placardpt
    Benfica vence Sporting em Alvalade

    Uns a dezanove, outros a sete: liderança encarnada sai de Alvalade ainda mais reforçada

    O Benfica está cada vez mais isolado na liderança da Liga NOS! Depois da derrota caseira do FC Porto, os encarnados somaram a 17.ª vitória consecutiva fora de portas no campeonato na visita ao terreno do eterno rival Sporting (0x2), deixando os leões a 19 pontos do primeiro lugar e dilatando ainda a vantagem para o segundo lugar.

    É certo que ainda há uma segunda volta completa para disputar, mas parece cada vez mais difícil travar este embalo do conjunto de Bruno Lage rumo ao bicampeonato.

    Camacho com pontaria a mais

    O treinador do Benfica tinha confirmado Gabriel na convocatória e o médio brasileiro acabou mesmo por regressar à titularidade, ao lado de Weigl, relegando assim Adel Taarabt, um dos elementos em evidência nos últimos jogos dos encarnados, para o banco de suplentes. De resto, tudo igual, numa fórmula cada vez mais imprescindível para Bruno Lage.

     

    Do lado do Sporting a necessidade de colmatar as ausências de Coates (castigado) e Vietto (lesionado) obrigava a um cuidado redobrado por parte de Silas, tendo a escolha recaído sobre Ilori e Rafael Camacho, que procuravam no dérbi a oportunidade para convencer o treinador leonino.

    Contas feitas às alterações, passemos para o jogo propriamente dito. Sempre de emoções fortes, onde muitas vezes a razão é passada para segundo plano, o dérbi entre os dois maiores rivais de Lisboa assumiu circunstâncias ainda mais especiais depois do SC Braga triunfar na casa do FC Porto (1x2).

    A 16 pontos do líder, segunda maior diferença da história entre leões e águias à passagem da 16.ª jornada, a margem do Sporting era nula. Já o Benfica procurava registo histórico, embalado por 16 vitórias consecutivas fora de casa e com hipótese ainda de selar a melhor primeira volta de sempre na Liga a 18 clubes.

    As estatísticas mostraram uma grande superioridade do Benfica em número de remates no primeiro tempo, a beneficiar também dos erros dos leões na sua fase de construção, mas a verdade é que foi o Sporting a ter as melhores ocasiões de golo, nomeadamente por intermédio de Rafael Camacho, que acertou no ferro numa delas, depois de um excelente passe de Bruno Fernandes e abordagem ao lance completamente precipitada por parte de Ferro.

    O camisola 7 leonino teve ainda outra oportunidade, à passagem da meia hora de jogo, mas Odysseas mostrou-se muito seguro entre os postes, a ajudar a manter o nulo até ao intervalo.

    Ponto negativo do dérbi: interrupção devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos ©Carlos Alberto Costa

    Saltou do banco para decidir

    Ponto prévio: o intervalo fez bem ao Sporting. Mas não ajudou à definição do resultado final. A equipa de Silas apareceu mais organizada, mais concentrada, a conseguir controlar o jogo, mas não teve capacidade para aguentar esta dinâmica durante muito tempo. Mérito também para Odysseas, que manteve a baliza intacta perante as investidas leoninas.

    Depois de um período em que entregou o controlo ao adversário, o Benfica assumiu as despesas do jogo, sobretudo após a entrada de Rafa Silva. O internacional português trouxe velocidade a um jogo que caminhava para a estagnação e acordou definitivamente o espírito de um Benfica campeão.

    Num lance com alguma sorte à mistura, ingrediente também importante para o sucesso, o camisola 27 abriu o marcador, aos 80 minutos, e dissipou as dúvidas em cima do apito final, aos 90+9', a um minuto do final de um tempo de compensação muito extenso e explicado pela paragem do jogo durante cinco minutos devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos para o relvado.

    Com este triunfo, o Benfica acaba por fixar alguns recordes - 17.ª vitória consecutiva fora de portas e melhor primeira volta da história da liga - e sustentar a liderança da Liga NOS.

    E, acima de tudo, ganha confiança para uma segunda volta que ainda nem sequer começou.

    U Sexta, 17 Janeiro 2020 - 21:15
    Estádio José Alvalade
    Hugo Miguel
    0-2
    Rafa Silva 80' 90'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 17
    A Chave

    Minuto 80: Lance de insistência na grande área do Sporting, Vinícius consegue segurar e entrega a Rafa, que atira a contar!

