placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Rúben Freire é a jovem promessa deste mês

    No meio das viagens, fica a história do menino «reservado» de Azeméis

    2019/12/27 17:00
    E0

    *com Tiago Ramalho

    Em Oliveira de Azeméis, a juventude é marca vincada de um projeto que acaba o ano no terceiro posto do campeonato, apenas atrás de Benfica e Sporting. No Futsal Azeméis mora o treinador da primeira volta para o zerozero, Ricardo Canavarro, que tem, nos últimos três anos, alavancado a evolução de um dos seus pilares: Rúben Freire.

    Até começou tarde para quem tem tantas ambições no futsal, mas a qualidade vem sempre à tona. Aos 21 anos, e na terceira época sob o comando de Canavarro, esta já não é propriamente uma jovem promessa. É a confirmação de um ala que nesta primeira volta se fixou no cinco base da terceira melhor equipa da Liga Placard e ainda acrescentou quatro golos (e a caminho de superar a marcar de seis golos no campeonato do ano passado).

    «Era de Fafe e tinha de ir para Vizela todos os dias»

    ©Zé Paulo Silva
    Não passaram ainda dez anos desde o primeiro jogo numa quadra de futsal. Como já referimos, Rúben Freire começou mais tarde do que costuma ser habitual nestes jovens talentos. «Comecei como iniciado, com 12 anos. Já é uma idade mais avançada», conta o ala. Naqueles anos, jogava com os amigos no bairro e chega ao extinto CD Boavista – agora Paços de Ferreira – depois do irmão (um ano mais velho) e de um colega terem entrado e incentivado a integrar também a equipa da distrital do Porto.

    Tudo acabou por correr rapidamente e passado pouco tempo chega ao ARC Moinhos também da zona de Paços de Ferreira. «Saí do Boavista para o Moinhos e, com idade de juvenil, já jogava por juniores e seniores, na distrital do Porto», recorda. O maior salto seria em 2015 com a mudança para a distrital de Braga. Destino: Desportiva Jorge Antunes.

    E como é que se chama a atenção de um dos grandes clubes de formação? Através da seleção distrital do Porto. «Na altura do Moinhos fui chamado à seleção distrital, por um observador que é o André Filipe. E quando ele foi contratado para treinador da Desportiva quis-me levar também».

    «Era de Fafe e tinha de ir para Vizela treinar. Fazia a viagem todos os dias, à boleia do treinador que vinha do Porto». Só à sexta é que não treinava e fazia 50 quilómetros por dia para continuar a treinar e jogar ao mais alto nível de juniores.

    «Os amigos são o meu maior apoio»

    Pode parecer frase feita, clichê ou nem soar a novidade. E não é novidade, mas não deixa de ser importante. Antes de arrancar viagem de malas feitas para Oliveira de Azeméis importa perceber o que ficou para trás com a mudança para uma capital do desporto nacional.

    ©Zé Paulo Silva
    O futsal é fulcral na vida de Rúben Freire e foi a ele que se agarrou no momento que considera ser dos mais marcantes para a definição do futuro: a morte da mãe. «Pensei que tinha de me agarrar ao futsal e foi quando tive de me fazer à vida. Abdiquei de muita coisa, saí de casa, deixei de sair à noite com os meus amigos».

    A bola rolou, para trás e para a frente, mas continuam a ser os amigos a apoiar nos bons e nos maus momentos – e é ponto assente que essa é uma nota a deixar da entrevista. «Eu estou fora de casa e quando vou para a minha terra é com eles que estou e quero estar. São eles que mandam mensagens a dizer que vai correr bem ou a perguntar como estou».

    «Os estudos são muito importantes e não ocupam espaço»

    «Sempre tive o sonho de chegar até este patamar. E fazer aquele esforço de ir e vir [na Desportiva] todos os dias e não ter tempo para mais nada, tinha de valer a pena. E consegui completar os meus estudos até ao 12.º ano e o futsal nunca me impediu de nada», reforça Rúben Freire. O internacional sub-21 português não descura a parte académica e deixa o recado: «Os estudos são muito importantes e não ocupam espaço».

