FC Porto joga com o Braga a final da Taça da Liga

Alarme vitoriano tocou e acordou o Dragão rumo à final

2020/01/22 21:58
Texto por Igor Gonçalves

E é o FC Porto o adversário do Braga na edição 19/20 da Taça da Liga. Os azuis e brancos vencerem (1x2) o V. Guimarães, num jogo que, não sendo brilhante, foi de uma intensidade muito agradável e de incerteza até ao final. Venceu a equipa que foi mais tempo melhor, mas que precisou de um susto para carimbar o domínio em golo.

Olhando para as equipas escolhidas pelos dois treinadores, vemos que apenas Sérgio Conceição causou alguma surpresa, ao deixar Danilo Pereira fora das opções, apostando em Sérgio Oliveira, um médio mais capaz de criar. Desta forma, o dragão deixou de ter um pivot tão fixo no meio, apostando na capacidade de Oliveira e Uribe em serem box-to-box, sendo que o português tinha uma missão mais construtiva na primeira fase

Anular «a peça» e ser paciente

©Vítor Parente / Kapta+
Foi uma primeira parte sem grandes surpresas táticas, mas com uma clara superioridade azul e branca, devido a uma simples mudança no posicionamento de Otávio. O médio brasileiro jogou muito mais ao meio na fase defensiva, sendo que com isso o meio-campo portista conseguiu anular a principal peça criativa dos minhotos, Lucas Evangelista. 

O anulamento de Lucas criou um óbvio problema ao V. Guimarães. A equipa de Ivo Vieira não conseguia lidar da melhor forma com a pressão e intensidade do ataque/meio-campo dos portistas e também não conseguia lançar da melhor forma as duas flechas que tem nos flancos. 

Por seu lado, a equipa de Sérgio Conceição não parecia muito interessada em criar um ritmo muito alto no jogo e adoptava uma postura mais paciente na forma como iniciava os ataques. Não apostava na verticalidade de Marega e sim em fazer dançar o Vitória de um lado para o outro, de forma a encontrar espaços para Corona na direita ou Telles na esquerda.

É certo que não aconteceu muitas vezes, mas o FC Porto acabou por ir retirando aos poucos dividendos da sua postura mais paciente e, por três vezes, foi Douglas que segurou o nulo. Marega por duas vezes e Mbemba viram o guardião brasileiro negar-lhes o golo. Ainda assim, a primeira parte até acabou com um lance muito perigoso para o Vitória, com Davidson a rematar por cima, depois de um falhanço de Mbemba no centro da área.

Golo acordou o dragão

©Vítor Parente / Kapta+
Foi estranha a forma como o FC Porto entrou em campo para os segundos 45 minutos. Não se percebeu se surpreendida pela maior rapidez na troca de bola do Vitória e intensidade, ou por algum adormecimento, certo é que a equipa de Sérgio Conceição passou de protagonista a personagem secundária na fase inicial do filme que é a segunda parte.

Aproveitando esse papel principal, a equipa de Ivo Vieira cresceu, incomodou e chegou mesmo ao primeiro golo do jogo. Uma grande penalidade que deixou algumas dúvidas, mas que foi aproveitado por Edmond Tapsoba para abrir o ativo. Em jeito de brincadeira, podemos até dizer que o golo foi o pior que podia ter acontecido à equipa de Guimarães...é que isso acordou o Dragão.

Acordou de tal forma que, no lance seguinte Alex Telles, com um remate em esforço, mas muito bem colocado empatou a partida e depois, já com Corona a extremo e Manafá a lateral (entrou para o lugar de Uribe e passou Otávio mais para o meio) veio o lance do 1x2, marcado pelo inevitável Soares, após uma boa jogada de Corona pela direita.

Os dragões souberam depois gerir o «desespero» do V. Guimarães nos últimos minutos e, com uma capacidade de ter bola assinalável, o FC Porto soube levar o jogo para o seu fim sem grande sofrimento. A exceção veio já nos descontos, quando o Vitória marcou, sendo que o VAR anulou o lance por falta sobre Diogo Costa.

Será uma final Braga x FC Porto, uma semana depois da vitória bracarense no Dragão. Só por aí o jogo já prometia ser quente, se juntarmos a isso que está em jogo uma taça, então podemos esperar uma grande final. O Braga quer ganhar o troféu pela segunda vez, na despedida da Final 4 da sua casa, já o FC Porto tem esta taça como «aquela que tem fugido».

