placardpt
    FC Porto escorrega e está a quatro pontos do Benfica

    Dragão veio ao Jamor tropeçar em si próprio

    2019/12/08 22:09

    Após o empate na Madeira, o FC Porto seguiu bem embalado na Liga NOS, mas agora chegou mais um tropeção. Em encontro a contar para a 13ª jornada, o emblema da cidade Invicta empatou 1x1 na visita ao Belenenses SAD, ficando agora a quatro pontos do líder Benfica. 

    Como era expectável, Sérgio Conceição fez uma revolução, comparativamente ao encontro com o Casa Pia, deixando apenas Wilson manafá no onze. No ataque, Marega e Zé Luis fizeram parelha, enquanto Danilo Pereira e Loum voltaram a preencher o miolo. Já o técnico Pedro Ribeiro optou pela estabilidade e efetuou apenas uma mudança: saiu Robinho para a entrada de André Santos.

    Tudo demasiado previsível

    Num relvado de «barba branca», os dragões aproveitaram para impôr a sua maior pujança física e entraram acutilantes, na procura da profundidade dos seus avançados e do corredor esquerdo, que contou com Corona e Telles. Otávio deu o primeiros avisos e o mote para uma enorme ofensiva azul e branca, que provocou vários pedidos de penálti (bem ajuizados por João Pinheiro) resultantes de alguns lances confusos.

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Na primeira vez que os azuis conseguiram libertar-se deste sufoco inicial e encaixar na estratégia adversária... marcaram. Após um corte de Iván Marcano para a entrada da sua grande área, André Santos surgiu na passada e rematou com grande classe para o 1x0. Isto abalou os portistas que, posteriormente, estiveram quase a ser 'traídos' por Licá, não fosse a frieza de Agustín Marchesin. 

    No meio de tanto desnorte, os azuis e brancos acabaram por (aparentemente) estabilizar as emoções e responderam com o oportunismo de Loum, mas o golo do senegalês foi (bem) anulado pelo VAR, que descortinou um fora de jogo de Danilo. Este lance voltou a desconcentrar os nortenhos, que viram Marchesín negar novamente o golo a Licá, com uma defesa corajosa. Numa noite cinzenta, o FC Porto viu alguns raios de sol quando Tiago Esgaio varreu Jesús Corona e Alex Telles fez o 1x1 da marca dos 11 metros.

    Há que mostrar algo mais

    Os primeiros 27 minutos da etapa complementar são fáceis de resumir. Além da desmarcação perigosa de Licá e de alguns lances individuais de Corona, não houve remates à baliza. Para dar um pontapé nesta monotonia, Sérgio Conceição lançou Shoya Nakajima e Sérgio Oliveira e foi o médio que abanou o jogo, através de um livre direto, que esbarrou no poste (Hervé Koffi ainda tocou na bola com a ponta dos dedos).

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Este lance despertou os portistas, que começaram a atirar à baliza azul. Moussa Marega e Zé Luís protagonizaram alguns deles, mas a pontaria esteve longe de ser a melhor e Koffi também não falhou. Na tentativa de ganhar mais peso na área, Sérgio Conceição ainda lançou Soares, mas as bolas não chegaram.

    O que acabou por chegar, procedido de alguma confusão, foi o apito final do árbitro João Pinheiro, sentenciando a divisão pontual e mais uma escorregadela dos azuis e brancos, que voltam a perder terreno para o rival Benfica. Já os pupilos de Pedro Ribeiro somam um ponto importante e seguem confortáveis no 12º lugar, em igualdade pontual com o Rio Ave (que tem menos um jogo).

