placardpt
      Leões ficam a 16 pontos da liderança

      11 anos depois, chegou uma dupla para matar o borrego

      2020/01/05 19:38
      Mário Rui Mateus

      Missão cumprida para o Dragão! No Clássico que marcou a 15ª jornada da Liga NOS, o FC Porto foi ao Estádio José Alvalade vencer o Sporting por 1x2 e, assim, mantém-se a quatro pontos do líder Benfica. Já o conjunto leonino, fica a 12 pontos dos portistas, 16 dos encarnados e pode ainda perder o terceiro lugar para o FC Famalicão, que mais logo recebe o Vitória FC.

      Como era expectável, Jorge Silas optou pela estabilidade do seu onze inicial e apenas trocou uma peça: tirou Rafael Camacho e colocou Luiz Phellype. Já Sérgio Conceição surpreendeu com a entrada de Danilo Pereira, que estava em dúvida, apostou (bem) em Jesús Corona na lateral direita e colocou Tiquinho Soares na frente de ataque, acompanhado por vários elementos móveis.

      Lei da eficácia

      Os leões não podiam ter tido uma entrada mais desastrada. Jesús Corona afinou a mira e descobriu Moussa Marega, que fugiu à marcação de Stefan Ristovski e Sebastián Coates, e enganou Luís Maximiano com uma espécie de receção/finalização. Com a vantagem no bolso, os azuis e brancos colocaram-se numa posição confortável e lidaram bem com as intenções ofensivas dos visitados.

      ©Carlos Alberto Costa
      Com alguns nervos e pedidos de penálti pelo meio, o encontro desenrolou-se (Pepe lesionou-se e foi substituído por Chancel Mbemba) e o conjunto de Jorge Silas foi assumindo o controlo. Shoya Nakajima e Jesús Corona tentaram contrariar esse rumo e ainda pincelaram o jogo com bons pormenores, mas sem efeitos práticos.

      Após tanta insistência, o emblema leonino lá conseguiu chegar à baliza de Agustín Marchesin e logo com o golo da igualdade. Marcos Acuña antecipou-se a Otávio, subiu à área dos dragões e finalizou a jogada com um tiro indefensável, que ainda requereu o aval do VAR. 

      Lei da eficácia... portista

      Se a entrada do Sporting na primeira parte correu mal, o arranque da segunda foi quase o oposto (ficou a faltar o golo...). Luciano Vietto protagonizou três boas chances para carimbar a reviravolta, uma delas esbarrou no poste, e Bruno Fernandes também esteve perto de fazer o gosto ao pé.

      ©Carlos Alberto Costa
      Sem conseguir contrariar o ímpeto ofensivo leonino e completamente maniatado no ataque, Sérgio Conceição colocou Luis Díaz em campo, na tentativa de agitar as águas e rasgar a defesa contrária. Para felicidade dos portistas, os leões voltaram a falhar na marcação e, na sequência de um canto batido por Alex Telles, Tiquinho Soares bateu Idrissa Doumbia e cabeceou para golo.

      Este soco na barriga baixou os índices anímicos dos pupilos de Silas, que estiveram perto de sofrer o terceiro golo, não fosse a coragem de Luís Maximiano na cara de Luis Díaz. Perante este cenário, o timoneiro verde e branco lançou Gonzalo Plata e jesé Rodríguez, na tentativa de arrancar pelo menos um ponto. Na sequência de um pontapé de canto, Coates esteve perto de conseguir bater Marchesin, mas o ferro lá voltou a surgir no caminho.

      Na resposta, Luis Díaz também esteve perto do golo, mas Maximiano esticou-se para defender o remate do colombiano. O tempo acabou por esgotar-se, o placard não voltou a sofrer mudanças e, 11 anos depois, o FC Porto voltou a vencer no reduto do leão. Esta vitória também foi a primeira para o Sérgio Conceição no Estádio José Alvalade, enquanto treinador.

