placardpt
    Benfica goleia Famalicão no Estádio da Luz

    Fama Show? Eles preferem o Big Show Pizzi (e Companhia)

    Não há Fama Show que trave este Benfica. Os encarnados somaram a 11.ª vitória consecutiva na Liga e deram mais uma afirmação clara do bom momento da equipa de Bruno Lage, que goleou o Famalicão por 4x0. Os nortenhos tentavam afugentar a pior fase da época, mas depois do primeiro golo acabaram engolidos e nunca mostraram argumentos e intensidade para recuperarem de um jogo que teve dois grandes nomes como protagonistas: Pizzi e Chiquinho, a companhia perfeita.

    Um golo com todo o respeito

    Tínhamos escrito na antevisão que este era um jogo de líderes, o antigo e o novo. Em certa medida e durante uma parte do jogo foi isso mesmo. O Benfica, em grande momento de forma, chegou com estatuto de claro favorito, mas nem por isso chegou com ideia de que o jogo ia ser fácil de resolver. Apesar das 10 vitórias consecutivas e de não sofrer golos na Luz desde o jogo com o FC Porto, os encarnados mostraram respeito pelo Famalicão, que não acusou o mediatismo da partida e assumiu-se como aquilo que foi, um líder.

    Nos primeiros 20 minutos, a equipa de João Pedro Sousa mostrou a identidade que mereceu elogios no início da época e chegou à Luz com intenções de assumir o jogo. Só que Bruno Lage também trouxe a lição bem estudada. Apesar de dar maior iniciativa à formação famalicense, a equipa encarnada nunca passou por grandes perigos por isso mesmo. Apesar de ver o Famalicão com mais bola do que seria expectável, o Benfica soube sempre encurtar os espaços que iam dar à baliza de Vlachodimos, pelo menos aqueles que o Famalicão gosta de percorrer. O corredor central das águias foi bem bloqueado por Chiquinho, que caia em cima de Assunção, e Taarabt (que jogador diferente!) e na frente, apesar de algumas desmarcações e tentativas de resolver individualmente, Fábio Martins e Toni Martínez eram facilmente anulados.

    Tomás Tavares venceu quase todos os duelos com Fábio Martins ©Carlos Alberto Costa

    O tal respeito obrigou o Benfica a preocupar-se primeiro em defender o seu espaço e só depois atacar o seu. Isso ajuda a explicar a primeira meia hora mais apagada de Carlos Vinícius, que ainda nem tinha tocado na bola. Do outro lado também estava uma equipa muito eficaz a tapar o corredor central, mas o mesmo não se pode dizer dos laterais. Foi por aí que o Benfica encontrou o caminho de um triunfo que foi tranquilo, mas que o Famalicão tornou ainda mais meritório.

    Se no lado esquerdo o regressado Rúben Lameiras ajudou como pode Riccieli, Fábio Martins não fez o mesmo do lado direito e as consequências ficaram à vista. Espaço por esse corredor aproveitado por Chiquinho, que, como tem sido habitual, fez um sem número de trocas posicionais com Pizzi. Na cara do golo apareceu Carlos Vinícius, simplesmente para encostar e fazer a pose. Foi um jogo de paciência, de estudo e muito tático, mas o mais importante para o Benfica estava feito. A seis minutos do intervalo, a vantagem encarnada tinha chegado. Agora a expectativa era perceber como ia o Famalicão reagir a este contratempo, é que apesar daquele arranque positivo os famalicenses mostraram pouca agressividade atacante e por isso Vlachodimos estava a ter uma noite tranquila.

    Reação? Nem ficaram com a Fama

    Se a imagem da primeira parte, apesar do golo sofrido, até foi positiva, pedia-se muito mais ao Famalicão no segundo tempo. A tarefa era complicada logo à partida, um golo de desvantagem na Luz, com uma equipa moralizada como o Benfica, não é fácil, mas a equipa de João Pedro Sousa parece ter voltado na mesma ou ainda pior dos balneários. Há, no entanto, uma explicação, ou pelo menos algo que ajuda a explicar. O 2x0 do Benfica. Não demorou muito, novamente com Chiquinho a assistir, desta vez para Pizzi. 

    Chiquinho esteve em três dos quatro golos ©Carlos Alberto Costa

    Três minutos e um golpe ainda mais difícil de recuperar. Ligado às máquinas, o Famalicão nunca de lá conseguiu sair. João Pedro Sousa tentava puxar pela equipa, Fábio Martins procurava resolver os problemas individualmente, mas a solução não apareceu, nem sequer com as mudanças do treinador do Famalicão. Aproveitou o Benfica, que, novamente por Pizzi (trabalho formidável sobre Centelles), fez o terceiro e matou por completo a partida. Ver o vídeo do golo é resumir a passividade famalicense numa segunda parte em que a equipa nortenha praticamente não existiu e foi engolida por um Benfica em claro ponto de rebuçado. Até deu para Caio Lucas, nos últimos instantes, fazer o quarto!

