto invencível numa taça foi há 9 anos quando derrotou o Vitória SC por 6-2 no Jamor.
      SC Braga conquista a segunda Taça da Liga!

      É o quarto troféu nacional da sua história:
      2 Taça de Portugal
      2 Taça da Liga

      Fotografias(50)

      Taça da Liga - Final: SC Braga x FC Porto
      Taça da Liga - Final: SC Braga x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SC BRAGA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (43)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      MA
      ReturnoftheEagl e
      2020-01-26 15h52m por Marshmallow
      Não venham com o argumento da liga Europa de 2011, todos sabemos que nessa altura a Santa aliança ainda não tinha começado e o campeonato desse ano foi disputado entre Braga e Benfica até ao fim. E o Braga gamadinho até ao fim, mas eles gostam. Como foi pro Benfica, tudo em cima. É preciso lembrar quantos jogadores emprestados pelo Porto o Braga tinha nesses tempos? Trazem para aqui argumentos a pensar que estão a escrever pra burros. . .
      MA
      Bludouro
      2020-01-26 15h40m por Marshmallow
      Amigo, sejamos realistas. O problema não é o Sérgio. Deixo-te aqui uma reflexão: apesar de tudo, o Porto cede 2 empates e 2 derrotas em 17 jogos na primeira volta. Perde 10 pontos, sendo que nenhum desses foi com o maior rival. Pelo que esses teriam desde logo menos 3 pontos. Não me parece uma má primeira volta, à partida estaríamos na luta. Agora, achas NORMAL o nosso rival ter 16 vitórias e 1 derrota no mesmo número de jogos??? Pior: em 37 jogos para o campeonato, o Benfica tem 35 ...ler comentário completo »
      MA
      mib
      2020-01-26 15h03m por Marshmallow
      Se fumasses tabaco não tinhas tantas alucinações. Nem Porto nem Sporting ainda mobilizaram operações coração.
      MA
      Taça da Liga
      2020-01-26 12h41m por Mark24024
      Eu acho que a Taça da liga assim como todas as competiçoes que começam nao sao levadas muito a serio, duvido muito que a Champions no formato anterior e a UEFA e ate o mundial eram vistos com competições muito importantes quando começou, isso vem com o passar dos anos, agora se desse passagem a uma competição europeia seria ainda melhor.
      MA
      Sporting de Braga
      2020-01-26 12h39m por Mark24024
      Quero parabenizar o Braga, mereçem esta conquista mas gostaria que começassem a ganhar mais ao benfica hehe, bom duas curiosidades, a sina do Porto nas finais com os sportings continua e as tres taças que o Braga conquistou esta década foram todas contra o Fc Porto lol.
      TDL
      2020-01-26 11h52m por darkrevenge16
      Estou a gostar de ver este Braga do RA, muito coeso e rápido nas transições. Ontem e na semana passada foi superior ao Porto em tudo, não que queira dizer muito, mas vá. Engraçado o SC querer ser o primeiro a abandonar o barco numa altura de crise, ele que se dizia adepto fervoroso do clube. Sobre a competição nota-se cada vez mais que a TDL está a ganhar prestígio e já não é só para rodar jogadores, a final foi digna de uma final de outra competição qualquer, disputada até ao fim, bom ambiente, as quezílias do costume. . .
      PE
      Braga vs Porto
      2020-01-26 10h55m por PedroFerreira82
      Um jogo dividido embora não bem disputado, valeu pela boa entrega das duas equipas.
      Falem de adeptos cria dar os parabéns as 2 equipas que representaram muito bem as suas cidades dando um enorme espetáculo nas bancadas apesar de uma picardia e tal, apenas lamentar a atitude da claque do braga ao atirar tochas para a sua bancada inferior mas fora isso foi um enorme espetáculo nas bancadas. Parabéns as duas equipas em especial ao braga um justo vencedor.
      MI
      Sporting e Porto a ficar para trás
      2020-01-26 10h41m por mib
      Depois do Sporting agora é o Porto com o futuro negro pela frente, precisa de fazer 120 milhões em vendas para continuar a ter licença da Uefa para participar nas competições europeias, Pinto da Costa antecipou vários anos de receitas de direitos televisivos e quem vier a seguir fecha a porta.
      O Braga é um clube que está a crescer, as receitas vão crescendo e o plantel cada vez mais valioso como o Trincão que deverá sair por 30 milhões, no ano em que entrar na liga dos campeões e gar...ler comentário completo »
      Braga vs Porto
      2020-01-26 09h43m por estaramosold
      Grande vitória do Braga num jogo muito dividido onde o Braga demonstrou que o estatuto de Grande já ninguem lhe tira.

      Ainda assim, esperava bem mais do Porto, jogou muito pouco e senti a equipa fisicamente em baixo.

