placardpt
    Sporting vira 2x0 para 2x4 e segue em frente na Taça da Liga

    Inacreditável!

    Inacreditável! O Sporting esteve a perder 2x0 em Portimão, viu Bolasie ser expulso ainda na primeira parte e foi para o intervalo a perder por 2x1, mas fez uma segunda parte épica e uma recuperação para recordar. De 2x1, os leões, com menos um jogador, viraram para 2x4 e contaram com uma preciosa ajuda do Gil Vicente, que venceu o Rio Ave. A defesa da Taça da Liga continua depois de um jogo que teve de tudo e que acabou de uma forma inacreditável. O Portimonense, que teve o apuramento na mão, diz adeus à prova.

    Depressão Sporting

    A depressão Elsa causou muitos estragos, mas em Portimão não houve chuva. É certo que houve algum vento, mas a depressão Sporting trouxe problemas apenas à equipa de Silas, que a precisar de ganhar não podia ter entrado de pior forma e cometido mais erros. Sabemos que os algarvios gostam de praia, mas a melhor maneira de lidar com essa depressão foi ao ritmo do Cha Cha Cha.

    Com o Sporting sem avançados fixos - Camacho, Bolasie e Vietto iam trocando nessa posição - o primeiro sinal de perigo até veio da equipa leonina, que tentou aproveitar um erro da defesa a cinco da formação de Folha. Ainda não tinha chegado o impacto da depressão, mas quando veio... começou tudo a desabar.

    Como sempre nestas ocasiões, há resistentes. Alguém que tenta enfrentar a tempestade e segurar a casa até à última. No Sporting, Bruno Fernandes tentou segurá-la, mas deixou-se engolir num mar de erros coletivos. Maximiano, no entanto, durou mais tempo, mas o vento soprou mais forte quando Camacho, na sequência de uma grande defesa do guardião leonino, cometeu uma grande penalidade sobre Aylton Boa Morte. O Portimonense já tinha estado duas vezes perto do golo, ambas por Jackson Martínez. A terceira tentativa deu mesmo Cha Cha Cha, mas as danças não ficariam por aqui.

    Bolasie foi mal expulso e deixou leões em situação delicada ©André Vidigal / Kapta +

    Enquanto o Sporting estava completamente perdido - péssima exibição defensiva -, o Portimonense aproveitou para criar perigo e mostrar que estava a apostar forte na passagem à final four da Taça da Liga. Para ganhar ainda mais vantagem bastou carregar mais um pouco e forçar mais um erro. Desta vez de Mathieu, que fez um autogolo e colocou uma mancha ainda mais negra numa exibição irreconhecível por parte do defesa francês.

    O orgulho ferido de um leão que até agora tinha sido mais do que manso acabou por vir ao de cima e com isso surgiram as principais figuras. O golo da possível recuperação surgiu numa jogada criada por Bruno Fernandes e finalizada por Vietto, mas a depressão Sporting ainda não tinha passado. Antes de ir para os balneários, os leões ficaram reduzidos a dez por expulsão (injusta) de Bolasie e a tarefa para a segunda parte parecia ainda mais exigente.

    Com 10 (e com o Gil Vicente a ajudar) é mais fácil!

    A verdade é que com 10 acabou por ficar tudo mais fácil. Claro que não é bem assim, mas a forma como a equipa do Sporting jogou a segunda parte e fez tudo para conseguir uma reviravolta que parecia impossível merece uma palavra. Se a qualidade do plantel é muitas vezes discutida, a vontade não o pode ser, pelo menos pelo que se passou nos 45 minutos da segunda parte no Algarve.

    Sem mexer diretamente na equipa, Silas colocou três homens perto da baliza de Gonda. Vietto, Camacho e Bruno Fernandes ficaram virados apenas para a baliza e com isso as situações de perigo começaram a acumular-se. Vietto teve duas perdidas inacreditáveis, mas o espírito de depressão sportinguista passou a tempestade ofensiva e isso trouxe uma reviravolta épica! 

    Camacho marcou um golaço e reacendeu a esperança leonina ©André Vidigal / Kapta +

    Sem que o golo estivesse a aparecer, Silas optou por recuar Camacho para a lateral e deu mais profundidade ofensiva aos leões. O Portimonense não conseguia reagir e Gonda também não conseguiu fazer nada quando Rafael Camacho rematou uma bomba com o pé esquerdo. O Sporting acreditava, a reviravolta parecia possível. E foi!