    O antigo líder está cada vez mais longe desse estatuto, já o atual justifica-o a cada vitória. Na Liga já são 11 e a este ritmo...

    U Sábado, 14 Dezembro 2019 - 18:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Rui Costa
    4-0
    Carlos Vinícius 39'
    Pizzi 48' 63'
    Caio Lucas 89'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 14
    Lances Capitais
    39´
    GOLO Benfica!
    Carlos Vinícius marca
    Carlos Vinícius marca o seu 10º golo na prova (12 jogos)
    48´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 10º golo na prova (14 jogos)
    63´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 11º golo na prova (14 jogos)
    89´
    GOLO Benfica!
    Caio Lucas marca
    Caio Lucas marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    A Chave

    2x0: O golo de Pizzi retirou qualquer que fosse a ideia da equipa do Famalicão na segunda parte.

    O Árbitro

    Mostrou cedo um amarelo e nem sempre mostrou o mesmo critério, mas no global foi uma exibição positiva por parte da equipa de arbitragem liderada por Rui Costa.

    O Melhor
    Respeito e lição encarnada

    O início da partida foi de respeito pela equipa que estava pela frente, mas mais tarde foi uma lição de domínio por parte de uma equipa que está numa fase difícil de parar.

    O Pior
    Faltou poder de reação

    Quando a partida estava igualada, faltou ao Famalicão mais presença na frente e agressividade com e sem bola, mas foi com a desvantagem que se viu a pior face dos famalicenses. A equipa de João Pedro Sousa não conseguiu reagir ao segundo golo e entregou o jogo ao Benfica.

    Forma
    Benfica
    2019/2020
    25J
    18V
    3E
    4D
    59-18G
    FC Famalicão
    2019/2020
    17J
    8V
    4E
    5D
    28-28G

    Fotografias(28)

    Benfica x FC Famalicão - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 14
    Benfica x FC Famalicão - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 14
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC FAMALICÃO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    GU
    SomosPorto1989
    2019-12-15 23h49m por Guilhao
    Acabaste por não dizer nada. Foste dizendo o que aconteceu em vários momentos mas sem desenvolver nada. Referiste a "sorte" do Benfica contra o Moreirense e Santa Clara e que o Porto não teve nestes empates. Primeiro, o que queres dizer com "sorte"? Não tenho problemas em dizer que o Benfica teve realmente sorte contra o Moreirense. Não digo que estivesse a ser dominado mas o Benfica estava sem ideias e não conseguia criar lances de grande perigo. Devido à insistência, acabou com marcar 2...ler comentário completo »
    Lion heart
    2019-12-15 21h55m por boixos_nois
    Epa tu és do melhor que se vê por aqui!!! E a culpa do Scp não ganhar nem jogar peva. . . deve ser das forças do Império de Darth Vader. No próximo filme dos Vingadores, entras tu, com 0, 2g de LSD no bucho!! Ahaha
    SO
    . . .
    2019-12-15 20h38m por SomosPorto1989
    Não se trata apenas de teorias da conspiração (pelo menos da minha parte) nem de relacionar o ganhar cá dentro com o lá de fora.

    Evidentemente não é estranho o Benfica ganhar a Moreirenses, Famalicões e Marítimos para o campeonato estranho era se fosse ao contrário agora o que se assinala é a diferença de resultados do Benfica para o campeonato em contraste com as outras competições, agora que ganharam 3-0 ao Zenit e empataram na Alemanha andam feitos fanfarrões porque nos 4 jo...ler comentário completo »
    GU
    Conspirações
    2019-12-15 19h25m por Guilhao
    Falam muito das prestações europeias do Benfica comparadas com as do Porto, mas esquecem-se, por exemplo, que nos 2 anos com o Vitor Pereira, o Porto teve prestações bastante fracas, uma eliminado pelo Málaga, no outro ano já nem sei. O Benfica nesses 2 anos perdeu com o Chelsea, sendo que não foi inferior nem na eliminatória da Champions nem na final da Liga Europa. Engraçado nessa altura não ter sido posto em causa 2 épocas em que o Porto no campeonato foi dominador (acho que foi apen...ler comentário completo »
    Cá dentro ganhamos
    2019-12-15 16h13m por Chama_Gloriosa
    lá fora perdemos.

