placardpt
    Paços derrota Moreirense pela margem mínima

    Toca tinha água, mas o castor já respira fora

    Foi com um triunfo pela margem mínima, sem brilho, mas cheio de emoção e entrega, que a equipa de Pepa voltou a vencer e saiu da zona de despromoção. Perante um Moreirense com novo treinador, os castores foram felizes e agarraram-se com tudo à vantagem que lhes apareceu.

    Pasinato aos papéis

    A nova versão do Moreirense, com Ricardo Soares no banco, foi a prometer dinâmica. Filipe Soares no meio-campo e Pedro Nuno junto dos três da frente eram garantia de mais ideias e foi isso que se viu nos primeiros minutos, onde cedo o Paços percebeu que teria de defender à entrada do seu meio-campo para evitar sobressaltos.

     

    Muito combate em campo ©Vítor Parente / Kapta+
    Umas vezes de forma curta e apoiada, outras vezes pelo passe de rutura ou longo, os cónegos permitiam que se dissesse que estavam mais afirmativos no jogo. Só que uma bola parada inverteu essa afirmação. Expectante perante a incógnita do adversário sem histórico (pela mudança técnica), a equipa de Pepa foi feliz numa péssima abordagem de Pasinato, que saiu da baliza e deixou a bola escapar para Bruno Santos, que só teve de encostar.

    E assim o sentimento do jogo mudou. O Paços agarrou-se a essa felicidade, passou a fase da adaptação, que existia também pelas ausências de Pedrinho e Diaby e pela pouca rotina de Vasco Rocha, e passou a estar confortável. Muito longe de estar brilhante a atacar, soube estancar o Moreirense.

    Muita alma, pouco futebol

    Ricardo Soares ia vendo, com o andar do relógio, esfumarem-se as ideias. Bilel, uma das novidades no onze, deu-se muito ao jogo e foi também muito solicitado, mas tudo o que conseguiu foi colecionar más decisões em lances aparentemente simples de executar - o seu pecado tradicional, diga-se. Com várias faltas a meio-campo e eficácia a defender os lances de bola parada, os pacenses nunca se deixaram surpreender e tornaram cada vez mais frustrantes as tentativas da equipa forasteira.

    Não estamos a falar apenas dos últimos minutos da primeira parte, mas sim também de metade da segunda. Mais de 20 minutos de gelo constante e zero motivos de interesse, obviamente motivado pelos interesses de um Paços que, pela corda na garganta, abdica de espetáculo em prol dos saborosos pontos. E o pontapé na monotonia até foi de Luiz Carlos, no primeiro bom desenho em muito tempo.

    Jogo foi muitas vezes parado ©Vítor Parente / Kapta+
    O Moreirense mexeu, Nenê foi para jogo e as bolas paradas passaram a ser, face à decrescente criatividade e ao deficiente estado do relvado, a grande aposta. Uma aposta que não colheu frutos.

    Cínico e muito eficaz, o Paços fez o seu jogo e não permitiu qualquer oportunidade real. Com o jogo muitas vezes parado, Hélder Malheiro acrescentou mais 8 minutos, mas nem assim. O Paços agarrou os três pontos e, à sua maneira, fez por os merecer.

    jogos históricos
    U Domingo, 05 Janeiro 2020 - 15:00
    Estádio Capital do Móvel
    Hélder Malheiro
    1-0
    Bruno Santos 15'

    ESTÁDIO

    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    Positivo
    Fechar a porta

    Defensivamente, o Paços esteve com uma segurança irrepreensível. Marco Baixinho liderou o setor recuado e deu-lhe sempre voz de comando e organização, o suficiente para que o Moreirense tivesse tido um jogo quase sem oportunidades criadas.

    Negativo
    Fraco futebol

    Pode-se falar e elogiar a entrega e a intensidade, mas nunca o bom futebol. A segunda parte então foi uma mão cheia de nada. Para quem estivesse a ver no estádio, deu para sofrer, não deu para apreciar. Para quem viu na televisão, terá dado para mudar de canal.

    Forma
    Paços de Ferreira
    2019/2020
    22J
    8V
    4E
    10D
    22-30G
    Moreirense
    2019/2020
    18J
    5V
    5E
    8D
    22-25G
    O Árbitro

    Arbitragem positiva, rígida no critério disciplinar, mas coerente. O encontro foi viril e apitou-se muitas vezes, mas Hélder Malheiro soube controlá-lo quando se percebia que havia muito nervosismo de parte a parte. Bem também em não ter problemas em dar 8 minutos de descontos para compensar as muitas pausas da segunda parte.

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Paços de Ferreira x Moreirense
    Liga NOS: Paços de Ferreira x Moreirense
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    MOREIRENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Jayman
    2020-01-05 21h51m por f1950
    Não acredito que o Pedrinho salte fora do onze, e na minha opinião pessoal seria um tiro no pé. O que o Pedrinho precisa de se sentir mais motivado e é muito diferente jogar sozinho no meio campo ofensivo do que com Eustáquio ao lado. . .
    E não há mal nenhum se Diaby passar a estar no banco, vai ser importante quando o Paços precisar de segurar vantagens ou então quando precisarmos de jogar num esquema mais defensivo em jogos contra os grandes.
    Tripla
    2020-01-05 21h31m por Jayman
    Penso que o Pepa vai procurar conciliar os 3, Luís Carlos (Grande jogo mais uma vez), Diaby e Eustáquio. . vamos ver. Não sendo defesa forte vai procurar um meio campo fiável e de rotação alta.
    Moreirense
    2020-01-05 21h12m por SS44
    Não há de faltar muito até que percebam a grande asneira que cometeram em trocar o Campelos pelo Soares. . .
    Vitória importante
    2020-01-05 20h13m por MCP5
    Um jogo que, mesmo sem 2 jogadores indiscutíveis (Pedrinho e Diaby), deu para perceber que a equipa realmente começa a evoluir. Os resultados começam a ajudar a aumentar a moral, no entanto não esquecer que a defesa continua a ser um ponto fraco. . .

    Ps: ainda não sei o porquê de o Oleg não ser titular.
    Jayman
    2020-01-05 19h51m por f1950
    Olhando para a exibição de hoje acho mesmo que vai ser o Diaby a ter de sair do onze para dar lugar ao Eustáquio. . . Tirar o Luiz Carlos neste momento seria um crime.
    Pontos
    2020-01-05 18h36m por Jayman
    O mais importantes. Castanheira e Amaral vão certamente transformar as recuperações de bola de Diaby em ouro. Segunda volta vai consolidar o Paços. Muita gente hoje no estádio, o clube que deve meter mais gente no estádio para além dos grandes
    Paços
    2020-01-05 17h39m por f1950
    Finalmente respiramos. Uma vitória fundamental que precisávamos como de pão para a boca, embora ser sem um jogo com muito mais luta do que "nota artística" e com um golo caido do céu (melhor, caído das mãos de Passinato).
    Tanque, Baixinho e principalmente Luiz Carlos foram uns verdadeiros guerreiros hoje. O Luiz então é o Ibrahimovic do Paços pode-se dizer, com 34 anos no BI mas com 20 e poucos em campo, é impressionante!
    Os reforços Adriano Castanheira e João Amaral a dar...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    entrevista
    Uma figura histórica no futebol português
    O Estado Novo cai, o povo sai às ruas, a Revolução dos Cravos decepa a ditadura mais velha da Europa. Dois dias depois, 27 de abril de 1974, a Taça de Portugal joga-se no ...