    Num lance que provocou alguma polémica, o recém-entrado Gonzalo Plata isolou-se na cara de Gonda e marcou o golo que levou à loucura o banco sportinguista. Isto porque em Vila do Conde havia 0x0. O Sporting, com 11, esteve praticamente fora da Taça da Liga, mas com 10 o impensável aconteceu e tudo se foi conjugando. O último lance do jogo deu para Luiz Phellype fazer o 2x4 e sentenciar o jogo, enquanto isso, em Vila do Conde, o Gil Vicente marcava e apurava o Sporting para a final four da Taça da Liga. Incrível!

    U Sábado, 21 Dezembro 2019 - 17:00
    Estádio Municipal de Portimão
    João Pinheiro
    2-4
    Jackson Martínez 16' (g.p.)
    Jérémy Mathieu 31' (p.b.)
    Luciano Vietto 37'
    Rafael Camacho 77'
    Gonzalo Plata 84'
    Luiz Phellype 90'
    Estádio Municipal de Portimão
    Lotação4 907
    Medidas102x64
    Inauguração1937
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo C
    Lances Capitais
    16´
    GOLO Portimonense
    Jackson Martínez marca de grande penalidade!
    Jackson Martínez marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    31´
    GOLO Portimonense
    Jérémy Mathieu marca na própria baliza!
    37´
    GOLO Sporting!
    Luciano Vietto marca
    Luciano Vietto marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    77´
    GOLO Sporting!
    Rafael Camacho marca
    Rafael Camacho marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    83´
    GOLO Sporting!
    Gonzalo Plata marca
    Gonzalo Plata marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +5
    GOLO Sporting!
    Luiz Phellype marca
    Luiz Phellype marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    O golo de Rafael Camacho catapultou o Sporting para a reviravolta. Com aquele golaço, os leões acreditaram e isso foi meio caminho andado para o triunfo e apuramento.

    O Árbitro

    Erro grave da equipa de arbitragem ao expulsar Bolasie. O avançado não atinge o jogador do Portimonense na cara quando faz a finta e não deveria ter visto o segundo amarelo, que também o deixa de fora do jogo com o FC Porto. Na segunda parte, fica ainda no ar uma possível expulsão a Fernando Medeiros, que levou amarelo depois de uma falta muito dura. Mais tarde, erro grave no golo que deu o 2x3 a Plata. O equatoriano comete falta antes de se isolar. Não houve VAR e hoje sentiu-se isso.

    O Melhor
    Reviravolta épica!

    A Taça da Liga é uma competição que provoca sempre algumas discussões - formato, calendário, etc -, mas para a história vai ficar esta reviravolta leonina. Silas disse, e bem: foi mesmo uma segunda parte de leão.

    O Pior
    Erros mortíferos... ou quase

    Se já não vinha para a partida com o conforto de uma vitória bastar para o apuramento, o Sporting ficou ainda mais desconfortável por culpa própria. Os leões entraram muito mal no jogo, cometeram muitos erros e dificultaram imenso o jogo. Por outro lado, o Portimonense também acabou por falhar quando não podia e facilitou o trabalho do Sporting.

    Forma
    Portimonense
    2019/2020
    19J
    4V
    7E
    8D
    19-28G
    Sporting
    2019/2020
    25J
    14V
    2E
    9D
    42-33G

    Fotografias(33)

    Taça da Liga: Portimonense x Sporting
    Taça da Liga: Portimonense x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTIMONENSE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting
    2019-12-22 12h09m por estaramosold
    Lá vai o sporting sem saber como limpar a taça da liga ao Porto nos penaltis :)
    CA
    Taça da Liga
    2019-12-21 22h11m por Cabare
    O Sporting fez o papel dele e ganhou, sendo beneficiados indirectamente pelos acontecimentos em Vila do Conde. Relativamente ao Portimonense, acabou-se a cassete do Vítor Oliveira. O ano passado começaram a jogar num sistema de 3 centrais, mas aquilo estava a correr mal, tiveram de voltar ao esquema que a equipa estava habituada com o Vítor Oliveira.