    Uma tecla que tem sido muito batida e usada como uma "prova" inegável da "corrupção" do Benfica, enquanto o Porto faz melhores campanhas na Europa.

    Isto tem sido verdade desde há 3 anos, mas também é verdade que desde há 3 anos, perdemos competitividade cá dentro. . .

    Ora vejamos:
    Desde 2013 - 2017
    Títulos:
    Benfica:11/16
    Porto: 1/16
    Sporting: 2/16
    Braga: 1/16
    Moreirense: 1/16ler comentário completo »
    NA
    Então e o Salazar??
    2019-12-15 15h23m por naoacreditoemsantos
    Já bateram nas teclas todas, agora só falta a do Salazar. Também tem culpas no cartório, se não fosse ele o Benfica também não ganhava ao Famalicão ehehehe.
    MA
    *
    2019-12-15 13h52m por Markes88
    Ainda não está ganho
    MA
    Enfim
    2019-12-15 13h31m por Markes88
    Dados que ficam. . . .

    O Benfica não tem precisado de pênaltis porque marca muito em bola corrida;

    Mesmo a jogar mal é raro o jogo que não ganhamos por 2 ou 3 de diferença;

    - Nas taças internas a habitual gestão não nos tem dado grande resultado porque o banco nao nos permite;

    - LC tem sido desastre pelo mesmo motivo, basta ver que mal se colocou em dois jogos 11 titular foram jogos muito melhores, tem sido mau é a mentalidade dos tr...ler comentário completo »
    Casos de Suspeita
    2019-12-15 12h53m por ruipatricio
    Como é que o Braga vence um grupo com Besiktas e Wolves, acaba os jogos sem derrotas e perde contra o Aves e ocupa uma posição nada habitual no campeonato?
    O mesmo se pode dizer do V. Guimarães, que vai ganhar à Alemanha e mete o poderoso Arsenal em sentido em casa e no campeonato tem facilitado em alguns jogos?
    Para quem nunca jogou futebol faz alguma confusão, mas caríssimos, um jogo não são jogos, ou seja, todos os jogos são diferentes, por motivos diferentes.
    Ab...ler comentário completo »
    Jogo
    2019-12-15 12h52m por AfonsoMSLB
    Conseguido da parte do Benfica, que desde que assumiu um meio-campo com Gabriel e Taarabt, com Chiquinho na ligação, subiu exponencialmente de produção. Anseio ver Rafa a dar mais uma opção e ver o que poderá render numa equipa mais estabilizada.
    Fomos felizes em muitos jogos este ano, em jogos que não jogamos bem mas cumprimos. Agora já melhoramos do ponto de vista exibicional e há que manter esta qualidade ao longo da época. Continuo a achar que Rdt vai aparecer na segunda metad...ler comentário completo »
    Vermithor
    2019-12-15 12h47m por AfonsoMSLB
    "em Portugal o Benfica joga mal e vence, na Champions joga mal e perde. "

    Se calhar há equipas um pouco superiores na Champions, não?
    Ispeakwiththetr ue
    2019-12-15 12h18m por Vermithor
    Arranjar bodes expiatórios foi o que os benfiquistas fizeram durante anos e agora os outros não têm direito a ter algumas dúvidas acerca do que se passa no campeonato português? Se o Benfica tivesse um plantel ao mesmo nível do que tinha nos primeiros anos do JJ o domínio tão intenso que se vê hoje seria algo normal, mas, não é o que acontece. Não acho que FC Porto e Sporting tenham grandes equipas mas o Benfica não tem um plantel muito superior. E sim, se o Benfica tivesse ganho fazia mais...ler comentário completo »
    Não são apenas teorias da corrupção
    2019-12-15 11h51m por Vermithor
    Toda a gente sabe que o futebol português precisa de uma limpeza geral, e pouco importa quem vai à frente no campeonato Benfica, FC Porto ou Sporting, e é de estranhar que um clube como o Benfica que mesmo não tendo um plantel fantástico e, que perde com qualquer equipa na Champions, tenha um domínio tão grande no campeonato português. Não digo que as outras equipas facilitam nos jogos com o Benfica, mas existe uma certa protecção que permite que o Benfica ganhe mesmo jogando mal. E faz ...ler comentário completo »
    SO
    slbmeireles
    2019-12-15 11h45m por SomosPorto1989
    Comparar o campeonato grego ou o ucraniano com o português não é propriamente correto.