      U Domingo, 05 Janeiro 2020 - 17:30
      Estádio José Alvalade
      Jorge Sousa
      1-2
      Marcos Acuña 44'
      Moussa Marega 6'
      Tiquinho Soares 73'
      Estádio José Alvalade
      Lotação50 095
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 15
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 5º golo na prova (12 jogos)
      44´
      GOLO Sporting!
      Marcos Acuña marca
      Marcos Acuña marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)
      73´
      GOLO FC Porto!
      Tiquinho Soares marca
      Tiquinho Soares marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
      A Chave

      O golo de Tiquinho Soares acabou por ser o momento chave da partida. Numa fase em que o Sporting estava a dominar por completo e a ameaçar o 2x1, o brasileiro assinou um golo que soube a mel para os portistas.

      O Árbitro

      Mais uma vez, Jorge Sousa foi chamado para um Clássico e não defraudou as expetativas. O juiz portuense manteve um critério coerente na amostragem de cartões amarelos e efetuou uma boa utilização do VAR.

      O Melhor
      Instintos de matador

      Não primam pela técnica, não primam pela elegância e às vezes até parecem condicionar os movimentos ofensivos da equipa. Contudo, nos momentos de maior aperto, Marega e Soares continuam a aparecer para resolver jogos e dar pontos aos dragões.

      O Pior
      Erros que se pagam caro

      A exibição ofensiva do Sporting até foi positiva, com um golo marcado e várias chances para marcar, mas a defesa deixou muito a desejar. As falhas de marcação e concentração nos golos de Marega e Soares foram gritantes e custaram muito caro.

      Forma
      Sporting
      2019/2020
      26J
      14V
      2E
      10D
      43-35G
      FC Porto
      2019/2020
      29J
      22V
      3E
      4D
      59-21G
      Sabia que...by playmaker stats
      Sérgio Conceição vence pela 1.ª vez em Alvalade após 7 partidas.

      Desde 2002/03, com José Mourinho, que os dragões não venciam em Alvalade e na Luz na mesma época.
      Onze anos depois o FC Porto volta a vencer em Alvalade; foram 15 jogos (6V 8E) com os leões invictos em casa frente aos dragões.
      Sporting perdeu um terço dos jogos na Liga NOS 2019/20, iguala a época 2012/13 [5D].

      Com 17 golos sofridos, é a pior defesa dos leões à 15.ª jornada desde 2004/05 (19 golos sofridos)
      Com Sérgio Conceição no comando do FC Porto à 15.ª jornada:
      - pelo menos 38 pts
      - pelo menos 12 vitórias ()
      - pelo menos 30 golos marcados (2+ golos/jogo)
      - não sofre mais do que 10 golos (0.6- gs/j)
      - 37V, 5E, 3D (93% de aproveitamento de pts)

      Fotografias(38)

      Sporting x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 15
      Sporting x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 15
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (75)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      TU
      Gravíssimo
      2020-01-06 14h32m por Tutaemeia
      O que se passou-se. . . este fim de semana nas TVs portuguesas.

      Tudo tem de opinar a favor do Benfica.
      Depois vem uma opinião de um Rodolfo, de um Otávio, de um Aníbal. . . eles nunca têm razão. Vai-se lá saber porquê.

      A começar pelos jornaleiros pivots dos programas de debate, que só sabem incendiar.
      Sempre que o Rodolfo opina lá vem o Paulo Garcia ser do contra.
      O senhor Paulo Garcia não está para concordar ou deixar de concordar. ...ler comentário completo »
      JDABM
      2020-01-06 12h43m por JAOF
      O meu comentário pra ti foi claro. . . ou tentas enganar quem lê, ou simplesmente não sabes do que falas. . .

      . . . apontei as falhas a verdade que dizias e indiquei onde se pode ver a verdade.

      Se mentes em consciência, és mentiroso. . . se mentes por falta de conhecimento da verdade, acontece, não podes é continuar a insistir quando te mostram o que é errado, pois aí passas mesmo a ser um mero mentiroso.
      PORTO
      2020-01-06 11h31m por PORTO__INVICTUS
      Não jogamos melhor porque andamos a jogar com o Corona a lateral (que é só um dos jogadores mais desequilibradores do campeonato na frente), com o Marcano que é um dos indiscutíveis, com uma carrada de médios no 11 inicial e sem qualquer extremo, com o Marega "escondido" na esquerda, visto que nao temos extremos e ele teve que ir para lá, sendo menos 1 jogador em campo, com o melhor jogador do plantel do Porto no banco (Luis Díaz), entre outras coisas. . .

