Benfica está nas meias-finais da Taça de Portugal

Relógio suíço tocou duas vezes e resolveu um jogo fora de horas

2020/01/14 23:22
Texto por Hugo Filipe Martins

Novamente com sofrimento e a correr atrás do prejuízo, mas novamente a festejar no fim. A poucos dias do dérbi, o Benfica não pode descansar e teve de correr muito para eliminar o Rio Ave, depois de um triunfo por 3x2 que coloca as águias nas meias-finais da Taça de Portugal. A situação estava apertada para os encarnados, mas a entrada de Seferovic na segunda parte resolveu os problemas de Bruno Lage, que elimina o amigo Carlos Carvalhal. Durante os 90 minutos, as amizades foram mesmo postas de lado.

Amigo, tens de correr atrás de mim

Na antevisão escrevemos que apesar da amizade entre Bruno Lage e Carlos Carvalhal, ninguém ia dar nada a ninguém e que se esperava um jogo rasgadinho, entre duas equipas de qualidade e que iam fazer tudo para estar nas meias-finais da Taça de Portugal, independentemente do jogo que se seguisse. Os onzes escolhidos pelos dois treinadores mostraram isso mesmo. A rotação do costume na baliza e pouco mais. Eram duas equipas na máxima força, sem querer dar hipóteses ao adversário e prontas para explorar os seus pontos fracos.

Se os onzes escolhidos ajudavam a perceber a postura das duas equipas, o começo da partida mostrou que o Rio Ave tinha estudado a lição e que ia apostar tudo no ponto mais débil dos encarnados: a transição defensiva e a proteção da profundidade. Não tardou nada a acontecer e o zerozero até tinha avisado na antevisão. A equipa vilacondense é exímia neste aspeto e depois de ver o que o Desportivo das Aves tinha conseguido fazer na Liga não ficou à espera. Matheus Reis lançou Taremi, que só não chegou perto de Zlobin porque Rúben Dias fez falta junto à área. Na sequência, Piazón abriu o marcador. Pelo segundo jogo consecutivo, o Benfica tinha de ir atrás do prejuízo.

Vilacondenses saltaram duas vezes para a liderança ©Carlos Alberto Costa

Não se pode dizer que a reação ao golo foi perfeita, mas a atitude esteve lá, ainda que a espaços. Os encarnados aproveitaram algum desacerto defensivo da equipa vilacondense para criarem algumas situações de desconforto junto à baliza de Paulo Vitor e o golo do empate demorou pouco a aparecer. Diogo Figueiras falhou a linha de fora de jogo e isso bastou para Cervi deixar tudo na mesma e descansar os adeptos benfiquistas, que tinham passado mais de 50 minutos em desvantagem na última partida.

A verdade é que não há jogos iguais, nem equipas iguais. No Benfica as dificuldades nas costas da defesa continuaram depois do golo e o Rio Ave nunca deixou de procurar esse meio para atingir o seu fim. Com Taremi sempre a tentar aparecer nas costas de Rúben Dias e Ferro, os vilacondenses não se limitavam a jogar direto e tinham períodos em que conseguiam construir atrás para que no outro lado do campo houvesse alguma falha de marcação. Não se estranhou, portanto, que a jogada do segundo golo fosse tirada a papel químico da que deu o livre para o primeiro. Matheus Reis voltou a lançar Taremi, que enganou Ferro e o fora de jogo e depois foi inteligente na hora de cabecear para nova vantagem.

Estava tudo bem estudado e Bruno Lage sabia. Tinha de saber, afinal de contas trabalhou com Carlos Carvalhal. Mas o treinador vilacondense sabe muito disto e também conhecia o seu adversário. Leu bem, colocou o Rio Ave com uma postura ativa e obrigou Lage a ser reativo. O treinador do Benfica foi com essa lição para o balneário depois de um final de primeira parte passado a discutir com o árbitro e com alguma polémica com o VAR à mistura, mas, noutros tempos, o jovem técnico já tinha mostrado que aprende rápido.

Aprender com os erros e correr para as meias

Ao contrário do que aconteceu nesse tal jogo com o Desportivo das Aves, o técnico não lançou ninguém no início da segunda parte. Para fazer alterações não é preciso alterar peças, às vezes basta mudar mentalidades. Foi isso que Bruno Lage, ao intervalo, procurou fazer. O Benfica veio com outra postura dos balneários, os jogadores encarnados esqueceram-se que sexta-feira há um dérbi para jogar e focaram-se no objetivo Jamor.