    O Árbitro

    Alguma falta de critério numa etapa inicial, em que penalizou em demasia os jogadores do Sporting, mas acabou por acertar e melhorar no capítulo disciplinar.

    O Melhor
    Entrada de Rafa

    A solução estava no... banco. Rafa Silva entrou para decidir o dérbi: entrou aos 74 minutos, ainda a tempo de marcar dois golos. É um grande reforço para a segunda volta.

    O Pior
    Pirotecnia

    O jogo entre leões e águias esteve parado durante cerca de cinco minutos devido a tochas enviadas pelos adeptos leoninos para o relvado que impediam o seguimento da partida. Numa palavra: lamentável.

    Forma
    Sporting
    2019/2020
    28J
    15V
    2E
    11D
    46-38G
    Benfica
    2019/2020
    31J
    23V
    4E
    4D
    71-24G
    Sabia que...by playmaker stats
    HISTÓRICO! É a melhor 1.ª volta de sempre de uma equipa numa Liga com 18 equipas:
    2019/20 SLB [48 pts]
    1996/97 FCP [47 pts]
    2014/15 SLB [46 pts]
    1995/96 FCP [45 pts]
    2002/03 FCP [45 pts]
    2003/04 FCP [45 pts]
    2017/18 FCP [45 pts]
    Rafa Silva bisou pela 1.ª vez num clássico, 100% de eficácia de remate (entrou aos 74').

    É a 1.ª vez que um suplente utilizado bisa num dérbi em Alvalade. Só João Tomás (2000) e Rafa (2020) bisaram em dérbis na condição de suplente
    Momento histórico no dérbi de Lisboa a contar para a Liga:
    Benfica ultrapassa o Sporting em vitórias (33) e golos (125) em casa dos leões (32V-21E-33V, 124-125)

    Há mais de 7 anos que as águias não perdem em Alvalade (4V-4E)
    É o 6.º melhor aproveitamentos de pontos numa 1.ª volta da Liga Portuguesa:
    1939/40 - 100% FC Porto
    1972/73 - 100% Benfica
    1983/84 - 96% Benfica
    1957/58 - 95% Sporting
    1960/61 - 95% Benfica
    2019/20 - 94% Benfica
    HISTÓRICO!!! Benfica de Bruno Lage bate o recorde de vitórias fora de casa na Liga Portuguesa (17) que pertencia a Rui Vitória (2016/17)

    Fotografias(27)

    Sporting x Benfica - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 17
    Sporting x Benfica - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 17
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Agressão ao Bruninho
    2020-01-18 16h17m por JHendrix
    Se era para expulsão ao menos que lhe tivessem pregado dois socalhos nas ventas. Já que o Bruninho anda sempre em campo com uma cara de mete nojo, e aos berros com os árbitros. . .
    Daniele
    2020-01-18 16h12m por elpinguinoloco
    Mas esta situação não tem sido habitual no Sporting nas últimas épocas. . . ?
    SCP
    2020-01-18 14h32m por Daniele
    Pontuações que me fazem recordar anos que passaram e que muitos diziam para esquecer mas que deviam de ser lições e a recordar, mas não desta maneira que só resulta em lições que envergonham e desprestigiam.
    Quem resumia este jogo como o jogo da época como que a inferiorizar, têm muito a ler, muito que ouvir sobre a história deste clube enorme que o será sempre.
    Não fizemos jogo para merecer tal resultado. Mas isto não se faz de justiças, quem joga melhor ou outros números q...ler comentário completo »
    MA
    CR28
    2020-01-18 14h29m por manso98afl
    A ser vermelho esse lance então seria um festival de expulsões na nossa liga, depende muito se mete a integridade física do adversário em risco e na minha opinião o Gabriel não pôs o Bruno Fernandes em risco apesar de ter sido uma entrada dura da mesma forma que contra o Aves o árbitro ao início dá vermelho ao André Almeida por ter tido uma entrada dura pondo a integridade do adversário em risco e mudou para amarelo aí aceitava-se ainda mais o vermelho agora neste caso o amarelo é bem mostrado....ler comentário completo »
    Bruno
    2020-01-18 13h54m por CreedEinsteinBratton
    Grande jogador mas que, DURANTE OS JOGOS, perde toda a compostura emocional. Não chegará a render no topo sendo assim. E já não tem a desculpa da idade já que está com 25 anos.
    CR28
    2020-01-18 13h53m por CreedEinsteinBratton
    Assim de cabeça só me lembro de uma agressão dele contra o Alverca. Ou seja, até contra não profissionais o menino não se controla lol