      Ganhamos porque ...ler comentário completo »
      Continuação
      2020-01-06 11h10m por -CFB-1919-
      CFB, o único Belenenses e que joga na 2ª Div Distrital, como é evidente.

      Não me estava a referir àquela empresa a quem alguns ainda chamam Belenenses e cuja equipa de futebol este fim-de-semana recebeu de Braga mais 7 pregos para o caixão.
      SomosPorto1989
      2020-01-06 11h05m por -CFB-1919-
      Na verdade e na generalidade são (quase) todos farinha do mesmo saco. E usei o “quase” para lançar um repto a portistas e benfiquistas (uma sugestão, se preferirem): e que tal passarem a ser adeptos do Clube de Futebol Os Belenenses? É um clube de Lisboa e é Azul, todos ficam satisfeitos! Tenho um casal amigo, ele benfiquista e ela era portista (quando se casaram), em que ela agora é adepta do Belenenses e ele com jeitinho para lá caminha (sobretudo se ela aplicar alguma chantagem negocial...ler comentário completo »
      SO
      AguiaEncarnada
      2020-01-06 10h20m por SomosPorto1989
      Concordo que estes assuntos extra-futebol nem deveriam ser discussão neste tópico agora o outro user não disse mentira nenhuma, já lá vão mais de 10 anos desde que o Apito Dourado encerrou e sempre que o tema é corrupção os adeptos e os comentadores estão sempre a atirar com isso à cara enquanto que quando se fala dos e-mails o que referem mais é os mails terem sido roubados de forma ilegal e supostamente truncados e esquecendo-se que o Apito Dourado acabou assim que o LFV foi apanhado numa esc...ler comentário completo »
      HA
      Jogo
      2020-01-06 09h47m por Halibut
      De vários jogos onde jogámos melhor que o Sporting acabamos por perder pontos e mesmo jogos, ontem não acheioo Porto melhor e ganhamos, Futebol é assim mesmo. . .

      Quanto ao plantel do Porto e Sporting, acho que estamos a queimar o nosso melhor extremo Corona, não que ele jogue mal a lateral mas porque a extremo é ainda melhor. . . temos 3 laterais direitos no plantel, 2 deles mais velhos mas nenhum consegue afirmar-se. . . 1 muito jovem e é normal que ainda não seja a opçã...ler comentário completo »
      Aguia Encarnada
      2020-01-06 09h40m por Porto1985
      Tu és dos gajos mais porreiros aqui e respeito-te muito, sabes ver a bola como se diz muitas vezes mas concordas que tudo o que não tem a ver com futebol devia ficar à margem. . . . .
      eu erro, tu erras, todos erramos, está tudo porreiro, não gosto de tirar mérito a quem o tem, e o Benfica tem algum e o Porto algum démerito, podiam bem estar os dois com os mesmos pontos mas infelizmente no que me toca não é o caso!
      Um portista vai sempre achar que o Benfica é mais beneficiad...ler comentário completo »
      Golo do Marega
      2020-01-06 09h05m por kropotkin
      Nota introdutória: acho o Marega um cepo e sem qualidade para jogar num grande português.

      No lance do primeiro golo do Porto não concordo que ele se tenha "enganado e metido a bola na baliza sem querer". Percebe-se claramente que o jogador se estica para tentar dominar a bola, e se não o faz de uma forma um pouco melhor é porque está um pouco atrasado ainda. Depois do toque a bola vai para a baliza, no entanto o Marega está balanceado e poderia facilmente (bem. . . é o Mareg...ler comentário completo »
      JOGO
      2020-01-06 08h54m por orgulhovermelho
      Primeira parte muito equilibrada onde o Porto começa a vencer com uma frangalhada do Max e onde o Marega vê-se claramente quer dominar a bola e a bola acaba por fugir para dentro da baliza, depois disso o jogo foi equilibrado onde o Sporting consegue empatar por Acuna ( o melhor em campo ) . Na segunda parte a história foi diferente, o Sporting esteve sempre por cima e falhou uns 4 a 5 oportunidades claras para fazer o 2-1 . Depois num lance onde o Porto é muito forte acaba por fazer o 2-1 e...ler comentário completo »
      O que para aqui vai
      2020-01-06 07h53m por Porto1985
      Falem de futebol pá🤦🏻‍ 794;️

      Daqui pouco falo do caso do tunel da Luz, Estoril gate, Vale Azevedo etc etc etc!