Em alta rotação e com uma pressão muito mais intensa, o Benfica começou a incomodar muito mais e não deixou o Rio Ave jogar como queria. A equipa de Carvalhal jogou no desconforto, mas até foi quando o Rio Ave esteve perto de dois minutos a fazer correr a equipa encarnada que Bruno Lage decidiu reagir. Olhou para quem estava a aquecer e arriscou. Seferovic foi a jogo e a saída supreendente (ou talvez não tendo em conta o jogo fraco) de Ferro levou Weigl para central. O crescimento foi imediato.

Seferovic foi decisivo ©Carlos Alberto Costa

Depois de um jogo pobre a titular, Seferovic saiu do banco e funcionou como um fermento que fez o Benfica crescer e que trouxe um tipo de companhia diferente para Carlos Vinícius. O brasileiro teve alguém com quem combinar mais perto e isso bastou. Seferovic aproveitou para recuperar confiança, pontos junto dos adeptos encarnados e um lugar nas meias.

Dois remates do suíço e dois golos a fugir a um prolongamento que seria bem para lá da hora normal de um jogo de futebol. O Rio Ave ainda tentou reagir, mas o fôlego não era o mesmo e pela frente estava um Benfica galvanizado. Entre vénias a Cervi e aplausos para o regresso de Rafa, o Benfica voltou a sofrer, mas conseguiu, a dias de um jogo de emoções, chegar mais perto da emoção da final da Taça de Portugal. 

U Terça, 14 Janeiro 2020 - 21:15
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Artur Soares Dias
3-2
Franco Cervi 13'
Haris Seferovic 64' 71'
Lucas Piazón 4'
Mehdi Taremi 29'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseQuartos-de-Final
VIDEOS
Lances Capitais
GOLO Rio Ave!
Lucas Piazón marca
Lucas Piazón marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
13´
GOLO Benfica!
Franco Cervi marca
Franco Cervi marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
29´
GOLO Rio Ave!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
64´
GOLO Benfica!
Haris Seferovic marca
Haris Seferovic marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
71´
GOLO Benfica!
Haris Seferovic marca
Haris Seferovic marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
A Chave

Entrada de Seferovic: O suíço entrou e revolucionou o jogo. Deu mais presença, deu dois golos e deu o apuramento.

O Árbitro

Não foi um jogo fácil para a equipa de arbitragem. Antes do 1x2, há um lance muito duvidoso sobre Chiquinho, na grande área do Rio Ave, que acabou por não dar em nada. Mais tarde, apesar dos protestos, o árbitro decidiu bem. Não havia qualquer falta de Filipe Augusto sobre Pizzi, ao contrário do que parece ter acontecido no primeiro lance.

O Melhor
Entrega total

Ninguém se poupou a nada. Os treinadores apostaram nas equipas mais fortes (exceção aos guarda-redes) e os jogadores deram tudo. Alguns acabaram mesmo com a língua de fora.

O Pior
Porquê tão tarde?!

Se o dia do jogo é difícil de aceitar, o horário torna-se mesmo incompreensível. O prolongamento era possível, os penáltis também e o jogo terminava depois da meia noite. Não foi de admirar que de Vila do Conde não tivesse vindo ninguém.

Forma
Benfica
2019/2020
30J
22V
4E
4D
69-24G
Rio Ave
2019/2020
24J
11V
5E
8D
33-24G

Fotografias(26)

