placardpt
    FC Porto joga com o Braga a final da Taça da Liga

    Alarme vitoriano tocou e acordou o Dragão rumo à final

    E é o FC Porto o adversário do Braga na edição 19/20 da Taça da Liga. Os azuis e brancos vencerem (1x2) o V. Guimarães, num jogo que, não sendo brilhante, foi de uma intensidade muito agradável e de incerteza até ao final. Venceu a equipa que foi mais tempo melhor, mas que precisou de um susto para carimbar o domínio em golo.

    Olhando para as equipas escolhidas pelos dois treinadores, vemos que apenas Sérgio Conceição causou alguma surpresa, ao deixar Danilo Pereira fora das opções, apostando em Sérgio Oliveira, um médio mais capaz de criar. Desta forma, o dragão deixou de ter um pivot tão fixo no meio, apostando na capacidade de Oliveira e Uribe em serem box-to-box, sendo que o português tinha uma missão mais construtiva na primeira fase

    Anular «a peça» e ser paciente

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Foi uma primeira parte sem grandes surpresas táticas, mas com uma clara superioridade azul e branca, devido a uma simples mudança no posicionamento de Otávio. O médio brasileiro jogou muito mais ao meio na fase defensiva, sendo que com isso o meio-campo portista conseguiu anular a principal peça criativa dos minhotos, Lucas Evangelista. 

    O anulamento de Lucas criou um óbvio problema ao V. Guimarães. A equipa de Ivo Vieira não conseguia lidar da melhor forma com a pressão e intensidade do ataque/meio-campo dos portistas e também não conseguia lançar da melhor forma as duas flechas que tem nos flancos. 

    Por seu lado, a equipa de Sérgio Conceição não parecia muito interessada em criar um ritmo muito alto no jogo e adoptava uma postura mais paciente na forma como iniciava os ataques. Não apostava na verticalidade de Marega e sim em fazer dançar o Vitória de um lado para o outro, de forma a encontrar espaços para Corona na direita ou Telles na esquerda.

    É certo que não aconteceu muitas vezes, mas o FC Porto acabou por ir retirando aos poucos dividendos da sua postura mais paciente e, por três vezes, foi Douglas que segurou o nulo. Marega por duas vezes e Mbemba viram o guardião brasileiro negar-lhes o golo. Ainda assim, a primeira parte até acabou com um lance muito perigoso para o Vitória, com Davidson a rematar por cima, depois de um falhanço de Mbemba no centro da área.

    Golo acordou o dragão

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Foi estranha a forma como o FC Porto entrou em campo para os segundos 45 minutos. Não se percebeu se surpreendida pela maior rapidez na troca de bola do Vitória e intensidade, ou por algum adormecimento, certo é que a equipa de Sérgio Conceição passou de protagonista a personagem secundária na fase inicial do filme que é a segunda parte.

    Aproveitando esse papel principal, a equipa de Ivo Vieira cresceu, incomodou e chegou mesmo ao primeiro golo do jogo. Uma grande penalidade que deixou algumas dúvidas, mas que foi aproveitado por Edmond Tapsoba para abrir o ativo. Em jeito de brincadeira, podemos até dizer que o golo foi o pior que podia ter acontecido à equipa de Guimarães...é que isso acordou o Dragão.

    Acordou de tal forma que, no lance seguinte Alex Telles, com um remate em esforço, mas muito bem colocado empatou a partida e depois, já com Corona a extremo e Manafá a lateral (entrou para o lugar de Uribe e passou Otávio mais para o meio) veio o lance do 1x2, marcado pelo inevitável Soares, após uma boa jogada de Corona pela direita.

    Os dragões souberam depois gerir o «desespero» do V. Guimarães nos últimos minutos e, com uma capacidade de ter bola assinalável, o FC Porto soube levar o jogo para o seu fim sem grande sofrimento. A exceção veio já nos descontos, quando o Vitória marcou, sendo que o VAR anulou o lance por falta sobre Diogo Costa.

    Será uma final Braga x FC Porto, uma semana depois da vitória bracarense no Dragão. Só por aí o jogo já prometia ser quente, se juntarmos a isso que está em jogo uma taça, então podemos esperar uma grande final. O Braga quer ganhar o troféu pela segunda vez, na despedida da Final 4 da sua casa, já o FC Porto tem esta taça como «aquela que tem fugido».