    U Domingo, 08 Dezembro 2019 - 20:00
    Estádio Nacional do Jamor
    João Pinheiro
    1-1
    André Santos 14'
    Alex Telles 32' (g.p.)
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 13
    Lances Capitais
    14´
    GOLO Belenenses SAD!
    André Santos marca
    André Santos marca o seu 2º golo na prova (10 jogos)
    20´
    GOLO FC Porto!
    Mamadou Loum marca
    Mamadou Loum marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    22´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    o lance do golo de Loum é anulado por fora-de-jogo de Danilo Pereira. Foi necessário recurso ao VAR. Danilo estava em posição irregular quando cabeceou para Loum, que por sua vez cabeceou para o fundo das redes.
    32´
    GOLO FC Porto
    Alex Telles marca de grande penalidade!
    Alex Telles marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
    A Chave

    86 minutos - A defesa de Hervé Koffi a remate de Zé Luís moralizou o Belenenses SAD e ajudou a equipa a segurar o empate 

    O Árbitro

    Num encontro com grande intensidade, choques e lances confusos, João Pinheiro e a sua equipa de arbitragem assinaram um exibição sóbria. Nota também para as boas intervenções do VAR.

    O Melhor
    Fidelidade à filosofia

    Na antevisão do encontro, Pedro Ribeiro avisou que a sua equipa iria manter-se fiel à sua filosofia e não mentiu. Arrojado na construção, o Belenenses SAD optou por construir em apoio e chegar organizado ao ataque. Boa imagem.

    O Pior
    Previsibilidade e erros portista

    Marchesín foi fundamental e 'safou o pêlo' em erros crassos da defesa portista, mais concretamente Marcano e Manafá. Além disso, a excessiva procura da profundidade e do corredor esquerdo facilitou a tarefa defensiva da turma de Pedro Ribeiro.

    Forma
    Belenenses SAD
    2019/2020
    16J
    5V
    3E
    8D
    12-21G
    FC Porto
    2019/2020
    24J
    17V
    3E
    4D
    46-16G

    Fotografias(25)

    Liga NOS: Belenenses SAD x FC Porto
    Liga NOS: Belenenses SAD x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    B SAD
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    Acaroinformatic o
    2019-12-09 22h57m por Marshmallow
    Excelente dissertação. Ficou-me na retina a parte do "apertar o pescoço". Lembra-me algo. . .
    SO
    Darth_Kenobi
    2019-12-09 22h24m por SomosPorto1989
    A partir do momento em que diz "escassos dois metros" dá logo para ver que só sai dali asneira, também já nada se pode fazer independentemente do lance ser legal ou não só acho e´engraçado como esse Conselho de Arbitragem apenas intervém quando é o Porto a queixar-se já quando se vê comunicados de representantes de um certo clube a atacar as arbitragens de alguns lances possivelmente favoráveis ao Porto deixam-se estar calados.

    E quanto aos lances do Chiquinho e do Marega não há...ler comentário completo »
    SO
    AguiaEncarnada
    2019-12-09 19h30m por SomosPorto1989
    O mesmo "jornal" que quando o Porto ganhou a Taça Intercontinental em 2004 e esse "jornal" optou por meter como maior destaque uma goleada do Benfica nesse mesmo dia enquanto o Porto trazia mais uma conquista europeia para Portugal e apenas apareceu num pequeno quadradinho ou quando o Porto foi eliminado há uns anos pelo Chaves da Taça com pelo menos dois penaltis por assinalar e branquearam completamente. E depois também não tiveste nada bem ao dizer que o Porto "levou na boca" do Barcelona co...ler comentário completo »
    Marshmallow
    2019-12-09 17h19m por sb97
    O meu português é deprimente!? Deves pensar e dizer mal, o meu português é melhor que tu portanto mazé vais estudar!!!
    MA
    Aguiaencarnada
    2019-12-09 17h09m por Marshmallow
    Vires insinuar que o jornal A BOLA defende o Porto e descrimina o Benfica sugere graves problemas cognitivos. Vou-te ajudar: estamos em Dezembro de 2019, o homem já foi à lua e vivemos a época do Euro. Não que antes fosse diferente, mas há diferenças. Dantes pagava-se com escudos e não existiam emails. Dizer que o pasquim A BOLA é anti-benfica é igual a pensar que o Bin Laden foi o criador Disney. Há gente que deve mesmo acreditar no que escreve e vive numa dimensão paralela. Há quem at...ler comentário completo »
    MA
    sb97
    2019-12-09 16h46m por Marshmallow
    O teu português é deprimente, e depois ainda tratas os outros por "moço". És um senhor. . .
    FCP's estou convosco. . .
    2019-12-09 16h31m por AcaroInformatico
    Está é uma luta inglória entre três candidatos ao titulo, FCP, SLB e a Santa Igreja. . . é ultrajante o que "se passou-se" este fim de semana e que espelha toda esta temporada. O FCP é gamado em todos os jogos, há sempre duas ou três grandes penalidades por marcar ao Marega, os golos do adversário têm sempre origem em irregularidades. . . e a deste jogo foi escandalosa. . . "FCP's, tamos junto!"

