placardpt
    FC Porto derrota Young Boys

    Salvos por Saint Vincent

    2019/11/28 20:03

    O FC Porto esteve às portas da eliminação na Liga Europa em solo suíço, mas arrancou a ferros uma vitória com cambalhota no marcador que deixa as aspirações de apuramento na última jornada bem vivas e o dragão a depender apenas de si. Vincent Aboubakar foi o herói portista, no primeiro jogo como titular nesta temporada, com dois golos entre os 76' e os 79'.

    Os dragões têm razões de queixa da equipa de arbitragem, mas apesar disso e do resultado positivo devem também olhar para si próprios e para mais um jogo europeu em que durante demasiado tempo faltou fio de jogo. Uma falha da defesa numa bola parada deu o golo suíço, o FC Porto demorou a acordar mas já perto do fim conseguiu a reação e três pontos preciosos. A formação portista tornou-se na primeira equipa a vencer esta época no terreno do Young Boys e vai decidir o apuramento frente ao Feyenoord, no Estádio do Dragão.

    Chama demorou tanto a acender...

    Sérgio Conceição surpreendeu um pouco para o encontro: fez Marchesín voltar à baliza, apostou em Mbemba no lado direito da defesa e repetiu o duplo pivô com Danilo e Loum, deixando Uribe fora da ficha de jogo; acima de tudo, lançou Aboubakar como titular, sendo que o camaronês somava apenas 48 minutos pela equipa principal esta época, e nenhum jogo no onze inicial.

    Fassnacht  abriu o marcador logo aos seis minutos ©Getty /

    Aboubakar viria a ser herói, mas até então muito jogo se passou e muito o FC Porto sofreu. Nos golos, sofreu apenas um, mas esteve durante a maior parte do jogo em busca de uma reviravolta que parecia quase impossível de alcançar, pela falta de argumentos demonstrada. A situação negativa arrancou logo aos 6 minutos, altura em que o lateral Ulisses Garcia bateu um livre lateral e Fassnacht (em grande plano durante todo o jogo) surgiu a cabecear e a aproveitar a imperdoável apatia defensiva de Marcano e companhia (destacamos o espanhol porque foi ele o principal protagonista pela negativa). Um lance, de resto, que mereceu o primeiro momento de ira portista face à arbitragem, por ter sido precedido de falta.

    Começava mal, era obrigatório reagir, mas o relvado sintético transformava-se num deserto de ideias portistas durante demasiado tempo. Tantos, tantos passes falhados (Loum como destaque negativo) e pouca inspiração, apesar das tentativas de Corona e de momentos excecionais em que a ameaça de golo lá surgiu: acima de tudo, em dois lances com Marega como protagonista, primeiro a rematar para defesa enorme de Von Ballmoos depois de boa entrega de Otávio, e já perto do intervalo no momento em que foi travado por Zesiger dentro da grande área, ficando a clara impressão de um penálti por assinalar. Sem VAR à vista, por se tratar da Liga Europa.

    Abisbakar

    A lentidão de Mbemba nos processos ofensivos motivou a primeira substituição, com Sérgio Conceição a apostar em Wilson Manafá logo para o arranque da segunda metade. O FC Porto ganhava outra profundidade, ainda que o perigo pelas alas continuasse a surgir principalmente pelos pés de Corona, que atirou às malhas laterais pelos 69'.

    Sérgio Conceição, muito ativo nas críticas à arbitragem, foi admoestado; o adjunto Vítor Bruno foi expulso ©Getty /

    Houve depois novo momento em que os portistas visaram a equipa de arbitragem - Sérgio Conceição saiu com um amarelo do jogo, e ser expulso não esteve muito longe -, com Aboubakar a ser derrubado na grande área, o mesmo Aboubakar que se tornou salvador depois.

    O FC Porto estava em clara fase ascendente depois da entrada de Luis Díaz, aos 74', para o lugar de Loum. Crescia, sabia que sair da Suíça com uma derrota era imperdoável. E aos 76' lá começou a tardia reviravolta: Aboubakar recebeu um cruzamento de Marega e finalizou para o empate; aos 79' bisou na sequência de um canto de Alex Telles. Para quem esteve tanto tempo afastado por lesão, nada mal fazer renascer o Dragão na Europa!

