placardpt
    Jogador do SL Benfica tem dupla nacionalidade

    Gabriel: «Jogar pela seleção nacional de Portugal seria algo muito grande na minha carreira»

    2020/01/24 09:31

    Gabriel Appelt Pires, ou só Gabriel como é conhecido em Portugal, revelou estar disponível para representar a seleção nacional de Portugal. O médio defensivo do Benfica é neto de portugueses e, por isso, cumpre os requisitos de nacionalidade para representar a equipa das Quinas. 

    «Sempre fui ligado a Portugal pelo facto de os meus avós por parte do meu pai serem portugueses e com isso sempre tive um carinho especial pelo país. Representar Portugal jogando pela seleção nacional seria algo muito grande na minha carreira e se isso vier a acontecer significará que o meu trabalho está a sendo bem feito no Benfica», referiu o jogador luso-brasileiro de 26 anos em declarações ao jornal A Bola. 

    Nascido no Brasil, o jogador dos encarnados mostrou-se assim disponível para seguir o exemplo de alguns dos jogadores mais internacionais por Portugal - Deco e Pepe, por exemplo - e optar pela seleção portuguesa em detrimento da brasileira. Resta agora a parte mais importante, a chamada de Fernando Santos...

    Brasil
    Gabriel Pires
    NomeGabriel Appelt Pires
    Nascimento/Idade1993-09-18(30 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    Dupla Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(50)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZH
    Matheorist
    2020-01-24 18h30m por zhar
    O cessar fogo da-se em fim de 74 efectivou-se a independencia em 75. Sabe? Sabe então que a plurinacionalidade não é reconhecida globalmente? Ou que há imensos casos que podem levar a remoção da segunda (terceira, quarta , . . . . ) nacionalidade adquirida? Sabe então que em muitos paises que não aceitam candidaturas politicas a cidadãos com a dupla nacionalidade do mesmo modo que vagas em concursos publicos a lei é diferente? Muitos outros casos que aos olhos da lei nacional e internacional ...ler comentário completo »
    zhar
    2020-01-24 18h16m por Matheorist
    Não são na tua cabeça, já percebemos que tens o teu próprio critério baseado na gramática e no hino. Que Moçambique se tornou formalmente independente em 1975 sei eu! Tu é que disseste que tinha sido em 1974.
    IvoD
    2020-01-24 18h06m por Matheorist
    Se quer usar a seleção para se projetar, é só mais um a fazê-lo. Se o conseguir, é bom sinal. Como disse, não me interessam minimanente os motivos que o levam a querer jogar por Portugal. Desde que jogue o que pode e sabe. Se não o fizer, o problema é de fácil solução.
    ZH
    Matheorist
    2020-01-24 17h58m por zhar
    Não não são. . essa é a sua opnião. Não é correcta o que não o impede de ter uma opnião incorrecta do mesmo modo que me apontou (e bem) quando era a minha opnião que Angola se tinha tornado independente em 61 (e ainda estar a ignorar-me no caso de Moçambique) . Ser cidadão de um país (caso do Eusébio por ter nascido em territorio nacional) não é o mesmo que ter dupla cidadania adquirida por factores familiares. Nem muito menos aos olhos da lei gozam dos mesmos direitos e obrigações (apesar de em alguns casos se sobreporem sim)
    IV
    Matheorist refereste à Lei
    2020-01-24 17h55m por IvoD
    Não é tão português como eu, pois nem português fala, nem se esforça para tal, pois fala português do Brasil. . .
    Não estou a categorizar nada, pois isso o governo já o faz, cria portugueses de primeira e portugueses de segunda.
    Só referi, como muito que já anterior referiram que, resumidamente, só vê a selecção Portuguesa para se projectar para outros voos, pois como não consegues chegar à do Brasil, que de certo sente mais a camisola e a cultura do Brasil, tenta u...ler comentário completo »
    MA
    Gabriel
    2020-01-24 17h45m por Markes88
    Há casos que um gajo se opõe e outros que não. Ele é português desde sempre à conta da família paterna, não vejo qualquer problema.

    Pelo que se sabe, foi a própria federação portuguesa que contactou o jogador sobre isto.

    Ele é exactamente o caso do Adrien, Guerreiro, do Cedric, ou do Lopes. Calhou a ele ser também brasileiro em vez de francês ou alemão.