Benfica x Rio Ave - Taça de Portugal Placard 2019/2020 - Quartos-de-Final 
Benfica x Rio Ave - Taça de Portugal Placard 2019/2020 - Quartos-de-Final 
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
RIO AVE
Comentários (94)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
UN
Fenix_Slb
2020-01-18 14h42m por Underwriter
O Rafa manda-te dois beijinhos. Já agora podes sair da toca afinal o Benfica ganhou. PS ninguém disse que o Rafa era melhor que o Bernardo agora ficar no banco como dizes estar bem. . . Nem todos podemos saber de bola
FE
Undewriter
2020-01-15 18h04m por Fenix_SLB
Que raio de argumento esse. . . Então o Rafa jogava sozinho, eram 11 contra o Rafa? Nossa Senhora!
Parece que acertei naquilo que disse, idolatravas o GG como idolatras o Rafa. E porque raio foste tu buscar o nome do Bernardo Silva? Que é só o melhor jogador a sair da formação do Seixal neste século, um dos melhores jogadores da PL e um dos melhores do Mundo. Mete o Rafa no bolso pequenino das calças. E não, não me contento com Cervis nem com Rafas, se pudesse ter Bernados, Ronal...ler comentário completo »
PO
Uma pergunta?
2020-01-15 16h39m por PORTOTUGA2
Não se pode criticar os jornalistas do 00, de forma ordeira e educada? Voltamos ao tempo do lápis a censurar?
rio ave
2020-01-15 16h38m por espiaofish
Vi o jogo no estádio e quero dar os parabéns ao rio ave pela forma que dignificou o futebol portugues fazem falta mais rio ave's e mais carlos carvalhai's ao nosso futebol jogou como um grande de igual para igual com o Benfica nos detalhes o Benfica acabou por se superiorizar , mas quero dar os parabéns pela valentia , pela qualidade e organização tática apresentada pelos vilacondenses.
Parabéns carvalhal, parabéns rio ave!
vamos lutar por um futebol com mais qualidade!
SO
BITW
2020-01-15 16h06m por SomosPorto1989
Vergonha? Vergonha é dizer que aquele lance era para vermelho quando as regras são claras de que só é vermelho se o jogador que sofre a falta seguir isolado senão a cada toque era um festim de jogadores expulsos, e mais até vi comentários de alguns portistas a reconhecer que era penalti embora isso fique ao critério de cada um se o contacto era suficiente para provocar a queda ou não mas para mim era penalti agora acho é engraçado como não vêm nada acerca do lance do Rúben Dias a abraçar o Davi...ler comentário completo »
Sustos vs relógios suiços
2020-01-15 16h06m por maxiazul
Já era de prever. . .
O título do FC Porto Varzim é o "lá ganharam para o susto" e nunca esteve a perder.
O glorioso entra a perder e empate a seguir, leva com o 2º do Rio Ave mas nunca ouve susto porque há sempre muita classe, um relõgio que desperta ou como dizem os especialistas um craque que dá sempre uma noite de noite glória. . .
Pensei que o zerozero fizesse um jornalismo desportivo isento e de destaque dos demais mas é qual rato parido no deserto, triste mas tu...ler comentário completo »
Normal
2020-01-15 14h46m por nextstep
Jogo normal quando se trata de ser apitado pelo Artur Soares Dias. Dualidade gritante em desfavor do Benfica, VAR e árbitro em sintonia num lance em que há evidente toque por trás em Chiquinho. Liga com um horário já em desfavor do Benfica e as forças externas a tentar ajudar com um prolongamento. Como dizia aoprincípio, tudo "normal".
UN
Caro Fenix
2020-01-15 14h41m por Underwriter
Sem Rafa vias o campeonato do ano passado por um canudo. Contenta-te com os Cervi´s desta vida que vais longe, tanto em competições internas mas sobretudo europeias. Quanto a Gonçalo Guedes nem comento, provavelmente o Bernardo também não deve passar de um jogador banal para ti pois não faz "recuperações defensivas". É por causa de adeptos e/ou sócios como tu que se contentam com jogadores tipo Cervi que dão tudo mas não dá pra mais que o Benfica não passa de um clube mediano na Europa e sem qualidade pra mais.
FE
Undewriter
2020-01-15 14h24m por Fenix_SLB
Está visto que és um daqueles benfiquistas limitados que só veem as arrancadas com a bola do Rafa.
Meu caro, futebol não é só correr e marcar golos. O jogo do Rafa não passa daquilo, pegar na bola driblar em alta velocidade com a cabeça colada na relva, estilo Gonçalo Guedes (outro que aposto que tbm idolatravas). Devias prestar mais atenção ao longo de todo o jogo e ver que muitas vezes o Rafa não recupera a posição defensiva, que muitas vezes nessas corridas loucas não passa a bo...ler comentário completo »
Underwriter
2020-01-15 14h09m por alexSlb
Não podia concordar mais. Quando o Rafa está a 100%, é ele e mais 10. Claramente o jogador mais desequilibrador da equipa. Resta saber se já está completamente apto para jogar
Btw
2020-01-15 13h36m por HGuima
Pior são as mesmas mentes inteligentes que dizem que o Ferro não fez falta no lance do penalti inexistente que dá o empate no jogo com o Aves. Mas ontem o Chiquinho foi ostensivamente derrubado pois claro
o que é que eu disse ontem?
2020-01-15 12h39m por BestInTheWRLD
hj ia haver mentes "inteligentes" a dizer que o benfica foi beneficiado num jogo onde foi escandalosamente roubado