    U Quarta, 22 Janeiro 2020 - 19:45
    Estádio Municipal de Braga
    Jorge Sousa
    1-2
    Edmond Tapsoba 65' (g.p.)
    Alex Telles 66'
    Tiquinho Soares 75'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Lances Capitais
    65´
    GOLO V. Guimarães
    Edmond Tapsoba marca de grande penalidade!
    Edmond Tapsoba marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    66´
    GOLO FC Porto!
    Alex Telles marca
    Alex Telles marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    75´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
    90´
    +8
    GOLO INVALIDADO
    Jorge Sousa anula o golo do Vitória SC. Falta de João Pedro sobre Diogo Costa, num lance em que o avançado acabou por marcar
    A Chave

    Já falamos em cima, mas temos de destacar o golo de Tapsoba. Foi o lance que acordou o FC Porto de uma certa apatia e lançou o jogo para uma reta final de loucos.

    O Árbitro

    Ficam muitas dúvidas na grande penalidade. Fica a ideia que Bonatini se deixa cair quando sente um ligeiro contacto. Fica a ideia que é exagerada a marcação do penálti. Nos descontos existe falta sobre Diogo Costa no lance que poderia ter dado o 2x2.

    O Melhor
    Emoção

    Tal como no jogo da primeira meia-final, a segunda partida em Braga voltou as ser emotiva até a final. Duas boas equipas que usaram as suas armas e que elevaram a competição. Tivemos de esperar até ao último lance para saber quem são os dois finalistas da Taça da Liga e isso é ótimo. 

    O Pior
    Faltou alguma arte

    Num jogo emotivo, de raça e com muita intensidade, podemos dizer que faltou alguma arte de jogares chave dos dois lados para o tornar mais «perigoso». Ainda assim, nesse sentido a segunda parte foi melhor que a primeira.

    Forma
    V. Guimarães
    2019/2020
    35J
    15V
    12E
    8D
    55-31G
    FC Porto
    2019/2020
    33J
    25V
    3E
    5D
    68-27G

    Fotografias(31)

    Taça da Liga - Meias Finais: V. Guimarães x FC Porto
    Taça da Liga - Meias Finais: V. Guimarães x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SO
    vnlf
    2020-01-23 23h10m por SomosPorto1989
    Boas,

    Peço desculpa por só respodner agora porque a minha vida não se resume a este site. Já vi o lance várias vezes pelos vídeos do zz em câmara lenta e em vários ângulos e sinceramente não consigo ver nada que justifique o penalti o que vejo é que o Soares tinha a posição ganha só que foi o Bonatini a tocar primeiro na bola e depois vejo o Soares a tocar na bola para fazer o alívio não consigo ver como é que lhe toca na parte de frente do pé, por exemplo do golo anulado à pri...ler comentário completo »
    JS
    Vamos ver se compreendemos todos . . .
    2020-01-23 17h54m por jsilva77
    . . . um Guarda Redes, que pode e deve jogar / agarrar a bola com as mão dentro de toda a área, está a olhar para a bola para a agarrar . . . coloca as mãos em posição, lance controlado para a receber . . . na altura que está para a agarrar é pontapeado nas mãos, parte do corpo com que pode e deve jogar se dentro da sua área . . . Com esse gesto, não só não agarra a bola como sobra para um adversário que está envolvido diretamente no golo com o GR no chão agarrado à mão e . . . Ora bem...ler comentário completo »
    FCP
    2020-01-23 17h18m por stone23
    Justamente na Final.
    Parabéns ao Ivo Vieira, pelo fair-play, pelo discurso positivo em prol do futebol, mesmo na derrota. Como aliás SC que por ex contra o SCB na semana passada n se refugiou em desculpas. . .
    Agora, o título que me faz falta, para além desta Liga. . . é ver o meu FCP (em direto e a cores) vencer a Taça de Portugal ao SLB, no Jamor. . . . é o que me falta ver. Só por uma vez isso aconteceu. . . algures nos anos 50 do século passado. . .
    RA
    Parabens Diogo Leite
    2020-01-23 16h45m por ra1620
    Faz 21 anos.
    GUIMARAES
    2020-01-23 14h23m por PORTO__INVICTUS
    RIDICULOS!!!

    90 minutos a tentar ganhar penaltys!!!! Foram quantas tentativas?! 4? 5 ?!?!?!?