    Mas se tiver tempo de procurar ainda apontarei mais.
    CR28
    2020-01-18 13h49m por dgc98
    Nunca na vida aquilo era vermelho a meu ver. . . É um lance de reação do Gabriel e que não coloca em perigo Bruno Fernandes, apesar de ter uma reação intempestiva. . . A meu ver não é agressão nem coloca em perigo por isso o amarelo é bem mostrado mas o vermelho seria descabido. E aliás parece me ser tão claro que não é para vermelho que não vi em nenhum programa ou resumo o lance ser analisado porque nem sequer se coloca essa questão. . .

    Quanto ao lance de LP sobre o Gabriel...ler comentário completo »
    ZH
    CR28
    2020-01-18 13h28m por zhar
    repito . . ou voce nunca jogou qualquer tipo de desporto ou esta a arranjar desculpas. . . ja me fizeram isso e eu ja fiz nos 15 anos que fui federado em andebol e em jogos de futebol ao fim de semana. . . a reacção é sempre sempre a mesma. . . ninguem gosta e ha reaccao automatica. . . interpretar como agressao é pura ma fe
    . . .
    2020-01-18 13h22m por CreedEinsteinBratton
    "O Bruno Fernandes quando é agarrado, ele nunca faz aquilo, ele simplesmente deixa de correr e abre os braços tipo "F***-se, assim não dá" "

    Ahahah está inspirado

    O Bruno, e a maioria dos jogadores em derbies, aproveita sempre para exagerar a situação. Há um lance na 2ªparte onde sofre um toque normal no pé e ele atirou-se logo para o relvado a "chorar" a fazer do lance mais do que foi. O Doumbia até pontapeou jogadores do SL Benfica e mais uma vez nem se fal...ler comentário completo »
    ZH
    lol
    2020-01-18 13h19m por zhar
    agressão? ou nunca jogou futebol na vida ou esta a querer arranjar desculpas . . . houve sim a habitual reaccao de alguem que esta a ser puxado e puxado e puxado e tenta-se libertar. . . é amarelo sim sem duvida. . . mas se ha a questionar nesse lance é o porque do BF ter escapado (como é habitual) a levar cartão. . . nada a questionar na qualidade como jogador (enorme qualidade) mas está sempre a fazer fita , discutir com adversarios , colegas de equipa , com arbitros , fiscais de linha...ler comentário completo »
    GU
    CR28
    2020-01-18 13h18m por Guilhao
    Não consigo encontrar o lance online. Nos resumos saltam isso.
    CR28
    2020-01-18 13h15m por CreedEinsteinBratton
    Soco na barriga? Ahahah

    O Bruno está a puxá-lo ostensivamente e ele tenta libertar-se com o braço de forma firme. Depois o Bruno reage de forma excessiva para empolar a situação. É, no máximo, amarelo tal como foi mostrado.

    Agora também tem muita piada ter se "esquecido" do lance entre Luís Phellype e Gabriel lol

    Uma pancada normal com o braço no tronco é vermelho mas uma entrada com os pítons no joelho já nem é digno de referir. Assim perde todo o valor qualquer análise que possa fazer pois não está a ser sério.
    GU
    passe-curto
    2020-01-18 12h58m por Guilhao
    Quanto à parte de identificar os infratores, concordo mas tem de ir ainda mais longe. Têm de ficar proibidos de entrar em qualquer recinto desportivo e serem castigados com penas, sejam elas multas ou prisão, dependendo da gravidade.
    JO
    passe-curto
    2020-01-18 12h57m por josebrito123
    Tenho a ligeira sensação de que ou vês mal, ou não vês bem. . .
    Isso esta na capa de todos os jornais
    GU
    passe-curto
    2020-01-18 12h57m por Guilhao
    "Insultas" os 3 clubes e depois o Braga já são os "GUERREIROS DO MINHO". Ao menos eras consistente e insultavas os 4.