    Acabou o 12.º ano e tem o curso de Gestão e Comércio completo e, sem a perspetiva de continuar envolvido no desporto no longínquo final da carreira, quer aproveitar os conhecimentos adquiridos e dar algum seguimento no futuro, construindo o próprio negócio.

    ©Zé Paulo Silva
    «A realidade é que muitas vezes dar prioridade a uma coisa ou a outra serve desculpa. Mas tanto para mim como para a generalidade dos adolescentes, há tempo para conciliar as coisas. Claro que vamos ter momentos em que não conseguimos conciliar as duas coisas, ou tens de estudar ou vais treinar. Mas nunca pode servir de desculpa. E hoje é muito importante o estudo, porque mesmo que chegues a um alto nível, a tua carreira acaba cedo», adverte Rúben.

    Casa de chegada ao topo, casa de aposta

    Os elogios ao Azeméis são muitos. Desde a integração facilitada no primeiro ano à crescente responsabilidade acumulada ao longo destes anos, fruto do trabalho e dos bons resultados. A titularidade na maioria dos jogos desta edição da Liga Placard confirma isso mesmo.

    «Cheguei a um plantel muito experiente e o objetivo também passava por chegar ao plantel de juniores e subirmos à nacional. E acabei por fazer os jogos todos do campeonato nacional», relembra o jovem do Futsal Azeméis sobre uma época de estreia bastante bem conseguida. A partir daí, o crescimento foi evidente – e a preponderância na temporada passada e no início desta é evidente.

    ©Zé Paulo Silva
    Apesar do «perfil mais fechado», conforme confidencia, Rúben Freire não esconde a felicidade destas três épocas em que inclusive chegou aos sub-21 e teve o seu grande momento da carreira – para já. «O ano passado, quando fui capitão da seleção sub-21. Foi talvez o momento mais marcante porque foi o dia em que estava a representar o país, mas também todo aquele grupo», diz-nos.

    O objetivo futuro passa claramente pela seleção principal: «O meu objetivo, espero que a curto prazo, é representar a seleção A. É um lugar de excelência e não é qualquer um que consegue chegar lá. E, claro, trazer títulos para Portugal».

    Todo este sucesso deve-se, indica, também à aposta frequente em jovens feita pelos clubes, e em particular pelo Azeméis. «Tem havido muita aposta nos jovens. O facto de haver seleções jovens, e com cada vez mais estágios, também ajuda muito os clubes e temos tido mais jovens a afirmar-se a jogar na liga portuguesa», reflete.

    E o aumento da qualidade do campeonato também é um facto para Rúben. «A realidade é que o campeonato está cada vez mais competitivo. Claro que o Sporting e o Benfica estão superiores, os resultados comprovam e estão sempre nas grandes decisões. Nós e as outras equipas não estamos num campeonato à parte, mas estamos a aproximar-nos, a criar dificuldades. E nota-se que os dois clubes têm passado muitas dificuldades».

    Azeméis é a casa onde está bem e onde tem evoluído para um dos grandes valores da Liga Placard, com um contributo forte para uma época acima das expectativas mais otimistas, com Rúben Freire a ser um dos pilares da equipa sensação do campeonato.



    Portugal
    Rúben Freire
    NomeRúben Filipe Assunção Freire
    Nascimento/Idade1998-04-10(26 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAla

    Fotografias(89)

    Liga Placard 23/24| SC Braga x Eléctrico (J9)
    Liga Placard 23/24| SC Braga x Eléctrico (J9)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11
    Riba21 23-04-2024, 22:09
    Riba21 23-04-2024, 22:03
    Riba21 23-04-2024, 22:00
    Sir_jaof 23-04-2024, 21:54
    Sir_jaof 23-04-2024, 21:51