    Ridiculo. . .
    Jogo
    2020-01-23 13h06m por The_Knick
    Ganhou. Ok. E? A bola chora nos pés de alguns jogadores do Porto. Ganhou, mas foi mais do mesmo. Equipa que não transmite confiança, que não consegue trocar a bola sem andar sempre aos papéis. Posse de bola é no meio Campos entre os centrais e os médios, depois chuto para a frente para se fazer golo rápido. É esta a ideia do SC, quanto mais rápido a bola chegar lá à frente, maior probabilidade de fazer golo. Não interessa como a bola chega lá. Se os jogadores do ataque têm apoio, s...ler comentário completo »
    PO
    Cont
    2020-01-23 12h52m por PORTOTUGA2
    rigo, o Douglas tem 3 grandes defesas, o Diogo 1, o jogo foi repartido, o Vsc faz um grande jogo e o Fcp um jogo mediocre, e mesmo assim é melhor!
    Conclusao, vencedor certo!!!
    Factos!
    PO
    So daltonicos. . . so pode. . .
    2020-01-23 12h49m por PORTOTUGA2
    Mas o que resume o jogo é isto:
    O Fcp criou muito mais per
    Errata
    2020-01-23 12h20m por One82
    Já que era o Braga que nesse campeonato lutava pelo 1o lugar com o Benfica
    Roby_Is_Back
    2020-01-23 12h18m por One82
    Bem lembrado. O Porto deu 5 ao Braga num jogo que dá o campeonato ao Benfica já que era o Braga que nesse campeonato, jogo esse que bem me lembro os idiotas diziam que o Porto ia abrir as pernas ao Braga.
    Curiosamente aconteceu o mesmo ao Guimarães quando o Porto já era campeão e o Guimarães lutava com o Benfica pelo segundo lugar e o Porto goleou o Guimarães, a paga foi o processo ridículo do Guimarães, do Macedo, para tirar o Porto da Liga dos Campeões
    SEMFANATISMOS
    2020-01-23 11h51m por estaramosold
    No jogo contra o Aves não viste o penalti claro sobre o seferovic que passou em branco, só te lembras do penalti que deu o 1-1 sobre o vinicius.

    Isso chama-se hipocrisia.

    Da mesma forma te queixas de um suposto penalti que o Ruben Dias fez contra o Vitória em que só 3 arbitros que pertencem ao jornal OJogo é que concordam com esse suposto penalti, todos os outros relativizam e dizem que é extremamente duvidoso. Isso chama-se hipocrisia.

    O Gabrie...ler comentário completo »
    Vitória vs Porto
    2020-01-23 11h39m por estaramosold
    Já previa uma final Braga vs Porto. Acho que o Porto desta vez não perdoa frente ao Braga e vai ganhar a taça da liga.

    Deixar uma nota apenas em relação ás arbitragens, 2 penaltis contra o Braga, golo anulado no ultimo minuto ao Vitória, jornada após jornada, aqueles teses vinculadas pela comunicação ligada ao Porto de que o Benfica manda nisto tudo são colocadas á vista.