    U Quinta, 28 Novembro 2019 - 17:55
    Stade de Suisse
    Tamás Bognár
    1-2
    Christian Fassnacht 6'
    Vincent Aboubakar 75' 79'
    Stade de Suisse
    Lotação32 000
    Medidas105m x 70m
    Inauguração2005
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo G
    Lances Capitais
    GOLO Young Boys!
    Christian Fassnacht marca
    Christian Fassnacht marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    76´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    79´
    GOLO FC Porto!
    Vincent Aboubakar marca
    Vincent Aboubakar marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    A Chave

    Minuto 76: Marega cruza, Aboubakar finaliza e o FC Porto chega à igualdade numa altura em que começava por fim a demonstrar capacidade para virar o resultado, como aconteceu.

    O Árbitro

    O FC Porto tem várias razões de queixa da equipa de arbitragem, sendo que a ideia que fica é de que houve dois penáltis que deviam ter sido assinalados. Além disso, também o golo do Young Boys poderia não ter existido em caso de vídeo-árbitro. Nota muito negativa para o árbitro, que sentiu falta do VAR.

    O Melhor
    Bem-vindo de volta

    O FC Porto bem precisava de um D. Sebastião para ultrapassar nova tarde de nevoeiro, Aboubakar acabou por ser isso mesmo. Problemas físicos à parte (e esses ainda existem, não haja dúvidas), teve a frieza de matador necessária para virar o resultado. Estando em condições, é uma grande arma de ataque.

    O Pior
    Deserto de ideias

    Foi demasiado tempo em que virar o resultado parecia demasiado difícil, contra um adversário cujo nome está muito longe de intimidar. Muitos erros não forçados, passes falhados, falta de ideias, excetuando o esforço e virtuosismo de Corona, que não podia fazer tudo sozinho. Na segunda parte viriam melhorias.

    Forma
    Young Boys
    2019/2020
    25J
    15V
    7E
    3D
    64-32G
    FC Porto
    2019/2020
    21J
    15V
    2E
    4D
    40-15G
    Sabia que...by playmaker stats
    Há quase 2 anos que Aboubakar não marcava o golo da vitória do FC Porto (Paços Ferreira, na Taça da Liga, dezembro de 2017)
    Mais golos pelo FC Porto nas provas da UEFA:
    22 Falcao
    19 Jardel
    18 Fernando Gomes
    15 Madjer
    15 Hulk
    14 Jackson
    14 Derlei
    13 Lucho
    13 Lisandro
    13 ABOUBAKAR
    Aboubakar entrou no top 10 dos goleadores do FC Porto nas competições europeias (13 golos)
    2.ª vitória do FC Porto na Suíça, ao 5.º jogo
    1.ª derrota em casa do Young Boys esta época, ao 13.º jogo
    1.ª reviravolta da época para o FC Porto
    FC Porto sobe ao 2.º lugar do grupo e depende apenas de si para se qualificar para a fase a eliminar da Liga Europa
    FC Porto conquista o 1.º triunfo fora nesta edição da Liga Europa - não tinha, sequer, marcado qualquer golo como visitante
    2.ª vitória do FC Porto nesta edição da Liga Europa, ambas frente ao Young Boys

    Fotografias(12)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    YOUNG BOYS
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Young Boys - Porto
    2019-11-30 11h44m por kropotkin
    É este o estado do futebol português. Está no fim da linha. Um clube como o FCP festeja uma reviravolta contra um colosso como o Young Boys. Uma equipa como o Benfica é goleada pelo Basileia. Uma equipa como o Sporting reza para não lhe aparecer à frente um clube a sério pois pode levar 12 golos em 2 jogos.
    AN
    Chama
    2019-11-29 13h27m por angelothetruth
    Era mesmo que estava a pensar quando vi os sorrisos de Marega, " este é o nivel que o FCP chegou, euforia por terem dado a volta num jogo contra o colosso Young Boys", quando o pessoal elogiava o SC por trazer mistica e etc nunca percebi bem o que isso realmente era, e ate me fazia um pouco de confusao porque desde que sou adepto do FCP nunca me lembrei do SC, do seu portismo e da sua mistica, por exemplo via mais mistica e portismo em jogadores como Lucho, Helton ou o odiado Quaresma do ...ler comentário completo »
    Dragaoazulebran co
    2019-11-29 11h55m por tcb9277
    "Quanto ao sergio, nao ganhamos nada em despedir um treinador a meio da epoca que ainda nao foi eliminado de nada, no fim da epoca fazem-se as contas. "

    O Krasnodar deve ter sido apenas um sonho então.
    .
    2019-11-29 11h51m por Dragaoazulebranco
    Adoro vir aqui a este site ver os comentarios porque se aprende muito, por exemplo, no ano passado o sergio era criticado por rodar a equipa, este ano é criticado por nao ter um onze defenido, depois uns criticam o sergio oliveira, outros o manafa, outros o danilo até correr os nomes todos do plantel, acho que o unico que devia fazer parte do plantel do porto era o saravia, sempre que jogou só fez m. . . a, mas toda gente o acha crack e devia ser titular.

