placardpt
    Marítimo bateu o Boavista por 1x0

    Arranques de sorrisos para uns e desilusão para outros

    2019/12/14 17:34
    E4

    *com João Gonçalo Silva

    Foram dois inícios de partes fatais para as aspirações do Boavista, mas de grande satisfação para o Marítimo, naquela que foi a primeira vitória em dez partidas para os madeirenses. A jogar em casa, a equipa de José Gomes, que se estreou a vencer no comando técnico, bateu o Boavista por 1x0. Sem grande história, a partida ficou marcada pelos arranques dos dois tempos.

    38 segundos

    Foi tudo o que foi preciso. Os adeptos que vinham atrasados do almoço não chegaram a tempo de assistir ao golo dos homens da casa. Jogava-se ainda o primeiro minuto e o Marítimo inagurava o marcador. E aqui, mérito para a grande surpresa da partida.

    Idris teve uma estreia infeliz no regresso à competição ©Vítor Parente / Kapta+

    José Gomes fez alinhar Bebeto na direita da defesa, no lugar que costuma ser de Nanú. O lateral tinha disputado apenas 15 minutos na presente edição da Liga NOS, em agosto. O habitual dono do lugar, Nanú, recebeu ordens para assumir posições mais avançadas no terreno e foi, precisamente, através dessa parceria que nasceu o golo.

    Do outro lado também foi a surpresa a estar em destaque, mas pela negativa. Idris, em estreia absoluta na temporada, introduziu a bola na própria baliza. Bracali nem teve tempo de reação.

    Motivados pelo golo madrugador, os madeirenses continuaram a impôr pressão, numa tentativa de controlar o rumo da partida e aumentar a vantagem. Lito Vidigal não gostava do que via e fazia passar essa ideia aos seus jogadores. Eventualmente, o Boavista foi reagindo e conseguiu equilibrar a partida.

    Equilíbrio na posse que não se traduziu em perigo. As ocasiões perigosas ficaram ao cargo dos da casa, mas o desacerto não permitiu dilatar o marcador. O intervalo chegou com uma oportunidade de Stojiljkovic, o mais lutador do ataque axadrezado.

    A rasteira nas aspirações

    Na palestra ao intervalo, Lito devia ter pedido mais atenção no retomar da partida, a prevenir nova entrada em falso. Mas a verdade é que, outra vez nos primeiros momentos, nova desatenção com influência no desenrolar da partida.

    Erivaldo apanhou as panteras a dormir, arrancou em velocidade e foi travado por Duvanto quando ia em direção à baliza. João Pinheiro mostrou o cartão vermelho sem hesitação e, após a verificação do VAR, manteve a decisão. Julgamento difícil porque a bola não parecia estar enquadrada com o caminho da baliza.

    Lito Vidigal foi muito contestado durante e depois da partida pelos adeptos ©Catarina Morais / Kapta +

    Mas mais difícil ainda ficou para os visitantes que, para além de já estarem em desvantagem, ficaram em inferioridade numérica. Ainda assim, a equipa de Lito Vidigal conseguiu equilibrar a partida, mais por demérito dos da casa do que mérito próprio. O Marítimo foi cada vez mais abdicando de ter bola e apostou no ataque rápido, que até acabou por ter algum resultado prático.

    Getterson, por duas vezes, esteve perto de fazer o segundo e acabar com as esperanças axadrezadas, mas voltou a vacilar. O Boavista ia acreditando, mesmo com menos um, mas não conseguiam chegar com critério à baliza de Amir.

    Os adeptos do Boavista, que se fizeram ouvir mais que os visitados, perderam a paciência com a equipa e Lito foi visado de forma pouco simpática, à medida que viam a equipa sofrer a quarta derrota em cinco jogos. Já o Marítimo foi premiado com três pontos muito por culpa do aproveitamento dos erros adversários.

    jogos históricos
    U Sábado, 14 Dezembro 2019 - 15:30
    Estádio do Marítimo
    João Pinheiro
    1-0
    Idris Mandiang 1' (p.b.)

    ESTÁDIO

    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Positivo
    A aposta que deu frutos

    José Gomes alinhou com Bebeto e Nanú no corredor direito pela primeira vez. Dois laterais que resultaram bem e estão na origem do único golo da partida. Nanú acabou mesmo por ser considerado o homem do jogo.

    Negativo
    As desatenções

    Os dois arranques da partida foram demasiado penalizadores para a equipa. Um golo no minuto um da primeira parte e uma expulsão no início do segundo tempo foram uma montanha demasiado alta para trepar.

    Forma
    Marítimo
    2019/2020
    27J
    6V
    12E
    9D
    27-34G
    Boavista
    2019/2020
    23J
    7V
    7E
    9D
    19-23G
    O Árbitro

    João Pinheiro teve a complicada decisão de expulsar Dulanto. Ainda que o toque exista, a bola não parece ir na direção da baliza, mas o juiz não teve dúvidas. Ainda anulou (bem) um golo por fora-de-jogo.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    BOAVISTA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    sanchez
    2019-12-15 18h00m por Torinha
    Tanto fel ainda por perder contra a equipa dos "6 pontos garantidos". Mas o VItória não tem tendência para se enganar na baliza onde tem de marcar, daí ter passado o Boavista na tabela.
    Complicado
    2019-12-15 10h28m por VerdeRubro
    Valeu pela vitória e os consequentes 3 pontos. De resto nada de novo, a sorte é que isto está tão fraco que lá vamos nos safando.
    Acredito que o José Gomes já deve estar arrependido em ter aceite este projecto e não me admiro que à primeira oportunidade fuja. Então quando ele ver os reforços que ele quer por um canudo.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...