    Porto, Benfica e Sporting são as equipas mais beneficiadas do campeonato, todas elas ...ler comentário completo »
    JAOF
    2020-01-23 11h36m por mikev
    Um excelente comentário e uma excelente análise da sua parte.
    À muito que não via um comentário com tanta coerência no ZeroZero.
    Partilho exatamente da mesma opinião.
    Obrigado!
    Nygma
    2020-01-23 11h09m por f1950
    Nos dois jogos um total de 23 mil espectadores. . . É esta a Liga dos Campeões do Proença.
    É triste. . . mas é o futebol português
    2020-01-23 10h53m por Nygma
    Dois jogos da Taça da Liga, dois jogos entre 4 das melhores equipas do campeonato e, a única coisa que se fala é dos. . . árbitros. Com adeptos pouco exigentes não é de admirar que as competições nacionais sejam tão fracas. O mais importante para os adeptos - pelo menos para a maioria - não é se a qualidade de jogo é boa ou má, mas, se o árbitro errou e, mais importante, saber quem foi o beneficiado. Só uma pergunta: quantas pessoas estiveram no estádio nos 2 jogos?
    SO
    vnlf
    2020-01-23 08h42m por SomosPorto1989
    Afinal tanta conversa de que só os 3 grandes vêm apenas para um lado e afinal também puxa a brasa à sua sardinha, sim era penalti do SO sobre o Edwards embora seja no limite mas no lance sobre o Bonatini não era penalti em lado nenhum, sem dúvida que ele lhe toca mas é um toque ligeiro não lhe toca na ponta dos dedos como está a querer insinuar até porque nem dá para ter bem essa percepção pelas regras beneficia-se sempre o atacante mas era o Soares que primeiro tocou na bola e entretanto o Bo...ler comentário completo »
    Lances
    2020-01-23 08h01m por Djcrobalo
    O primeiro penalti k se fala que o árbitro não marca o jogador do Vitória está fora de jogo só para começar.
    O penalti que dá o golo do Vitória é de rir e o lance sobre o Diogo Costa é falta em qualquer parte do mundo o Porto joga mt mal e verdade mas o árbitro neste jogo não tem influência nenhuma no resultado
    NE
    Yarnham
    2020-01-23 06h51m por Neymar10
    Não me lembro de ver o o porto a dar 6 ao Braga sem eles dar luta ou abrir as pernas como tem feitoda por isso dizer que o Braga e grande? Vai ser sempre pequeno
    MA
    vnlf
    2020-01-23 06h38m por Marshmallow
    Quanto mais leio comentários como o teu (e infelizmente não és caso único), mais me convenço que tudo isto é uma questão cultural. O tuga é assim. É um cidadão sem qualquer formação para encarar um revés, tem uma resistência à frustração NULA e adia o encarar da realidade, o mais que pode, para sustentar em si próprio um sentimento de vitimização que o aconchega nos momentos difíceis. É mais fácil dizeres a ti próprio que o guarda-redes meteu lá as mãos para ser pontapeado (X-Files theory...ler comentário completo »
    LM
    Pseudo fora de jogo
    2020-01-23 01h18m por lmanuel
    A quem diz que há fora de jogo do Soares, recomendo a leitura das instruções da fifa sobre a interpretação que deve ser feita destes lances. O fim do fora de jogo posicional tem já perto de 20 anos. Não tendo o jogador qualquer interferência, inclusivamente esforçando-se por não ter, invalidar o golo seria um grave erro.
    YH
    Neymar10J
    2020-01-23 00h45m por Yharnam
    aproveito para acrescentar que, quando era o porto que estava completamente por cima do futebol nacional, eram os nabos dos benfiquistas a chamar-nos de "porto b" em todas as noticias do zerozero. . . depois a história virou e passaram os nabos dos portistas (junto com os seus repteizinhos de estimação) a chamarem-nos de "benfica b"
    conclusão? vocês usam o Braga como bode expiatório para justificarem as vossas frustrações, tanto porto como benfica são dois clubes altamente corruptos. ...ler comentário completo »
    YH
    Neymar10
    2020-01-23 00h33m por Yharnam
    é das poucas vezes na vida que vi alguém dizer que não se importava que a sua equipa perdesse só com o objetivo de afetar os adeptos de outra equipa. . . espero que estejas a gozar, caso contrário é só triste. . .

    e digo-te outra coisa, se o Braga é o benfica b, então o q é o vitoria? o vitória, que eu me lembre, foi a única equipa que ficou 4 épocas consecutivas a marcar exatamente um total ZERO (ZERO!!!!!!) golos ao benfica para o campeonato. . . não me lembro de ninguém...ler comentário completo »
    res
    2020-01-23 00h30m por Renvia
    Resultado justo, arbitragem boa, fico com dúvidas no penalti do Vitória SC parece que o Soares não toca no jogador vimaranense! Golo bem invalidado ao Vitória SC!
    Sábado que vença a melhor equipa na pedreira, municipal de Braga, espera-se uma avalanche de adeptos do Braga e do Porto, ou talvez não depende dos bolsos dos adeptos !
    Premier league
    2020-01-23 00h03m por CabraCega
    Por um lado dizes que tas habituado à premier league, por outros nem fazes referencia a um lance de penalti por um raspao no pe do jogador. Parabens. . .
    Ja para nao falar da falta sobre o diogo costa. Ele nao se queixa ate porque tava fora ds pequena area e o golo tinha sido validado pelo arbitro
    Vitor Garcia
    2020-01-23 00h02m por JustaCausa
    Não tem qualidade para uma equipa como o Vitoria , do lado do Porto destaco a exibição do Mbemba , que na minha opinião foi o melhor em campo , mesmo tendo o Corona feito uma grande exibição, de resto Telles esteve bem mas continua a deixar algo a desejar a defender, e o S Oliveira teve ali alguns momentos com erros que podiam ter custado caro mas foi a tempo de fazer uma boa exibição. De resto , kudos para o André 2x que mesmo depois de uma lesão daquelas continua a ser dos melhores joga...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Clubes falharam no controlo da Liga Portugal
    Novas falhas assumidas pelos clubes da Primeira e Segunda Liga. Segundo comunicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Boavista e Lank Vilaverdense ...