      Falemos de futebol puro 🙏🏼
      SO
      JDABM
      2020-01-06 07h46m por SomosPorto1989
      Eu também não me lembro de ver o SC ou o PdC nem nenhum jogador a dizer que o campeonato estava ganho, podem ter dito que "confio que vamos ser campeões" mas isso é diferente de dizer "já somos campeões" e se houve um ou outro adepto que disse isso é errado estares a generalizar. Embora evidentemente ninguém previa que com uma vantagem daquelas o Porto fosse deixar fugir até porque nunca tinha acontecido com o Porto já tinha era acontecido ao contrário como nos 2 anos do VP (além do 2o também ...ler comentário completo »
      JDABM
      2020-01-06 07h26m por JAOF
      Caro Chico esperto ou então desinformado que fala do que não sabe. . .

      No apito dourado, foram avaliados em julgamento JOGOS do FCP e até se concluiu que a haver equipa que se queixasse dá arbitragem era o FCP - isto é um facto que podes ler nos autos do julgamento, que foram PÚBLICOS. . .

      . . . FCP NÃO foi condenado em 6 pontos por TENTATIVA de corrupção, recorreu e foi absolvido, pois foi claro que houve caça ao FCP, e para tal passaram por cima dos regula...ler comentário completo »
      MI
      Portistas
      2020-01-06 02h43m por Mika2000
      Estes portistas são completamente engraçados. . .
      O Mbemba pode enterrar que continua a ser um deus para eles. . .
      Enterra no lance do golo do sporting mas continuam a aplaudir. . .
      O Marcano que lhes deu o ultimo titulo, que é o central goleador deles, não deu o golo ao sporting como o mbemba continuam a espetar lhe a faca pelas costas!!!
      Há coisas que não se percebem, tudo bem que não gostem dele mas o mbemba é fraco que dói!!!! Metam isso na cabeça, o puto d...ler comentário completo »
      Marshmallow
      2020-01-06 02h42m por carlosfcpfan
      10/10 o teu comentário.
      OP
      JDABM
      2020-01-06 01h56m por Opinadorimparcial
      "no Benfica ninguém acha que ganha campeonatos em Novembro, Dezembro ou Janeiro, isso é história mais lá para o norte". . tem memória curta ou quer fazer de conta que nunca aconteceu um dos espetáculos mais ridículos do futebol português? Lembra-se de 2013? Festejos efusivos na Madeira como se de campeões se tratassem e para não falar da célebre reserva do Marquês. Telhados de vidro, caro amigo. Cuidado ao atirar pedras para o ar ;) (ou tochas e petardos)
      MA
      Aguiaencarnada
      2020-01-06 00h23m por Marshmallow
      Volto a repetir: o Porto joga mal, perde pontos. Ou como acha que foi possível ao Benfica recuperar 9 pontos no ano passado? Quando chegou a hora de o Benfica os perder, mais pró final do campeonato, nos jogos da Feira, de Vila do Conde e de Braga, foi o que se viu. E dou-lhe razão, eu falo de e-mails e recebo o apito dourado em troca. Com uma diferença: a comunicação social não tem a sua opinião. Falou muito do apito dourado, ainda hoje fala, mas pouco ou nada fala do conteúdo dos ...ler comentário completo »
      MA
      Enfim. . . .
      2020-01-05 23h11m por Markes88
      O típico jogo do quem não marca sofre. . . . .

      Desde há muitos anos não se via um Sporting tão atacante e destemido contra o Fcp. Pena que mal o segundo golo portista aconteceu, voltaram a baixar os braços. . . .

      O Scp criou umas 5 ou 6 ocasiões em 25-30min da 2parte. Não me recordo do Fcp tão encostado esta época como neste jogo, a defesa portista andou completamente aos papéis naquelas jogadas do Scp. . . . .

