placardpt
    Braga vence Taça da Liga

    Um Campeão de Inverno coroado no fim

    Já temos Campeão de Inverno! É o Sporting de Braga, o mesmo Sporting de Braga que há menos de um mês estava a trocar de treinador, apostando num técnico sem «nível» e estreante. Um golo no último lance do jogo fez explodir a Pedreira na despedida da Final 4 da cidade minhota.

    Se por um lado esse golo solitário de Ricardo Horta valeu a segunda Taça da Liga ao Braga, esse mesmo golo aguzidou uma relação bem negativa do FC Porto na competição. Nova final perdida e desta vez nem foi nos penáltis, foi no último lance de um jogo que podia ter caído para qualquer lado.

    Certo é que numa final intensa, bem jogada na primeira parte e de um espetáculo bem bonito nas bancadas nasceu um vencedor e começa a crescer um mito...de seu nome Rúben Amorim. Cinco jogos, cinco vitórias (três delas contra grandes) e uma Taça. Haveria início melhor?

    Duas partes dentro de uma só parte

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Motivado pelo ambiente e pelo espírito que estava no estádio, o Braga entrou fortíssimo na partida. Os problemas que criava ao FC Porto eram os mesmos que se tem visto a equipa de Rúben Amorim criar. Com os extremos (Galeno e Horta) a estarem mais metidos por dentro, criava-se a incerteza nos laterais portistas e abria-se depois espaço para os laterais (Cerqueira e Esgaio) ou, quando os laterais portistas abriam mais, aparecia o espaço para os extremos.

    Estas nuances táticas deram duas claras oportunidades nos primeiros 15 minutos ao Braga. Primeiro com um remate à barra de Ricardo Horta, com Marcano a bloquear um remate em grande posição, depois foi Alex Telles a negar o golo com novo bloco a remate de Horta.

    Por seu lado, o FC Porto demorou a colocar o seu plano em campo. Demorou 15/20 minutos e depois passou a controlar. Passando do 4x4x2 para o 4x3x3 (Otávio jogou ao lado de Sérgio Oliveira e Marega pela direita), Sérgio Conceição tentava ter mais corpos a pressionar bem alto a saída curta dos minhotos. Quando começou a funcionar, a equipa de Rúben Amorim deixou de ter espaço para lançar a velocidade de Galeno e Horta. 

    Foi depois de conseguir estabilizar o seu plano que os azuis brancos começaram a ter as suas oportunidades, com a mais clara e quase chocante a pertencer a Soares. Primeiro Corona perdeu o golo na cara de Matheus e depois Soares, com tudo para o golo, acertou em cheio na barra.

    Assim terminava sem golos uma primeira parte de fases e, principalmente, «rasgadinha» e com duas fases de domínio.

    Uma explosão

     

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Certamente que na segunda parte o subconsciente dos jogadores ficou bem mais alertado para o facto de este jogo ser decisivo e de ser uma final. Se na primeira parte tivemos uma espécie de concerto dos maiores êxitos da Taça da Liga, a segunda parte foi um concerto bem pior. 

    Não mudou muito a postura das duas equipas em relação ao final da primeira parte, o que mudou foi a inspiração e, principalmente, o acerto nos passes. Os segundos 45 minutos foram um verdadeiro recital de passes com força à mais, para fora ou à queima. Foi ainda um festival de apito e ia valendo pela festa que vinha das bancadas, onde aí sim, tivemos um verdadeiro espetáculo.

    Os grandes momentos do segundo tempo e a únicas grandes oportunidades vieram já nos descontos. Primeiro Raúl Silva, um dos melhores, atirou mais uma bola aos ferros da baliza de Diogo Costa, com um cabeceamento a responder a um livre lateral e depois veio o momento de loucura. 

    Um primeiro remate de Paulinho é cortado pela defesa portista, mas um capricho de ressaltos deixou Ricardo Horta na cara de Diogo Costa. Um ligeiro toque a desviar do guardião tornou o Braga Campeão de Inverno, quando todos já preparavam os penáltis. 

    O Braga voltou a ser feliz na fase final da partida, como já o tinha sido na meia-final. Uma competição ganha em casa e o prolongar de uma estreia quase escrita nas estrelas para Amorim. Um foram felizes, os outros já não devem poder ver esta competição pela frente.

    Parabéns ao Campeão de Inverno, para o ano há mais.

    U Sábado, 25 Janeiro 2020 - 19:45
    Estádio Municipal de Braga
    Luís Godinho
    1-0
    Ricardo Horta 90'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFinal
    A Chave

    Confesso que tinha outra coisa em mente para escrever aqui. Já pensava em colocar aqui o penálti que  iria valer a vitória a Braga ou a FC Porto. O meu plano saiu furado quando Ricardo Horta desviou a bola de Diogo Costa e fez o único golo do jogo.