    Dois modelos de gestões, que não penso que sejam as mais correctas.
    Após Alcochete o Sporting precisava de estabili...ler comentário completo »
    SO
    Folha
    2019-12-21 21h44m por SomosPorto1989
    Tem qualidade como já provou no Porto B e mesmo Portimonense até nem tem jogado mal dos jogos que vi deles este ano e o Folha tem-se mantido fiel ao seu estilo de jogo e não me lembro de o ver jogar para o pontinho contra os grandes como os Litos, Nunos Mantas ou Petits desta vida e são equipas assim que fazem falta na 1ª liga mesmo que arrisquem mais, simplesmente tem faltado alguma sorte e algum acerto em momentos chave em muitos jogos.

    Talvez o melhor seja mesmo sair de mome...ler comentário completo »
    RA
    Inacreditável é título manhoso
    2019-12-21 21h38m por ra1620
    este site tem sede em VN Gaia.
    JS
    Folha deverá ser despedido
    2019-12-21 20h35m por jsilva77
    Depois deste resultado . . . A jogar com mais um e contra este Sporting, enfim . . . Denota bem uma equipa fraca e mal preparada, até porque acho que o Sporting é daquelas equipas que toda a gente sabe bloquear, principalmente depois de estar em vantagem por 2-0 em casa . . . Muito demérito da equipa da casa e do seu treinador . . .

    Já tinha dito aqui que era expectável que o Sporting passasse à fase seguinte, basta ver o que têm feito no campeonato e o lugar em que a estã...ler comentário completo »
    MA
    AguiaEncarnada
    2019-12-21 20h19m por manso98afl
    Falar de futebol? Isso é praticamente impossível de pedir em Portugal, ainda na notícia do gesto da Real Sociedad bastou eu fazer um comentário entretanto de seguida a responder-me apenas a falar em corrupção do Porto e lá se espalhou o caos.

    Enfim não adianta, mais vale ignorar por isso é que esses programas que falam de tudo menos de futebol continuam a dar por terem altas audiências e por ser disso que a maior parte dos portugueses gosta.


    Quanto ao vermelho ao Bolasie ainda não vi mas pelos comentários pareceu-me que não foi.
    Aguia encarnada
    2019-12-21 20h14m por ispeakwiththetrue
    Sim claro q tbm é falta de qualidade e incompetência, mas a ganhar por 2-0 com mais um ainda me perdem o jogo das duas uma, ou há coisas estranhas no futebol português ou as equipas tem q estar mesmo muita fracas, mas é q é msm muita fracas para perderem com um dos piores sporting dos ultimos anos. Só isso.
    AguiaEncarnada
    2019-12-21 20h06m por slbmeireles
    falar de futebol? desde que apareceram os programas com comentadores desportivos ligados aos seus clubes que se deixou de falar de futebol
    infelizmente

    JC
    Cartão vermelho!
    2019-12-21 20h02m por JCVA
    Mas que vergonha de cartão vermelho é este mostrado ao jogador do SCP? Espero e desejo que seja retirado e o jogador em causa posso defrontar o Porto, se o campeonato da Tuga já é péssimo, com estas arbitragens "habilidosas" ainda fica pior!

    Bom Natal para todos, sem excepção!
    SO
    ispeakwiththetr ue
    2019-12-21 19h54m por SomosPorto1989
    Pois claro sois sempre uns coitadinhos e o Portimonense só dá tudo contra vocês, os últimos dois jogos na Luz (5-1 a época passada e 4-0 este ano) provam-no isso mesmo e o Portimonense facilia sempre contra o Porto basta ver no último jogo entre as duas equipas, a perder por 0-2 empata em menos de 3 minutos sofrendo apenas um golo no fim. E nem vou falar que até a essa vitória no ano passado o Portimonense NUNCA tinha ganho ao Benfica na sua história ou seja foram precisos 70 anos para o Port...ler comentário completo »
    CreedEinsteinBr atton
    2019-12-21 19h52m por senhor-doctor
    Porque esta provado que o Benfica é corrupto, mesmo que o Paulo Gonçalves leve toda a culpa
    Brincadeiras
    2019-12-21 19h48m por CreedEinsteinBratton
    É ver o golo anulado ao Rio Ave no outro jogo com 0. 0 já a acabar. . .

    Esta taça não me dá comichão nenhuma e o meu clube até muito dificilmente passará mas foi uma brincadeira o que se passou nestes 2 jogos.

