Mude para o zerozero Andebol. Tudo sobre o Andebol aqui!
Destaque
Lateral cumpre a segunda época no andebol alemão

Nuno Rebelo apresenta-nos a Alemanha: «Os meus colegas alemães já apostaram em Portugal»

2020/01/24 19:35
Texto por Bruno Filipe Simões e Mário Rui Mateus
E1

Eis o EHF Euro 2020! Na antecâmara de mais um dos grandes eventos do andebol mundial, o zerozero prepara-lhe muitos artigos para estar a par de tudo o que de importante vai acontecer na 14ª edição do Europeu. Portugal está presente, mas não só da Seleção das Quinas se vai fazer nesta antevisão à mais importante prova de seleções da Europa!

Tele2 Arena (Estocolmo), sábado 25 de janeiro de 2020, 15h. A história está feita. O que todos pensavam que era impossível de atingir foi atingido. Agora é desfrutar... e continuar a ganhar! Portugal conseguiu a qualificação para o jogo de apuramento dos 5º/6º lugares do EHF Euro 2020, conseguiu a melhor classificação de sempre em Europeus e conseguiu o apuramento pré-olímpico. Tudo é lucro e o último obstáculo é a poderosa Alemanha.

Vergada pelas Seleções espanhola e croata na Main Round, os germânicos viram o sonho de novo título cair por terra depois de uma prestação muito aquém das expetativas. Tanto assim é que, ao falarmos com Nuno Rebelo para analisar esta Alemanha para o zerozero, percebemos que os seus colegas alemães já apostaram na vitória de... Portugal.

No fim ganha a Alemanha? Nem sempre

Depois de uma qualificação para o Europeu absolutamente imaculada, a Alemanha tinha em si todos os sonhos da Europa. Mas desde logo caiu com estrondo perante a campeã europeia Espanha (33x26 na primeira fase) e seguiu para a Main Round já com esse handicap. Handicap que se tornaria ainda maior quando foi a vez da Croácia derrotar os germânicos (25x24) e acabar com o sonho da desfalcada equipa de Christian Prokop.

Uwe Gensheimer, um dos craques do andebol germânico ©Getty /
«Acho que a Alemanha tem muito boa equipa. Já competem há muito tempo neste tipo de competição e então já se debateram com muitas equipas de topo inúmeras vezes. E isso acho que ajuda. O facto de terem bastante experiência em certo momentos de pressão. Diria que tem um excelente pivô (Jannik Kohlbacher)  e que o Paul Drux tem muito boa visão de jogo. E bons pontas, como é óbvio», começa por nos contar Nuno Rebelo, falando de uma seleção liderada por duas lendas do andebol alemão: o homem-elástico Andreas Wolff e o goleador Uwe Gensheimer.

Em qualquer modalidade, jogar com a Alemanha é um osso bem duro de roer e o andebol não é exceção. Assim, pedimos a receita ao lateral português para os pupilos de Paulo Pereira defenderem e ultrapassarem o muro alemão.

«Sinceramente, aho que não nos precisamos de preocupar com as debilidades do adversário. Temos só que fazer o nosso jogo com cabeça e cuidado para cometer o mínimo de erros possíveis. E com isso não iremos ter problemas em vencer. Não  diria que são pontos a melhorar, diria antes que temos de ter cuidado com a defesa da Alemanha , pois é bastante alta e forte. Obrigá-los a mexerem-se para encontrarmos uma boa situação de remate e depois trabalhar com o pivot e com bloqueios para não deixar  os defesas estarem onde querem e quando querem», explicou o atleta do Bayer Dormagen, da 2. Bundesliga.

A visão do emigrante orgulhoso

Luís Frade e André Gomes fazem parte da base da Seleção A ©Anze Malovrh/kolektiff

Na Alemanha desde a época passada, Nuno Rebelo é o único português a jogar no andebol alemão. Uma nacionalidade que vai deixando de ser estranha na modalidade do país e que vai ganhando selo de qualidade.

«Ser um jogador português no andebol alemão parece-me algo normal já. De início tive de adaptar-me um pouco principalmente pela barreira linguística. Mas agora esse problema já não existe e tudo se torna mais fácil. Quanto à imagem, infelizmente só está agora a começar a aparecer, mas dizem que temos excelentes jogadores. Tive dois colegas de equipa que jogaram com o Luís Frade e com o André Gomes nos Sub-21, no ano passado, e todos dizem que tem imensa qualidade e que gostam muito da nossa forma de jogar», garantiu o lateral que fez toda a sua formação no ABC de Braga.