    O Árbitro

    Não teve erros graves, mas o seu festival de apito, muitas vezes desnecessário, não ajudou ao espetáculo, especialmente no segundo tempo. Alguns erros em determinadas faltas também.

    O Melhor
    Um ambiente digno de uma final

    A Taça da Liga é uma espécie de parente pobre nas competições nacionais, mas ninguém o diria se visse o ambiente que veio das bancas do Municipal de Braga. Picardias saudáveis, apoio, alguns petardos e tochas (sem que nenhuma fosse para o relvado) animaram uma final que nem sempre foi animada em campo.

    O Pior
    A segunda parte

    Depois dos primeiros 45 minutos estávamos todos à espera de um segundo tempo bem quente e emocionante. O certo é que essa emoção só veio nos descontos, porque antes foi um festival de erros, maus passes, má arbitragem e zero oportunidades.

    Forma
    SC Braga
    2019/2020
    35J
    23V
    5E
    7D
    69-40G
    FC Porto
    2019/2020
    34J
    25V
    3E
    6D
    68-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    Ricardo Horta é o melhor marcador da Taça da Liga com quatro golos, os mesmos que Soares, mas jogou menos minutos:
    4 Ricardo Horta, SC Braga [429 min.]
    4 Soares , FC Porto [444 min.]
    75% dos troféus do SC Braga foram conquistados frente ao FC Porto (3) e consecutivos:
    1966 vs Vitória FC [Taça]
    2012 vs FC Porto [Taça Liga]
    2016 vs FC Porto [Taça Portugal]
    2020 vs FC Porto [Taça Liga]

    Após 7 finais vs FC Porto: 3V-4D
    Rúben Amorim 100% vitorioso no SC Braga:
    1 título
    5 vitórias
    14 golos marcados
    4 golos sofridos
    1 jogo sem sofrer golos [vs FC Porto, Taça da Liga]
    3 vitórias consecutivas frente a dois dos três grandes
    Foi a terceira final consecutiva perdida pelo FC Porto:
    2020 SC Braga [1-0], no último minuto
    2019 Sporting, nas grandes penalidades
    2019 Sporting , nas grandes penalidades
    Se excluirmos as quatro Supertaças (Vitória SC x2, Académica e CD Aves)

    A última vez que os dragões tiveram um trajeto invencível numa taça foi há 9 anos quando derrotou o Vitória SC por 6-2 no Jamor.
    SC Braga conquista a segunda Taça da Liga!

    É o quarto troféu nacional da sua história:
    2 Taça de Portugal
    2 Taça da Liga

    Fotografias(50)

    Taça da Liga - Final: SC Braga x FC Porto
    Taça da Liga - Final: SC Braga x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    ReturnoftheEagl e
    2020-01-26 15h52m por Marshmallow
    Não venham com o argumento da liga Europa de 2011, todos sabemos que nessa altura a Santa aliança ainda não tinha começado e o campeonato desse ano foi disputado entre Braga e Benfica até ao fim. E o Braga gamadinho até ao fim, mas eles gostam. Como foi pro Benfica, tudo em cima. É preciso lembrar quantos jogadores emprestados pelo Porto o Braga tinha nesses tempos? Trazem para aqui argumentos a pensar que estão a escrever pra burros. . .
    MA
    Bludouro
    2020-01-26 15h40m por Marshmallow
    Amigo, sejamos realistas. O problema não é o Sérgio. Deixo-te aqui uma reflexão: apesar de tudo, o Porto cede 2 empates e 2 derrotas em 17 jogos na primeira volta. Perde 10 pontos, sendo que nenhum desses foi com o maior rival. Pelo que esses teriam desde logo menos 3 pontos. Não me parece uma má primeira volta, à partida estaríamos na luta. Agora, achas NORMAL o nosso rival ter 16 vitórias e 1 derrota no mesmo número de jogos??? Pior: em 37 jogos para o campeonato, o Benfica tem 35 ...ler comentário completo »
    MA
    mib
    2020-01-26 15h03m por Marshmallow
    Se fumasses tabaco não tinhas tantas alucinações. Nem Porto nem Sporting ainda mobilizaram operações coração.
    MA
    Taça da Liga
    2020-01-26 12h41m por Mark24024
    Eu acho que a Taça da liga assim como todas as competiçoes que começam nao sao levadas muito a serio, duvido muito que a Champions no formato anterior e a UEFA e ate o mundial eram vistos com competições muito importantes quando começou, isso vem com o passar dos anos, agora se desse passagem a uma competição europeia seria ainda melhor.
    MA
    Sporting de Braga
    2020-01-26 12h39m por Mark24024
    Quero parabenizar o Braga, mereçem esta conquista mas gostaria que começassem a ganhar mais ao benfica hehe, bom duas curiosidades, a sina do Porto nas finais com os sportings continua e as tres taças que o Braga conquistou esta década foram todas contra o Fc Porto lol.
    TDL
    2020-01-26 11h52m por darkrevenge16
    Estou a gostar de ver este Braga do RA, muito coeso e rápido nas transições. Ontem e na semana passada foi superior ao Porto em tudo, não que queira dizer muito, mas vá. Engraçado o SC querer ser o primeiro a abandonar o barco numa altura de crise, ele que se dizia adepto fervoroso do clube. Sobre a competição nota-se cada vez mais que a TDL está a ganhar prestígio e já não é só para rodar jogadores, a final foi digna de uma final de outra competição qualquer, disputada até ao fim, bom ambiente, as quezílias do costume. . .
    PE
    Braga vs Porto
    2020-01-26 10h55m por PedroFerreira82
    Um jogo dividido embora não bem disputado, valeu pela boa entrega das duas equipas.
    Falem de adeptos cria dar os parabéns as 2 equipas que representaram muito bem as suas cidades dando um enorme espetáculo nas bancadas apesar de uma picardia e tal, apenas lamentar a atitude da claque do braga ao atirar tochas para a sua bancada inferior mas fora isso foi um enorme espetáculo nas bancadas. Parabéns as duas equipas em especial ao braga um justo vencedor.
    MI
    Sporting e Porto a ficar para trás
    2020-01-26 10h41m por mib
    Depois do Sporting agora é o Porto com o futuro negro pela frente, precisa de fazer 120 milhões em vendas para continuar a ter licença da Uefa para participar nas competições europeias, Pinto da Costa antecipou vários anos de receitas de direitos televisivos e quem vier a seguir fecha a porta.
    O Braga é um clube que está a crescer, as receitas vão crescendo e o plantel cada vez mais valioso como o Trincão que deverá sair por 30 milhões, no ano em que entrar na liga dos campeões e gar...ler comentário completo »
    Braga vs Porto
    2020-01-26 09h43m por estaramosold
    Grande vitória do Braga num jogo muito dividido onde o Braga demonstrou que o estatuto de Grande já ninguem lhe tira.