    Por ex. no campeonato grego vi o ano passado os jogos do Benfica contra o PAOK e há 2 anos os do Sporting frente ao Olympiacos e há uma diferença abismal entre as nossas melhores equipas e as equipas gregas, no passado a diferença não era assim tão gritante, isto é reflexo da perca de preponderância das equipas gregas no panorama europeu, cada vez menos equipas, cada vez são eliminadas ma...ler comentário completo »
    GU
    JAOF
    2019-12-15 11h09m por Guilhao
    Então mas o próprio Duarte Gomes diz que pode haver várias interpretações e é um lance bastante difícil de analisar, mas tu assumes logo que tinha obrigatoriamente de ser vermelho. Na jornada passada, ficou 1 vermelho por mostrar, claramente, mas aí não te preocupou nada pois foi contra o Benfica. Aí já não houve "aumentos de confiança dos adversários do Benfica que se sentem protegidos".

    Já agora, gostava de saber porque não comentas este lance: https://www. youtube. com/watch?v=dQw4w9WgXcQ
    Benfica
    2019-12-15 11h05m por JHendrix
    A vitória de ontem do Benfica fez mal a muita gente. Vá se lá saber porquê. . .

    Há teorias, e problemas para todos os gostos. . .

    Rumo ao 38?
    Jaof
    2019-12-15 08h23m por petitor
    Houveram erros mas jogaram a bola e produziram muito futebol
    Lá fora e ca dentro
    2019-12-15 00h46m por slbmeireles
    Vejam se percebem uma coisa, no futebol atual nenhuma equipa portuguesa tem capacidade para lutar por uma champions, e qualquer grupo que calhe, provavelmente será sempre complicado.
    Lá porque uma equipa internamente va vencendo os seus jogos não quer dizer que la fora tambem o faça. Se não o olimpyacos na ultima decada ja tinha ganho uma carrada de champions visto que no seu campeonato não dava hipotese a ninguem.
    Ou podemos tambem falar de um shakhtar que tambem cilindra tu...ler comentário completo »
    MA
    . . .
    2019-12-15 00h43m por Markes88
    E mais, o próprio Braga é outra equipa que também teve maior ascendente há alguns anos precisamente pelo menor valor das equipas no campeonato. Isso e mérito próprio da sua direcção em alavancar o clube, obviamente. . . .
    MA
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2019-12-15 00h38m por Markes88
    Por acaso não insultam eusébios ou violinos coisa nenhuma, porque nessas épocas era vulgar dar chapa 6, 7 ou 8-0 às equipas pequenas, algo que acima de 4 por cá é raro por época. . . .

    Está é criado cada vez mais um fosso gigantesco entre grandes e pequenos. Mas há mais. . . .

    Ninguém verdadeiramente lúcido acredita que o Scp tem equipa para o título, pelo que eles perderem pontos não é assim tão estranho com tão fraca defesa no geral.

    O caso ...ler comentário completo »
    NA
    Benfica na Europa
    2019-12-15 00h08m por naoacreditoemsantos
    Mas ainda há gente que não percebeu a estratégia do Benfica na LC? É que apresentar equipas com médias de 22 anos, não deixou dúvidas a ninguém, só a quem não quis ver. Ou pensam que rodar a equipa na LC foi por não perceberem nada de futebol?
    Por isso para quê fazer comparações, quando não há comparação possível?
    pili. . . nhas
    2019-12-15 00h04m por slbmeireles
    a minha é maior que a de voces todos
    a cofina.
    2019-12-15 00h03m por RajaCasablanca
    o curso do lage é lavar escadas. . . treinador é que ele não é.

    tem as costas largas. . . qualquer parvoíce dita por ele é tomada como uma lei da física.

    a cofina, e os demais tratam do resto.
    só ganham cá dentro.
    2019-12-15 00h00m por RajaCasablanca
    copiem aqui o que os lampiões escreviam quando porto ganhou o campeonato apenas com 3 empates. . .

    o porto roubava. . . mas ganhava lá fora.

    estes [. . . ] _lhotos só ganham cá dentro. . .

    ao famashou
    e ao pateta do maritimo.
    LOL
    2019-12-14 23h41m por PORTO__INVICTUS
    "o benfica domina ca pq é superior as outras equipas. "

    LOL! Realidade paralela. . . e como "são muitos", são muitos a viver essa "realidade". . .

    É o que há. . . Depois de tanta corrupção, de casos e casos de falcatruas, ligados a todos os setores possíveis e imaginários da nossa socidade, desde juizes, tribunais, bancos, etc, etc, eles estão tranquilos. . . à imagem do Vieira. . . lol
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Ataque Rápido, podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.