    Vendo a equipa ...ler comentário completo »
    MA
    Drifter
    2019-11-29 11h42m por Marshmallow
    A questão é que o Loum e o Danilo não coabitam na mesma equipa. Fica músculo a mais e criatividade a menos. Junta-lhe a dificuldade dos dois e do laparoto do Otávio para jogar entre linhas e lá estamos nós a insistir no futebol direto. Que saudades de ver um 8 a sério mais um criativo com alguma capacidade para recuperar bolas, acompanhados de um polvo. Tempos que não voltam.
    SO
    . . .
    2019-11-29 10h25m por SomosPorto1989
    Aliás perderem 3 jogos em 25 e dois deles foram contra o Porto portanto dizer que é uma equipa fraca não é totalmente correto.
    SO
    flopotegui
    2019-11-29 10h23m por SomosPorto1989
    Nisso estamos de acordo, sempre foi assim por isso não era agora que iria mudar apenas temos que nos focar mais em nós porque foi assim que chegámos ao patamar que estamos agora e deixar de olhar tanto para o vizinho porque assim é que vamos voltar a ganhar como a frequência de antes.


    Quanto aos festejos também concordo que foram exagerados mas o Aboubakar até teve o cuidado de não tirar a camisola e assim comprometer a equipa como aconteceu ao Lucho nesse jogo frente ao...ler comentário completo »
    flopotegui
    2019-11-29 09h51m por mikev
    Nem mais! Bocas de burro não chegam ao céu.

    É continuar-mos a trabalhar e a ganhar todos, como só o Porto tem obrigação de fazer.

    Tudo o que seja falado em comunicação social e afim, é só paleio. Temos é de corrigir os nossos erros e melhorar dia-a-dia,

    Abraço
    O FC Porto joga tão mal, tão mal. . .
    2019-11-29 09h31m por tcb9277
    . . . que uma vitória suada contra o Young Boys é motivo de orgulho e festejos como se o Costinha tivesse marcado outra vez ao Man United nos 8avos da Champions.

    Ao ponto que isto chegou.

    Continuem a apoiar este treinador, que será mais uma época com muita parra e pouca uva!

    Estou contente é pelo Aboubakar, de longe o nosso melhor ponta-de-lança, o melhor desde a era pós-Jackson Martinez.
    SO
    flopotegui
    2019-11-29 09h25m por SomosPorto1989
    Então a ganhar e perto do fim e queriam que o Porto continuasse a arriscar correndo o risco de sofrer o empate? Até parece que esta estratégia não é normal no futebol pior era se fosse os jogadores do Porto a condicionar o jogo o que ontem não foi o caso. Se o Porto poderia ter ganho por mais? Claro que sim agora não foi a exibição vergonhosa que


    Como já dito em baixo e até para o zz é assim, quando é o Benfica, Sporting ou Braga a fazer isto é porque foi uma estratégi...ler comentário completo »
    Tarara
    2019-11-29 08h39m por jfs79
    Concordo com a sua posição relativamente ao ZZ, a discrepância nas análises são gritantes.
    Hoje tivemos que literalmente lutar contra tudo e contra todos, arbitragem habilidosa para colocar o FCP, e quem sabe os tugas, "fora de jogo", o sr. Árbitro húngaro estava a tentar fazer um brilharete aos russos, só não viu quem não quis ver, pelo menos o pênalti sobre o Marega é claro como água.
    Sofremos golo quando estávamos por cima, no 1° remate do adversário, com alguma sort...ler comentário completo »
    Tarara
    2019-11-29 07h02m por Thomas_Shelby
    Agora falas-te tudo
    Um Santo
    2019-11-29 04h02m por Tarara
    Boa noite, após vários anos a consultar o zerozero para ler as crónicas dos jogos, hoje foi a primeira vez que senti necessidade de criar uma conta para dizer o seguinte: A vossa discrepância nesta notícia é gritante. Apesar de ser um fervoroso adepto do fc porto, consigo como a maioria dos usuários aqui reconhecer os feitos significativos de qualquer outro clube quando assim o merecem. Sei que a equipa do Porto devia e podia fazer muito mais e melhor em vários jogos, mas também sei que 90...ler comentário completo »
    Drifter
    2019-11-29 00h42m por RD_t0p07
    Desculpa , mas onde é que o Marche é melhor que o Helton ?
    PORTOCAMPEAO201 82019
    2019-11-28 23h58m por moreno07
    O zé luis mais tarde ou mais cedo o tempo irá me dar razão, o tronquinho soares na primeira época também teve números parecidos mas veremos.