    Ainda assim, esperava bem mais do Porto, jogou muito pouco e senti a equipa fisicamente em baixo.

    Vitória sem espinhas, uma boa arbitragem de Luis Godinho (surpreendeu pela positiva) apesar de ficar por expulsar o Otavio aos 40 minutos com o 2º amarelo (mas entendo que nao quis estragar o jogo nessa altura, eu faria o mesmo)

    BI
    antes demais
    2020-01-26 09h37m por BigPapa
    Em primeiro lugar, parabens ao Braga que fez por merecer a vitória!

    Em segundo lugar, parabens ao SC pelo que acabou de dizer. Apontar o problema à estrutura do Porto! É preciso tomates para dize-lo!
    O SC não vai ser despedido. Deixou já o aviso que para ele o Porto está acima das guerrilhas dos mamões (Alexandre Pinto da Costa e Luís Gonçalves). Estes meninos hoje nem devem ter dormido com estas declarações do sergio que demonstra que está pronto a saltar do barco e a falar cá para fora se for preciso.
    MA
    FielXXI
    2020-01-26 02h06m por Marshmallow
    O benfica é aquele clube que faz de vocês a melhor aspirina pra curar todos os males. Este ano levaram banho do Porto em casa, e logo na jornada seguinte ressuscitaram em Braga com 4 batatas. No primeiro ano do Rui Vitória foram a Braga sem 6 titulares, se perdessem ficavam a 10 pontos do Sporting de Jesus e foram aí passear. Resultado: mais 3 macacas no vosso saco. No ano passado, em péssimo momento de forma do Benfica, vocês foram à Luz lavar-lhes a alma. Mais 6 batatas. E no fim do ...ler comentário completo »
    CO
    Braaagaaaa!!
    2020-01-26 01h27m por coolstreamm
    Mais do que merecida vitória nesta competição, que ninguém quer ganhar mas que todos querem ganhar! Mais uma para o museu, faltam lá ainda muitas mas lá chegaremos. . .

    Rúben Amorim a revelar-se uma grande aposta e surpresa, promete. . .


    PS -duas pequenas correcções zerozero: trata-se do Sequeira e não do Cerqueira:) e falta no palmarés a conquista da Taça FPF 1977 uma taça oficial que era a Taça da Liga lá da época e consta inclusivé do vosso site
    Jogo
    2020-01-26 01h19m por slbmeireles
    Dar primeiro os parabens ao Braga que jogou bem, e mereceu ganhar.
    Depois ja vi ai users a falar do Braga perder com o Benfica, quando ganhou aos outros 2 grandes. Primeiro o jogo ainda não aconteceu, segundo o Benfica tem melhor plantel que o Braga e que os outros dois rivais, coisa que não ache que o Sporting tenha, e o do Porto está quase ao mesmo nivel.
    Se fosse por ai, tambem podia dizer que o Porto era primeiro nesta altura sem derrotas. Porque se jogasse como jogou...ler comentário completo »
    MA
    Braga
    2020-01-26 00h40m por Markes88
    Estivessem as equipas com mais acerto, o jogo teria provavelmente mais 4 golos, houve alguns falhanços algo escandalosos. . . . .