pois lo and behold, é logo a 1a coisa que vejo qd aqui venho

vergonha
LM
Vergonha de jornalismo
2020-01-15 12h34m por lmanuel
Da expulsão do ruben dias e do golo irregular não falam.
O "relógio" não é suíço; é siciliano e envolve, além dos padres e dos juizes, os jornalistas.
Benfica vs Rio Ave
2020-01-15 10h54m por estaramosold
Já vi o Benfica a jogar bem melhor. Nota para o Rio Ave que jogou francamente bem, muito bem a jogar com bola e a sair para o ataque. Bons jogadores e bom colectivo.

Quanto ao Benfica, Zlobin com culpas nos dois golos, duvido que o Vlacho não tivesse defendido o primeiro golo. Ferro também esteve desastrado. Weigl tem de encaixar melhor na equipa, ainda é cedo. Nota mais para Taarabt, Cervi e Seferovic (finalmente parece que vimos o sefe da época passada)

...ler comentário completo »
UN
Fenix_Slb
2020-01-15 10h38m por Underwriter
Fizeste com que tivesse de iniciar sessão só pra responder à miséria do teu comentário. Rafa está bem é no banco? mas tu és benfiquista? Rafa é o melhor jogador do Benfica, é o único acima da média. Ou então não sabes nada de bola e és como aqueles tipos dos distritais que só é bom jogador se correr o jogo todo mesmo que sem sentido. Que o Cervi tem estado bem, concordo, mas não dá mais que aquilo, é o pico do rendimento dele. Acho que deverá ser mantido no onze para o Sporting mas no ca...ler comentário completo »
Weigl
2020-01-15 10h27m por Roby_Is_Back
Jogou melhor a central que o Ferro.
Tem muita qualidade a defender e sabe sair a jogar.
No entanto tem de jogar mais avançado no terreno. Pessoalmente penso que seja mais um 8 que um 6.
OL
Difícil
2020-01-15 10h12m por OLobomau
Jogo muito complicado mas que deu gozo em ver. Benfica tem cometido tantos erros defensivos e Ferro está numa forma muito má.
Zlobin não teve propriamente culpa nos golos mas é um guarda redes que não dá segurança nenhuma.
Tomás fez o melhor jogo pelo Benfica mas tem de melhorar na definição.
Weigl teve ok como no último jogo, nota-se que é muito seguro com bola no pé mas é preciso aumentar intensidade e arriscar mais no passe.
Pizzi fez um jogo horrível tirand...ler comentário completo »
GERRARDandRonal dinho
2020-01-15 09h46m por ReturnoftheEagle
Estava a brincar :)
Concordo que Fejsa deve ingressar num emblema turco. Desportivamente, Fejsa já não tem muito a dar mas é um jogador com demasiado nome (e a auferir vencimento demasiado grande) para, sem qualquer desrespeito ao Rio Ave ou outras equipas portuguesas, ingressar numa equipa 'menor', pelo menos relativamente ao Benfica, da Liga NOS.
Desses três, André Santos parece-me a melhor alternativa. Opção de qualidade, em conta, para atacar a próxima temporada. P...ler comentário completo »
JOGO
2020-01-15 09h17m por orgulhovermelho
Não fizemos um grande jogo, sofremos um golo cedo e depois fomos atrás do empate que aconteceu pouco tempo depois por Cervi. Depois existe um lance claro para penalti sobre Chiquinho em que o árbitro nada marca e nesse mesmo lance o Rio Ave faz o 1-2, é incrível como o árbitro e Var nada marcaram. Na segunda parte melhorámos muito, a entrada do Suiço ajudou a equipa e o Seferovic acaba por fazer 2 golos, parecia o Seferovic da época passada, eu que muitas vezes o critico, ontem entrou be...ler comentário completo »
FR
Mais um momento de história
2020-01-15 05h34m por Fragha
Pela primeira vez, uma equipa de futebol em Portugal leva com o mesmo árbitro em duas eliminatórias seguidas da Taça.
Um atestado de incompetência a todos os árbitros portugueses e uma tentativa deliberada de destabilizar o Benfica com o típico "Não foi à primeira, há de ser à segunda". E apesar de não ser o normal nele, que é fazer jogos medíocres e escandalosos, ainda conseguiu não ver um penálti sobre o Chiquinho, que, no seguimento, dá o segundo golo do Rio Ave.
E é i...ler comentário completo »
ReturnoftheEagl e
2020-01-15 04h07m por GERRARDandRONALDINHO
Não me pronuncio em nome do Rio Ave, nem na condição de sócio nem de adepto. Sou adepto de futebol e nada mais. É dessa forma que me assumo e que critico futebol.