    Agora, para ser aposta, é preciso ser aposta regular e não casos como Liedson ou Dye...ler comentário completo »
    zhar
    2020-01-24 17h43m por Matheorist
    Pá, se não percebeste, eu repito. Sim, o Gabriel é tão português como o Eusébio o era. Aos olhos da lei, são portugueses exatamente da mesma forma, com os mesmos direitos e obrigações.
    AlexSoares
    2020-01-24 17h40m por Matheorist
    Mas eu sei lá quem é que sente mais a camisola! Nem me interessa se a sente ou não, desde que jogue o que pode e sabe. Achar que uns sentem mais a camisola do que outros só porque nasceram aqui e não ali passa dum preconceito bastante infantil. Não tens forma de o provar, e portanto não tem sustentação empírica absolutamente nenhuma. Há inúmeros casos de jogadores a jogar por Portugal que não nasceram aqui, e ninguém nota que são pela forma como sentem a camisola. E quero lá saber se cant...ler comentário completo »
    ZH
    Matheorist
    2020-01-24 17h30m por zhar
    Bonita lógica demagoga que tenta usar no modelismo das minhas palavras! 10/10 ! O Gabriel Appelt cidadão brasileiro , com avós portugueses, continua a ser tão português como o Eusébio nascido em Moçambique , uma colónia portuguesa na data do seu nascimento? Ou continua a ser bonita a historia da data de independencia de Moçambique em 1975? (dou-lhe razão em relação a Angola)
    Matheorist
    2020-01-24 17h29m por AlexSoares
    Eu não disse que ele não é português, até porque tem ascendência por parte do avô, mas eu pessoalmente gosto de ter jogadores a representar a seleção do país onde nasci, que sintam a camisola e não a vistam como segunda opção por não terem lugar na do país original. Nós temos muita matéria prima, é uma questão de a desenvolver invês de ir buscar fora. Quem irá sentir mais jogar por Portugal, o rapaz que está cá há 3 anos mas tem avô português, ou o que está cá desde que nasceu? Vão dizer...ler comentário completo »
    IvoD
    2020-01-24 17h21m por Matheorist
    Ninguém te tira o direito de criar portugueses de primeira, segunda e terceira na tua cabeça. Podes criar as categorias subjectivas que quiseres. Mas segundo a lei, que é a único critério objetivo e relevante nesta questão, ele é tão português como eu e tu, com os mesmo direitos e obrigações do que eu e tu. Ser elegível para jogar pela seleção é um desses direitos, não precisava sequer de o declarar publicamente.
    AlexSoares
    2020-01-24 17h14m por Matheorist
    Mas o que é que faz este jogador ser "de outros países" e não um "dos seus"?
    IvoD
    2020-01-24 17h06m por AlexSoares
    Parece-me que é mais retirar os "recursos" de outros países para beneficio próprio em vez de potenciar os seus.

    É uma excelente maneira de pôr a situação.
    zhar
    2020-01-24 17h02m por Matheorist
    Não precisas de te ofender, rapaz, não te fiz ataque pessoal absolutamente nenhum. Apenas fiz notar que, se és tão purista ao ponto de fazeres do bom uso da gramática um sinal identitário de nacionalidade, então devias ter mais cuidado com o uso da tua. É que escreves provavelmente pior do que o Samaris.
    IV
    Ref de não portugueses que jogam PT
    2020-01-24 16h49m por IvoD
    O mais engraçado é alguns terem referido que alguns portugueses como Rony, Cedric, Guerreiro, Antony Lopes, etc, que são efectivamente portugueses, basta ir ver os seus dois sobrenome que são de origem portuguesa, alguns desde a altura de D. Afonso Henriques é um absolutamente errado comparar Gabriel que vê uma "oportunidade" para chegar a uma selecção, que se tivesse uma chamada da do Brasil e a de Portugal com certeza nunca iria pensar na portuguesa, só se visse que não iria ter muit...ler comentário completo »
    Nacuonalidade
    2020-01-24 16h22m por dgc98
    A partir do momento em que o pai do Gabriel é português seguramente que ele se sente ligado à Portugal pq teve essa influência em casa. . . Se ele tem qualidade ou não isso cabe ao selecionador de Portugal decidir.

    Mas a meu ver vejo com mais facilidade casos de filhos de portugueses a representarem a seleção do que de jogadores que simplesmente passaram cá determinado número de anos.

    Quer dizer se eu tiver emigrado no Brasil ou Luxemburgo ou onde quer que seja e...ler comentário completo »
    . . .
    2020-01-24 16h18m por CreedEinsteinBratton
    Não vale a pena. . . Isto não é uma naturalização, ele já era português. É assim tão difícil de perceber isso?