    Bolasie foi mal expulso na minha opinião também.

    Parabéns ao Folha.

    Se isto fosse com o SL Benfica isto já ia com cento e tal comentários a falar de padres e missas lol
    JC
    Prevejo,
    2019-12-21 19h46m por JCVA
    Folha, com este e anteriores resultados será o próxmo despedido (muito fraquinho) e no final do campeonato o Portimonense desce (2ª divisão à vista) e Farense sobe à primeira, quase aposto. . . . . . ahahahah
    j-f-uite
    2019-12-21 19h43m por slbmeireles
    apenas ser realista, mas tambem já sei que vai andar por ai uns cromos a dizer que isto é culpa do Benfica, que foi o Benfica que comprou o arbitro. Quando o Benfica não tem nada a ganhar com isto. Mas nada que não se esteja habituado a ver.
    ispeakwiththetr ue
    2019-12-21 19h38m por senhor-doctor
    Investigado foi o Benfica mas o polvo conseguiu passar os crimes para um indivíduo e continuou impune.
    11 + 1 contra 10
    2019-12-21 19h37m por alexandresanches
    Uma boa vitória do Sporting mas gostava de os ver jogar bem com 11 jogadores em campo constantemente. . . Tiveram que correr atrás do prejuízo!
    É de estranhar tb estes cartões vermelhos (tácticos), que se antecedem aos jogos contra os grandes ! Espero que recorram aquele cartão sujo e injusto mostrado a Bolassie!

    PS: Futebol português está muito pobre!
    Sporting
    2019-12-21 19h35m por senhor-doctor
    Alguns dão demérito ao Portimonense, incorreto. Camacho marcou um golaço, wue deu ainda mais proporção ao Sporting. Plata tem muita classe, frio na finalização e muito bem no passe ao Bruno Fernandes que assisti L. Phylippe para mais um golaço.

    Que grande recuperação, muita raça, vontade e crença! E eu já tinha dado a competição como perdida depois do jogo contra o Rio Ave
    Vermelho
    2019-12-21 19h31m por slbmeireles
    Para mim foi ridiculo o vermelho ao jogador do sporting, primeiro não ha falta sequer, e mesmo que houvesse na minha opinião não seria suficiente para um segundo amarelo.
    .
    2019-12-21 19h19m por Daniele
    Esqueci-me mas quero desejar um feliz natal à terceira equipa liderada por um pinheiro iluminado que foi plantado no Algarve mas a passar uma noite menos feliz.
    JC
    E logo será mais do mesmo. . . .
    2019-12-21 19h18m por JCVA
    5lb vence da mesma forma em Setubal e Covilhã não perde em Guimarães, tudo igual e conforme o esperado. . . . . ahahahah
    Há que dar importância a esta competição com os cartilheiros e a treta do costume.
    Otamendidosanto s
    2019-12-21 19h15m por Ghost_rider
    Nós sabemos. . marcamos 4 golos e o adversário só 2 mesmo com o árbitro ajudar!
    PI
    João Pinheiro
    2019-12-21 19h14m por Pinkman
    Fez de tudo para que fossemos eliminados. . . Paciencia.
    Grande equipa como diz no artigo a qualidade ate pode ser discutida mas a vontade hoje foi demais Parabéns agora para a meia final.
    am
    2019-12-21 19h14m por manuelmartins157
    Desta vez, Silas e a equipa merecem todos os elogios, com uma 2. ª parte de categoria, apesar do dedo "manhoso" de um Pinheiro.
    Vamos a Braga para ganhar e o Sporting local se quiser estar na final, terá de ganhar ao Paços Ferreira, o que não se afigura uma coisa fácil.
    Parabéns
    2019-12-21 19h12m por otamendidossantos
    As que os próprios Sportinguistas não sabem como venceram mas prontos. . .
    Que raio de título ZZ
    2019-12-21 19h12m por Ghost_rider
    Inacreditável ZZ???

    A família sportinguista acredita sempre até ao fim! Já os céticos é que podem ficar admirados com uma vitória normal do Sporting à séria! Mesmo jogando contra o um árbitro encomendado!!
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Fase final da campanha eleitoral
    Numa fase muito adiantada da campanha eleitoral, Pinto da Costa abordou, pela primeira vez, o tema Fair Play financeiro. O dirigente dos dragões assumiu ainda não ter recebido ...