    Como é possível esta roubalheira. . . ?!? A mim ninguém me cala! S. Conceição...ler comentário completo »
    estaramosold/Ag uiaEncarnada
    2019-12-09 16h28m por mikev
    Como o jornal "ABOLA" só fala bem do benfica, já tá tudo bem. Nada tendenciosos. Todos os comentários são 100% corretos, porque lá está, defende o benfica.
    Enfim.

    bludouro
    2019-12-09 15h22m por sb97
    Oh garoto! O Benfica é sempre prejudicado dos árbitros todos jogos mas para ti não interessa ficas contente não é!!!??? Mas o ontem e outros jogos sempre foi prejudicado dos árbitros até choras ou estás com azia e depois o Porto é que queixas por falta verdade desportiva é sempre culpa do Benfica. Porquê é que os árbitros tem que ajudar o Porto para ganhar? Metem lá 10 ou 15 minutos até Porto marcar e ganhar mas se fosse o Benfica já reclamavas. Espero que percebes o futebol!!!
    Petitor
    2019-12-09 15h16m por estaramosold
    Pois é, é incrivel como um jornal consegue ser tão tendencioso, todos nós sabemos que "OJOGO" vende para o norte, mas, colocar lá uns fulanos a analisar lances e que vão dizer que a cabeçada do danilo que acerta com a bola no braço de um jogador que está a meio metro dele no meio-campo e, que ainda por cima está como braço encostado ao corpo e, ve-se que nao tem tempo de tirar o braço dizer que é falta é andarmos a brincar com isto.

    Fazem das pessoas parvas. andam a gozar ...ler comentário completo »
    Árbitros têm as costas largas
    2019-12-09 14h58m por tcb9277
    É impressionante ver portistas, benfiquistas e sportinguistas a queixarem-se de arbitragens. É tão ridículo, que dói.
    Arbitragem
    2019-12-09 13h43m por petitor
    Ate agora falei apenas dos jogos, mas tem sido uma tendencia gritante, para ganharmos temos de ser muito melhores
    Arbitragem
    2019-12-09 13h41m por petitor
    Não gosto de falar dos árbitros, mas as avaliações do tribunal do jogo são unânimes. Pênalti por assinalar sobre Marega.
    Golo mal validado ao belenenses.

    Ate agora do Galei
    Chama_Portista
    2019-12-09 13h40m por CreedEinsteinBratton
    ". . . quando os resultados não são do teu agrado não te lembras de vir dar o ar da tua graça e dizer que o homem vai sair por baixo certo?"

    Eu escrevi "ano em que foi campeão" logo como assim quando não são do meu agrado?

    Por difícil que seja de acreditar, o facto de não gostar do estilo do Sr Frontal nada tem a ver com o facto de estar no FC Porto. Obviamente que piora devido ao free pass que a malta do FC Porto tem mas o problema já é mesmo dele. Mesmo como pe...ler comentário completo »
    HA
    11
    2019-12-09 12h43m por Halibut
    Este esquema com Marega a titular está ultrapassado, se ele for bem marcado não faz nada, já toda a gente sabe o estilo de jogo dele, e não é jogador para jogar fixo na frente como único ponta de lança, para mim seria um jogador muito útil para entrar quando as defesas já estejam cansadas, jogando na frente com outro ponta de lança ou na ala direita.