U Quarta, 22 Janeiro 2020 - 19:45
Estádio Municipal de Braga
Jorge Sousa
1-2
Edmond Tapsoba 65' (g.p.)
Alex Telles 66'
Tiquinho Soares 75'
Estádio Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
VIDEOS
Lances Capitais
65´
GOLO V. Guimarães
Edmond Tapsoba marca de grande penalidade!
Edmond Tapsoba marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
66´
GOLO FC Porto!
Alex Telles marca
Alex Telles marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
75´
GOLO FC Porto!
Tiquinho Soares marca
Tiquinho Soares marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
90´
+8
GOLO INVALIDADO
Jorge Sousa anula o golo do Vitória SC. Falta de João Pedro sobre Diogo Costa, num lance em que o avançado acabou por marcar
A Chave

Já falamos em cima, mas temos de destacar o golo de Tapsoba. Foi o lance que acordou o FC Porto de uma certa apatia e lançou o jogo para uma reta final de loucos.

O Árbitro

Ficam muitas dúvidas na grande penalidade. Fica a ideia que Bonatini se deixa cair quando sente um ligeiro contacto. Fica a ideia que é exagerada a marcação do penálti. Nos descontos existe falta sobre Diogo Costa no lance que poderia ter dado o 2x2.

O Melhor
Emoção

Tal como no jogo da primeira meia-final, a segunda partida em Braga voltou as ser emotiva até a final. Duas boas equipas que usaram as suas armas e que elevaram a competição. Tivemos de esperar até ao último lance para saber quem são os dois finalistas da Taça da Liga e isso é ótimo. 

O Pior
Faltou alguma arte

Num jogo emotivo, de raça e com muita intensidade, podemos dizer que faltou alguma arte de jogares chave dos dois lados para o tornar mais «perigoso». Ainda assim, nesse sentido a segunda parte foi melhor que a primeira.

Forma
V. Guimarães
2019/2020
35J
15V
12E
8D
55-31G
FC Porto
2019/2020
33J
25V
3E
5D
68-27G

Fotografias(31)

Taça da Liga - Meias Finais: V. Guimarães x FC Porto
Taça da Liga - Meias Finais: V. Guimarães x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
V. GUIMARÃES
EMPATE
FC PORTO
Comentários (141)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
jsilva77
2020-01-23 23h23m por bludouro
Dois dos melhores argumentos foram:

1) Não houve nenhuma falta sobre o guarda-redes porque o guarda-redes está expressamente interdito de sofrer falta (por mais CLARA que aparenta ser) FORA da sua área de protecção (i. e. da sua pequena área). Ou seja, todos os lances passíveis de ser considerados de jogo faltoso - ou violento - contro um GR fora desta zona NAO deveriam ser assinalados. Assim dita o regulamento. . . Contudo tudo que possa PARECER uma falta sofrida por um joga...ler comentário completo »
SO
vnlf
2020-01-23 23h10m por SomosPorto1989
Boas,

Peço desculpa por só respodner agora porque a minha vida não se resume a este site. Já vi o lance várias vezes pelos vídeos do zz em câmara lenta e em vários ângulos e sinceramente não consigo ver nada que justifique o penalti o que vejo é que o Soares tinha a posição ganha só que foi o Bonatini a tocar primeiro na bola e depois vejo o Soares a tocar na bola para fazer o alívio não consigo ver como é que lhe toca na parte de frente do pé, por exemplo do golo anulado à pri...ler comentário completo »
JS
Vamos ver se compreendemos todos . . .
2020-01-23 17h54m por jsilva77
. . . um Guarda Redes, que pode e deve jogar / agarrar a bola com as mão dentro de toda a área, está a olhar para a bola para a agarrar . . . coloca as mãos em posição, lance controlado para a receber . . . na altura que está para a agarrar é pontapeado nas mãos, parte do corpo com que pode e deve jogar se dentro da sua área . . . Com esse gesto, não só não agarra a bola como sobra para um adversário que está envolvido diretamente no golo com o GR no chão agarrado à mão e . . . Ora bem...ler comentário completo »
VNFL
2020-01-23 17h32m por Darth_Vader
O Porto não facilita a ningúem. Queremos ganhar sempre amigo. Foi em 07/08, que jogo delicioso do Quaresma nessa tarde, foi um banho de bola do Porto ao Vitória, o Prof. Jesualdo teve de tirar o Quaresma porque os jogadores vitorianos já só lhes queriam partir as pernas. Como disse e bem nessa época o FCP acabou com 20 pontos de avanço. Jogava muito. Não se envergonhe da goleada nem crie ficcções. O FC Porto é uma equipa grande. Vai jogar sempre para ganhar. Se o consegue é outra coi...ler comentário completo »
FCP
2020-01-23 17h18m por stone23
Justamente na Final.
Parabéns ao Ivo Vieira, pelo fair-play, pelo discurso positivo em prol do futebol, mesmo na derrota. Como aliás SC que por ex contra o SCB na semana passada n se refugiou em desculpas. . .
Agora, o título que me faz falta, para além desta Liga. . . é ver o meu FCP (em direto e a cores) vencer a Taça de Portugal ao SLB, no Jamor. . . . é o que me falta ver. Só por uma vez isso aconteceu. . . algures nos anos 50 do século passado. . .
RA
Parabens Diogo Leite
2020-01-23 16h45m por ra1620
Faz 21 anos.
GUIMARAES
2020-01-23 14h23m por PORTO__INVICTUS
RIDICULOS!!!