      Vitória sem espinhas, uma boa arbitragem de Luis Godinho (surpreendeu pela positiva) apesar de ficar por expulsar o Otavio aos 40 minutos com o 2º amarelo (mas entendo que nao quis estragar o jogo nessa altura, eu faria o mesmo)

      BI
      antes demais
      2020-01-26 09h37m por BigPapa
      Em primeiro lugar, parabens ao Braga que fez por merecer a vitória!

      Em segundo lugar, parabens ao SC pelo que acabou de dizer. Apontar o problema à estrutura do Porto! É preciso tomates para dize-lo!
      O SC não vai ser despedido. Deixou já o aviso que para ele o Porto está acima das guerrilhas dos mamões (Alexandre Pinto da Costa e Luís Gonçalves). Estes meninos hoje nem devem ter dormido com estas declarações do sergio que demonstra que está pronto a saltar do barco e a falar cá para fora se for preciso.
      MA
      FielXXI
      2020-01-26 02h06m por Marshmallow
      O benfica é aquele clube que faz de vocês a melhor aspirina pra curar todos os males. Este ano levaram banho do Porto em casa, e logo na jornada seguinte ressuscitaram em Braga com 4 batatas. No primeiro ano do Rui Vitória foram a Braga sem 6 titulares, se perdessem ficavam a 10 pontos do Sporting de Jesus e foram aí passear. Resultado: mais 3 macacas no vosso saco. No ano passado, em péssimo momento de forma do Benfica, vocês foram à Luz lavar-lhes a alma. Mais 6 batatas. E no fim do ...ler comentário completo »
      Braaagaaaa!!
      2020-01-26 01h27m por coolstreamm
      Mais do que merecida vitória nesta competição, que ninguém quer ganhar mas que todos querem ganhar! Mais uma para o museu, faltam lá ainda muitas mas lá chegaremos. . .

      Rúben Amorim a revelar-se uma grande aposta e surpresa, promete. . .


      PS -duas pequenas correcções zerozero: trata-se do Sequeira e não do Cerqueira:) e falta no palmarés a conquista da Taça FPF 1977 uma taça oficial que era a Taça da Liga lá da época e consta inclusivé do vosso site
      Jogo
      2020-01-26 01h19m por slbmeireles
      Dar primeiro os parabens ao Braga que jogou bem, e mereceu ganhar.
      Depois ja vi ai users a falar do Braga perder com o Benfica, quando ganhou aos outros 2 grandes. Primeiro o jogo ainda não aconteceu, segundo o Benfica tem melhor plantel que o Braga e que os outros dois rivais, coisa que não ache que o Sporting tenha, e o do Porto está quase ao mesmo nivel.
      Se fosse por ai, tambem podia dizer que o Porto era primeiro nesta altura sem derrotas. Porque se jogasse como jogou...ler comentário completo »
      MA
      Braga
      2020-01-26 00h40m por Markes88
      Estivessem as equipas com mais acerto, o jogo teria provavelmente mais 4 golos, houve alguns falhanços algo escandalosos. . . . .

      No cômputo geral, a vitória assenta bem ao Braga, conseguiu atacar bastante bem e teve a estrelinha no fim do Horta resolver. . . .

      Não se sabe ainda o que vai sair dali, mas parece óbvio que para os adeptos portistas o tempo do Sérgio está terminado. . . . ainda para mais, nestas fases finais de competições, já começa a estar co...ler comentário completo »
      Sp. Braga-FC Porto
      2020-01-26 00h20m por TSG_Hoffenheim_1899
      estava á espera de vitória minhota nos penatlys, foi nos descontos, falhei por 1 minuto pois se fosse a penaltys o Braga ganhava na mesma.
      Quanto á leitura do jogo acho hilariante dizerem que o Sp. Braga foi claramente superior, o justo era o empate (mas lá está, nos penaltys já se sabe ao que se ía) mas o jogo foi equilibrado, mesma posse de bola, mais um remate do FCP apenas em jogo todo, mesmos remates á baliza, assenta bem a vitória ao Sp. Braga pois o jogo acabar com a vitór...ler comentário completo »
      Marshmallow
      2020-01-26 00h14m por bludouro
      Garanto-te que segui o mesmo jogo que tu, mas mesmo que concorde que o jogo poderia cair para cada lado, o facto é que o Braga mereceu o vencer porque foi mais esclarecedor nos momentos da definição, e criou mais perigo. Sempre começou e acabou com um claro ascendente no jogo e basta contar as bolas que enviadas ao ferro (2-1) e rever as demais estatísticas para o comprovar.