    Zé Luis é um pouco melhor que Soares e Aboubakar estando bem é o melhor que temos, não há hipótese. O Porto sempre jogou mel...ler comentário completo »
    Halibut
    2019-12-09 12h42m por petitor
    Concordo com quase tudo, acrescentava a subida de Fábio Vieira para falso extremo canhoto jogador a imagem de James para ir jogando nas taças. E acrescentava a venda de marega não faz sentido num sistema de 1 PL ter 4 PL aboubakar, fabio Silva e Zé Luís chegam
    HA
    11
    2019-12-09 12h33m por Halibut
    O Porto tem que por uma vez por todas meter os melhores a jogar, sabe-se que o treinador tem as suas preferências e teimosias, eu acho que o Porto podia melhorar imenso saindo do habitual 4-4-2 com 2 avançados, é preciso mais dinâmica, mais posse, jogar e fazer jogar a equipa.

    Na defesa acho o Mbemba um jogador mais rápido, sai melhor a jogar que Marcano, para mim com regularidade é superior ao Marcano, teria que ser titular.
    Na direita da defesa estamos lixados, ...ler comentário completo »
    *LinkedIn
    2019-12-09 12h12m por tcb9277
    *
    LinkeIn: Treinador FC Porto
    2019-12-09 12h12m por tcb9277
    Muito já anda a fazer o FC Porto, estar em 2º lugar do campeonato sem treinador, é obra.
    Sb97
    2019-12-09 12h10m por Rakitskiy
    Entre o teu Portugues e o teu fanatismo n sei qual é pior. . .
    SL Benfica
    2019-12-09 12h01m por sb97
    4 pontos de vantagem para o Benfica espero o FC Porto perdem mais pontos para o Benfica de ser campeão. O Porto a chorar por causa dos árbitros mas se fosse ao contrário tá tudo bem. Chora mazé vai mamar o leitinho do Porco isto passa é melhor do que tomar renie. Benfica até morrer e é grande clube do mundo! Campeão!!!!
    Sr Frontal
    2019-12-09 11h36m por CreedEinsteinBratton
    Tem o melhor plantel do campeonato e é esta mediocridade jogo após jogo lol


    Eu bem avisei no ano em que foi campeão que ele sairia na maré de baixo. E espero que tal se confirme já que ele não merece nada como treinador. É nojento e, estando onde está, pior fica.

    A rodinha ao árbitro foi tão previsível quanto triste. Nada de novo.
    HA
    PortoDragao
    2019-12-09 11h25m por Halibut
    Para mim não é o único problema mas é a meu ver a posição que mais carece de um jogador que seja titular, não é normal andarmos constantemente a trocar de jogador naquela posição.

    Será. . .
    2019-12-09 10h58m por tiger1974
    Ao ler os comentários, uma coisa torna-se evidente, Marega, Soares e Manafa são para sair.
    Se juntarmos a isso a necessidade do clube em fazer muito dinheiro, a pergunta coloca-se: como é que vão vender os jogadores e fazer receita aceitável, se eles forem para o banco jogo após jogo? Vão valorizar-se no banco?
    O Porto tem um problema. . . grande.
    Ou então, jogam os melhores (conceito relativo no futebol, devido à forma dos atletas não ser uma constante) e no final...ler comentário completo »
    Vergonha de dirigentes
    2019-12-09 10h23m por estaramosold
    Aquilo que se passou ontem no final do jogo, que já tinha começado com as tristes e senis declarações de PdC após o jogo do Benfica vs Boavista é uma vergonha para todos os adeptos do FC Porto.

    A partir do momento que se anda a discutir a validade do golo do Cervi (que chega primeiro a bola) num jogo em que o Benfica dominou completamente o seu adversario e se anda a discutir um lance ao minuto 12 onde um jogador do porto manda uma cabeçada na bola que acerta involuntariamente ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Após 133 internacionalizações
    Uma das caras da baliza sul-americana, vai retirar-se da seleção: Fernando Muslera anunciou, aos 37 anos, a renúncia à baliza do Uruguai.