90 minutos a tentar ganhar penaltys!!!! Foram quantas tentativas?! 4? 5 ?!?!?!?

Ridiculo. . .
Jogo
2020-01-23 13h06m por The_Knick
Ganhou. Ok. E? A bola chora nos pés de alguns jogadores do Porto. Ganhou, mas foi mais do mesmo. Equipa que não transmite confiança, que não consegue trocar a bola sem andar sempre aos papéis. Posse de bola é no meio Campos entre os centrais e os médios, depois chuto para a frente para se fazer golo rápido. É esta a ideia do SC, quanto mais rápido a bola chegar lá à frente, maior probabilidade de fazer golo. Não interessa como a bola chega lá. Se os jogadores do ataque têm apoio, s...ler comentário completo »
PO
Cont
2020-01-23 12h52m por PORTOTUGA2
rigo, o Douglas tem 3 grandes defesas, o Diogo 1, o jogo foi repartido, o Vsc faz um grande jogo e o Fcp um jogo mediocre, e mesmo assim é melhor!
Conclusao, vencedor certo!!!
Factos!
PO
So daltonicos. . . so pode. . .
2020-01-23 12h49m por PORTOTUGA2
Mas o que resume o jogo é isto:
O Fcp criou muito mais per
One82
2020-01-23 12h40m por vnlf
Não foi com o Benfica, foi com o Sporting.
Foi em 2007, mal o Vitória acabou de subir, chegamos à 28ª jornada (faltavam 3 jogos, ou 9 pontos) e o Vitória tinha 3 pontos de avanço do Sporting e estava a mais de 20 do Porto.
O Vitória recebia o Porto, ia a Belém e recebia o Estrela salvo erro.
O Sporting recebia o Marítimo e o Paços e ia ao Bessa.
Os Vitorianos pensavam que o Porto ia facilitar para os seus rivais (Sporting) não terem acesso à Liga dos Campeões...ler comentário completo »
Errata
2020-01-23 12h20m por One82
Já que era o Braga que nesse campeonato lutava pelo 1o lugar com o Benfica
Roby_Is_Back
2020-01-23 12h18m por One82
Bem lembrado. O Porto deu 5 ao Braga num jogo que dá o campeonato ao Benfica já que era o Braga que nesse campeonato, jogo esse que bem me lembro os idiotas diziam que o Porto ia abrir as pernas ao Braga.
Curiosamente aconteceu o mesmo ao Guimarães quando o Porto já era campeão e o Guimarães lutava com o Benfica pelo segundo lugar e o Porto goleou o Guimarães, a paga foi o processo ridículo do Guimarães, do Macedo, para tirar o Porto da Liga dos Campeões
SomosPorto & companhia
2020-01-23 12h14m por vnlf
Eu deixei bem claro no fim do meu comentário que o último lance, segundo as leis atuais do futebol, é falta bem assinalada. Só disse que, no meu entender, esse tipo de lances não devesse nunca ser falta, mas segundo o regulamento atual é falta.
Agora dizer que o penalty do Vitória não é penalty, não sei que imagens estão a ver, o Bonatini toca a bola para a frente, de modo a ficar com bola, e o Soares dá uma ceifada (a tentar aliviar) e toca na parte da frente do pé do Bonatini...ler comentário completo »
estaramosold
2020-01-23 11h57m por bludouro
Francamente, não percebo onde queres chegar, na "nota" (repare no termo singular) que relacionadas com as arbitragens (termo plural). Para começar: "golo anulado no ultimo minuto ao Vitória". Esquecestes de acrescentar uma palavra camarada: "golo BEM anulado no ultimo minuto ao Vitória". Onde reside a duvida? Depois: "2 penaltis contra o Braga" (BEM assinalados também, onde residem as duvidas?). Por fim, sobre o penalti apontado a favor do Vitoria abstém-te de comentar (porque será?). A...ler comentário completo »
SEMFANATISMOS
2020-01-23 11h51m por estaramosold
No jogo contra o Aves não viste o penalti claro sobre o seferovic que passou em branco, só te lembras do penalti que deu o 1-1 sobre o vinicius.

Isso chama-se hipocrisia.

Da mesma forma te queixas de um suposto penalti que o Ruben Dias fez contra o Vitória em que só 3 arbitros que pertencem ao jornal OJogo é que concordam com esse suposto penalti, todos os outros relativizam e dizem que é extremamente duvidoso. Isso chama-se hipocrisia.