    Se a Guiné fosse uma potência ou a França mostrasse interesse em Lopes ou Guerreiro alguma vez eles estariam a representar Portugal? Eles têm é de respeitar a nação que representam e dignificar a mesma. Por exemplo, Pepe é muito elogiado neste campo e para mim foi uma vergonha a imagem que deu quando teve aquela expulsão com a Alemanha. Ou a situação de JVP também. ...ler comentário completo »
    SO
    Gabriel
    2020-01-24 16h13m por SomosPorto1989
    Honestamente não me oporia à sua chamada à seleção. Como já referido por vários users tirando Moutinho (e ainda talvez Rúben Neves que também pode desempenhar o mesmo papel) neste momento não vejo nenhum médio em melhor forma que o Gabriel e que tenha as mesmas caraterísticas, para médio centro outras opções que temos são João Mário, Adrien Silva e Renato Sanches mas no entanto desde que saíram de Portugal têm estagnado apesar de o Renato pelo que tenho lido ter vindo a melhorar nos últimos m...ler comentário completo »
    JO
    Gabriel
    2020-01-24 15h56m por joaots
    Caso muito diferente do de Pepe e Deco. Ambos chegaram novos a Portugal e até serem chamados a uma grande competição por Portugal tiveram de suar muito.
    Gabriel tem qualidade e assim mas só aos 26 anos é que se lembra que tem avós portugueses?
    Chegou a Portugal já com cabeça feita e se esta naturalização acontecer seria semelhante à situação do Diego Costa com Espanha.

    LI
    zhar
    2020-01-24 15h54m por litoslima
    Não entendo como é que não consegues perceber que o Gabriel já era português antes de jogar pelo Benfica. O Gabriel foi português a vida toda. A família dele é portuguesa e não é por ele ter nascido no Brasil que a família deixa de ser portuguesa e nem o faz menos português.

    Este não é um caso de mudança de nacionalidade. Ainda mais, quem fez vir ao de cima o Gabriel estar elegível para jogar pela seleção não foi ele, foi a própria federação portuguesa que o contactou por sa...ler comentário completo »
    ZH
    CreedEinsteinBr atton
    2020-01-24 15h45m por zhar
    Por acaso o veloso ate cantava sim sr. . . .

    Agora já são exemplos sem sentido? quando é para usarem como argumentos como os que usou "o local de nascimento de uma pessoa é mera circunstância" ou "- a nacionalidade depende de diversos factores e varia de país para país
    - sentir a camisola nada tem a ver com a nacionalidade"" já lhe interessa e teem todo o sentido. . mas quando alguem usa os seus argumentos ja passam a ser "sem sentido" ?

    usando os seus arg...ler comentário completo »
    zhar
    2020-01-24 15h34m por CreedEinsteinBratton
    "é realmente bonito ver um cepo como o dyego costa que foi a seleçao fazer sabe-se la o que e mal foi vendido para a china nunca mais la meteu os pes ou o liedson que quando era para cantar o hino nem sabia"

    Já foram cepos muito piores que o Dyego à Seleção e lá está, o caso de Gabriel é diferente já que NÃO É um caso de naturalização.

    O Miguel Veloso cantava o hino?


    Depois você mete exemplos sem sentido para este caso para tentar denegrir ...ler comentário completo »
    zhar
    2020-01-24 15h27m por AlexSoares
    Nem mais, parece que já nem diferença entre clube e seleção, contratas (naturalizas) quem precisas e é bola para a frente, daqui a uns anos vais ter também os indianos (digo indianos porque é um grupo que há muito em Portugal) a querer jogar pela seleção portuguesa porque estão cá há 5 anos e querem progredir na carreira. . .
    ZH
    El-Mago-10
    2020-01-24 15h07m por zhar
    Talvez quando começarem a ter seleçoes de naturalizados que so querem é progredir na carreira e quando as seleçoes forem pouco mais que "all-stars" de cada epoca começem a abrir a pestana. . . é realmente bonito ver um cepo como o dyego costa que foi a seleçao fazer sabe-se la o que e mal foi vendido para a china nunca mais la meteu os pes ou o liedson que quando era para cantar o hino nem sabia

    OU ainda indo buscar o exemplo como foi vergonha da bonita figura da seleçao do qata...ler comentário completo »
    El-Mago-10
    2020-01-24 14h49m por CreedEinsteinBratton
    "- o local de nascimento de uma pessoa é mera circunstância
    - a nacionalidade depende de diversos factores e varia de país para país
    - sentir a camisola nada tem a ver com a nacionalidade"

    Isto.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast Ataque Rápido
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 11:17
    CO
    ColorBlue 24-04-2024, 11:05
    CO
    ColorBlue 24-04-2024, 11:01
    sparagufas 24-04-2024, 10:17
    Vic-54 24-04-2024, 10:07
    sexydriver 24-04-2024, 10:00
    naosabesonde 24-04-2024, 09:58
    ricardolouromartins 24-04-2024, 09:47
    Maia_1993 24-04-2024, 09:41
    Maia_1993 24-04-2024, 09:38
    ES
    Esi 24-04-2024, 09:37
    MI
    miguelreis1976 24-04-2024, 09:34
    JotaGo 24-04-2024, 09:34
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 09:13
    Tobin 24-04-2024, 09:11
    Diasmartins 24-04-2024, 09:02