    Os jornais são um negócio. Eu vi o jogo do Benfica, não vi o jogo de andebol. Também não vejo os jogos de andebol do Benfica. Simplesmente o futebol tem muito mais interesse que o andebol por parte da população, logo, se dessem destaque ao andebol, iam vender menos que os concorrentes.
    mulscpJ
    2020-01-18 12h39m por Samir17
    Eu percebo a tua ideia aliás concordo com grande parte do que falas, acho que realmente neste Sporting falta pessoal que tenha Sporting no ADN e realmente a tua ideia de conjugar os jovens jogadores da formação com outros jogadores mais experientes acho que é o caminho a seguir, sobre o presidente concordo por mim o Varandas ia já embora e ia tarde ele e toda a direção que é medíocre, sobre o Silas epa não tem feito um trabalho notável mas com o que tem até tem feito o possível. Eu gostava d...ler comentário completo »
    GU
    CR28
    2020-01-18 12h38m por Guilhao
    A que minuto foi esse lance? Como não vi, não me posso pronunciar, mas gostava de ver pelos meus próprios olhos.
    GU
    j-f-uite
    2020-01-18 12h34m por Guilhao
    Vir falar dum possível segundo amarelo ao Ruben Dias, num jogo em que foi a vergonha que foi, não faz sentido nenhum.

    Já conheço esse avatar que em todos os jogos do Benfica vem dizer qualquer disparate. O Benfica ganhar os jogos, para ti, é sempre estranho. Se é goleada é porque é goleada, se ganha pela margem mínima é porque ganha pela margem mínima, se é reviravolta é porque é reviravolta. . . Neste jogo, como não bate em nenhuma dessas situações, é um lançamento de...ler comentário completo »
    mulscp
    2020-01-18 11h48m por Migas29
    Plantel algo irrealista. . . Duvido que alguns dos jogadores que falas quisessem vir para o Sportingg, tais como Rony Lopes, onde penso que nem dinheiro tendes para fazer uma proposta por ele, Gomis, Dyego Souza também não deve receber pouco, Cédric, outra vez por questões salariais. . .
    JOGO
    2020-01-18 10h59m por orgulhovermelho
    Que bom foi gritar por ti Benfica ontem em Alvalade, jogámos como equipa GRANDE que somos, não fizemos um jogo extraordinário mas tivemos sempre o jogo controlado e depois como as grandes equipas Europeias fazem em duas situações do Rafa marcamos 2 golos e isto é o verdadeiro Benfica! Estivemos melhor na primeira parte do que na segunda, mas com a entrada do Rafa tudo mudou. Fechamos a jornada com 7 pontos de vantagem e uma vantagem que dá muita segurança, temos de continuar a entrar com tu...ler comentário completo »
    Rafa, Rafael Camacho e Derby
    2020-01-18 10h16m por MisticaEncarnada
    Apesar do Rafa ter estado bem não sei se deveria ter jogado de início tal como já vi alguns users defenderem. Ele vem de lesão e não sei se teria a mesma importância que teve se tivesse jogado os 90 minutos. Quando se chega de lesões prolongadas deve ser assim, aos poucos, porque ritmo de jogo é diferente.
    A segunda nota que deixo é para Rafael Camacho, às vezes ouve-se aqui e acolá que o Sporting não tem equipa. . . olhem para os miúdos! A fazer um bom jogo e a criar as oportunid...ler comentário completo »
    alexSlb
    2020-01-18 10h02m por unsub
    Pizzi jogou no Atlético de Madrid , no Espanyol e no Deportivo da corunha
    PO
    AlexSlB
    2020-01-18 09h41m por PortoPortugal
    Jogou 600 minutos no atlético, é só fazer as contas. E jogou uma época no colosso espanhol e naquela grande equipa o Maiorca. É um grande jogador mas se realmente fizesse sucesso no futebol, não era no Benfica que estava aos 31 anos.
    PortoPortugal
    2020-01-18 03h21m por alexSlb
    O Pizzi não jogou no Atlético de Madrid e no Espanyol?
    TG
    Mulscp.
    2020-01-18 02h31m por TGQ08
    Faço minhas as tuas palavras, esperando, aliás, que o futuro possa começar a ser preparado com a saída de Bruno Fernandes.

    Discordo, sobretudo, quanto aos centrais que elencaste: nem Coates, nem Ilori, nem Neto sabem defender em linha; o que, em defesas experientes, é absolutamente inaceitável. Quanto ao mais: daria preferência a contratações como, por exemplo, as de determinados jogadores do Braga: João Novais, Ricardo e/ou André Horta, Paulinho, Wilson, Raul, ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Um dia rotineiro de treino, que acabou em grande preocupação para o Girona: Yan Couto, lateral ex-SC Braga, e Juanpe protagonizaram um violento choque de cabeça e foram ...