placardpt
    Gil Vicente x Sporting

    O melhor é não olhar para trás

    Quatro anos e meio depois, o reencontro. Gil Vicente e Sporting voltam a estar frente a frente para a Liga. Os dois clubes podem orgulhar-se do passado, o mais antigo e o mais recente, mas este domingo é mesmo melhor olhar em frente.

    Em casa, os gilistas são a quinta melhor equipa da Liga - ainda não perderam - e querem provar isso mesmo novamente num jogo mediático. O regresso ao principal escalão do futebol português, com uma vitória frente ao FC Porto, ajudou a mostrar que este Gil Vicente tem mais qualidade do que aquilo que muitos pensavam no início da época. O empate com o Braga também foi um sinal positivo dado por uma equipa orientada por um treinador que sabe tudo deste futebol.

    Gilistas têm vindo a subir na tabela ©Vítor Parente / Kapta+

    Para quê falar, não é? Silas não conseguiu. Vítor Oliveira sabe tudo e mesmo quando não ganha é capaz de dar diferentes lições. Depois de conseguir o primeiro apuramento da sua ainda curta carreira, o técnico sportinguista foi humilde e reconheceu que o treinador adversário e o Gil Vicente podem tornar o jogo mais difícil do que o encontro com o PSV.

    Numa sequência surpreendente, de tão rara, de três jogos sem sofrer golos, o Sporting procura dar seguimento ao melhor momento da época, isto poucos dias depois da incontestável melhor exibição de 2019/20. O passado pouco conta e Silas também sabe disso, por isso, apesar da boa exibição coletiva e de vários jogadores terem dado nas vistas, o técnico prometeu mudanças. Renan, recuperado, pode ser uma delas, Coates, ainda ausente, não conta para domingo e por isso a dupla de centrais, que mereceu elogios por parte de Silas, deve continuar a ser formada por Mathieu e Ilori.

    Dúvidas na baliza leonina ©Carlos Alberto Costa

    Quanto ao Gil Vicente, que viu Romário Baldé e Banguera recuperarem para esta partida, tem em Sandro Lima, o goleador, a grande dúvida por problemas físicos. No regresso à Liga, as dúvidas permanecem nas duas equipas, apesar da recente sequência de vitórias na Liga e de boas exibições. Prognósticos? O melhor é mesmo não olhar para trás.

    U Domingo, 01 Dezembro 2019 - 20:00
    Estádio Cidade de Barcelos
    Hugo Miguel
    3-1
    Bozhidar Kraev 18'
    Sandro Lima 55' (g.p.)
    Zakaria Naidji 90'
    Wendel 45'
    Estádio Cidade de Barcelos
    Lotação12 032
    Medidas105x68
    Inauguração2004
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 12
    Convocatória
    Gil Vicente
    Sporting
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados

    Rodrigo e Bodgan; Sandro Lima (em dúvida)

    Coates e Jovane 

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    Forma
    Gil Vicente
    2019/2020
    15J
    5V
    4E
    6D
    15-17G
    Sporting
    2019/2020
    19J
    10V
    2E
    7D
    30-25G
    A diferença passa por...
    Gil Vicente
    Sabedoria do mister

    Silas disse-o na antevisão e é bem verdade. Vítor Oliveira sabe tudo sobre o jogo e está a conseguir montar uma equipa à sua imagem: defensivamente organizada e muito vertical e objetiva no ataque. Há alguma curiosidade para perceber como vai o mister montar a equipa para este jogo e como vai fazer a cobertura a Bruno Fernandes, tema central da conferência de Vítor Oliveira.

    Sporting
    Sair com qualidade

    O Gil Vicente é uma equipa organizada, mas que também sabe aventurar-se no ataque. O Sporting mostrou uma forma diferente de sair a jogar na última partida e com isso conseguiu contornar possíveis problemas que o PSV fosse colocar. Com vários elementos a preencher o corredor central, o Sporting abriu caminho para a vitória e Bruno Fernandes entrou (e muito) em jogo.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2019/20)

    Gil VicenteSporting
    812Posição47
    813Pontos207
    89Golos marcados187
    12Golos sofridos12
    11
    Jogos
    11
    5
    Golos Marcados
    5
    Sabia que...by playmaker stats
    TREINADORESVítor Oliveira venceu os dois últimos jogos frente ao Sporting ao serviço do Gil Vicente (ambos em 2002/03)
    TREINADORESA última vitória de Vítor Oliveira sobre o Sporting foi em abril de 2008: 4x1 ao serviço da U. Leiria
    TREINADORESO registo de Vítor Oliveira diante do Sporting ao serviço do Gil Vicente é extremamente equilibrado: 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas
    CONFRONTOSO Sporting venceu as 3 últimas deslocações a casa do Gil Vicente
    5
    GOLOS
    JOGADORESPaulo Alves, avançado que representou os dois clubes, é o goleador dos duelos entre Gil Vicente e Sporting, com cinco golos
    EQUIPASO Sporting só perdeu um dos seis jogos realizados fora de casa nesta edição da Liga NOS (curiosamente, o último, frente ao CD Tondela)
    EQUIPASO Sporting venceu quatro dos cinco últimos jogos disputados na Liga NOS
    EQUIPASEm casa, o Gil Vicente só perdeu um dos oito jogos já realizados esta época (1x2 frente ao Portimonense, na Allianz Cup)
    EQUIPASO Gil Vicente ainda não perdeu em casa nesta edição da Liga NOS: seis jogos, duas vitórias e quatro empates
    EQUIPASO Gil Vicente soma duas vitórias consecutivas na Liga NOS
    CONFRONTOSA última vitória do Gil Vicente sobre o Sporting foi em março de 2012: 2x0 no Estádio Cidade de Barcelos
    CONFRONTOSA última vez que as duas equipas se defrontaram no Estádio Cidade de Barcelos foi em setembro de 2014. O Sporting venceu por claros 0x4
    CONFRONTOSO Sporting venceu os seis últimos jogos frente ao Gil Vicente
    CONFRONTOSNa Liga NOS, as duas equipas defrontaram-se por 36 vezes: o Sporting venceu em 24 ocasiões, a equipa nortenha triunfou em cinco ocasiões
    CONFRONTOSEm Barcelos, este será o 20.º jogo entre Gil Vicente e Sporting. A equipa lisboeta apresenta vantagem, mas costuma sentir dificuldade: foram mais os jogos que não venceu (cinco empates e cinco derrotas) do que os que ganhou (nove triunfos)
    CONFRONTOSGil Vicente e Sporting já se defrontaram por 38 vezes, com os leões a apresentarem clara vantagem: somam 24 vitórias, contra sete triunfos dos gilistas

    Fotografias(31)

    Liga NOS: Gil Vicente x Sporting
    Liga NOS: Gil Vicente x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GIL VICENTE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...