      Já se sabe que do lado sportingui...ler comentário completo »
      É melhor assim. . .
      2020-01-05 22h25m por JHendrix
      O Benfica a 7 pontos corria o risco de começar a relaxar em demasia, e assim obriga a manterem o foco. Até porque os campeonatos ganham se em Maio e não em Janeiro. . .

      Naquilo que foi o jogo, o Sporting teve oportunidades mais que suficientes para dar levar os 3 pontos, mas com tamanha ineficácia, o Porto aproveitou.
      MA
      Aguiaencarnada
      2020-01-05 22h13m por Marshmallow
      Eu aceito os erros dos árbitros de forma natural, não fossem eles humanos. Aceito os erros, leste bem. Não aceito é ignorar regulamentos. E também é difícil de aceitar que o Porto perca pontos quando os merece perder, mas quando o rival não joga um charuto. . . Ganha! O Benfica vai com 32 vitórias, 1 empate e 1 derrota em 34 jogos!! 34!! Nem o Porto que ganhou a champions tem semelhante performance. Nem as equipas do Porto que ganharam a UEFA e a Liga Europa têm essa performance. E iss...ler comentário completo »
      RA
      d 1983
      2020-01-05 22h04m por ra1620
      Toma os medicamentos.
      MA
      MiPorto
      2020-01-05 21h54m por Marshmallow
      O 11 titular aceita-se, não há invenções, pode-se gostar mais ou menos deste ou daquele jogador, tudo bem. Estou de acordo que se é para meter o Otávio numa ala, vale mais tirá-lo da equipa e meter um extremo puro. Aliás, se a ideia de colocar o Danilo era ter mais solidez defensiva, devia ter saído ao intervalo. O miolo do Sporting engoliu o do Porto. Para isso metia-se o triângulo Uribe, Otávio e Nakajima, e no que se perdia em consistência defensiva ganhava-se em posse de bola. E...ler comentário completo »
      MA
      Aguiaencarnada
      2020-01-05 21h46m por Marshmallow
      Vens para aqui falar de "roubos" em lances onde o erro é admissível, se é que existiu??? Roubo é o golo anulado ao Porto, no Dragão, há 2 anos, onde um jogador do Benfica coloca o do Porto em jogos mais de 2 metros e, pior que isso, o árbitro manda o protocolo do VAR às malvas e apita antes da bola entrar na baliza. Isso sim, é roubo. Os exemplos que dás são lapsos ou erros, agora ignorar regulamentos para favorecer uma equipa é má fé.
      WU
      Já tinha dito
      2020-01-05 21h44m por wubanga
      Bem feito para os portistas que gostam de armar em "conscientes". Para os benfiquistas os beneficiados são sempre os outros.
      Num jogo onde quem tem razão de queixa é o porto por mao na bola do bolasie, os benfiquistas tem a capacidade de dizer que o porto foi beneficiado
      AC
      Miporto
      2020-01-05 21h36m por acandrecoelho
      para mim o saravia é muito fraco a defender, luis diaz tem de ser titular mas precisavamos de outro extremo para isso, mandar o marega embora e buscar um extremo em condiçoes
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      Análise do técnico espanhol
      Na visita ao SC Braga, o Tondela somou a quinta derrota consecutiva e ocupa, à sexta jornada, o último posto da classificação. Pako Ayestarán reconheceu a ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Pormenortatico 21-09-2021, 08:26
      JS
      jsilva77 21-09-2021, 08:11
      ReturnoftheEagle 21-09-2021, 07:51
      marcosilva941 21-09-2021, 04:46
      marcosilva941 21-09-2021, 04:40
      marcosilva941 21-09-2021, 04:38
      marcosilva941 21-09-2021, 04:36
      marcosilva941 21-09-2021, 04:35
      CA
      caligiuri2018 21-09-2021, 04:28
      therealmt10 21-09-2021, 03:57
      champions2004 21-09-2021, 03:26
      statudodret 21-09-2021, 03:13
      GoldenBoy3095 21-09-2021, 01:57
      GoldenBoy3095 21-09-2021, 01:48
      Chama_Gloriosa 21-09-2021, 01:43
      MisticaEncarnada 21-09-2021, 01:42