O Gabrie...ler comentário completo »
SE
estaramosold
2020-01-23 11h44m por SEMFANATISMOS
GOLO ANULADO no ultimo minuto.

PQ foi ilegal. . .

Ao contrario daquele que o VINICIUS sofreu e deu a vitoria ao benfica. . . esse sim nao houve falta no entanto nem VAR houve e o BENFICA ganhou mais 3 pontos. . .
Vitória vs Porto
2020-01-23 11h39m por estaramosold
Já previa uma final Braga vs Porto. Acho que o Porto desta vez não perdoa frente ao Braga e vai ganhar a taça da liga.

Deixar uma nota apenas em relação ás arbitragens, 2 penaltis contra o Braga, golo anulado no ultimo minuto ao Vitória, jornada após jornada, aqueles teses vinculadas pela comunicação ligada ao Porto de que o Benfica manda nisto tudo são colocadas á vista.

Porto, Benfica e Sporting são as equipas mais beneficiadas do campeonato, todas elas ...ler comentário completo »
MI
JAOF
2020-01-23 11h36m por mikev
Um excelente comentário e uma excelente análise da sua parte.
À muito que não via um comentário com tanta coerência no ZeroZero.
Partilho exatamente da mesma opinião.
Obrigado!
Podre Porto
2020-01-23 11h20m por bludouro
Epah, estou FARTO, fartíssimo de levar com as pobres actuações do Porto! Qualquer dia perco por completo o interesse em assistir a tão podres espectáculos (a continuar assim, dificilmente esta equipa estaria ao nível de disputar o segundo escalão no país vizinho: lamento imenso mas é a pura verdade). É sempre o MESMO filme: jogadores a jogar fora da sua posição natural, esquemas tácticos que são uma miséria e não rendem frutos, fraco futebol, caixinhas, mais caixinhas e balões para a fre...ler comentário completo »
Nygma
2020-01-23 11h09m por f1950
Nos dois jogos um total de 23 mil espectadores. . . É esta a Liga dos Campeões do Proença.
É triste. . . mas é o futebol português
2020-01-23 10h53m por Nygma
Dois jogos da Taça da Liga, dois jogos entre 4 das melhores equipas do campeonato e, a única coisa que se fala é dos. . . árbitros. Com adeptos pouco exigentes não é de admirar que as competições nacionais sejam tão fracas. O mais importante para os adeptos - pelo menos para a maioria - não é se a qualidade de jogo é boa ou má, mas, se o árbitro errou e, mais importante, saber quem foi o beneficiado. Só uma pergunta: quantas pessoas estiveram no estádio nos 2 jogos?
SE
vnlf
2020-01-23 10h39m por SEMFANATISMOS
Nao deves ter visto as mesmas imagens que os outros de certeza. . .
Entao o GR nao vai a bola???
SE
flopotegui
2020-01-23 10h37m por SEMFANATISMOS
QUASE NAO TOCA??? se toca com os pes nas maos do GUARDA REDES é sempre falta. . .
Nao interessa a força, pois toda a gente sabe que o mínimo toque serve para tirar a bola. . .
SE
LANÇES POLEMICOS so NA SPORT TV
2020-01-23 10h35m por SEMFANATISMOS
O GUARDA REDES do FCP tem as maos a frente, o jogador do V. Guimaraes levanta o pé e toca primeiro nas luvas do GR do FCP.

E o penalty inventado o SOARES esta a disputar a bola o jogador do V. Guimaraes é que promove o contacto, sem estar sequer a disputar a bola.

Com árbitros amadores como estes como é que querem que o futebol evolua???


OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Do Baú
Luís Felipe celebra 29 anos
Nem todos os adeptos de futebol português se lembrarão de Luís Felipe, um lateral direito que dificilmente poderia ter tido menos impacto nos dois anos e meio em que teve contrato ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
BI
Bills 08-04-2020, 19:25
JohnnyMeister 08-04-2020, 19:22
BI
Bills 08-04-2020, 19:21
YA
Yazapeyroteu 08-04-2020, 19:15
ago 08-04-2020, 19:14
MisticaEncarnada 08-04-2020, 19:13
ago 08-04-2020, 19:13
HA
Harakiri 08-04-2020, 19:01
RI
ricardinhu 08-04-2020, 18:55
Boba-Fett 08-04-2020, 18:55
LU
luiserra 08-04-2020, 18:45
SCP_SUPPORTER 08-04-2020, 18:42
newone21 08-04-2020, 18:38
FanecasMad 08-04-2020, 18:37
newone21 08-04-2020, 18:36
Slb-Rafael-porto 08-04-2020, 18:36