      Claramente o treinador não é o principal vilão deste filme - se fosse já não comportávamos 7 anos de ...ler comentário completo »
      Quando vi aquele remate do Soares
      2020-01-26 00h09m por f1950
      Disse logo para mim que aquilo parecia mais um sinal de revolta que outra coisa. No fim não me enganei.
      O Braga mereceu ganhar, grande trabalho até agora do Ruben Amorim. Joga à equipa grande e sem medos contra qualquer equipa. Estou curioso para ver se conseguem manter esta atitude na Liga Europa.
      MA
      Bludouro
      2020-01-25 23h45m por Marshmallow
      Parece-me que viste um jogo diferente. Ninguém foi melhor que ninguém, o jogo caiu para o Braga, acima de tudo porque está mentalmente mais saudável nesta altura. Não utilizes o resultado nem a derrota para bater no treinador. Tenho sido o primeiro a criticar o futebol do Sérgio e as suas opções, mas neste momento o Porto é um cemitério de treinadores. Não ponhas as culpas no último dos culpados. Preocupante é a gentalha que gere o clube neste momento.
      TomPen94
      2020-01-25 23h41m por bludouro
      Agora sabes como sentem os demais clubes "provincianos" condenados a disputar a final da Taça de Portugal num estádio dito "neutro" mas que geograficamente está muito longe de o ser - e isso reflecte-se no historial dos resultados (basta comparar as hipóteses do Porto conquistar o caneco no Jamor com as probabilidade de vencer a supertaça disputada a duas maos ou numa cidade neutra por exemplo). Mas isto não serve de pretexto para a derrota portista hoje no campo do adversário, porque foi mais...ler comentário completo »
      MA
      FielXXI
      2020-01-25 23h39m por Marshmallow
      Caríssimo, o Benfica também está na liga Europa. Pelo que estás liminarmente PROIBIDO de ganhar esta competição. Fica-te pelo sonho.
      AzoreanRoot
      2020-01-25 23h30m por bludouro
      Acho que transcendeste-te um bocado no teu juízo camarada. A vitoria do Braga hoje na Taça da Liga foi justa e não merece qualquer contestação. Agora aproveitar o baixo momento da equipa do SC para fazer comparações ridículas e afirmar que teria sido igualmente justo um desfecho similar na final da Liga Europa de 2011? Com que baseias o teu argumento em retirar o mérito daquela que foi a melhor equipa de Portugal da era pós-Mourinho (apenas suplantada pelo Porto 2003-2004)?
      Lion-Heart
      2020-01-25 23h17m por bludouro
      Sim, realmente acumular 3 vitorias consecutivas numa semana diante os "grandes" e obra notável, mas há que ter em conta que enquanto o Braga ainda não assumir (ou reivindicar) a categoria de "quarto grande" estes ainda são apenas três! Aguardemos por isso com curiosidade para descortinar o que acontece quando este Braga de Amorim medir forças com o terceiro grande que ainda falta defrontar. . .
      De Regresso!
      2020-01-25 23h07m por AzoreanRoot
      O grande Braga está de volta!
      O mesmo Braga que me fez admirar mais o futebol, pressão alta sempre, qualidade em todo o espectro!
      Mereciam a Liga Europa sobre o Porto como hoje são merecidores da Taça!
      LI
      Braga
      2020-01-25 23h03m por Lion-Heart
      Muito me vou rir quando o colosso Braga apanhar 5 da casa-mãe e mostrar o que realmente vale e o que está por detrás disto tudo.
      Um benfiquista ter ido para treinador tem muita coisa por detrás.
      LP
      Drifter
      2020-01-25 22h44m por lpfcp
      Pepjin ljinders não era preparador físico. . . E não é por ele certamente que o clube está pior a nível senior pq ele só trabalhava com a formação (realizava um excelente trabalho que não era aproveitado)
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Benfica
      Treinador das águias fala da adaptação do avançado
      Roger Schmidt falou na flash da Sport Tv sobre a rápida adaptação de Gonçalo Guedes e de mais uma vitória na Liga, agora na Mata Real....
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      InvincibleEagle 26-01-2023, 22:35
      TSG_Hoffenheim_1899 26-01-2023, 22:35
      luisFilipe791 26-01-2023, 22:33
      JS
      jsilva77 26-01-2023, 22:33
      InvincibleEagle 26-01-2023, 22:33
      Simone_Padoin1984 26-01-2023, 22:26
      silvapt 26-01-2023, 22:25
      TJ
      tjy 26-01-2023, 22:24
      TJ
      tjy 26-01-2023, 22:22
      luisFilipe791 26-01-2023, 22:21
      slbmeireles 26-01-2023, 22:21
      OJaime_Pacheco 26-01-2023, 22:21
      FC
      fcpflaw06 26-01-2023, 22:19
      cmtcosta 26-01-2023, 22:19
      FC
      fcpflaw06 26-01-2023, 22:18
      InvincibleEagle 26-01-2023, 22:16