placardpt
    Empate entre Marítimo e Santa Clara

    Um filme de suspense até ao rolar dos créditos

    2019/12/07 17:28
    E4

    Quatro golos, muito (mesmo muito) tempo de espera devido a intervenções do VAR e o marcador a mexer pela última vez já aos 90+7' (!). O duelo das ilhas entre Marítimo e Santa Clara trouxe indefinição até ao fim, com a equipa da casa a conceder uma reviravolta e a arrancar um empate a ferros, na verdadeira aceção da palavra.

    José Gomes estreou-se na nova casa, os Barreiros, e a primeira metade do jogo trouxe uma série de boas indicações, com o Marítimo a saltar para a frente do marcador muito cedo e a aparentar algum conforto contra um adversário em dificuldades no jogo. Logo nos primeiros minutos, João Afonso travou Marcelinho em falta (sem contestação) e Daizen Maeda abriu o marcador com toda a calma perante Marco.

    José Gomes estreou-se na nova casa ©Carlos Alberto Costa

    O Santa Clara tinha muitas dificuldades na primeira fase de construção e concedia espaço entre linhas que o Marítimo procurava aproveitar em lances rápidos. A formação madeirense via-se em situação de potencial contra-ataque com muita frequência, mas acabava por não conseguir construir tantas ocasiões de golo como poderia ter conseguido se tivesse melhor execução. Ainda assim, destacava-se o japonês Maeda, que além de ter marcado criava outros calafrios à defesa açoriana, pressionando os adversários quando estes tinham bola e encontrando espaços que lhe permitiam, por exemplo, forçar Marco a uma enorme defesa aos 37', depois de uma primeira intervenção mais simples do guardião perante o nipónico.

    A defesa do Marítimo apresentava-se muito sólida, com o bem adaptado Renê em plano de destaque, mas contra a corrente do jogo o Santa Clara viria a conseguir o empate e até a ameaçar ainda na primeira metade a reviravolta. A igualdade surgiu aos 41', com João Afonso a surgir nas alturas e a desviar uma bola vinda de um canto batido por Lincoln. Aqui tivemos a primeira de várias muito longas análises com recurso ao VAR.

    Daizen Maeda esteve em destaque no primeiro tempo ©Manuel Morais / Kapta +

    O momento de suspense seguinte surgiu muito pouco depois: Carlos Júnior apareceu isolado perante Amir e foi travado em falta pelo guarda-redes do Marítimo dentro da grande área, mas depois de outra longa espera o lance foi anulado por fora-de-jogo, chegando o intervalo com uma igualdade desconfortável para o Marítimo (do mal o menos, pensariam os da casa...).

    O mal maior para os maritimistas surgiu mesmo aos 61', com Ukra a finalizar um cruzamento de Carlos Júnior desviado pela defesa. Amir ainda tocou mas não evitou a reviravolta dos açorianos, que viriam a marcar novamente logo depois por Thiago Santana (belo cruzamento de Zaidu) mas veriam o árbitro anular o lance por posição irregular. Para não variar, vários minutos de espera.

    João Henriques viu a equipa sofrer um golo em cima do fim ©Rogério Ferreira / Kapta+

    O Santa Clara de João Henriques via-se em vantagem e, por fim, numa posição aparentemente confortável no jogo, mas o tudo-por-tudo do Marítimo nos últimos minutos mexeu mesmo com o marcador. O lateral Rúben Ferreira lançou uma bomba de longa distância que se transformou em golo às duas tabelas: bola no poste, bola nas costas de Marco e bola dentro da baliza. Um final dramático para os açorianos.

    O Marítimo está provisoriamente quatro pontos acima da primeira equipa em zona de despromoção (o Paços de Ferreira), com o Santa Clara a somar mais dois pontos do que os madeirenses.

    jogos históricos
    U Sábado, 07 Dezembro 2019 - 15:00
    Estádio do Marítimo
    André Narciso
    2-2
    Daizen Maeda 5' (g.p.)
    Rúben Ferreira 90'
    João Afonso 41'
    Ukra 61'

    ESTÁDIO

    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Lances Capitais
    GOLO Marítimo!
    Daizen Maeda marca
    Daizen Maeda marca o seu 3º golo na prova (13 jogos)
    41´
    GOLO Santa Clara!
    João Afonso marca
    João Afonso marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
    61´
    GOLO Santa Clara!
    Ukra marca
    Ukra marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    65´
    GOLO Santa Clara!
    Thiago Santana marca
    Thiago Santana marca o seu 2º golo na prova (13 jogos)
    69´
    GOLO INVALIDADO
    a equipa de arbitragem assinala fora-de-jogo a Thiago Santana!
    Foi por poucos centímetros, certamente.
    90´
    +7
    GOLO Marítimo!
    Rúben Ferreira marca
    Rúben Ferreira marca o seu 1º golo na prova (9 jogos)
    Positivo
    Queriam mesmo os três pontos

    Deu em empate, mas ambas as equipas demonstraram querer sair dos Barreiros com os três pontos. O Marítimo esteve melhor na primeira parte, o Santa Clara em boa parte da segunda e as equipas nunca se deram por satisfeitas... veja-se a forma como a reviravolta açoriana foi festejada, assim como a forma como os maritimistas deram tudo nos últimos minutos depois de um jogo muito exigente a nível físico.

    Negativo
    Tanto tempo de espera

    Imensas quebras de ritmo devido a longas análises dos lances capitais, como já dissemos e repetimos. Ainda que crie o tal suspense que pode entusiasmar alguns adeptos, é inegável que se torna frustrante ver um jogo com paragens tão longas. Além disso, para a condição física dos jogadores não pode ser positivo haver tantos momentos de quebra. Às vezes é necessário, mas desagradável.

    Forma
    Marítimo
    2019/2020
    17J
    3V
    8E
    6D
    20-29G
    Santa Clara
    2019/2020
    18J
    6V
    5E
    7D
    18-17G
    O Árbitro

    Jogo com muitas intervenções da equipa de arbitragem e também do vídeo-árbitro. As decisões em lances capitais eram difíceis de tomar (foras-de-jogo quase milimétricos) mas analisadas as imagens acabam por se justificar as decisões finais. Ainda assim, as paragens para análise dos lances pareceram por vezes demasiado longas. Além disso, um ou outro erro no capítulo disciplinar.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TA
    dani82/Amir
    2019-12-07 18h36m por Tantoscasos
    Primeiramente, e como adepto do CD Santa Clara, este resultado não me satisfaz de todo (só vi, a partir dos minutos finais da Primeira parte), ainda para mais pela forma como o segundo golo foi obtido. Em seguida, e como tenho por hábito acompanhar vários jogos da Primeira Liga, quer-me parecer que aquela saída disparatada do Amir já não é caso único deste jogo. Na verdade, e se não estou em erro, esse guarda-redes do Marítimo acabou por ser uma vez expulso, num jogo contra um grande ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    História
    Magdeburg - Sporting: E Depois do Adeus
    Ao mesmo tempo que o Sporting ia disputando o jogo na RDA, em Portugal, sportinguistas e adeptos de outros clubes assistiam pela RTP à transmissão em direto da ...