Ora, com a história já feita no Europeu - melhor classificação de sempre, o objetivo de Paulo Pereira desde início - é tempo de balanços. E, com a surpresa geral por parte dos alemães, Nuno Rebelo espera que este «seja um ponto de viragem no andebol português».

Nuno Rebelo, atualmente a representar o Bayer Dormagen ©Nuno Rebelo/Fan Power 09
«Mostrámos agora que somos uma verdadeira equipa. E que todos podem e devem jogar ao mais alto nível contra qualquer seleção em qualquer competição.  Os meus colegas ficaram  surpreendidos, claro. Mas alguns deles já conheciam os jogadores (devido à Liga dos Campeões e de terem jogado nas Seleções jovens contra eles) e dizem que temos muita qualidade. E não percebem o porquê do andebol português e dos jogadores portugueses não ter tanto alcance fora de Portugal como têm outras Seleções e competições noutros países que são vistas pelo mundo fora. Espero também que isto seja um ponto de viragem no andebol português. Demonstrámos que somos um país com muita qualidade. E que não somos/vivemos só de futebol», atirou o jogador que também já atuou no andebol holandês.

«Os meus colegas alemães já apostaram em Portugal!»

Estamos a chegar ao fim e, se nos acompanhou durante todo este Europeu, já sabe o que aí vem: o nosso pedido de previsões para o que resta da competição. Comecemos pelo favorito a chegar ao título por Nuno Rebelo.

«Esta competição, como vimos, esteve e está cheia de surpresas. Por isso não fica fácil “escolher” um favorito ao título. Mas talvez diria entre Noruega e Eslovénia. Acho que estão a jogar extremamente bem as duas Seleções», atirou o bracarense de 28 anos, acabando com uma previsão curiosa vinda... da Alemanha.

«Tenho a certeza que vamos conquistar o 5° lugar. Aliás, os meus colegas de equipa (alemães) já disseram que vamos ganhar a Alemanha. E até já apostaram em Portugal!».



Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ALEMANHA
EMPATE
PORTUGAL

Fotografias

Alemanha x Portugal - EHF Euro 2020 - 5º/6º Lugar 
Alemanha x Portugal - EHF Euro 2020 - 5º/6º Lugar 
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Croácia na final!
2020-01-25 00h16m por bludouro
Favoritos segundo por Nuno Rebelo: "Esta competição, como vimos, esteve e está cheia de surpresas. Por isso não fica fácil “escolher” um favorito ao título. Mas talvez diria entre Noruega e Eslovénia. " Pois, não estava fácil, e como o sujeito enganou-se redondamente, porque nem uma nem outra disputarão a final de domingo onde temos Croácia-Espanha. . .

E como vibrou hoje o meu colega de trabalho croata (e ferrenho adepto do Dínamo Zagreb) com a vitoria (muito) sofrida da...ler comentário completo »
jogos históricos
U Sábado, 25 Janeiro 2020 - 15:00
Tele2 Arena
29-27
VIDEOS
SIMULADOR ZEROZERO
APOSTA SEGURA
Realize a sua aposta múltipla com 3 eventos e se perder o Casino Portugal devolve-lhe 50% para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Europa League
EL
20-02
20:00
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Sporting
Jogador vai ser observado no Sporting x Basaksehir
Olheiros da Fiorentina e do Nice vão marcar presença na receção do Sporting ao Basaksehir com o propósito específico de observar a prestação de ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
TM
TMCosta1982 19-02-2020, 11:33
YA
Yazapeyroteu 19-02-2020, 11:31
A_MAIS_IMPORTANCIA 19-02-2020, 11:29
SO
SomosPorto1989 19-02-2020, 10:56
joaogomes1989 19-02-2020, 10:53
AcaroInformatico 19-02-2020, 10:50
YA
Yazapeyroteu 19-02-2020, 10:48
MI
mikev 19-02-2020, 10:47
FU
fugavigo 19-02-2020, 10:45
FU
fugavigo 19-02-2020, 10:43
AcaroInformatico 19-02-2020, 10:40
AS
ASNL 19-02-2020, 10:39
OL
OLobomau 19-02-2020, 10:30
FU
fugavigo 19-02-2020, 10:25
Porto1985 19-02-2020, 10:11
vnlf 19-02-2020, 10:07