    No cômputo geral, a vitória assenta bem ao Braga, conseguiu atacar bastante bem e teve a estrelinha no fim do Horta resolver. . . .

    Não se sabe ainda o que vai sair dali, mas parece óbvio que para os adeptos portistas o tempo do Sérgio está terminado. . . . ainda para mais, nestas fases finais de competições, já começa a estar co...ler comentário completo »
    Quando vi aquele remate do Soares
    2020-01-26 00h09m por f1950
    Disse logo para mim que aquilo parecia mais um sinal de revolta que outra coisa. No fim não me enganei.
    O Braga mereceu ganhar, grande trabalho até agora do Ruben Amorim. Joga à equipa grande e sem medos contra qualquer equipa. Estou curioso para ver se conseguem manter esta atitude na Liga Europa.
    MA
    Bludouro
    2020-01-25 23h45m por Marshmallow
    Parece-me que viste um jogo diferente. Ninguém foi melhor que ninguém, o jogo caiu para o Braga, acima de tudo porque está mentalmente mais saudável nesta altura. Não utilizes o resultado nem a derrota para bater no treinador. Tenho sido o primeiro a criticar o futebol do Sérgio e as suas opções, mas neste momento o Porto é um cemitério de treinadores. Não ponhas as culpas no último dos culpados. Preocupante é a gentalha que gere o clube neste momento.
    MA
    FielXXI
    2020-01-25 23h39m por Marshmallow
    Caríssimo, o Benfica também está na liga Europa. Pelo que estás liminarmente PROIBIDO de ganhar esta competição. Fica-te pelo sonho.
    De Regresso!
    2020-01-25 23h07m por AzoreanRoot
    O grande Braga está de volta!
    O mesmo Braga que me fez admirar mais o futebol, pressão alta sempre, qualidade em todo o espectro!
    Mereciam a Liga Europa sobre o Porto como hoje são merecidores da Taça!
    LI
    Braga
    2020-01-25 23h03m por Lion-Heart
    Muito me vou rir quando o colosso Braga apanhar 5 da casa-mãe e mostrar o que realmente vale e o que está por detrás disto tudo.
    Um benfiquista ter ido para treinador tem muita coisa por detrás.
    LP
    Drifter
    2020-01-25 22h44m por lpfcp
    Pepjin ljinders não era preparador físico. . . E não é por ele certamente que o clube está pior a nível senior pq ele só trabalhava com a formação (realizava um excelente trabalho que não era aproveitado)
    Limpeza URGENTE!!!
    2020-01-25 22h35m por marconeves559
    SAD ( A GRANDE RESPONSÁVEL) +SC (tens culpa mas em dose menor pra mim) RUA JÁ!!! ONTEM JÁ ERA TARDE DEMAIS. . .
    O pior
    2020-01-25 22h29m por klmmiranda
    O pior treinador que me lembro de ver no Porto. Não consegue ganhar uma final não ganhou nada com as substituição que faz. Pode ser um grande portista mas não ganha nada e a sete pontos de atraso no campeonato devia se demitir para que outro tente ganhar a taça de Portugal visto que ele não consegue ganhar uma final.
    Justiça
    2020-01-25 22h26m por VerdeRubro
    Vitória certa e justa da melhor equipa.

    Apesar do jogo ter sido muito fraco, mesmo assim o Braga foi a equipa que esteve melhor e que mais procurou vencer.

    Excelente inicio do Amorim, mas diga-se que a escolha de Sá Pinto foi uma péssima decisão do Salvador, o Braga com o plantel que tem e a evolução que está a ter nos últimos anos merecia melhor do que um Sá Pinto.

    O Porto continua com um futebol deprimente e cheio de equívocos, facilmente anu...ler comentário completo »
    JOGO
    2020-01-25 22h25m por orgulhovermelho
    Parabéns ao Braga, parabéns ao Ruben Amorim, jogam como equipa grande. Ganham 2 x ao Porto e uma x ao Sporting, acredito que a continuar assim. o Braga consiga o 3 lugar no campeonato. Por fim está me a dar um gozo tão grande ver a azia do SC , como sempre aqui disse é um treinador muito muito fraco!!!
    Golo do braga
    2020-01-25 22h24m por JamaicaNN
    que grande assistência do manafa no golo. . Porto se quer lutar por títulos não pode ter manafas e maregas no plantel. É muito manco para uma só equipa lol
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...