    Já o marchesin acho que as festas tem estragado os desempenhos dele, neste momento colocava o diogo costa que acho bem melhor neste preciso momento mas perecebo que o gr argentino seja titular para justificar a sua contratação e atenção que por vezes já fez boas atuaçóes.

    Se não concordas olha, também não concordo com mui...ler comentário completo »
    SO
    Chama_Portista
    2019-11-28 23h54m por SomosPorto1989
    Evidentemente que também poderia ser melhor e que era completamente escusado sofrer bastante neste jogo e não fossem os erros sucessivos em vários jogos nesta fase de grupos e a falta de eficácia poderiamos estar numa posição muito mais tranquila agora se este ano já fizemos vários jogos em que jogámos muito mal este não é um deles.

    E só por aqui mais uma vez se vê a diferença, o Porto ganha e cria várias oportunidades e o que se vê mais é os portistas a malhar na exibição enqua...ler comentário completo »
    Um dos piores jogos desta época
    2019-11-28 23h41m por vassili
    Não percebo como é que alguém olha para o Loum a jogar e decide continuar a apostar nele. O pior, de longe!

    Apostar no Aboubakar foi arriscado. Notou-se que não tem ritmo de jogo nenhum muitas vezes pediu a bola e não foi agressivo o suficiente para a ganhar, e não fez quase pressão nenhuma. No entanto correu bem. Pode ter sido importante para o recuperar, vamos ver. . . Mas muita coisa tem de mudar nesta equipa, estamos a voltar ao chutão para a frente e corre Moussa.
    moreno07
    2019-11-28 23h29m por PORTOCAMPEAO20182019
    Tu não acertas uma pelo amor de Deus. . .
    Foi o chamar cepo ao Zé Luis na pré-época e agora estar a por em causa o lugar do marchesin LOL!
    Faz um favor a este forum e deixa de comentar!
    SO
    Chama_Portista
    2019-11-28 23h07m por SomosPorto1989
    Mesmo a sério, os dois jogos contra o Rangers ainda percebi as críticas porque não jogámos mesmo nada agora dizer que hoje a vitória caiu do céu é só ridículo dado que o Porto foi quase sempre superior e tivesse aproveitado melhor as oportunidades e poderia ter goleado, por ex. jogámos pior no jogo no Dragão contra esta equipa na 2ª parte, se não jogamos nada então está tudo mal e se ganhamos de reviravolta então é porque também tivemos sorte, epá decidam-se parece que gostam de ser sempre ...ler comentário completo »
    petitor
    2019-11-28 22h35m por Ultras-__FCP
    Se o Benfica tivesse seguido essa lógica o Porto era, por esta altura bi campeão.
    Sc
    2019-11-28 22h20m por petitor
    Não concordo com todas as opções nomeadamente este Danilo e Marcano principalmente, mas despedir agora???

    Acaba a época e vê se. O Porto não tem equipe para ganhar a liga Europa por mim poderia cair para se focar no campeonato e taça que eu acredito que podemos vencer
    SC
    2019-11-28 22h12m por barkfire52
    Treinador horrível, casmurro e incompetente . .
    É uma coisa inexplicável o FC Porto não ter fio de jogo, e meter os melhores jogadores sempre no banco/bancada.
    Requisitos para ser jogador do Porto segundo Sérgio Conceição:
    - Saber passar bem para o lado e para trás.
    - Ser fraco de pés.
    - Ser "armário" com 1. 85cm ou mais.
    - Saber bater "balão".
    - Ser incompetente, trapalhão, e ser duro durante 90 min.

    Isto reflete-se numa...ler comentário completo »
    Chama--Portista
    2019-11-28 21h49m por Ultras-__FCP
    Se o Telles estava mal e foi para o banco, que eu acho muito bem, gostava de entender o porque do Marcano continuar a ser aposta, desconfio, mas adorava saber qual a desculpa do "treinador".
    Moreno07
    2019-11-28 21h34m por Tommyfcp
    O Diogo costa também não sabe sair dos postes amigo.
    mafraFCP
    2019-11-28 21h34m por Ultras-__FCP
    Eu também ja aqui disse mais que uma vez que enquanto o Sérgio aqui estiver não voltamos a ganhar um campeonato, pode-nos cair uma tacita ou outra no colo, de resto é para esquecer.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...