Na minha modesta opinião, Fejsa não é uma opção desportivamente fiável e economicamente viável para qualquer um dos 5/6 campeonatos de topo europeus. Já não o é há algum tempo. Joga pouco, lesiona-se muito e aufere milhões. É incompatível com a actual humilde existência económica e financeira do Rio Ave. Muito...ler comentário completo »
Slbmeireles
2020-01-15 02h05m por BestInTheWRLD
se jogamos em casa do leipzig com Gabriel e Taarabt, duvido que o Lage tenha problemas em repetir em alvalade

qt a Rafa, pode jogar ao meio de facto, mas acho que nao é recomendavel começar ja. A paragem foi algo longa e alem disso, Rafa tem de acelerar e ver o jogo de frente a partir da esquerda. Aparecer ao meio sim, estar a jogar de costas pra baliza adversaria nao. Com Rafa a SA as rotinas têm de ser diferentes e nao é em 3 dias (ou menos) que vamos fazer essas alteraçoes penso
F. Augusto. . .
2020-01-15 01h30m por Markes88
Outra coisa. . . . incrível como acaba o jogo!! Ele esteve a pedir a expulsão por 3 ocasiões, 1 delas um penalti claro.

Imensamente trapalhão com bola, perdeu imensas bolas em zona proibida. . . . .

Só por ter mantido este jogador em campo ASD já merecia nota zero neste jogo. Foram tantas situações, esteve logo no lance do penalti sobre Chiquinho que lhe dava 2amarelo logo na 1parte! Não conseguindo aí, entre faltas e faltinhas a impetuosidades dentro da área...ler comentário completo »
FE
Seferovic
2020-01-15 01h28m por Fenix_SLB
Já a época passada fez 20 golos após a viragem do ano.
O Homem até pode ser perdulário, mas aparece quando é preciso!

Palavra especial para o Cervi. Está numa forma incrivel, já sentia falta daquela raça argentina. A correr o jogo todo, atacar, defender, finalizar. . . incrível!
Só espero que o Lage deixe o Rafa sentado no banco que é onde ele está bem. Siga ganhar aos Lagartos!
Jogo de nervos. . . .
2020-01-15 01h25m por Markes88
Aquelas decisões do ASD/VAR por duas vezes meteram impressão. O lance do Pizzi não me parece nada falta, mas a do Chiquinho e Taarabt pareceu-me mesmo penalti.

A do Chiquinho há um ângulo que mostra claramente que leva um toque na perna, e a do Taarabt o Augusto raspa na bola, mas bate também no Taarabt, desiquilibrando-o, e para mais, Taarabt não é jogar de se mandar ao chão, só cai com falta, tem sido sempre assim.

A 1parte entrámos a dormir e Dias lev...ler comentário completo »
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
ReturnoftheEagle 26-01-2020, 02:33
ReturnoftheEagle 26-01-2020, 02:29
FIFAforever_returns2 26-01-2020, 02:26
FIFAforever_returns2 26-01-2020, 02:23
flopotegui 26-01-2020, 02:10
flopotegui 26-01-2020, 02:08
flopotegui 26-01-2020, 02:07
MA
Marshmallow 26-01-2020, 02:06
Inform 26-01-2020, 01:56
MI
Mika2000 26-01-2020, 01:49
Sigmund_Freud 26-01-2020, 01:41
Sigmund_Freud 26-01-2020, 01:38
MasterBates 26-01-2020, 01:37
thekarga5 26-01-2020, 01:33
MasterBates 26-01-2020, 01:32
coolstreamm 26-01-2020, 01:27